Contas: como Portugal passa aos quartos-de-final | Relvado

Contas: como Portugal passa aos quartos-de-final

Veja todos os cenários possíveis para os decisivos jogos de logo à noite. Uma vitória frente aos hol
 
Euro 2012: Dinamarca-Portugal - jogadores festejam golo
DAMIEN MEYER/AFP/GettyImages

A Seleção Nacional joga esta noite a cartada decisiva para continuar no Euro 2012. O jogo com a Holanda, a par do Alemanha-Dinamarca, que se disputa à mesma hora, ditará a sorte de Portugal na prova.

Uma vitória frente à Holanda 'quase' garante a Portugal a passagem aos quartos-de-final do Euro 2012, desde que o jogo entre Alemanha e Dinamarca não termine com um resultado improvável. O Relvado mostra-lhe as contas todas.

Portugal passa aos quartos-de-final se:

- ganhar à Holanda e a Dinamarca vencer a Alemanha por mais de um golo de diferença
- ganhar à Holanda e a Dinamarca vencer a Alemanha por 1-0 ou 2-1
- empatar com a Holanda e a Dinamarca não ganhar à Alemanha
- perder 1-0 com a Holanda e a Dinamarca perder com a Alemanha

A conclusão consegue-se depois de ler os critérios de desempate da UEFA para a prova (veja-os no final deste artigo), e fazendo as respetivas contas. Veja-se os seguintes cenários:

a) Portugal vence a Holanda e a Dinamarca perde ou empata com a Alemanha. Não teria de se fazer contas: passariam Alemanha e Portugal.

b) Portugal vence a Holanda e a Dinamarca derrota a Alemanha. Neste cenário, ficam as três seleções (Portugal, Alemanha e Dinamarca) com 6 pontos. O primeiro critério de desempate é o "maior número de pontos" entre eles, que seria também igual: 3. O segundo critério é a "maior diferença de golos" nos jogos entre eles. Aqui, Portugal tem saldo nulo (3-3) e terminará assim. A Dinamarca está com 2-3 e a Alemanha está com 1-0. Se a Dinamarca vencer a Alemanha por mais do que um golo de diferença, ficaria com saldo positivo e os germânicos com saldo negativo - passariam Dinamarca e Portugal. Mas se a Dinamarca vencer a Alemanha por um golo de diferença, ficariam as três seleções com o saldo nulo. Neste caso, teria de se ir ao critério de desempate seguinte: "mais golos" marcados nos jogos entre eles. Se ficasse 1-0 ou 2-1 para a Dinamarca, a Alemanha ficaria com menos golos marcados do que Portugal e seria eliminada; mas se ficar 3-2, 4-3, 5-4, etc, Dinamarca e Alemanha ficariam com mais golos marcados que Portugal e passariam ambas.

c) Portugal empata com a Holanda e a Dinamarca perde com a Alemanha. Não teria de se fazer contas: passariam Alemanha e Portugal.

d) Portugal empata com a Holanda e a Dinamarca empata com a Alemanha. Portugal e Dinamarca ficariam com 4 pontos. Mas como a seleção portuguesa venceu a dinamarquesa, não haveria também dúvidas: passavam Alemanha e Portugal.

e) Portugal empata com a Holanda e a Dinamarca vence a Alemanha. Passariam Dinamarca e Alemanha.

f) Portugal perde com a Holanda e a Dinamarca vence ou empata com a Alemanha. Passam Alemanha e Dinamarca.

g) Portugal perde com a Holanda e a Dinamarca perde com a Alemanha. Portugal, Dinamarca e Holanda ficariam com 3 pontos, e com o mesmo número de pontos conquistados nos jogos entre si. Teria de se ir ao segundo critério de desempate, a "maior diferença de golos" nos jogos entre eles. Se Portugal perdesse por 1-0 ficariam todos com saldo nulo; pelo terceiro critério, "mais golos marcados nos jogos" entre eles, a Holanda ficaria arredada, só com um golo. E entre Portugal e a Dinamarca, passaria Portugal. Mas se Portugal perder com a Holanda por mais de um golo de diferença, ficaria de fora, passando a Holanda.

Critérios de desempate:

NOTA: Artigo originalmente publicado na noite de quarta-feira, dia 13.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Seleção:

Comentários [24]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Como passa?

Assim. Jogando bem e ganhando.

se eu neste momento fizesse

se eu neste momento fizesse exame de matemática e me aprece-se o problema das contas deste grupo, e se desse exercicio depende-se o meu curso, eu estava chumbado....

Curioso

Será que alguma vezz teriam que chegar ao ultimo critério de desempate (SORTEIO)? Isto já lembra os tempos bastante remotos em que se desempatava com moeda ao ar.

Sendo que o Ranking UEFA

Sendo que o Ranking UEFA chega primeiro e que não me parece haver empate de pontos no ranking, nunca chegariamos ao sorteio puro

Para passar a fase de grupos, é simples

O Ronaldo senta o traseiro no banco.

O resto é conversa.

Mesmo que não faça nada

leba com ele sempre um ou dois jogadores dos outros e liberta nossos. Não é preciso mais.

Então Filipe?

não te deixes levar na onda....
Abraço

Tal e qual

Eu não curto o Ronaldo como pessoa, mas como futebolista é excelente. É a prova que, com trabalho tu consegues fazer algo de grandioso.
Um Português está no top 3 Mundial e o pessoal dá-lhe na cabeça?
Fixolas era quando jogavam Vidigal, Nelo e Dimas no onze Português.. foda-se!

Contas mal.

Se Portugal ganhar á Holanda não fica saldo nulo como dizem pois ele é nula já agora. Fica com positivo e a coisa é diferente.

Fica com saldo nulo porque só

Fica com saldo nulo porque só contam os golos entre as equipas empatadas.

Correcto

E então o factor de existir uma vitória por 3-2 frente aos nórdicos não conta? Isso não vem em nosso benefício?

Sim, se ficar empatado em

Sim, se ficar empatado em pontos com eles claro que sim.

pois

Não esquecer que a alemanha se perdesse com a Dinamarca, a dinamarca ficava com goal average sobre a Alemnha mas Portugal tem goal average negativo perante a Alemanha, se forma que em igualdade de ponsto portugal perde para a alemanha e a alemanha perderia para a Dinamarca, nessa hipotese, claro...

É muito simples...

Se querem passar, ganhem à holanda!

Verdade

O que eu quero dizer é que não vale a pena estarem a fazer contas para ficar a pensar que "mesmo que empatem ainda podem passar".
Os jogadores que dêem o seu melhor e que ganhem, que é a melhor hipótese de passar.
As contas depois fazem-se no final, agora é só especulação.
Se não chegar que saiam de cabeça erguida.

mas pode não chegar.......

a vitória sobre a Holanda pode não chegar para passar a fase de grupos, tudo depende da conjugação de resultados com o jogo da Dinamarca - Alemanha.

Exactamente, mas mesmo assim

Exactamente, mas mesmo assim pode não ser suficiente.

Não percebo estes critérios

Eu sinceramente não percebo estes critérios, quer dizer, eu não percebo estes jornalistas, assim está mais correcto. Como é que é possível atribuirem uns possíveis golos no jogo da Dinamarca contra a Alemanha e não atribuirem uns possíveis golos de Portugal frente à Holanda??? Tanto a Dinamarca como Portugal neste momento estão com um "score" de 0 golos de diferença, ou seja, se tivesse acabado ontem a fase de grupos passaria a Alemanha e PORTUGAL devido ao confronto directo e até mesmo por ter marcado 3 e só ter sofrido 2 frente à Dinamarca.

Portugal tem "quase" que obrigatóriamente vencer os holandeses para assegurar a passagem aos 4º de final independentemente se a Dinamarca perde ou ganha frente à Alemanha. É importante não esquecer que temos vantagem sobre os dinamarqueses devido ao confronto directo mas é claro que nos irão tentar tramar com a história dos golos e Portugal só tem é que marcar e o mais importante NÃO SOFRER NENHUM GOLO!

A Alemanha apesar de talvez poupar alguns dos seus jogadores irá abordar o jogo sempre com o intuito de vencer e não creio que vá entregar 3 pontos de mão beijada aos nórdicos mas isto da bola tem muito que se lhe diga... Quanto ao Portugal x Holanda, estou com aquele pressentimento que os holandeses vão fazer de tudo para nos derrotar mas espero que o Paulo Bento não seja, pela terceira vez, burro de dar mais de 70min ao adversário. É que nestes dois jogos o Varela entrou bem e por infelicidade não marcou contra a Alemanha mas, nada nos garante que no domingo ele não entre bem e que até prejudique... Vamos ter fé e acreditar que iremos passar à próxima fase

Portugal pode marcar os golos

Portugal pode marcar os golos que quiser à Holanda que não contam para o critério chamado "diferença de golos entre as equipas empatadas" Portugal não fica empatado em pontos com a Holanda, é com as outras...

Simples Ruben

Está certo

Está certo mas, Portugal leva sempre vantagem sobre a Dinamarca devido ao facto de existir uma vitória lusa sobre os nórdicos, acho que não estou assim tão errado

O que eu quero dizer é que o

O que eu quero dizer é que o saldo em golos continua nulo mesmo que Portugal marque contra a Holanda pois aquela hipótese descrita pelo relvado é em caso de empate pontual entre Alemanha, Dinamarca e Portugal. E o critério de desempate é aplicado às três em conjunto não directamente entre Portugal e a Dinamarca.

Seja como for...

Não acredito muito que a Holanda perca 3 jogos no Europeu!! Não obviamente impossivel, e espero que isso se venha a concretizar, mas tenho sérias dúvidas.

Da mesma forma que a Alemanha depois de ter ganho o jogo de ontem, irá com toda a certeza fazer poupanças. Pelo que tenho visto, apesar de ser claramente ( a par da ESPANHA E iTÁLIA) , favorita a ganhar o torneio, não tem mostrado assim tanto futebol..com poupanças a Dinamarca pode vencer.

Gostava imenso que Portugal se qualificasse para os Quartos, mas continuo com sérias dúvidas que isso possa vir a acontecer.

A alemanha nao pode poupar-se porque aindo pode ficar fora

A alemanha nao pode poupar-se porque aindo pode ficar fora da carroça..