Constante troca de equipamentos |
|
14 de Fevereiro de 2006, às 00:37 |
JohnnyD diz: "actualmente por questões
de marketing as equipas e as Selecções estão constantemente a trocar de
equipamento com o obectivo de aumentar o seu nº de vendas. Ainda agora a
Selecção portuguesa trocou o habitual equipamente vermelho e verde
por um completamente vermelho. Acham que estas constantes trocas criam uma menor
identificação dos adeptos com as equipas? O que diriam se num Benfica-Porto o
SLB entrasse de azul e branco e o FCP de vermelho e branco? Não vos faria o
mínimo de confusão? Em relação ao novo equipamento da Selecção, sinceramente
acho horrível, parece que vamos entrar em campo com o equipamento da China! Eu
sou mais a favor de aperfeiçoamentos dos equipamentos tradicionais em vez de
totais revoluções."
43 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
Seleção:
-
Portugal no Euro 2024: Uma seleção renovada pronta a desafiar gigantes
A atuação de Portugal nas qualificações para o Euro 2024,...
-
Liga das Nações 2023: quem são os favoritos para vencer o campeonato?
A Liga das Nações está de volta para a sua terceira edição...
-
Fernando Santos: “Croácia vai ser um excelente teste”
A Seleção Nacional regressa à competição esta quinta-feira...
-
Vídeo: Não é para todos… é para Ricardinho!
O jogador da Inter Movistar está a preparar com a Seleção...
-
Suíça, Suécia e Grécia completam play-off europeu
A seleção portuguesa de futebol qualificou-se esta terça-...
-
CR7 indomável no êxito de Portugal
Cristiano Ronaldo foi um dos protagonistas da vitória de...
-
Portugal eliminado no Mundial de Sub-20
O Uruguai afastou Portugal nos quartos-de-final do...
-
Portugal goleia Chipre
A Selecção Nacional derrotou o Chipre, por 4-0, num...
A Nike está na mó de baixo.
Enviado por Loki a 14 de Fevereiro de 2006, às 10:50.Um bom dia.
Discordo totalmente.
Enviado por Fuzilah a 14 de Fevereiro de 2006, às 14:02.Todos têm tipografia distinta. Todos têm detalhes que os outros não têm. Fizeram provavelmente o equipamento alternativo mais bonito da história da holanda!!! Branco com as cores da bandeira em risca diagonal!
As do méxico estão muito boas também. Com detalhes Mayas (ou aztecas..) dentro da risca.
As do Brasil têm uma inspiração muito retro vinda dos equipamentos antigos, até a tipografia recorda Pelé vestido de canarinho.
Apenas marketing
Enviado por BobDealer a 14 de Fevereiro de 2006, às 10:40.Ñ existe, e na minha opinião mt bem, um manter de tradições. É necessário inovar. Vejam por ex. o caso do Manchester United. A quantidade de cores que já tiveram no equipamento nos últimos anos, Recordo-me do azul, vermelho, branco, preto, cinza...
E quem é o clube q nos últimos anos teve mais proveitos de merchandising ??!??
Ñ vivemos mais numa sociedade de tradições, mas sim de inovações... e o futebol apenas acompanha essa evolução.
A Selecção devia adoptar o equipamento do Boavista
Enviado por PROZAC a 14 de Fevereiro de 2006, às 10:18.O Major é um gajo à frente no tempo! Ele previu
Enviado por Sartor a 14 de Fevereiro de 2006, às 13:53.Re:O Major é um gajo à frente no tempo! Ele previu
Enviado por PROZAC a 14 de Fevereiro de 2006, às 15:42.Novos equipamentos
Enviado por Dragon Killer a 14 de Fevereiro de 2006, às 08:51.Mas equipamento da China porque?
Enviado por futebolclubeporto_0 a 14 de Fevereiro de 2006, às 05:17.http://www.fifa.com/en/organisation/confederations/associationdetails/0,1483,CHN,00.html?c ountrycode=CHN
Agora somos como Belgica todo de vermelho
http://www.fifa.com/en/organisation/confederations/associationdetails/0,1483,BEL,00.html?c ountrycode=BEL
São geniais!
Enviado por Fuzilah a 14 de Fevereiro de 2006, às 03:07.Acho os novos equipamentos da nossa selecção geniais! Muito mas muito bons! Lindos!
Enforquem-me se querem, mas todas as discussões e afirmações que tenho lido em comentários e fóruns sobre estes equipamentos têm-me dado uma enorme vontade de rir por um lado...e uma forte tristeza por outro.
Dá-me vontade de rir as teorias macarrónicas que inventam e argumentam para justificar o "crime" do "todo vermelho" e do "preto fúnebre". Dá-me profunda tristeza o facto de tanta gente ser tão retrógada e ter tão pouco sentido estético e funcional.
Pessoalmente acho os novos equipamentos extremamente bem conseguidos, provavelmente os melhores dos últimos 10 anos (mínimo). Não vejo qualquer tipo de problema ou falta de originalidade/nacionalismo no facto de eliminar o verde dos calções ou jogar de preto. A nível de corte tão pouco vejo nada de mau, antes pelo contrário! Muito bem recortados, golas muito bonitas (acabou a treta de golas num, sem golas noutro). Acabamentos muito bem conseguidos.
A nível profissional, analizo estes equipamentos de forma igualmente positiva.
Antes de mais o aproveitamento da herança histórica portuguesa a nível de elementos clássicos está muito bem conseguido. Desde a tipografia que está muito bem desenhada e original aos detalhes dos descobrimentos a nível de fundos e acabamentos, 5 estrelas.
A nível de côr, o vermelho está num tom mais sóbrio e pesado e ao mesmo tempo imponente. Qualquer pessoa que tenha estudado psicologia da percepção humana sabe que um tom de vermelho sangue tem uma força impactante muito forte, que esta tonalidade chama a atenção por um lado e por outro reforça a ideia de força, respeito, "medo", agressividade.
O facto de ter o verde a delimitar as golas e mangas limita a "força em demasia". Um equipamento todo vermelho escuro confere uma aparência mais respeitosa ao adversário que o vermelho-verde em doses equilibradas.
Em relação ao preto, é uma côr mais uma vez pesada (a nível visual) e impactante. Encontrar alguém vestido de preto por completo implica muito mais "nervosismo", "ansiedade" e "inferioridade" da parte de quem se encontra do "outro lado". É uma visão "esmagadora" para um adversário (Uma das várias razões porque os "metaleiros" por regra utilizam preto dominante...)
Em resumo, os novos equipamentos são do ponto de vista psicológico um ponto a favor para o mundial. (muito se pode discutir sobre psicologia da percepção, semiótica e estudo das cores...mas estas são regras nada abstractas e profundamente estudadas no campo gráfico/publicitário. Nada é por acaso, NADA!)
Em relação a outros anos, há ainda que destacar a maior distinção em relação a outras selecções. Ultimamente assistia-se a uma standardização de equipamentos de selecções da mesma marca desportiva, em que tudo era igual mudando apenas as cores. Era um layout em que para Portugal punha-se vermelho e verde, amarelo/azul para o Brasil, laranja para a Holanda, etc. Eram todos iguais. Agora volta-se um pouco à individualidade como passava dantes. Muito positivo. Cada "producto" tem de ter características que o demarquem dos demais. Individualidade, personalidade, identificação com o usuário.
Comentando um pouco este artigo do relvado, a afirmação "vergonha" tem tanto de ridículo como de descabido...
Desde quando é vergonha mudar de visual? Desde quando é vergonha vestir de vermelho ou preto? Desde quando portugal têm de ser vermelho e verde?
A memória é curta e as pessoas esquecem-se de todas as mudanças visuais e gráficas que portugal foi tendo durante a sua história, tanto a nível desportivo como político.
O aproveitamente de elementos passados da selecção e do nosso país foi desta vez verdadeiramente feito e não apenas uma "memória descritiva" facilmente desconstruida por uma análise aos outros equipamentos "rivais".
Bamos lá cambada, todos à molhada que isto é futebol total!
Deixem-se de tretas, força nas canetas que o maior é Portugal!!!!!
"vergonha"
Enviado por Fuzilah a 14 de Fevereiro de 2006, às 03:12.São geniais! (continuação)
Enviado por Fuzilah a 14 de Fevereiro de 2006, às 03:09.Bamos lá cambada, todos à molhada que isto é futebol total!
Deixem-se de tretas, força nas canetas que o maior é Portugal!!!!!
Re:São geniais! (continuação)
Enviado por Gein a 14 de Fevereiro de 2006, às 13:17.Re:São geniais! (continuação)
Enviado por Fuzilah a 14 de Fevereiro de 2006, às 13:57.Cores trocadas
Enviado por Selvabrava a 14 de Fevereiro de 2006, às 01:26.O Sporting devia ser azul, para condizer com a cor do seu sangue azul, pois nasceu no seio da nobreza lisboeta.
O Benfica devia ser verde, pois o verde é a cor da natureza, com que se identifica o Benfica, já que diz representar o "povão" mais ligado à terra, menos refinado.
O Porto devia ser vermelho, porque vermelho é sangue, é guerra, o que está de acordo com a guerra secular do Porto contra os clubes de Lisboa e, ultimamente, com a fumentada guerra contra o Terreiro do Passo, ao lado do grande aliado João Jardim.
Agora, meus amigos, o que eu gostava mesmo, era que enfiassem na prisão, por tempo indeterminado, os gajos que inventaram e os que aprovaram o horroroso equipamento actual da seleção!
Re:Cores trocadas
Enviado por devenish a 14 de Fevereiro de 2006, às 01:45.Poderias estar a brincar ou não, só tu o saberás, mas o vermelho tem um significado nobre e de luta contra a opressão. O verde tem um significado, nos tempos de hoje, ecológico e o azul representou em tempos os ideais monárquicos mas não só.
As cores dos clubes são o que são, como disse no meu comentário ninguém é deste ou daquele clube pela cor.
Re:Cores trocadas
Enviado por Selvabrava a 14 de Fevereiro de 2006, às 15:12.Meu amigo, não quero discutir o significado das cores nem as ancestrais guerras dos povos.
É comum as pessoas ligarem o verde à natureza, o vermelho à luta e o azul às coisas celestes, ao espírito.
Se isso está certo ou errado, não me diz respeito. Agora a merda do equipamento da selecção é que me toca e de que maneira!
Re:Cores...
Enviado por MantaRay a 14 de Fevereiro de 2006, às 02:10.Enfim... posso estar estatísticamente errado mas é a percepção que tenho.
Cumps
estás errado
Enviado por devenish a 14 de Fevereiro de 2006, às 02:21.Re:Cores trocadas
Enviado por Selvabrava a 14 de Fevereiro de 2006, às 01:29.Discordo do Johnny
Enviado por devenish a 14 de Fevereiro de 2006, às 01:13.Em Inglaterra o Manchester United tem um equipamento semelhante ao Benfica e joga algumas vezes de azul e já o vi de verde nos anos 70.
O 1º equipamento do FCP era vermelho (há fotos que o atestam) e só depois evoluíu para o azul e branco.
Nicolau de Almeida era monárquico e adoptou para o clube o símbolo azul e branco mas gostava das camisolas do Arsenal. Desde a fundação do clube em 1893 e a refundação em 1906 houve um intervalo de 13 anos. O refundador Monteiro da Costa era um republicano convicto mas grande amigo de Nicolau de Almeida, o qual por razões familiares teve de interromper o sonho de 1893. Ficou felicíssimo quando soube que Monteiro da Costa queria continuar o sonho de erguer o FOOTBALL CLUB OF PORTO e existem fotografias em que se observam os dois juntos em 1907 a ver jogos do FCP no antigo campo da Rainha na Rua Antero de Quental (cruzamento da R.Antero de Quental com Damião de Góis). Entre os jogadores que participaram nos legados de Nicolau de Almeida e Monteiro da Costa esteve o meu avô. Durante o tempo em que o FCP esteve inactivo, desde 1896 a 1905, ele jogou no Oporto Cricket & Lawn Tennis Club (que ainda existe) mas voltou ao FCP logo que se reiniciou a actividade. E com ele muitos outros, a maior parte ingleses residentes no Porto. Fugi um pouco ao tema do artigo, termino dizendo que, para mim, a cor dos equipamentos é irrelevante. Ninguém é deste ou daquele clube por causa disso - embora tenhamos orgulho da cor do nosso clube. Isto não invalida que eu goste da cor verde e vermelha! Não gosto é do preto e do cinzento, no entanto a minha "girl friend" diz que me fica melhor que cores garridas. Coisas de mulheres...
FCP era vermelho (há fotos que o atestam)
Enviado por Detritus a 14 de Fevereiro de 2006, às 15:11.Ando há anos atrás dessas fotos e não arranjo.
Desde já o meu obrigado
Re:FCP era vermelho (há fotos que o atestam)
Enviado por devenish a 14 de Fevereiro de 2006, às 15:33.Dá uma ajuda
Enviado por Detritus a 14 de Fevereiro de 2006, às 16:42.É que as fotos mais antigas que tenho são já com o equipamento azul e branco.
obrigado pela disponibilidade.
Re:Dá uma ajuda
Enviado por devenish a 14 de Fevereiro de 2006, às 17:10.Re:Discordo do Johnny
Enviado por Robin5 a 14 de Fevereiro de 2006, às 10:38.ja vi esta frase escrita varias vezes aqui...mas ja vi varios livros da historia do fcp e nunca tal vi escrito nos livros....
Re:Discordo do Johnny
Enviado por Amorphis a 14 de Fevereiro de 2006, às 09:22.Fotos a preto e branco (na altura era o que havia) que provam que o equipamento do Porto era vermelho?
Disseste bem!
Enviado por tiagolsan a 14 de Fevereiro de 2006, às 07:26.Há muito tempo que já não lia um comentário tão
Enviado por Sartor a 14 de Fevereiro de 2006, às 01:57.Visitem por favor o site desse clube aqui no Porto e reparem das regras para se ser membro do clube! Fogo! E as regras de etiqueta?! Fiquei a desejar ser membro de um clube assim tão distinto! De facto não é para qualquer um!
E outra coisa, ó Deven, vendo as imagens do interior do clube, daquele relvado imenso, nunca na vida eu adivinharia que seria em pleno Campo Alegre! Parece um oásis no meio do alcatrão e dos edifícios.
Fiquei muito surpreendido
Re:Há muito tempo que já não lia um comentário tão
Enviado por devenish a 14 de Fevereiro de 2006, às 02:29.Inscrevemo-nos já os 2!
Enviado por Sartor a 14 de Fevereiro de 2006, às 02:35.mas não me importava nada de ir numa daquelas noites britânicas beber uns canecos ao pub que eles lá têm.
Abraço. vou dormir.