Chipre-Portugal: Dez minutos souberam a pouco (crónica) | Relvado

Chipre-Portugal: Dez minutos souberam a pouco (crónica)

Foi o pior Portugal da era Paulo Bento aquele que goleou no Chipre. Valeu o final do jogo, a fragili
 

Uma seleção de Portugal que realizou a pior exibição em jogos oficiais sob o comando de Paulo Bento saiu do Chipre com uma goleada (4-0) e com a primeira posição no seu grupo de apuramento para o Euro2012 reforçada. Valeram os dez minutos finais, a fragilidade do adversário e uma pequena ajuda do árbitro.

Quem não viu o jogo achará o resultado natural. Afinal, ninguém duvida que a seleção de Cristiano Ronaldo e Nani é incomparavelmente superior ao Chipre, para quem o empate no jogo em Portugal foi o maior feito da história recente e que não ganha um jogo há mais de um ano. Mas o jogo na quente noite de Nicósia não justificou um resultado tão desnivelado.

Começou melhor Portugal, com Nani a mostrar, logo aos 2 minutos, que iria ser um dos mais ativos jogadores vestidos de vermelho. A primeira ocasião de golo aconteceu aos 12 minutos, com João Pereira a permitir a intervenção do seguro guardião Giorgallidis. Pepe, quatro minutos depois, também esteve perto de marcar. Só dava Portugal, empurrado por João Moutinho, e essas facilidades iniciais entorpeceram os comandados de Paulo Bento, que foram perdendo gás, parecendo estar à espera que a vitória caísse do céu.

Não foi do céu, mas das mãos de Domprasinovic, que nasceu o golo. O médio cortou na sua grande área um remate inofensivo de João Moutinho e o árbitro italiano Gianluca Rocchi assinalou de imediato grande penalidade e expulsou o cipriota por acumulação de amarelos. Pareceu lance para grande penalidade, de facto, mas muitos árbitros não o apitariam. Aproveitou Cristiano Ronaldo para, com tranquilidade, inaugurar o resultado.

Parecia estar feito o mais difícil. Pensava-se que, como costuma ser habitual em situações de jogo idênticas, o resultado se avolumasse. Afinal, Portugal estava a jogar contra dez. Mas a verdade é que a exibição da equipa nacional piorou.

Lentidão e sonolência

A segunda parte mostrou um Portugal ainda mais lento e amorfo. Ronaldo, mais uma vez, não mostrava a qualidade que faz dele um dos dois melhores do Mundo e parecia estar afetado com as provocações dos adeptos locais, que o assobiavam sempre que tocava na bola e gritavam "Messi, Messi, Messi"... Nani baixou também de produção. Sem os dois alas a mostrarem do que são capazes, o onze português fica emperrado. Ainda para mais com Helder Postiga e Ruben Micael a mostrarem porque foram para o Saragoça e não para um colosso europeu, e com Fábio Coentrão e Raul Meireles longe da melhor forma.

Coentrão ainda acertou no poste aos 56 minutos, e Paulo Bento tirou Ruben Micael (o que é feito do jogador que fez uma época fabulosa ao serviço do Nacional?) e pôs Miguel Veloso, mas a falta de ritmo dos portugueses fez os cipriotas acreditarem que ainda poderiam alcançar outro milagre. Que esteve quase a acontecer aos 76 minutos, não fosse o árbitro tirar erradamente um fora de jogo a Okkas – de longe o melhor cipriota -, quando o avançado de 34 anos só tinha Rui Patrício pela frente.

Portugal só respirou de alívio aos 82 minutos, quando Ronaldo tirou finalmente um coelho da cartola e marcou um golo... à Ronaldo, tirando dois adversários da frente e rematando sem hipóteses.

A seleção de Chipre morreu ali. Os dez minutos finais foram de festival português. Hugo Almeida, entrado para o lugar de Postiga, marcou o terceiro logo a seguir e Danny, já em descontos, fechou a contagem. E mais golos poderiam ter acontecido nos minutos finais.

A verdade é que, contas feitas, a Portugal só faltam dois jogos e estamos em primeiro lugar no grupo. Segue-se a Islândia, a 7 de outubro. Esperemos que a exibição seja outra. Se não for possível, que se repita o resultado de hoje.

Seleção:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Parabéns! é o comentário mais

Parabéns! é o comentário mais bem conseguido que tenho visto na net. O positivo deste encontro foi mesmo e só a vitória de resto não teve interesse nenhum ainda mais com o Chipre além de ser fraquinho a jogar boa parte do encontro reduzido a dez.. Também não vi a falta que o velho RC faz a nossa selecção, temos de ser realistas, tudo tem um fim e ele escolheu o dele na selecção. O Paulo Bento esteve bem e para mim é dos treinadores Portugueses o mais directo, correcto e disciplinador - atitudes que se calhar não são do agrada de certos grupos de jogadores da selecção.

Fraquissíma exibição

Jogo fraquíssimo.

João Pereira, Ruben Micaele e Postiga fizeram exibições fraquissímas.

O lateral do Chelsea não é melhor que João pereira??
Postiga foi titular como prémio dos golos que marcou este ano??
A jogar contra 10, meter M. Veloso tornando a equipa ainda mais defensiva??

Bem, o próximo jogo irá certamente melhor, pois pior que este, é praticamente impossível.

Posso falar o que eu acho?

E falando baixo: FOI UMA GRANDESSISSIMA MERDA.
Mas a culpa foi do Ricardo Carvalho.

Com Postiga em campo jogamos só com 10.

E contra 12 pois ele atrapalha á brava.
O PB deve andar a pagar algum favor ao Postiga para o meter sempre quando o Almeida é bem melhor.

não se preocupem Portugueses

com árbitros destes estaremos sempre nas fases finais!

foi assim tão mau ?

não foi espectacular , mas dominamos completamente . sinceramente , prefiro este ao jogo com a Noruega em casa..

FORAM 80 MINUTOS VERGONHOSOS

Tanto craque para QUE???????.........valha nos deus....ELES É QUE NAO PRESTAM...foi a sorte...

Este jogo fez-me lembrar os

Este jogo fez-me lembrar os jogos da nossa liga entre os pequenos e os grandes onde o Chipre vestia a pele de pequeno... o exemplo mais gritante foi a arbitragem, penalti inventado e respectiva expulsão do infractor que vê o 2ª amarelo, fora-de-jogo mal tirado quando o jogo estava 1-1 e faltas a meio-campo sempre para o mesmo lado... bom trabalho Sr Platini, foi pena aquele penaltizito a favor da Noruega não?

Inventado?

Pedis penaltie por coisas muito menos intencionais mas este achais que é inventado.
O homem meteu a mão á frente da bola dentro da área, e foi intencional, querias que o árbitro fizesse o quê?
Era preciso? Não. Mas lá que foi mão não há dúvidas nenhumas.
Se fosse contra o Porto e o árbitro não marcasse caía o Carmo e a Trindade, assom, como te dá jeito, é inventado.
Haja pachorra. Santa Paciência.

Helass os Cipriotas marcaram um golito e eu não bi na minha T.B.

Vou já trocar o Plasma qual Lcd ou será só TB...???!!!

É na boa, ó GomasdasBolas e sai mais uma TRETALOLADA!!!

Hehe, bem visto.. podia ser o

Hehe, bem visto.. podia ser o 1-1 queria eu dizer..