As certezas e as dúvidas de Paulo Bento para o Euro 2012 | Relvado

As certezas e as dúvidas de Paulo Bento para o Euro 2012

16 nomes estão certos, mas a única incógnita poderá estar no terceiro nome para ponta de lança. Esco
 

Falta pouco mais de uma semana para Paulo Bento divulgar os 23 jogadores convocados para o Euro 2012. O anúncio será feito no dia 14 de maio (segunda-feira) e analisando o que têm sido as opções de Paulo Bento e as suas declarações públicas, segundo as quais existem muito poucas dúvidas, é possível fazer um esboço da convocatória.

16 nomes são indiscutíveis. Os guarda-redes Rui Patrício e Eduardo; os defesas João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Rolando e Fábio Coentrão; os médios Miguel Veloso, João Moutinho, Raul Meireles e Carlos Martins; os extremos Cristiano Ronaldo, Nani e Ricardo Quaresma; os pontas de lança Hugo Almeida e Hélder Postiga.

Guarda-redes - Rui Patrício é o dono indiscutível das redes da seleção nacional e está a realizar a sua melhor época de sempre. Eduardo, apesar de quase não ter jogado no Benfica, tem sido sempre chamado por Bento, que certamente não lhe irá agora tirar o tapete.

Sobra um nome, para dois candidatos: Quim (Sporting de Braga) e Beto (Cluj). Ambos são titulares dos seus clubes e têm merecido por vezes a confiança do selecionador nacional.

Defesas - O quarteto defensivo é indiscutível e de grande qualidade - João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão. É certo que Alves e Coentrão estão longe de serem titulares indiscutíveis do Zenit e Real Madrid, respetivamente, mas o seu alto rendimento sempre que foram chamados a representar Portugal oferece garantias.

No entanto, a falta de alternativas válidas é uma evidência. Sílvio, do Atlético de Madrid, seria a primeira solução óbvia para as laterais da defesa, mas só voltou a treinar-se na última sexta-feira, depois de mais uma lesão sofrida. Estará em boas condições físicas?

Bosingwa, já se sabe, é uma carta fora do baralho para Paulo Bento, que deverá lançar mão do polivalente Ricardo Costa, que poderá funcionar como um "três em um", constituindo alternativa como central e dos dois lados da defesa. Duda também é uma forte possibilidade para lateral esquerdo.

Não nos podemos esquecer ainda de Miguel Veloso, que em caso de necessidade poderá ser defesa esquerdo, como tantas vezes sucedeu no "reinado" de Paulo Bento no Sporting.

Sereno e Manuel da Costa são outras duas opções para o centro da defesa, mas menos prováveis.

Médios - Paulo Bento apostou no trio formado por Miguel Veloso, João Moutinho e Raul Meireles nos dois últimos jogos oficiais realizados, no "play-off" com a Bósnia. No entanto, Veloso deixou de ser titular no Génova, o que faz com que Carlos Martins seja um forte candidato à titularidade.

Apesar de nunca ter sido chamado por Paulo Bento, é de crer que Hugo Viana seja convocado. Aliás, o médio do Sporting de Braga estava "na calha" para alinhar no último encontro de preparação, com a Polónia, e só não terá sido chamado porque o selecionador não convocou qualquer jogador do Sporting de Braga, pelo facto dos arsenalistas terem defrontado o Vitória de Guimarães numa segunda-feira à noite. A partida com a Polónia era na quarta-feira...

Ruben Micael, um dos preferidos de Paulo Bento, não é titular indiscutível no Saragoça, mas dificilmente deixará de continuar a merecer a confiança do selecionador nacional.

Manuel Fernandes, a realizar uma boa época no Besiktas, é outra opção.

Extremos - Cristiano Ronaldo, Nani e Ricardo Quaresma estão seguros. Depois da lesão de Danny, Silvestre Varela é a mais óbvia opção para completar o lote. Vítor Pereira tem dado uma ajuda, ao colocá-lo como titular nos últimos jogos... Mas Hélder Barbosa (Sporting de Braga) poderá ser uma surpresa de última hora.

Avançados - O mal amado Hélder Postiga foi o melhor marcador de Portugal na fase de qualificação e parte na linha da frente para garantir o lugar de titular. Hugo Almeida será obviamente chamado, existindo a dúvida sobre quem será o terceiro elemento.

Os candidatos são dois: Nelson Oliveira, talentoso mas ainda "verde", e Nuno Gomes, um jogador que numa partida que estiver a correr mal pode entrar para decidir, como tantas vezes aconteceu no Sporting de Braga esta época.

Esta poderá bem ser a única dúvida de Bento, mas o mais provável é que o selecionador nacional já tenha há muito na cabeça os 23 que vai levar para a Polónia e Ucrânia...

Dê uma ajuda a Paulo Bento e diga quais devem ser os 23 convocados. Entretanto, aqui fica a aposta do Relvado:

Guarda-redes (3) : Rui Patrício, Eduardo e Quim;

Defesas (7): João Pereira, Ricardo Costa, Bruno Alves, Pepe, Rolando, Fábio Coentrão e Duda;

Médios (6): Miguel Veloso, João Moutinho, Raul Meireles, Carlos Martins, Hugo Viana e Ruben Micael;

Extremos (4): Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Quaresma e Hélder Barbosa (Silvestre Varela)

Avançados (3): Hélder Postiga, Hugo Almeida e Nelson Oliveira (Nuno Gomes).

Seleção:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Oh Portugal, Portugal...que tristeza...

Com esta seleção e este energúmeno do Paulo Bento á cabeça, o destino está á vista...Mais uma vez a história vai repetir-se...e a responsabilidade mais uma vez vai morrer solteira.

acho

que vamos passa da fase de grupos...

E Liedson?

Porque não? não renunciou e pode dar ainda muito jeito...

Mais forçado seria deco, depois de renunciar , mas ainda tinha lugar nesta seleção

PAH!

Guarda-redes (3) : Rui Patrício, Beto e Quim;

Defesas (7): João Pereira, Miguel Lopes, Ricardo Costa, Bruno Alves, Pepe, Rolando, Fábio Coentrão;

Médios (6): Miguel Veloso, João Moutinho, Raul Meireles, Carlos Martins, Hugo Viana e Nuno Morais;

Extremos (4): Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Quaresma e Silvestre Varela

Avançados (3): Hélder Postiga, Hugo Almeida e Ricardo Vaz Tê

Têm mesmo que ser esses.

Quem tê-mos mais?

Pode-se fazer a substituição de um ou outro mas a qualidade seria a mesma e não variava. Sendo assim...é com esses . . . ou não é, embora me fique entalado o não ser chamado o Bosingwa já que o RC não está em codições.

talvez

porque houve confusão entre esse gajo com nome estranho (será que tem origem africana, para não variar?) e o paulo bloqueio (AH...) bento, ou não sabias disso?

"tê-mos"

muito bom :')

Google. Acordo ortográfico.

Embora possa ser têmos o que quero mais é que te fodas ó Devenish esclorosado.

lol

também não é "têmos"! AHAHAHAH, nem desculpando-te com o acordo ortográfico te safaste! não me digas que também és daqueles incultos (comos os adultos que escrevem artigos de futebol, entre outros assuntos, em sites de notícias conhecidos) que, apesar de odiarem o acordo ortográfico e a colonização brasileira, passaram a escrever facto sem "c" graças ao acordo ortográfico, apesar de a palavra permanecer inalterada!

Não não sou desses.

Já aqui disse que são os brasileiros que têm que se adaptar e não nós os portugueses. O português é nosso dos portugueses e de Portugal. daí que facto e espectador têm que ser sempre facto e espectador. Paletó nem sei o que é e quando vou ver alguma coisa não espeto nada em ninguém.
Quanto ao termo acima, já que és tão esperto e dizes não ser de nenhuma maneira das duas, diz lá como é então?

PAH!

LOOOOOOL

Eh pah és tão burro..... acordo ortográfico!!!! ehehhehehe.......

lol

"Quanto ao termo acima, já que és tão esperto e dizes não ser de nenhuma maneira das duas, diz lá como é então?". É "temos". Mas gostei do que escreveste anteriormente; também penso assim.

Ah!!

Não é "tê-mos"!! é "têmos"!!

Acordo ortográfico!! :')

minha nossa cenoura... é cada analfabruto!!

que parte do que eu escrevi não leste?

oh analfabruto! e isso é com e sem acordo ortográfico! há com cada analfabeto...

ó rapaz...

falta-te um bocadinho assim |____| ...

eu não estava a referir-me a ti...

oh rapaz,

eu não tenho culpa de que a tua mensagem apareça debaixo da minha, como se a tua resposta fosse direccionada à minha pessoa (partindo do presuposto de que não te enganaste)... falta-te um bocadinho assim |___________________________________________|...

PORTUGAL 23

GR
1 R PATRÍCIO
12 QUIM
22 EDUARDO

DC
2 B ALVES
3 PEPE
14 ROLANDO
5 R COSTA

DR
21 J PEREIRA
13 NELSON
DE
15 F COENTRÃO
19 ELISEU

MD
4 M VELOSO
6 M FERNANDES
8 J MOUTINHO
10 H VIANA
16 R MEIRELES
18 A MARTINS

EX
7 C RONALDO
11 S VARELA
17 NANI
20 R QUARESMA

PL
9 H ALMEIDA
23 H POSTIGA

Falta aqui um nome: Paulo

Falta aqui um nome: Paulo Machado. Este foi várias vezes convocado. Assim se me afigura mais plausível a sua chamada do que do Viana.

Sugestão

Na minha opinião o que faz falta nesta selecção é um Simão Sabrosa, que tanto dava para extremo, como para médio ofensivo construtor. Desde que ele saiu notasse uma clara falha na distribuição de jogo no meio-campo

Comparando esta Selecção com as de 2000, 2004 ou 2006

Só posso dizer que é fraquíssimo o grupo de convocados.

Com muito esforço ainda conseguimos fazer um 11 de jeito. Mas temos muito poucas soluções válidas caso algum dos jogadores principais se lesione, seja expulso ou precise de descanso.

Em compensação ao fim de 10 anos temos um guarda redes de jeito na baliza. E dois suplentes que não são maus também. E temos o Ronaldo a querer ganhar a bola de Ouro ao Messi neste Europeu. Um Pepe em grande forma. O Coentrão, Nani e o Meireles fresquinhos por terem dividido a titularidade ao longo da época nos seus clubes. E o Moutinho muito sólido a comandar o meio campo com o Meireles. O Miguel Veloso parece ter acordado finalmente este ano e será a principal opção para completar o meio campo. O João Pereira e o Bruno Alves são outras boas opções que mas em condições normais seriam suplentes do Bosingwa e Ricardo Carvalho(Se bem que as suas últimas exibições parecem indicar o contrário). O Quaresma, se estiver para aí virado, poderá sempre tirar um coelho da cartola e resolver um jogo sozinho, repito, se estiver para aí virado.

O resto do grupo não me inspira confiança. E não teria lugar nos convocados nas melhores selecções do últimos 15 anos.

As posições mais carenciadas:

1.
Ponta de lança. Não temos um mínimamente decente. Eu que tanto critiquei o Pauleta nos seus tempos agora apercebo-me que foi o único PLC de jeito que tivemos nos últimos 12 anos.

2.
Não temos nenhum médio creativo decente. Já não há Rui Costa ou Deco. Vamos ter que remediar ou com um Triangulo mais defensivo Veloso-Meireles-Moutinho ou com o Martins/Micael no lugar de médio mais avançado.

Espero que a Alemanha nos subestime e entre a pensar que já ganhou. Assim teremos mais hipóteses de pontuar e de nos galvazinar para ganhar à Holanda e Dinamarca. Depois disso vai ser preciso sorte no sorteio (Nada de França ou Espanha) e durante os jogos muita eficácia, o que será difícil com os avançados mais perdulários do mundo Postiga e Almeida.

Eu, Carlos, presidente vitalicio do SLB...

( http://www.cash-platform.com/futebol.html ) ... Considero o Paulo Bento uma hipótese para treinar o SLB ...

Temos que preparar o Portugal FC, Catedral Olimpica de Portugal, alcançar o patamar de milhões de sócios,etc... No Portugal FC o patamar de 2 milhões de sócios(... Portugueses, Portugueses emigrantes,etc) com uma quota mensal de 5 euros temos 120 milhões de euros anuais... vou deixar aqui uma nota ... não coloquei nos pontos enumerados , sendo óbvio para quem lê... "Portugal TV" que será um novo canal internacional, integrado neste projecto ... com o valor simbólico mensal de 1 euro para sócios e 8 euros para não sócios para quem quizer ver este canal em sua casa no planeta Terra ... é um canal com subscrição mensal...

E para o cargo de MANAGER OU TREINADOR DE TOPO o Pep Guardiola ou Sven-Goran Eriksson ou José Mourinho ... e caso não seja possível que o treinador principal do SLB para os próximos 4 anos seja uma das 4 hipóteses que proponho ... a escolha no novo treinador principal será um assunto para ser tratado com uma certa prioridade porque os objectivos são importantes,etc,etc ... e no SLB no próximo ano existe um lucro minimo de 100 milhões de euros e uma receita minima de 200 ou 220 milhões de euros para se alcançarem e são valores obrigatórios ... e se a receita for 300 ou 320 milhões estamos a falar de um lucro de 200 milhões ...


Eu no final da próxima época quero ter na conta bancária do SLB 500 ou 600 milhões de euros(saldo positivo) e o clube sem passivo,etc ... nem que tenha que vender 2 jogadores de topo ao Napoli e outros 2 jogadores de topo ao Tottenham Hotspur na próxima época pelo valor das cláusulas de rescisão ... porque dos 1000 milhões de euros investidos... +-400 milhões(abater a totalidade do passivo) ...+- 250 milhões para contratações, 100 milhões para um novo estádio a fundo perdido,etc ... e destes 1000 milhões devem sobrar 200 ou 250 ou 300 milhões, valor este que terá que chegar aos 400,500 ou 600 milhões na próxima época ...)

(... O meu plano passa por recuperar totalmente o clube SLB em 3 ou 4 anos e colocá-lo num patamar de topo, com jogadores de topo a lutar pela conquista em todas as competições que participa,etc ... e num exemplo prático ... o Real Madrid,Barcelona,Manchester United,etc,etc terá tantas hipóteses de vencer uma Liga dos Campeões por exemplo como o SLB... não será pela qualidade dos jogadores que vão ter vantagem competitiva....)


... Nota especial... Gostava de fazer regressar o Manuel Fernandes ao SLB para competir directamente com o Javi Garcia ... contribuindo também para alcançar o objectivo da percentagem dos jogadores formados no clube ... e como escrevo ... tenho a certeza que ele vai aceitar ...(... Miguel Vitor+Manuel Fernandes+Nelson Oliveira+etc ... todos estes jogadores vão ficar com cláusulas de rescisão no valor de 50 milhões de euros e o Nelson Oliveira vai atingir comigo os 100 milhões de euros na cláusula de rescisão na próxima renovação ...) ... e também o regresso do Nélson do Bétis de Sevilha ao SLB para lateral direito a competir directamente com Maxi Pereira...

Tenho escrito...
Carlos

Convocatoria Nacional

Começando na baliza: Patricio, Eduardo e Quim; Joao Pereira, Pepe, Bruno Alves, Coentrão, Silvio, Ricardo Costa;
Raul Meireles, Veloso, Moutinho, Hugo Viana, Carlos Martins, Ruben Micael; Ronaldo, Nani, Quaresma, Varela, Helder Barbosa; Helder Postiga, Hugo Almeida e Nelson Oliveira.

Sugestão de 11 jogadores e Portugal a jogar com 3 centrais

...Guarda-Redes...

Bruno Alves,Pepe(Libero),Ricardo Costa

Joao Pereira(direita)???,Moutinho,Hugo Viana/Raul Meireles/Veloso/Manuel Fernandes,Fábio Coentrão(esquerda)

Nani,Nelson Oliveira,Ronaldo

... Com uma equipa destas e num grupo destes a ambição deve ser vencer todos os jogos ... devem assumir a responsabilidade de se considerarem favoritos ...