O caso do momento: naturalizados a jogar por Portugal | Relvado

O caso do momento: naturalizados a jogar por Portugal

 

Há exemplos, em todas as modalidades desportivas, de atletas nascidos noutros países, noutros continentes até, que competem e triunfam em nome do nosso país. Porém, só quando esse 'fenómeno' chegou ao desporto-rei é que ganhou proporções de tal forma mediáticas que é possível agora fazer um juízo, negativo ou positivo, pelos cidadãos em geral.Eis a minha opinião, o mais simples possível:1º ponto: a naturalização em si. Desde que cumpra as normas estabelecidas na lei, não constato nenhum problema em tal. Não é o facto de ser futebolista que altera o direito de cada um. Relembro que é um mecanismo há muito usado pelos clubes, atletas e empresários, com vista à melhor integração dos jogadores no mercado de trabalho, nos plantéis, usufruindo para tal de nacionalidade europeia, não contando como estrangeiro. Por este ponto, julgo que a polémica não terá pernas para andar.Mais complicado, é quando se conta com esses atletas para representar o nosso país. Particularmente, no futebol. Basicamente, tenho uma maneira simples de observar a situação. Partindo do princípio que qualquer um deles se sujeitou aos trâmitess legais para se naturalizar, julgo que será exigível que esses jogadores cumpram também os seguintes ìtens:- Competir em equipas nacionais por um certo período de tempo. Caso fosse regulamentada tal medida, julgo que cinco anos seria o espaço de tempo exigível (estará relacionado com o processo de naturalização).- Chegar jovem ao nosso país. Por outras palavras, fazer a sua formação profissional de futebolista em solo português, adquirindo assim, minimamente, a nossa própria filosofia de jogo e ter assim o 'cunho' português na sua forma de jogar. Quando, a partir de que idade? Sinceramente, a discutir. Julgo que obrigatoriamente antes dos vinte anos.- A postura do atleta também terá que ser levada em conta pelos responsáveis, pelas pessoas que de direito podem convocar os ditos jogadores. Será subjetivo, mas a seriedade do assunto leva a que tal seja exigível.Para finalizar, digo que não concordo com aqueles que pura e simplesmente são contra que sejam internacionais os naturalizados somente porque... o são. Porque pensam que serem nacionalistas lhes dá esse direito. Porque não nasceram em solo português. Porque não falam português correctamente. Porque... não.Caros relvas, que acham?RicXad

Seleção:

Comentários [156]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Até o D. Afonso Henriques...

teve de se "naturalizar" português, porque não foi com essa nacionalidade que nasceu. E nem por isso deixou de defender a sua nova nacionalidade até à morte!! E quem diz o D. Afonso Henriques, diz todos os que lhe seguiram em dado período de tempo... :)

d.afonso henriques nasceu mouro???

Re: d.afonso henriques nasceu mouro???

Castelhano ou francês. O condado portucalense integrava o reino de Castela (ou Leão... já não tenho a certeza), e tinha mãe castelhana e pai francês. Mas como nasceu no condado portucalense, e este se tornou país, é óbvio que ele tenha direito à nacionalidade portuguesa. E dado que ele até fez qualquer coizita para a criação do reino de Portugal, acho que ele devia sentir algo pelo país.

Re: Re: d.afonso henriques nasceu mouro???

Estão todos enganados! O Afonso fez precisamente o contrário destes naturalizados. Vejam lá,que naquele tempo não havia futebol! Então em vez de se naturalizar,arranjou um país para ele! Simples e digno de um Rei! Que foi o nosso primeiro seleccionador e este até não esteve com meias medidas e correu com a mãe e o amante da equipa!

Re: Re: Re: d.afonso henriques nasceu mouro???

LOOOOOOOOOL

OFF-TOPIC! Estou Lixado!!!! (com F grande)

Então o Celta faz tantas exigências e acaba por emprestar o Oubiña ao Birmingham por um ano? SADOF!

Re: OFF-TOPIC! Estou Lixado!!!! (com F grande)

eu ainda acredito que venha alguem, mas nao vai ser o chevanton nem o soldado, deve ser alguem nunca antes falado!

Re: OFF-TOPIC! Estou Lixado!!!! (com F grande)

Epah, não sabia dessa. De qualquer forma quem perde é o celta. Gostava de ver Oubiña no Benfica, mas tem que se ver as coisas pelo lado positivo. Joga o Romeu Ribeiro que parece ser um excelente jogador! Temos então três jogadores para uma posição: Petit, Katsouranis (este é capaz de jogar ao lado de Rui Costa, mas adiantado), e Romeu Ribeiro! E volto a dizer, se tivessem esperado até ter acabado o jogo da Champions, nem o Edcarlos vinha, porque o Miguel Vítor é um excelente jogador!

Re: OFF-TOPIC! Estou Lixado!!!! (com F grande)

Que palhaçada! Enquanto isso, nós ficamos a ver navios mais uma vez........ Cumps

Re: Re: OFF-TOPIC! Estou Lixado!!!! (com F grande)

Eu acho que nem navios... deve aparecer uma canoa ao fim da noite.

Re: Re: Re: OFF-TOPIC! Estou Lixado!!!! (com F grande)

looool Se não aparecer mesmo uma bóia lol Ou o mais certo que é mesmo não aparecer nada. Cumps

Já agora...

Thiago Motta no Atletico Madrid, não aprecia o jogador mas os colchoneros estão a construir uma super equipa!

Re: Já agora...

E se a transferência de Riquelme se confirmar então........... Já agora, tenho visto um jogos deles e ou muito me engano e se o treinador não tiver pulso para tanta estrela estão ali os próximos "galácticos", muito nome mas muito pouca equipa....... Cumps

´Que se chateiem

e devolvam o nosso capitão no final da época

Re: ´Que se chateiem

Não me importava que fosse mesmo já em Janiero lol É que reforços já não chega mais ninguém hoje, e as lacunas ainda as há....... Cumps

Re: OFF-TOPIC! Estou Lixado!!!! (com F grande)

Não acredito que o Real estivesse interessado nele, era mais um jogador referenciado só isso. Agora deixar sair o jogador por empréstimo, depois de ter uma proposta de 10M, unicamente por discordar da forma de pagamento é uma ESTUPIDEZ.Se receberem algum só para o ano, se o Birmingham quiser.

Repara noq ue escrevi há uns dias atrás sobre ele

Há qualquer coisa que me está a escapar!!! (Catota, 2 pontos , Quinta 23, às 15:06) O Benfica ganhou a corrida ao Real Madrid por um jogador internacional espanhol??? Vocês desculpem lá mas ou é da minha vista ou os barrotes estão tortos!

Penso que é altura de parar com dramatismos!

Penso que todos sem excepção gostariam que a selecção fosse constituída por portugueses "de raça". Ou seja, que tivessem nascido em Portugal que não tivessem necessitado de um processo de naturalização apressado para representar a selecção. Eu também gostaria e essa seria a situação "ideal"! Mas temos de nos lembrar da injustiça que tal facto encerraria em si e a discriminação abjecta a que sujeitaríamos as pessaos que buscam em Portugal novas oportunidades e que adoptam este país como segunda (ou até primeira) pátria. Alguém se lembraria, por exemplo, de levantar a questão e exigir publicamente que a Fundação Calouste Gulbenkian abandonasse o nosso país? Querem maior prova de amor de um emigrante a um país de adopção? Vamos respeitar os sentimentos e opções dos outros. Eu já trabalhei em vários países e tenho até em curso o processo de dupla-nacionalidade para um deles de que gosto quase tanto como Portugal. E isto para não falar do meus país de origem que amo acima de tudo e onde gostaria de viver. Mas se me perguntarem qual a minha nacionalidade ou o país pelo qual choro eu responderei sempre com o peito cheio de orgulho que SOU PORTUGUÊS!

Só alguns exemplos de atletas naturalizados

FUTEBOL Nani - Cabo Verde Manuel da Costa - França (este nem português com sotaque fala) Bosingwa - Congo Daniel Fernandes - Canadá ATLETISMO Nélson Évora - Cabo Verde Obwikuelu - Nigéria RÂGUEBI Temos lá 2 argentinos, saLvo erro ANDEBOL Ninguém se esquece do grande Tchikolaev, q nasceu na antiga Jugoslávia e q jogou vários anos no ABC. VOLEIBOL Tivemos a certa altura 2 ou 3 brasileiros q jogavam no sporting. Wagner Nilson Junior E por certo já houve muitos mais naturalizados a jogarem pela selecção nacional em diferentes modalidades e ninguém se queixou. Mas, parece que ou andavam todos a dormir ou acham q o futebol deve ter um estatuto e regras diferentes... cumps

Re: Só alguns exemplos de atletas naturalizados

Primeiro, o Nani nasceu em Portugal. Segundo, penso que o Tchikoulaev era ucraniano. E por acaso, não ligo muito aos feitos das nossas selecções de basket e andebol, precisamente por estarem carregadas de estrangeiros. De voleibol, não acompanho muito, e raguebi não acompanho mesmo nada. Quanto ao atletismo, os feitos de Obikwelu não me dizem nada, pois para mim ele é nigeriano.

Re: Re: Falas muito e sabes pouco!

"Por acaso não ligo muito aos feitos das selecções de basquetebol e andebol precisamente por estarem carregadas de naturalizados" ! Santa ignorância atrevida! Este não sabe, embora fale e até escreva sobre isso, que a selecção de basquetebol só pode jogar com um (1) naturalizado e que foi feita a escolha por João "Betinho" Gomes, caboverdiano de nascimento, enquanto na de andebol, se bem que o Tchikoulaev tenha lá jogado há anos trás, há muito que não joga com nenhum naturalizado! É tão bom falar do que se sabe e só disso!

TAS ENGANADO,O ELVIS EVORA QUE POR

ACASO ATE É UM DOS MELHORES JOGADORES DE BASQUETEBOL É CABOVERDIANO NATURALIZADO PORTUGUES- NOSSA SELECCAO BASQUETEBOL TEM 2 OU 3 NATURALIZADOS FUTSAL TEMOS 1 OU 2 VOLEIBOL TEMOS 1 OU 2

Re: ERRADO!

O Elvis Évora, apesar de ter nascido em Cabo Verde, não conta como naturalizado! Há situações em que os jovens podem optar por uma de duas nacionalidades! Volto a afirmar-te: no basquetebol, há muitos anos que só se pode jogar com um naturalizado!

Re: Re: Re: Falas muito e sabes pouco!

Jovem, eu comecei a acompanhar jogos de basket e de andebol da selecção quando eu era atleta federado (joguei andebol e basket), e lembro-me perfeitamente que nessa altura (meados da década de 90) essas selecções tinham vários jogadores naturalizados (convém lembrar que no caso do basket, 2 jogadores são já quase meia equipa). Por esse motivo, deixei de seguir essas selecções. Se entretanto estas selecções começarem a ser formadas apenas por portugueses não naturalizados, posso voltar a ganhar interesse. E neste momento, sigo com cada vez menos interesse a selecção de futebol.

Re: Re: Re: Re: Falas muito e sabes pouco!

Não sei quando acompanhaste as selecções! Mas devo-te dizer o seguinte: 1- Obrigado por me chamares jovem! É sempre um prazer para alguém da minha idade! 2- No basquetebol, há muitos anos, mesmo nos anos 90, só era permitido um naturalizado em qualquer selecção e na de Portugal jogava, nesse tempo, o Mike Plowden que já deixou de jogar mas que ficou a viver em Portugal! 3- No andebol não existiam as mesmas limitações! Mas a verdade é que só 2 naturalizados foram jamais chamados às equipas das quinas: o já referido Tchikoulaev e o seu compatriota e colega no ABC do tempo, Bolotskih. E creio que por problemas de lesões e de outro tipo nem sequer jogaram juntos nenhuma vez! 4- Já agora: no voleibol também jogava apenas um naturalizado! 5- O que eu contesto, além das faltas de conhecimentos, é a diferenciação entre portuguieses "puros" e "impuros". É que foi assim que começaram os nazis! E com as vagas de emigração e consequentes mudanças de nacionalidade, cada vez é mais difícil definir o que são os "puros"!

Re: Só alguns exemplos de atletas naturalizados

Para completar o teu comentário, Portugal vai disputar o mundial de raguebi e só pode utilizar 2 atletas naturalizados. Também irá disputar o europeu de basquetebol onde só pode inscrever um jogador naturalizado. Medidas destas podiam ser utilizadas no futebol.

Eu concordo

Eu concordo, é o futuro, é o século 21 em andamento, no futuro todas as selecções vão ser com jogadores naturalizados. Agora também digo que em igualdade de circunstâncias optaria sempre por portugueses e na posição de central temos grandes jogadores, se me falarem de um ponta de lança, por ex. liedson, concordaria a 100%, se me falarem de um bom lateral esquerdo também, agora médios e centrais não me parece necessário.

Re: Eu concordo

A continuar assim vão ter que ser todos naturalizados, porque deixa de fazer sentido formar jogadores. Em vez de se apostar nos nossos jovens, toca a naturalizar.

Re: Re: Eu concordo

Melhor, em vez de formar jovens esperamos que os outros os formem e ainda os dirigentes recebem um extrazinho com essa estória....... Cumps

Re: Re: Re: Eu concordo

Formar jovens dá muito trabalho. Já viste o que é andar a contar o dinheiro das transferências de Ronaldos, Quaresmas, Ricardos (carvalho), Nanis, Simões, Hugos, e afins? Ou então como é degradante uma equipa que tem um orçamento de menos de €5 milhões, ter que vender um jovem de 19 anos que nunca foi titular nos seniores, por €3 milhões? (Pelé do Vitória para o Inter) Epá, deixem-se lá disso. Vão antes buscar Rojas, Escalonas, Buenos, Karadas, Pizzis, etc...