Alemanha-Portugal: Saiba o que diz a imprensa europeia do jogo... | Relvado

Alemanha-Portugal: Saiba o que diz a imprensa europeia do jogo...

Os alemães assumem que o triunfo "não foi bonito, mas foi importante". Leia ainda o que se diz por E
 

A imprensa germânica analisa o triunfo da Seleção do país sobre Portugal, na estreia das duas equipas no Euro 2012, considerando que a "Mannschaft" foi agraciada com a sorte. "Não foi bonito, mas foi importante", conforme destaca o jornal Spiegel.

Esta publicação salienta que a equipa alemã "jogou bem", mas nota que teve "alguma sorte", criticando a atuação "sem imaginação e lenta" a espaços dos homens de Joachim Low. "Só um golo tardio de Mario Gomez trouxe a salvação", escreve-se no Spiegel que nota que a formação germânica revelou "falta de ritmo no ataque" e pouca "coragem para assumir riscos".


Também o Allgemeine Zeitung considera que foi um futebol "nada bonito, mas eficaz" o praticado pela Alemanha diante de Portugal. "Gomez resgatou os rapazes de Jogis", intitular o jornal numa referência ao selecionador Joachim Low e ao autor do único golo do jogo. O diário conclui que foi um triunfo "muito difícil".

A mesma ideia defende o Bild nomeando uma vitória com "dificuldades e sorte", mas "não desmerecida". "Gomez, a coisa vale ouro!", é o título do jornal que destaca o avançado do Bayern, realçando que foi a surpresa no onze inicial da Alemanha em detrimento de Klose. "Hurra! A continuar assim, conseguimos", escreve-se na publicação que deixa igualmente elogios ao guarda-redes Neuer, designadamente pela defesa ao remate de Varela aos 88 minutos de jogo.


No Die Zeit aponta-se o "bom começo para a Alemanha, pelo menos em termos do resultado". Este diário repara no "nervosismo" germânico na estreia, nomeado demasiados "imprecisões e erros" e frisando que a "exibição dos alemães era quase desprovida de perspicácia, muito lenta e muito previsível". Quanto a Cristiano Ronaldo, o jornal repara que teve pouca preponderência no jogo.

Na vizinha Espanha o diário Marca concorda com a análise do Die Zeit quanto ao capitão das quinas, referindo que Ronaldo "esteve muito longe do nível que exibiu no Real Madrid durante a temporada". O desportivo repara também que "a equipa de Joachim Löw esteve longe do seu melhor nível, mas a mítica eficácia alemã neste tipo de partidas foi decisiva".


O AS constata que "Mario Gomez amarga uma vez mais Cristiano", numa alusão às meias-finais da Liga dos Campeões em que o Bayern afastou o Real Madrid. "A Alemanha ganhou a Portugal com mais sofrimento do que justiça, já que Pepe e Varela desperdiçaram duas oportunidades flagrantes de golo, escreve-se neste diário do país vizinho. "Tudo podia acontecer, e aconteceu o costume. Mario marca mais golos que Cristiano, como já aconteceu na Liga dos Campeões, e Neuer brilhou mais do que a estrela madridista gostaria", conclui-se.

No generalista El País referência maior igualmente para Mario Gomez que, segundo o jornal, "ressuscitou uma Alemanha cabisbaixa". "Sustentada por um Hummels esplêndido, mas subjugada por um Portugal homogéneo, superior tecnicamente, mas sem a estrelinha da sorte necessária para recuperar”, aponta ainda o diário, notando que Nelson Oliveira, Silvestre Varela "e um Cristiano Ronaldo fulgurante fizeram o guarda-redes alemão passar um mau bocado".


Em Inglaterra o The Guardian repara a confirmação da "sensação de inevitabilidade quanto à vitória da Alemanha sobre Portugal" e em França o L’Équipe faz alusão à atitude "demasiado cautelosa" da Seleção Portuguesa.

Finalmente, em Itália o desportivo La Gazzetta dello Sport escreve que "Paulo Bentou apostou num Portugal de claro molde mourinhano: seguro, atento e pronto a responder, visto que nas faixas estão dois extremos-bomba como Cristiano Ronaldo e Nani, sempre prontos a ser lançados pelos pés de Veloso".

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Seleção:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É a hora...

de dar todo o apoio à seleção, embora como é evidente, não concorde com muitas das opções do PB.
Quanto ao jogo com a Alemanha, quando se fala em alguma falta de sorte, também se dever dizer que houve alguma incompetência, como é possivel falhar um golo daqueles Varela? No golo da Alemanha, se é verdade que tiveram alguma sorte no ressalto do cruzamento, igualmente existiu a tal falta de competência:
1º- no cruzamento o Moutinho não devia ter virado as costas à bola, mas sim dar o peito à bola, aquilo não era um remate à queima roupa, quem tem medo fica em casa.
2º- o João Pereira, para além da pobre exibição (acho que está na altura de ir para o banco), em vez de saltar com o Gomez tentando estorvar-lhe a acção, encolhe-se todo com medo do choque.
3º- Mais uma vez o Patrício está muito mal colocado na baliza para receber o remate, fechou o ângulo todo do lado direito e esqueceu-se que dessa forma abria um enorme buraco no ângulo esquerdo da baliza, bastava mais 1 metro para o lado, que a bola era sua.
Como costumam dizer os nossos doutos treinadores, estes jogos resolvem-se em pequenos pormenores...

.............................

desculpe discordar mas que culpa tem o Patricio se tem o Avançado sozinho à frente, muito ainda fez ele que por 3 ou 4 cm não toca na bola, ele estava muitissimo bem colocado no meio da baliza mas a movimentação da bola traiu a movimentação, mas na altura do remate ele fez o que lhe era possivel, porque imagina se ele fecha o angulo esquerdo e o Gomez remata para o lado direito (o tal pentear de bola)......não diria depois..."hà e tal e o patricio fechor o angulo direito e esqueceu-se do esquerdo", você tem de ver que o Gomez teve tempo para ver para onde rematar, aquilo foi quase um penalty com a bola em movimento................................não critiquem onde não existe nada a criticar........

Patricio esteve 100%, neste momento sinto maior presença na baliza com o Patricio do que com qualquer outro dos que lá estão

Pontos de vista...

Não tenho nada a desculpar, se penssemos todos igual, seria uma chatice...

Falam de que futebol

dos 75 minutos dos alemães , que procuraram um buraco para poder entrar e marcar , de 75 minutos de portugal que apenas por Coentrão e cristiano fizeram duas arrancadas o resto era a ver quem despachava a bola para mias longe , com medo de a segurar fazer impasse para que a equipa subi-se no campo , não foi só medo terror dos alemães , ou dos 15 minutos em que tudo estava já perdido , e ai começaram a jogar fazendo dos alemães meros jogadores ou iguais aos portugueses, não nos iludimos portugal são 5 jogadores o resto falta muito

..................

Portugal precisa urgentemente de alguem que faça abanar a equipa, no sábado vi um Portugal forte e atento e a espera de que alguem disse-se "é agora, para cima deles", só comea ver isso quando entrou o Nelson Oliveira curiosidade ou não este até pouquinha bola teve mas sem duvida que se viu a equipa a mexer mais....

Faça-se uma apetição, "João Pereira não cabe na seleção", não se pode perde um lance daquela maneira

Quando se quer culpar

o jp na culpa do golo de portugal , em que até foi o unico a fazer frente ao marcador do mesmo golo , é de um egoismo e de quem não percebe de futebol

Não gosto nada do JP...

..mas que culpa teve ele no lance? Aquilo resulta de uma intervenção infeliz do Moutinho,que deixa Pepe fora do lance. Depois tb é preciso dar mérito ao Gomez,bom golo.

Vi um Portugal a jogar para empatar,quando é assim....

...............................

Ele deixa-se claramente antecipar, tudo bem que a diferença fisica naquela situação causa problemas, mas el sente que tem um jogador atrás e vê o Gomez a entrar na área e em vez te tentar ganhar a posição...não, fica nas covas no vai e não vai e quando vai chega atrasado apanhando o Gomez à sua frente que protege a posição fisicamente fazendo o JP não tivesse qualquer hipotese......
Na minha modesta opinião assim que o Pepe fica desposicionado o JP deveria ter ficado a movimentação do Gomez, ninguem me tira da cabeça que se ele tivesse atacado a bola convenientemente se não ganharia ele a posição ou a bola....porque se o JP ali ganha-se logo a posição bastava ele saltar para que o lance fosse diferente....Dou mérito ao Gomez porque consegue ir buscar a bola "ao 3º anel" mas bastava alguem a defender a zona onde cai a bola para que o cabeceamento lhe sair um pouco mais dificil, porque se reveres o lance o homem teve tempo para subir e cabecear a bola com jeitinho para o lado certo, ou seja, para o lado contrário a movimentação do Patricio, que quanto a mim tirou-me as duvidas, com mais um bom central e um bom defesa direito ficamos com uma defesa intransponivel....o miudo está cheio de confiança

O "bom central"...

..e o "bom defesa direito" ficaram em casa,por iniciativa do seleccionador nacional.

Percebo a tua leitura,mas o lance é rápido e sinceramente não me parece que JP pudesse fazer muito mais. Em condições normais o enorme Pepe tinha controlado o lance.

......................

Pode se sempre fazer algo mais....haja vontade.............
Vi um Portugal organizadinho com sentido tático e muito certinho, mas falta alguem que mexa com aquela gente falta um guerreiro, falta um bicho em campo....até o Meireles parecia um menino de coro, é curioso mas apenas vi a seleção se soltar quando entraram o Nelson Oliveira e o Varela.....algo se passa..........................

O Veloso está em ritmo de pré época, pesadão lento sem ritmo e sem capacidade de fazer 2 passes seguidos

Portugal melhorou...

..na minha opinião,quando Nani com a entrada de Varela se fixou mais no meio. Entramos para empatar,com a equipa muito recuada.

Portugal joga com 3 médios muito iguais,penso que a saída de um deles(Veloso) tornaria a equipa mais objectiva e perigosa.

................................................................

Mas o Problema é que para alem de se jogar com 3 médios muito identicos, é tentar fazer do Moutinho aquilo que ele não é.....o Moutinho não é um nº10, sabe fazer essa posição no clube, mas a seleção é a seleção e ai Moutinho tem de ser usado como 8 e não como 10, mas o mais engraçaddo é portugal entrar em campo com 2 nº8 e 1 nº6 e depois o pessoal queixa-se que não houve bola no Cristiano Ronaldo..............claro que não houve, então estavam 3 avançados de Portugal para 4 defesas alemães mais 1 trinco solto que não tinha quem marcar logo é lógico que portugal não tivesse bola no ataque e quando tinha tb era dificil acontecer algo diferente porque a Alemanha tinha sempre mais 2 jogadores no centro do terreno sem ninguem para marcar...

O ideal para este género de jogos seria jogar com Meireles Moutinho e Viana (ou o tal arrastamento do Nani ou do Cristiano) para nº10 e abrir-se a frente de ataque com jogadores rápidos, talvez a inclusão do miudo NElson, mas não me parece a melhor solução, mas tb qualquer dos nossos avançados não são goleadores natos apenas o Cristiano o é mas na seleção não sei porquê só rende a jogar na ala........................
Portugal precisa de um abanão

Vitoria Moral como antigamente

Os alemães de facto não jogaram nada. Como é normal Portugal pareceu jogar melhor.
Foi estrategico ? Foi tatico? Só o treinador alemão saberá. Para nós pensamos de outra forma mereciamos ganhar . Será que mereciamos? Tanta falta de jeito? Tão pouca vontade? Sobra em garganta e paninhos quentes.
Esta selecção é uma equipa com um presente mediano e com futuro tragico . Não há bons jogadores portugueses em formação ou com potencial nos próximos anos. Só os há nas paginas dos jornais. Essa propaganda n/ ganha jogos.

Jogo Alemanha-Portugal

Foi pena a nossa seleção só se ter lembrado de começar a jogar como bem sabe fazer a 10-5 minutos do fim do jogo. Estiveram praticamente todo o jogo à defesa (intranquilos e "cheios de medo") e o guarda-redes alemão a morrer de tédio lá na outra ponta do campo. Assim, não é possível. A sorte constrói-se com inteligência na análise da situação e muita vontade coletiva de alcançar rapidamente os objetivos. Aquele grupo de excelentes jogadores ainda está longe de ser uma EQUIPA como a de 2004. Por favor, jogadores das Quinas, joguem logo desde o início sem medo, com raça, com atrevimento, com garra e guardem o respeito pelo adversário para o final do jogo.