Afinal Scolari tinha razão! | Relvado

Afinal Scolari tinha razão!

 

felgas diz: "ao ver o Portugal-França (0-1)
do Europeu sub-21 fiquei com a sensação que muitos iriam dar a mão à palmatória
em relação às escolhas de Scolari para o Mundial. O treinador brasileiro
construiu ao longo de 4 anos uma equipa e chamou os jogadores que constituem a
equipa que formou. Pelo contrário, Agostinho Oliveira chamou Rolando e Nani pela
1ª vez e Nélson creio que só fez um jogo antes. Enquanto jogadores como o João
Pereira, que fizeram toda a fase de qualificação (onde não sofremos derrotas),
nem sequer foram convocados. Conclusão: não havia entrosamento na equipa. É um
grande plantel, mas em termos de equipa... Que alterações fazer com vista ao
decisivo jogo frente à Sérvia?"

Seleção:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Cometarios Precipitados

Houve claros problemas no jogo da Franca, nomeadamente o esquema tatico nao funcionou. O 4*3*3 nao conseguiu ganhar o meio campo, Quaresma e Nani foram ineficazes a produzir jogo Atacante e nao ajudaram a fortalecer o meio campo. Na defesa nao percebi porque Rolando foi titular e a adaptacao de Morais a Lateral esquerdo foi um desastre. Agostinho de Oliveira, nao foi perpiscaz a ler o jogo e deveria ter recuado um dos avancados para lugar de 10 para reforcar o meio campo. Agora ha que retificar e correr atras do resultado.

Não estou de acordo

A grande razão da derrota de Portugal frente á França não foi por estarem em campo o jogador A, B ou C!
O grande motivo foi de ordem táctica, o futebol directo, não deu resultado, um único avançado isolado não tendo ninguém a quem passar a bola também não deu resultado e muito menos quando a França aparecia sempre com dois jogadores a irem há bola!
Não meus senhores as correcções a serem feitas são de ordem táctica!
Contra a sérvia Montenegro jogaria num claríssimo 4-4-2, com passes curtos e desmarcações rápidas, insistentes trocas de bola entre os jogadores da equipa procurando espaços e surpreendendo com a velocidade dos alas, se temos o Quaresma e o Nani por alguma razão será! No ataque o Hugo Almeida não pode ficar sozinho tem de ter pelo menos outro avançado a quem passar a bola, e por último a equipa tem de estar mais entrosada e elástica na transição defesa ataque para poder dominar o jogo!

Cumps Catalães

O problema

dos sub21, é que optaram por futebol directo, e com isto, estando a França a fazer uma elevada pressão, acabaram por facilitar a tarefa aos "galos". Estou convicto que se Portugal tivesse jogado como sabe, trocando a bola, criando espaços e penetrando neles com velocidade, o resultado seria outro, por isso penso que a única "revolução" que Agostinho deve fazer é a maneira de jogar, pois a equipa é boa, e quanto ao entrosamento, é impossível saber o nível actual, pois não é num jogo de "pontapé para a frente" que se vê o tal entrosamento, mas pelo que me posso recordar, na qualificação, tinhamos bom entrosamento, mas os adversários eram de um nível muito inferior. A única alteração que eu faria no onze, era tirar o lento Hugo Almeida, para colocar Varela, que além de ser mais eficaz (o que não é dificil), é mais rápido e ágil, que o avançado portista.

Outro ponto que é preciso ter em conta, é que ninguém esperava um nível de maturidade tão elevado numa equipa de sub21, que pelo que vi, não tenho medo nenhum de dizer que estes jovens gauleses eram superiores a qualquer seleção presente no grupo de qualificação para o mundial dos AA (não é nenhuma farpa para Scolari). Mas já vi que França não é caso único e que Dinamarca e Itália que ontem deram um festival de futebol na minha terra, são muito fortes. Portugal ao jogar como sabe, também é igualmente forte, e este Euro sub21, tem muita mais qualidade do que se esperava, e com isto posso dizer que não é por falta de estrelas que o futebol futuro está "condenado".

Em relação á não chamada de João Pereira, apenas tenho que repetir aquilo que já disse, a convocatória foi muito mal pensada a nível de laterais defensivos, e penso que um selecionador (qualquer) devia ter uma lista de 4 jogadores para cada posição que era para o caso de acontecerem lesões, já ter novas soluções prontas, pois tenho a impressão que não foi encontrado um substituto para José Gonçalves (penso que é assim o nome deste jovem lateral).

Em relação á questão da razão de Scolari, a verdade é que como já aqui foi dito, parece que algumas pessoas estão a torcer pelo insucesso/sucesso de uma ou outra equipa, para poder reclamar a "razão" na sua opinião. Eu não gosto dos A, mas não é por isso que desejo-lhes a derrota e o maior dos insucessos. Já o disse, se Portugal ganhar o mundial, ou fazer boa figura, serei o 1º a dar razão e os parabéns ao Mister Scolari, mas não irei festejar pois não sou hipócrita, e se fizer má figura, irei esperar a mesma atitude por parte dos defensores de Scolari.

Cumprimentos.

Razão em quê?

1. Por acaso a equipa principal de Portugal já jogou?

2. Quem te disse que Portugal é o melhor conjunto da Europa nos sub 21? Ou foi por causa de arrogâncias dessas iguais às tuas que perdemos com a França, um conjunto que se revelou ser de longe melhor que o nosso?

3. Ou só aproveitaste a deixa para tentares atingir terceiros?

não concordo.

Em primeiro lugar, o João Pereira já há mt tempo q ñ era titular nas esperanças, embora fosse sempre convocado. O Filipe Oliveira era, ultimamente, o lateral direito da selecção. Axo q o Nélson foi uma boa aposta, embora tenha feito um jogo fraquíssimo contra a França. Na minha opinião, o Agostinho faz bem em substítui-lo pelo Filipe Oliveira.
Fez mal em ñ convocar nenhum defesa esquerdo qdo podia ter resgatado aos sub-20 o Vitor Vinha ou Pedro Araújo. O Nuno Morais ñ é, nem nunca será um defesa esquerdo.
Convocou 5 centrais, um exagero.
Apesar de o Quaresma ter feito um mau jogo contra a França (tb foi mtíssimo marcado), continuo a achar q o lugar dele é na selecção A.
O Hugo Almeida parece q estagnou e ñ evolui mais; ganha imensas bolas de cabeça mas dirigi-as quase sempre mal para os colegas; é mt precipitado na finalização.
Eu apostava no Vaz-Tê, grande craque (marcou-nos um golaço na UEFA).
Saudações vitorianas e vimaraneneses!
Primeiro Vitória, a seguir Guimarães e depois Portugal!

Vamos parar com essas coisas..

Parece que está meio mundo á espera dum deslize para dizer que afinal tinha ou não tinha razão..foram escolhidos os jogadores para representar as nossas selecções..e independentemente de concordar ou não..pois eu defendi Rui Costa na selecção..Moutinho..Quaresma e Manuel fernandes..mas apartir do dia que a convocatoria saiu..os escolhidos..são aqueles que vou apoiar..os escolhidos são os que me vão fazer saltar de alegria..ou chorar de tristeza..é neles que acredito..e não interessa se são de clube A,B ou C..festejo da mesma forma um golo marcado pelo Petit..Pelo Caneira ou Ricardo Costa..eu não estou á espera que um jogador do benfica falhe para dizer que se fosse um do Porto não falhava..na selecção..não consigo ver clubes..mas sim aqueles que defendem as cores do pais que gosto..do pais do qual sou natural..do pais que espero ver a bandeira no topo da europa e do mundo..!Vamos deixar de ser mesquinhos e de tar a olhar para a camisola da selecção e ver as cores do benfica,do porto,do sporting ou de outro clube qualquer..vamos olhar para a selecção..como um grupo de jogadores que nos representam..de forma a sermos os melhores!
Força Portugal..

Quando li o titulo do artigo ...

Quando li o titulo do artigo pensei que este se estivesse a referir ao Quaresma ...

Eu estava convicto q se falava do Manuel Fernandes

tinha quase a certeza! ele há coisas...

Re: Eu estava convicto q se falava do Manuel Ferna

Que eu saiba não são os benfiquistas que andam sempre a chorar quando os seus jogadores não são convocados. E neste defeso quem é que se andou a chorar por não ver alguns jogadores seus no Mundial? Benfiquistas ou portistas?

Re:Eu estava convicto q se falava do Manuel Fernan

O Manuel Fernandes era para ir ao Mundial com Scolaria? humm...

re:

e parece que os jornais desportivos estavam convictos disso também:

Bruno Vale-5
Nélson-5
José Castro-6
Rolando-4
Nuno Morais-6
Raul Meireles-4
Manuel Fernandes-4
João Moutinho-4
Nani-6
Hugo Almeida-5
Quaresma-5

(dados do jornal Abola)

Alterações na equipa

Para hoje eu faria algumas alterações na equipa, que seria:

Bruno Vale
Filipe Oliveira
Semedo
Zé Castro
Nélson
Custódio
João Moutinho
Quaresma
Nani
Varela
Hugo Almeida

Scolari

e espero que com o avançar do tempo tenha sempre mais razao

Agostinho Oliveira

Não foi este senhor que nos fez passar por uma triste figura nos Jogos Olimpicos e agora no Europeu de Sub21 vai nos continuar a deixar ficar mal, para quando um treinador á altura, não chega já de tanta incompetencia demonstrada?

Re: Agostinho Oliveira

O treinador nos Jogos Olímpicos era o José Romão.

Jogadores desiludidos

Eh o unico que posso apontar. Ja que Quaresma e Moutinho principalmente estariam a pensar ir ha Alemanha. Agora o melhor eh unirem-se e dignificarem a camisola que vestem, porque se fizerem um bom Europeu tambem seram reconhecidos e vistos por outros treinadores. Vamos la eh ganhar

Pois é

Afinal se vê que aquilo que se passou na Coreia, aonde também foram todas as vedetas em forma, as escolhas "tão óbvias", "incontestáveis" e "consensuais" são é equipas feitas á medida de uma imprensa que exagera, empola os jogadores, de dirigentes que lá querem por jogadores para se valorizarem. São equipas onde chegam a passar 60 jogadores cada ano como no Brasil. Depois não há consistência, só há vaidade, egoísmo e sede de vedetismo. E depois degenera nas "Coreias". Daí eu apoiar o Scolari. Ele criou uma equipa não um conjunto de vedetas que se espeta sempre nos momentos mais altos. Cumps.

Eu fiquei com a certeza

Que a equipa Francesa , joga muito bem , com média de qualidade alta: qualidade de passe, colocação em campo, entre ajuda , condição física . Enquanto equipa : linhas juntas, pressing a todo o campo , maio campo mais robusto , conhecedora da equipa Lusa e seus elementos , ou seja, um bom trabalho de casa ! Porque não enaltecer o adversário , que não procurar só os erros na equipa que perde ?

De certo modo...

Tens razão! Mas vou esperar pelo início do Mundial para tirar conclusões mais acertadas.

Se por um lado já conseguimos ver que uma equipa montada por individualidades não se bate de igual modo com uma equipa sólida, talvez com menos talento individual, mas com uma estrutura táctica bem montada e um entrosamento assinalável para uma equipa bastante jovem, resta-nos observar a "táctica" de Scolari.

Será que uma equipa que já joga junta há quase 4 anos, apesar da baixa de forma de algumns elementos, consegue ter melhor performance que uma equipa feita à última da hora? Não sei, mas sei perfeitamente que a primeira não resulta. A segunda já deu os seus frutos no Euro2004, pode ser que resulte também no Mundial(com muita pena dos críticos, dos velhos do Restelo e dos odiosos).

se Portugal ganhar hoje

já ninguém se lembra disso!