Quanto tempo demorou este título? Mais de 94 anos | Relvado

Quanto tempo demorou este título? Mais de 94 anos

Resumo resumido do percurso da principal seleção portuguesa de futebol.
 
Eusébio durante o Portugal-Coreia no Mundial 1966
FPF

Desde o dia 18 de dezembro de 1921 até 10 de julho de 2016 passou muito tempo. Mais de 94 anos. Mas foi preciso esperar quase um século para ver Portugal conquistar um grande torneio internacional de futebol, entre as seleções principais, desde o seu primeiro jogo.

Esse primeiro compromisso, obviamente amigável, aconteceu em Madrid, onde a Espanha venceu por 3-1. Decorria o tal ano 1921. Quatro anos depois a primeira vitória, novamente num particular, diante da Itália por 1-0.

Portugal andou a colecionar derrotas em jogos oficiais - que só havia de quatro em quatro anos, nas qualificações para os Mundiais. Só na qualificação para o Mundial 1958 chegou o primeiro triunfo oficial, novamente diante da Itália, mas por 3-0.

Depois veio a estreia em grandes competições, o Mundial 1966; e logo com um terceiro lugar. Quase duas décadas mais tarde o primeiro Europeu, em 1984, e novo terceiro posto. A partir de 1996 nunca mais falhámos a fase final de um Europeu. E desde 2002 estivemos sempre na fase final dos Mundiais.

Até que, depois de centenas de compromissos ao longo destes 94 anos, surge o título mais mediático do futebol português, o topo dos topos no futebol europeu entre seleções: a conquista do Campeonato da Europa.

Seleção:

Comentários