Portugal redime-se e vence Bélgica por 2-1 | Relvado

Portugal redime-se e vence Bélgica por 2-1

Nani e Cristiano Ronaldo marcaram os golos da equipa portuguesa em Leiria.
 
Cristiano Ronaldo festeja na Seleção

Portugal venceu esta terça-feira a Bélgica, por 2-1, no regresso a Leiria, quatro dias depois de ter perdido com a Bulgária por 1-0. Desta vez, a equipa nacional deixou uma imagem muito mais sólida, em especial na primeira parte.

Fernando Santos, que aproveitou os dois jogos de preparação para testar várias soluções, terá ficado satisfeito com o que viu nos 45 minutos iniciais. Portugal chegou ao intervalo a vencer por 2-0 e, não fosse o soberbo Courtois, o resultado poderia ser ainda mais dilatado.

Mais do que o resultado, no entanto, ficou na retina a exibição personalizada da equipa hoje vestida de verde, muito mais consentânea com o seu valor. Portugal, já se sabe, gosta de jogar frente a equipas fortes, que não se remetem à defensiva e que abrem espaços para o contra-ataque. Foi o que aconteceu. Os belgas, líderes do ranking da FIFA, quiseram desde o início ter a bola e comandar o jogo, uma situação bem aproveitada pelos portugueses, que causavam muito perigo em jogadas rápidas.

João Mário e Adrian, na mesma jogada, aos 10 minutos, puseram à prova a grande qualidade de Courtois. Três minutos depois, Nani e Cristiano, em lances sucessivos, também obrigaram o guardião do Chelsea a brilhar. A Bélgica jogava e Portugal criava situações, pelo que se adivinhava o golo. Este surgiu aos 20 minutos. André Gomes viu Nani isolado, colocou-lhe a bola à frente e o extremo do Fenerbahçe fez o primeiro com grande calma.

O jogo acalmou um pouco mas o público voltou a festejar antes do intervalo. João Mário assistiu Cristiano Ronaldo aos 40 minutos, para o capitão voltar a marcar pela Seleção, algo que não acontecia desde junho passado.

A segunda parte foi pior. Fernando Santos tirou João Mário (um dos melhores) e Adrien ao intervalo, para ver em ação Bernardo Silva e Renato Sanches, mas a troca não beneficiou a Seleção. O avançado do Monaco teve pouca bola e o médio benfiquista jogou de forma algo tímida. Como consequência, os contra-ataques deixaram de sair com a mesma facilidade.

À hora de jogo, o selecionador deu descanso a Cristiano Ronaldo e a Nani, autores dos dois golos, e pôs em campo Quaresma e Éder. Se a equipa tinha piorado, quase acabou aqui.

Aproveitou a Bélgica para se chegar mais à frente e reduzir, aos 62 minutos. Jordan Lukaku cruzou para o remate certeiro do irmão Romelu.

Até final, ainda houve oportunidade para ver em ação uma estratégia com um duplo pivot defensivo no meio-campo, constituído por Danilo (muito bem durante todo o jogo) e William Carvalho. E deu também para Quaresma falhar um golo que parecia fácil – preferiu tentar uma trivela em vez de rematar de forma simples…

Equipas:

Portugal – Rui Patrício; Cédric, José Fonte, Pepe e Raphael Guerreiro; Danilo (Danny, 87’), Adrien (Renato Sanches, 46’), André Gomes (William Carvalho, 74’) e João Mário (Bernardo Silva, 46’); Nani (Éder, 61’) e Cristiano Ronaldo (Quaresma, 61’).
Suplentes: Anthony Lopes, Eduardo, Bruno Alves, Eliseu, Ricardo Carvalho, Bernardo Silva, Danny, Rafa, Renato Sanches, Vieirinha, William Carvalho, Éder e Quaresma.

Bélgica - Courtois; Gillet (Jordan Lukaku, 59’), Denayer (Boyata, 86’), Lombaerts e Vermaelen ; Witsel, Nainggolan e Fellaini (Dembélé, 80’); Mertens (Batshuayi, 67’), Chadli e Romelu Lukaku.
Suplentes: Mignolet, Jean-François Gillet, Boyata, Jordan Lukaku, Batshuayi, Mirallas, Engels, Dembélé e Thorgan Hazard.

Seleção:

Comentários