Ouro vezes quatro, domingo histórico | Relvado

Ouro vezes quatro, domingo histórico

Futebol, ciclismo e sobretudo atletismo. Dia que ficará na história do desporto português.
 
Patrícia Mamona nos Europeus de Atletismo de 2012
Ian Walton/Getty Images

Sim, o país acordou e ainda assinala o dia de festa que aconteceu ontem, com o triunfo de Portugal no Europeu de futebol. Mas também no atletismo e no ciclismo, atletas portugueses conseguiram feitos assinaláveis.

A manhã começou logo com três medalhas no Europeu de atletismo, duas delas de ouro. Na meia-maratona feminina Sara Moreira foi campeã europeia e Jéssica Augusto conseguiu o terceiro lugar. Ouro e bronze individuais, título por equipas, já que Dulce Félix foi 12.ª e fechou muito bem a participação portuguesa.

À tarde mais duas medalhas em Amesterdão. Destaque para Patrícia Mamona, campeã europeia no triplo salto, ao estabelecer um novo recorde nacional: 14,58 metros.

À mesma hora decorreu a final masculina do lançamento do peso e aí a medalha de bronze foi para Tsanko Arnaudov, que com 20,59 metros (a sua melhor marca do ano) conseguiu a terceira posição.

Ou seja: no mesmo dia, Portugal conseguiu três medalhas de ouro - a vitória por equipas na meia-maratona também conta - e duas medalhas de bronze. Cinco medalhas portuguesas num dia, nos Europeus de atletismo. Alguém se lembra de um registo destes?

Portugal ficou assim no sétimo lugar final na tabela de medalhas, com sete: três de ouro, uma de prata e duas de bronze.

E se houvesse medalhas por cada etapa da Volta a França em bicicleta, Rui Costa ficaria com a prata, ao ter sido segundo classificado na "etapa rainha" - e com tempestade pelo meio.

Ouro no atletismo (a triplicar), ouro no futebol, bronze no atletismo (a dobrar) e um guerreiro no ciclismo.

Tudo Portugal. Tudo no mesmo dia: domingo, 10 de julho de 2016.

Seleção:

Comentários