Gozem agora: Éder marcou e Portugal é campeão europeu! | Relvado

Gozem agora: Éder marcou e Portugal é campeão europeu!

Primeiro grande título nos seniores, na história do nosso futebol. França e Ronaldo choram.
 
Portugal campeão da Europa em 2016
FPF

Aos 91 minutos a França acertou no poste

Portugal campeão europeu de futebol.

Muitos portugueses pensavam que nunca leriam esta frase, no que diz respeito à seleção principal masculina. Podem ler hoje, domingo, 10 de julho de 2016.

Na final no Estádio de França, e logo contra a seleção anfitriã, Portugal ganhou por 1-0. O golo só apareceu no prolongamento, só chegou pelo pé do "patinho feio" do conjunto luso, mas valeu.

Portugal é campeão europeu de futebol. Já escrevemos isso hoje?

Lesão - Parece engano mas a palavra que se salientou na primeira parte de uma final de um campeonato europeu foi "lesão". Cristiano Ronaldo lesionou-se, logo aos sete minutos, devido a uma entrada de Payet sobre o joelho - nem foi amarelo, nem foi falta sequer. Foi assistido, saiu, voltou ao jogo, caiu, chorou, foi assistido outra vez, colocaram uma ligadura no seu joelho, voltou outra vez, caiu, chorou. E não voltou. Saiu aos 24 minutos.

Final típica - Quanto ao restante da primeira parte, muita luta, muita cautela, muita disputa física e pouco espetáculo. Como se esperava, numa final. Portugal teve mais dificuldades para construir jogo ofensivo do que a França. Os franceses tinham maior discernimento, mandaram no meio-campo, com Sissoko em destaque, e ameaçaram mais. Portugal, mais recuado e aparentemente mais desorientado desde que o capitão saiu, falhou vários passes mas, como o habitual, defendeu bem e segurou 0-0 até ao intervalo. Griezmann e Sissoko tentaram mas encontraram um obstáculo, que vai ser mencionado mais à frente neste artigo. Quando ao ataque português, só Nani teve espaço logo aos três minutos; atirou torto, por cima.

Nervosismo, mas toca a segurar - Mais jogo nervoso e fechado depois do descanso, mas novamente os franceses atacaram mais e melhor; Sissoko e Griezmann voltaram a ser rostos dessas ameaças, embora sem pontaria. Entretanto, Umtiti pisou duas vezes portugueses - não viu amarelo. Payet foi substituído - grande assobiadela, por causa da lesão que causou em Ronaldo.

Dois dos momentos do jogo - O primeiro: aos 78 minutos a mudança no ataque português aconteceu quando Renato saiu e Éder entrou. Mais bola pelo ar mas mais vitórias no jogo aéreo. Na primeira jogada que contou com a participação de Éder (ganhou nas alturas, pois), Nani e Quaresma, este de bicicleta, quase marcaram; Lloris evitou o golo nos dois momentos. O segundo momento: aos 91 minutos, já depois do tal obstáculo - já vamos lá - ter aparecido em frente a Giroud e Sissoko, Gignac arranjou espaço na área, falhou um pouco o remate mas acertou no poste, e na parte interior; a bola quase sobrou para Griezmann; não sobrou; a França não marcou nos descontos e houve prolongamento.

O que era o obstáculo? - O obstáculo tem dois nomes: Rui e Patrício. Rui Patrício fez duas enormes defesas ao longo do primeiro tempo, em frente a Griezmann e Sissoko, e na segunda parte parou o isolado Giroud e também evitou o golo de Sissoko. A UEFA nomeou Pepe como o homem do jogo; nós escolhemos Rui Patrício, num encontro em que a França teve mais e as melhores oportunidades para marcar. Não foi obrigado a intervir muitas vezes mas foi decisivo para o resultado. Bom, ele e o poste. Há mérito de Patrício nas defesas que fez, há mérito Portugal na organização defensiva que todos conhecem, mas, admitimos, houve sorte naquele remate de Gignac ao poste. Teria definido o campeão europeu. E Portugal não teria sido esse campeão.

Éder não sabe marcar? Parece que sabe - No prolongamento ficou a sensação de que a França "rebentou". Não é que os portugueses estivessem fresquíssimos, mas os franceses deixaram de correr e de pressionar como antes. Nem Sissoko, que parecia estar em todo o lado. E Portugal subiu. Houve maior controlo da posse de bola e, na frente, Guerreiro atirou ao ferro num livre (nem era falta, foi Éder a tocar na bola com o braço). E Éder estava em todas. Tinha ameaçado de cabeça num canto, para defesa apertada de Lloris.

Aos 108 minutos e 24 segundos, sequência de passes do lado esquerdo, de William para Quaresma, de Quaresma para Moutinho e assistência de Moutinho para Éder. O avançado aguentou a pressão de Koscielny, tirou-o do caminho, correu para o meio e, de longe, atirou rasteiro para o canto. Golo! Sim, Éder marcou. E um belo golo. De repente o avançado deixou de ser motivo de chacota entre os adeptos e, não esqueçamos, também entre a comunicação social. Este Éder é aquele jogador que só estorvava, que nem merecia ser convocado para a seleção portuguesa, que precisou de muitos jogos para marcar um golo e um ponta-de-lança que até hoje só tinha apontado três golos em quase três dezenas de encontros. Aliás, logo após a final, a Eurosport britânica descreveu Éder como "o flop do Swansea" e como o "herói improvável". E foi. O futebolista nascido na Guiné-Bissau é herói no desporto português. Para hoje e para sempre. Portugal ganhou por 1-0.

Chorem, chorem - 12 anos depois da final na Luz, Cristiano voltou a chorar, mas desta vez por dois motivos distintos de 2004: primeiro quando se lesionou e viu que não ia jogar esta final (quase nem tocou na bola, hoje) e mais tarde, quando o jogo acabou. Houve lágrimas noutros jogadores, claro, noutros responsáveis. O Europeu 2016, em França, teve a França na final. Mas teve Portugal a levantar o troféu. O nosso primeiro troféu entre os maiores do futebol.

Os nomes - Foram titulares na final do Europeu 2016: Rui Patrício, Cédric Soares, Pepe, José Fonte, Raphaël Guerreiro, Renato Sanches, William Carvalho, Adrien Silva, João Mário, Nani e Cristiano Ronaldo. Jogaram também: Ricardo Quaresma, João Moutinho e Éder. Não jogaram mas vão ficar na história: Eduardo, Anthony Lopes, Vieirinha, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Eliseu, Danilo, André Gomes e Rafa. O selecionador foi Fernando Santos, "o engenheiro do Europeu".

Portugal é campeão europeu de futebol. Já escrevemos isso neste artigo?

P.S.: Houve atraso na publicação deste artigo? Houve. Primeiro foi preciso arranjar inspiração e concentração, já depois dos festejos.

Seleção:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

AHAHA NEM HÁ COMENTÁRIOS QUASE! LIGO A FUTEBOL HÁ 3 ANOS E JÁ VI

PORTUGAL CAMPEÃO EUROPEU, BENFICA A GANHAR 3 TÍTULOS DE CAMPEÃO, UM TRIPLETE INÉDITO, 4 TÍTULOS NUM ANO (ÚNICO CLUBE PORTUGUÊS A TER CONQUISTADO TODAS AS PROVAS NACIONAIS E AINDA POR CIMA NUM ANO), 6 COMPETIÇÕES CONSECUTIVAS (OUTRO FEITO) E 8 TÍTULOS NO TOTAL E NUNCA VI O PORCO OU O ZMERDING SAGRAREM-SE CAMPEÕES E O PORCO GANHAR UM TÍTULO! AHAHAH NEM SEQUER ERA NASCIDO QUANDO O ZMERDING FOI CAMPEÃO EM 2002 NEM QUANDO O PORCO VENCEU A TAÇA UEFA EM 2003 E A CHAMPIONS EM 2004! LOOOOOL

AHAHAHAHAH COMPLETAMENTE SURREAL!

GANHARMOS SEM O PENALDO EM CAMPO, EM PARIS, CONTRA A FRANÇA E COM UM GOLO DO ÉDER! AHAHAHAHH

Estava anunciado

Era 0133 jogo de CR7 dá 1+3+3= 7 =nº de C. Ronaldo, o jogo foi dia 10 do mês 7 traduzindo para a cabala nª7= CR7 e SOMOS O 10 PAÍS A GANHAR O Europeu. Fora isso quando lesionam CR7 não sei se repararam a borboleta á volta do CR7 e algumas nas costas de F. Santos- Borboletas é sinónimo de bem- aventurança .
Para alem disso tudo, este era o Europeu para matar o borrego Itália---» Esp. ; Alem. ---» Itália; França---» Alem., só podia ser Portugal---» França. É QUE FOI SEGUIDINHO COMO ESTÁ AQUI ESCRITO !!
Portanto PARABÉNS Portugal.