Foi uma trapalhada mas valeu: Portugal continua no Euro | Relvado

Foi uma trapalhada mas valeu: Portugal continua no Euro

Quaresma marcou aos 117 minutos e afastou a Croácia do Europeu.
 
Portugal vs Noruega: nasceram em Portugal - Ricardo Quaresma (Lisboa)
fpf.pt

O jogo foi aborrecido, pobre tecnicamente, espetáculo fraco para os espectadores. Mas quase ninguém se vai lembrar disso: os croatas vão lembrar-se da derrota amarga, os portugueses recordarão a cabeça valiosa de Quaresma. Portugal derrotou a Croácia por 1-0 neste sábado e vai estar nos quartos-de-final do Europeu 2016.

Não foi surpresa ver o ritmo e a tendência da primeira parte: duas seleções que, taticamente, sabem o que fazem e que também sabiam que quem perdesse seguiria para casa. Abundou a marcação certeira ao adversário, faltaram espaços; abundou a bola na zona do meio-campo, faltaram oportunidades de golo. Nos primeiros instantes ainda houve ligeira ascendência croata mas, com o passar do tempo, os portugueses foram subindo. Só se viram duas exceções, no que diz respeito a situações perigosas: cabeça de Pepe, por cima; Perišić a rematar ao lado.

O risco a correr por parte dos dois lados continuou a ser reduzido após o intervalo. Já com Renato Sanches em campo, uma bela combinação lusa poderia (deveria) ter originado golo - Renato atirou torto e fraco. Logo a seguir a Croácia respondeu, num livre: Vida, sem pressão, rematou de cabeça ao lado. Portugal foi agitando a defesa adversária. Mas golos, ou momentos em que o golo esteve perto... Nada. Entretanto ficou uma grande penalidade por marcar, numa falta clara sobre Nani não assinalada. De resto, 0-0 justificado, prolongamento.

Até aos 115 minutos, para não variar jogo fechado. Nessa fase a Croácia esteve muito perto do golo em duas jogadas e até acertou no poste. A seguir... golo de Portugal. Contra-ataque, Renato demorou a passar mas ainda deixou bem em Nani, Nani falhou completamente o remate, a bola sobrou para Ronaldo, Ronaldo atirou na direção do guarda-redes e na recarga Quaresma marcou de cabeça, com baliza aberta. Uma trapalhada. Mas foi golo. Obviamente a Croácia reagiu e aos 121 minutos Vida rematou com a bola a rasar ao poste. Sorte. Mas vale.

Portugal-Polónia na próxima quinta-feira.

Seleção:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O RENATO SANCHES QUE OS DRAGARTOS DIZEM SER FLOP

INCLUSIVE O YUKICÃO FOI CONSIDERADO O HOMEM DO JOGO PELA UEFA! CHUPEM!

portugal jogou para nao

portugal jogou para nao perder e acabou por ter a sorte, a estrela que o acompanha desde o primeiro jogo. Foi muito mau, sem arte nem engenho a selecao nao jogou futebol. Melhorou com o renato sanches, parece que é o unico que consegue agitar o jogo, nem o ronaldo tem agitado tanto quanto se esperava, o miudo esta de parabens, foi o melhor e levou a equipa as costas, o golo espelha isso.
Sem jogar um peido arriscamos a chegar á final.. ha com cada coisa.