Façam o favor de continuar a empatar | Relvado

Façam o favor de continuar a empatar

Quaresma novamente herói, ao lado de Rui Patrício. Portugal nas meias-finais do Euro 2016.
 
Portugal celebra golo de Renato no Europeu 2016
FPF

Mais um empate, mais uma vitória. Quinto jogo, quinta igualdade nos 90 minutos, desta vez até nos 120. Portugal levou a melhor sobre a Polónia nas grandes penalidades (5-3) depois de um empate a uma bola com a Polónia. E assim está nas meias-finais do Europeu 2016, em França.

Jogo, golo - O marcador registou 0-0 durante pouco tempo. Ao segundo minuto, Cédric falhou um corte, a jogada seguiu e terminou com golo de Lewandowski. Talvez por causa deste golo, ou talvez não, a seleção portuguesa andou perdida durante quase toda a primeira parte. Os médios estavam lentos, não encontravam espaços e falhavam muitos passes. Ronaldo não tinha a bola, Nani era quase uma nulidade. O primeiro remate português aconteceu só aos 28 minutos - um passe de Ronaldo para Fabianski. De resto, quando os lusos se lembravam de rematar, era quando tinham um polaco pela frente.

Renato acordou - Portugal tinha a bola, Polónia tinha o perigo. Os polacos andaram a ensinar como atacar rapidamente e com maior precisão. Em poucos segundos, dois ou três toques, colocavam a bola perto da área e rematavam, embora sem ameaças consideráveis para Rui Patrício. Até que, na primeira boa combinação ofensiva lusa, golo: assistência de Nani, remate de Renato de fora da área, desvio num polaco e 1-1 ao intervalo.

Mais um penálti? - Antes do golo ficou, mais uma vez, uma grande penalidade por assinalar a favor de Portugal nesta prova. Carga pelas costas sobre Ronaldo, falta clara, mas o árbitro Felix Byrch entendeu que não se passou nada. Viu mal.

Ronaldo poderia ter feito mais - O que Portugal fez na primeira parte, imitou a Polónia na fase inicial do segundo tempo. Mais bola mas mais erros. Alguma desorientação e os portugueses, que facilmente recuperavam o esférico, poderiam ter aproveitado mais; mas quando o espaço surgiu, duas vezes, nesses dois contra-ataques Ronaldo esteve mal no momento de rematar. Ou atirou à malha lateral, ou nem acertou na bola. Mais tarde foi Cédric, a rasar o poste (seria grande golo). Do outro lado Patrício também teve de estar atento, perante Lewandowski e Milik, que estiveram perto do golo.

Ronaldo deveria ter feito mais - A partida teve esta fase de maior abertura e algumas situações de perigo (relativo); depois acalmou. O tempo foi passando e ninguém queria falhar e arriscar a eliminação. Só num canto, Fonte ameaçou de cabeça. À figura. E quase apareceu um autogolo. A cinco minutos do final, eis que aparece um português isolado em frente a Fabianski; mas esse português era Ronaldo - mais uma falha do capitão, nem acertou na bola após belo passe de Moutinho. A Polónia, na última meia hora, quase nem atacou. E segurou a igualdade, que originou prolongamento.

É agora? - Os 30 minutos extra começam, Ronaldo está junto à baliza. É agora? Nada, falhou o desvio. Quarta falha grave do avançado. Num período morto Nani ainda tentou agitar duas vezes o ataque luso, ambas sem sucesso. Na segunda parte do prolongamento, o momento de maior correria foi quando um adepto invasor apareceu no relvado.

Quaresma, outra vez - Nas grandes penalidades houve o acerto português que não tem havido no resto. Ninguém falhou. Rui Patrício defendeu a quarta tentativa polaca, de Blaszczykowsky, e logo a seguir Quaresma não tremeu e colocou Portugal nos quatro melhores de um campeonato da Europa, pela quinta vez.

Seleção:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

FODA-SE,

MAIS 1 JOGO EM QUE NÃO JOGÁMOS NADA E NÃO GANHÁMOS NOS 90 MINUTOS MAS PASSÁMOS NOS PENÁLTIS! SERÁ QUE O PAIO NÃO ACABA? LOOOL ALGUÉM VIU O FLOP DO GAYNALDO MAIS UMA VEZ? O QUE SERÁ QUE OS DRAGARTOS TÊM A DIZER AGORA DO RENATO SANCHES? COM QUE ENTÃO ERA UM FLOP! INCHEM!!