Éder já é "Dom Éder" lá fora | Relvado

Éder já é "Dom Éder" lá fora

Avançado pouco conhecido no mundo do futebol é agora uma estrela.
 
Éder com taça do Europeu 2016
FPF

Éder era um nome pouco conhecido, muito pouco conhecido, fora de Portugal e de França. Apesar da sua passagem pela Premier League. Hoje é uma "estrela" do futebol europeu.

O internacional português, que nasceu na Guiné-Bissau, destacou-se ao serviço da Académica, depois foi protagonista de uma polémica, desapareceu, deixou de jogar, enquanto alegadamente estava praticamente a assinar por um "grande". Foi parar a Braga e esteve bem lá.

No entanto, apesar dos vários golos que marcou pelo Sporting de Braga, que coincidiram com a sua estreia na seleção portuguesa, muitos adeptos e especialistas criticaram ao longo de meses, ou anos, a presença do avançado entre os eleitos. Porque atrapalhava, porque trazia pouco ou nada à equipa, porque precisou de muitos jogos para apontar um golo, sendo ponta-de-lança.

Há um ano mudou-se para a Premier League. Vários jogos pelo Swansea City, zero golos. A meio da época foi cedido ao Lille e os seis golos e quatro assistências pelo emblema francês colocaram-no no Europeu. Depois... é o que se sabe.

Éderzito António Macedo Lopes. Um desconhecido para a grande maioria das pessoas já recebe hoje o apelido "Dom Éder", na imprensa internacional.

"Não tenho que provar nada a ninguém", comentou, já em França, o herói da final do Europeu 2016.

E recordemos: antes da final deste domingo, Éder só tinha estado em campo durante uma dezena de minutos em todo o torneio...

Seleção:

Comentários