Dia de recorde não é dia de Ronaldo (0-0) | Relvado

Dia de recorde não é dia de Ronaldo (0-0)

Portugal empatou outra vez. Capitão falhou penálti e foi o pior no ataque luso.
 
Seleção no Euro 2016, mais minutos: 01. Cristiano Ronaldo - 4293 minutos
FPF

Dois jogos, dois empates. Portugal voltou a registar uma igualdade na fase final do Europeu 2016, desta vez sem golos diante da Áustria. A partir do dia 18 de junho de 2016, Cristiano Ronaldo passa a ser o futebolista português com mais jogos (128) pela seleção nacional mas este mesmo dia fica marcado por uma exibição negativa do capitão, que inclusive desperdiçou uma grande penalidade.

Mandar sem marcar - Portugal poderia estar a perder logo aos dois minutos: na cara de Rui Patrício, Harnik falhou incrivelmente. A partir daí assistiu-se a praticamente uma avalanche ofensiva portuguesa. O primeiro foi Nani, depois William. Uma bela combinação, a melhor da primeira parte, entre Guerreiro e Nani merecia golo de Ronaldo - o madeirense não acertou na baliza, por pouco. Nani acertou no poste, Ronaldo rematou à figura. Portugal jogou bem, foi veloz, dominou, criou boas combinações ofensivas (embora Ronaldo participasse pouco, ou mal); faltou o golo e, na verdade, faltou alguma sorte. Só aos 40 minutos a Áustria voltou a aparecer no ataque: perigo criado por Alaba, Vieirinha salvou muito perto da linha de golo.

É desta? É desta? Não, Ronaldo não - A segunda parte abriu como a primeira: segundo minuto, Ilsanker remata, grande defesa de Rui Patrício. Mais tarde, no espaço de um minuto, um "tiro" e um cabeceamento de Ronaldo à figura. Nada feito, outra vez. Ronaldo, vai ser de livre? Por cima. Então vai ser de grande penalidade, por falta sobre o próprio Ronaldo? Não, ao poste. O capitão não esteve bem. Pode dizer-se que apareceu várias vezes em situações de golo, sendo bem servido; mas falhou em todas. E interveio pouco no jogo, não correu como os colegas, falhou passes, perdeu a bola várias vezes. O pior do ataque luso, sobretudo na primeira parte. Na única vez em que marcou... estava fora-de-jogo, já perto do final.

Hungria decisiva - E o jogo acabou sem golos. Com 23-3 em remates, com o guarda-redes Robert Almer como figura da seleção austríaca, com pouco para contar do ataque austríaco. Mas sem golos. Portugal tem dois pontos e, caso não vença a Hungria na última jornada do Grupo F, pode voltar a casa já na próxima quarta-feira. A Hungria lidera o grupo com quatro pontos, depois do empate (1-1) frente à Islândia, que também soma dois pontos.

Expulsão esquecida - Poderia nem alterar o rumo do encontro mas a Áustria deveria ter jogado com 10 elementos na última meia hora. Em poucos minutos, Baumgartlinger andou literalmente a pisar João Moutinho. Pisou duas vezes o médio português, acertando em cheio no seu pé, e incompreensivelmente não viu nem o cartão amarelo, em nenhum desses momentos.

Seleção:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ronaldo, o pior no ataque... injusto

Ontem tive um olho no jogo na TV e outro no twitter, a ver os comentarios que nao paravam acerca do Ronaldo que supostamente nao sabe marcar livres, e como o guarda redes austriaco estava a defender tudo e mais alguma coisa.

Achei que a nossa seleccao nao jogou de forma diferente do que o meu avo (1904-1989) comentava: tudo bem ate ao meio campo, muitos passes para o lado mas pouca capacidade de concretizar ou de avancar do meio campo em diante.

A situacao mudou nos ultimos 30 anos, todas as equipas sao melhores e o jogo e 100% profissional, mas as dificuldades antigas da nossa seleccao sao apenas mitigadas por termos jogadores de altissimo nivel, como Ronaldo, Quaresma, Moutinho, Nani.
A bola circula bem, o ritmo e elevado, mas o campo e "menos povoado" a medida que a bola avanca e os cuidados defensivos se tornam prioritarios para todos menos aqueles 3 ou 4 que estao no ultimo 1/3 do campo. Contando o jogo com a Islandia e com a Austria, Portugal tem imensas oportunidades de remate, imensas tentativas, com pe e cabeca mas apenas 1 golito. Nao ha jogadas daquelas em que bastou o ponta de lanca encostar para golo, nao ha jogadas em que ha um avancado isolado para marcar. Tudo e mais dificil com adversarios relativa mas nao absolutamente fracos. Tudo e mais dificil quando ha fraco apoio dos jogadores que vem de tras.

Entre o primeiro e o segundo jogo, gostei de ver a maneira como ha mais jogadores capazes de conduzir a bola, em vez de jogarem ao primeiro e segundo toque - nao por falta de habildiade, mas por uma decisao consciente ou um medo constante de perder a bola. Gostei de ver como o William conseguiu trabalhar mais do que o Danilo. Nao se trata de demerito do ultimo, mas merito de William em como conseguiu defender E conduzir o jogo para diante. Foi frustracao minha ver 2 centrais sem nada para fazer, mais um medio defensivo a jogar tao atras, contra uns islandeses que nao queriam em teriam capacidade de nos ameacar.

Ontem vi um jogo com muitos remates, muitos ataques, mas poucas oportunidades para fazer a vida facil para o nosso ultimo atacante. Os nossos cantos sao inofensivos, os nossos livres foram pouco variados. O Ronaldo trabalha imenso, foi infeliz no penalty, mas tem um coracao enorme e uma confianca tal que continua a tentar, a tentar, a tentar mesmo quando toda a atencao recai sobre ele, mesmo quando o jogo e dificil e o peso da responsabilidade lhe cai 100% sobre os ombros. Com tantos remates, o mais normal e que eles comecem a entrar.

O 3o jogo e uma final, mas espero que o Enginheiro tenha coragem de fazer pequenas mudancas. Nao porque a equipa esteja mal, mas porque o cansaco vai fazer-se sentir. Interessa rodar o Nani/Quaresma/Ronaldo para que nao tenham 270 minutos nas pernas antes dos 8os. Nao me passa pela cabeca que o Ronaldo fique no banco, mas importa muito que o jogo esteja ganho aos 60 minutos para que ele possa descansar. O Eder pode nao ser um ponta de lanca de classe mundial, mas acho que e tempo de a equipa jogar com um ponta de lanca fixo, apoiado e servido por Moutinho, J Mario, Ronaldo, Quaresma e William. O Nani pode ser um substituto de altissimo impacto, era ele que eu sacrificava no 11 e era ele que entrava quando o capitao estivesse pronto para ser rendido, ja depois do seu hat trick.

E

A VERGONHA CONTINUA!!! A SELECÇÃO E O GAYNALDO NÃO JOGAM UM CUU! ESTE FLOP QUE DIZEM SER O MELHOR JOGADOR DO MUNDO E O MELHOR JOGADOR TUGA DE SEMPRE QUE SÓ MARCA DE PENALDO E NA MAMA DESTA VEZ NEM DE PENALDO MARCOU!!! QUE VERGONHA EMPATAR COM A ISLÂNDIA E A ÁUSTRIA!!! E OS PAINELEIROS AINDA DIZIAM QUE ESTÁVAMOS NUMA SEGUNDA LINHA DE CANDIDATOS A PAR DA ITÁLIA, INGLATERRA E BÉLGICA!!! EU BEM DISSE QUE COM JOGADORES FORMADOS NO ZMERDING PERDEDORES NÃO ÍAMOS LÁ! ESTE BOI NEM SEQUER PÔS O RENATO SANCHES EM CAMPO!!! TIVERAM BOAS OPORTUNIDADES MAS NEM 1 GOLO! SÃO MISERÁVEIS!!! FORAM PARA LÁ PARA ENVERGONHAR OS EMIGRANTES!!! OS PAINELEIROS DIZEM QUE PODÍAMOS IR LONGE E VAI-SE A VER E FICAMOS PELA FASE DE GRUPOS!!! LOOOOOL