Vieira ‘impõe’... Vieira, ao fim de 10 anos | Relvado
Lead: 

Insólito: ouve-se Luís Filipe Vieira e colhe-se a sensação de que precisou de 10 anos para se afi

Ouve-se Luís Filipe Vieira (LFV) a fazer o rescaldo da época desportiva e fica-se com a ideia de que o Benfica, ao fim de 10 anos, vai encetar, finalmente, um regime puramente presidencialista.

Quer dizer: ouve-se LFV e a sensação que se colhe é que o presidente do Benfica não se importa de passar a mensagem de não ter exercido, na plenitude, o seu poder.

Quase a confissão inusitada e até insólita de LFV ‘confessar’ não ter sido, até agora, ‘o’ presidente do Benfica. Porque ser presidente de um clube da dimensão do Benfica pressupõe não ser ultrapassado por ‘decisões laterais’.

Parece claro na cabeça de Vieira que as ideias e as opções do treinador e de outros directores, designadamente na área do futebol, jamais poderão pesar mais, doravante, do que a sua capacidade de decidir.

Já passaram pelo 'vieirismo' treinadores mais ou menos carismáticos e um director (José Veiga) que reduziu o espaço de manobra do presidente.

Não deixa de ser surpreendente e, até, um pouco anacrónico. Mais do que ter ‘imposto’ Jorge Jesus como treinador, Vieira ‘impôs’... Vieira. Com um discurso humilde e apaziguador.

Parece pouco.

Mesmo contando com as ilações tiradas pelos diversos responsáveis pelos erros cometidos ao longo de 2010-11 (para não serem repetidos), não é crível que as mudanças a implementar no Benfica, imperativas, passem apenas pela alteração da natureza da liderança de Luís Filipe Vieira.

Não basta. LFV sabe disso e deixou pistas de que haverá ajustamentos na estrutura.

Vamos, pois, perceber qual vai ser o novo papel atribuído a Rui Costa, cujas funções já se achavam bastante esvaziadas.

O presidente do Benfica reconheceu, sem sofismas, as insuficiências do plantel. É estranho que, ao fim de 10 anos, o Benfica ainda tenha dúvida sobre a forma como abordar o ‘mercado’. Sentir-se-á LFV, finalmente, em condições de assumir o pelouro das transferências? Uma coisa LFV parece ter prometido: uma relação mais próxima com o treinador Jorge Jesus.

Por quanto tempo? LFV dá tempo a Jorge Jesus porventura porque sabe que lhe pode conceder ainda algum tempo. Mas LFV sabe, igualmente, que tem eleições no final do próximo ano e precisa de recuperar o élan entretanto perdido.

Muitas alterações no plantel pressupõem tempo. Tempo para os jogadores que chegam. Tempo para o treinador que os recebe.

Parece óbvio que ficou muita coisa por dizer nesta entrevista.

Parece óbvio que a simplificação da mensagem de Vieira não corresponde à dimensão da tarefa que tem pela frente.

Não está ‘apenas’ em causa a próxima época. Está em causa o futuro do Benfica e a capacidade que o clube encarnado possa ter, ou não, para evitar cair em mais um ‘ciclo de jejum’, perante o cenário de imposição do FC Porto.

Vai ser interessante acompanhar este processo.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Rui Santos no Relvado 2 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

LFV.

'Com papas e bolos se enganam os tolos" velho ditado que o LFV aprendeu a manipular com mestria.
Candido na entrevista, "fazer" o mea culpa, na verdade, a pedir mais tempo, sabendo que esta epoca o seu espaco de manobra se viu reduzido, sente ameacada a sua monarquia e para a recuperar vai "chamar a si" mais controlo, por outras palavras " voces vao ver que comigo a tomar todas as decisoes agora e que vai ser"...

A ultima vez que sentiu ameacado foi pelo Veiga e nao descansou enquanto nao se desfez ele, desta vez nao chama a si o protagonismo, quer que ecreditemos que esta a chamar a si a responsablidade. Quer continuar com o seu "entrposto ' de jogadores, e mais uma vez vamos comecar a epoca com um plantel incompleto porque vamos a estar a espara de comprar em saldo um novo 'prodigio' e vem hoje, amanha e nunca, Sr LFv quando foi a ultima vez que a pre-epoca comecou e o nosso plantel estava completo? Pois e, estamos cansados de tanta estoria, como ja por aqui li " nao ha arbitro que pare uma grande equipa'..

Este Vieira ainda não perceberu nada!

Da pseudo-entrevista de Luís Filipe Vieira, combinada e encenada na Benfica TV, creio que resultam duas idéias fundamentais: a primeira é que as culpas principais da má época são da responsabilidade das más opções de Jorge Jesus que precisa que alguém 2tome conta dele"; a segunda é que ele Vieira vai assumir todas as decisões e assim o Benfica vai passar a ganhar coisa que ele não quer prometer!
Para além do que LFV disse, foram-se ouvindo alguns comentários que a decisão do Presidente do Benfica seria suportada pelo exemplo do FC Porto. Mas tudo isto mostra que Vieira não percebeu nada de nada! Não é possível, nestes tempos, o Presidente concentrar todas as decisões! E é uma completa patetice imaginar que Pinto da Costa é que toma todas as decisões no FC Porto. A grande vantagem dos dragões e terem uma estrutura alargada em que cada um sabe o seu lugar e o que lhe compete fazer. Ninguém se põe em bicos de pés e não está ali para aparecer nas televisões com afirmações bombásticas, mas sim para trabalhar seriamente em prole do clube! É isso que Vieira não aprendeu e que, a meu ver, nesta entrevista, mostrou que nunca aprenderá! Nada se consegue sem uma estrutura em que as pessoas estão nos lugares certos, uma estrutura em que cada um é colocado segundo as suas capacidades. As decisões de LFV, que nem sequer é um expert em futebol, só por acaso darão certo num determinado momento e jamais poderão criar uma nova "era do Benfica" como o nosso amigo GVF acreditava quando o seu clube venceu o campeonato do ano passado!

LFV versus SLB

LFV vai fazer ao SLB o que fez ao Alverca.
Em mais um, dois anos desaparece o SLB e o LFV volta aos amigos de antigamente.

Vieira

Realmente não faz muito sentido que ao fim de tanto tempo, o Presidente do Benfica venha dizer agora que vai rectificar os erros cometidos na próxima época. Aquilo que afirmou parece típico de um clube amador. Confessar que o Benfica cometeu o erro de festejar mais do que devia não lembra nem ao diabo. E a incredulidade relativa ao desnivelamento do plantel parece uma brincadeira de miúdos. Dá a sensação, de facto, que Vieira não tem sido o presidente do Benfica, como diz o jornalista Rui Santos.

10 ANOS DE LFV!!!

Boa noite e os meus cumprimentos.ORA AÍ TEMOS O SR. LFV FINALMENTE, AINDA DE FORMA ALGO ENCAPOTADA A RECONHECER QUE" TEM METIDO ÁGUA"... O QUE NÃO HÁ DÚVIDA É QUE COM ESTE
OU OUTRO QUALQUER TREINADOR O QUE SE IMPÕE É UMA GESTÃO CAPAZ, QUE É O QUE O SR.LFV
NÃO TEM CONSEGUIDO.No seu consulado já contratou "umas resmas" de jogadores, muitos dos quais
sem categoria para vestirem a camisola do GLORIOSO. Por outro lado, tem permito aos treinadores que
se arvorem em donos do SLB, pedindo /exigindo dispensas e aquisições do "arco da velha" como: Jesus
chega ao Benfica e rejeita Shaffer e Patric que tinham sido acabados de contratar, "exigindo" César Peixoto.
Porquê? Não sei se eles serviam ou não para o SLB mas, se não serviam não deviam ter sido contratados.
Jesus pediu/exigiu a dispensa de Quim para pedir/exigir a contratação de Roberto.Porquê? Antes já tinha
"aparado o golpe" a Fernando Santos que lhe tinha pedido/exigido a contratação de Luis Filipe. Porquê? Não
era o mesmo Luis Filipe que F.Santos "mandara embora" do Sporting? Cláusulas de rescisão sobre jovens
de tantos milhões (Nelson Oliveira por ex.), para serem emprestados. Contrataram tão longe um jovem g.r.
para emprestarem a clubes onde não joga, etc;etc;etc;.Poderíamos continuar mas por ora chega e repito que
é essencial uma GESTÃO que não temos tido, até porque, tanto na pré-época como no início desta mesma
época havia "SINAIS" que prenunciavam este descalabro e que os responsáveis não souberam ler. O SLB a
investir tantos milhões, tem que disputar palmo a palmo todas as competições até ao último minuto, mesmo
não as ganhando, pois só um pode sair vencedor mas, não ficar a 20 pontos do 1º lugar nem afastado das
finais. Saudações desportivas e benfiquistas.F.Reis

Conversa para "boi" dormir !

LFV sempre fez sempre questão de marcar o seu território e lembrar que quem manda é ele ! Ora vejam lá se as decisões que tomou foram ou não decisões DELE ?
Contratou Rui Costa por uma questão de populismo já que as sondagens naquela altura não lhe era muito favorável !
Despediu Fernando Santos e contratou Camacho como se um D. Sebastião se tratasse ! Aliás ! Nessa época até nem queria estar na pele do treinador por causa de tanta qualidade que tinha o plantel....
Contratações de jogadores ? ELE vai para o Guiness !
Quantos treinadores já contratou nestes 10 anos ??

Só uma pergunta.... o que lá anda fazer Rui Costa ?

Desconfio sempre de alguém que exerce uma função não remunerada.

Gostaria de saber bem quais as verdadeiras motivações deste senhor!
Diz que não está agarrado ao poder, mas está!
Diz que acha que um presidente da "instituição" slb não deve ser remunerado! Mas pq? Não concordo, quantos benfiquistas não gostariam de presidir ao seu clube? Quantos poderiam fazê-lo sem serem remunerados? O que é preferível para um clube, ter um presidente incompetente não remunerado, ou um presidente remunerado? E o facto de não ser remunerado, não nos devia levar a suspeições maiores, não podemos inclusive questionar o verdadeiro motivo pelo qual querem ser presidentes?
Eu por exemplo sou Portista, não penso que ter perfil para presidente do meu clube, mas claro que gostaria, agora não sendo remunerado é que de certeza infelizmente nunca o seria! Não acredito neste discurso e acho que algo está escondido por trás desta "santidade"

Palavras reveladoras

Ontem estive a ver a entrevista do meu Presidente e notei uma certa angustia e apreensão nele.
Vejamos quando fala da má preparação para a Supertaça revela que logo nessa altura a época iria ser uma sombra da anterior, quando se dá carta Branca a um treinador tem que se perceber se este tem capacidade para a receber. E Jorge Jesus habituado a ir ao mercado com tostões de repente depara-se com milhões que pelos vistos até podia esbanjar algum como foi o caso de Roberto mesmo que ele algum dia possa ser um Grande GR, naquela altura o Benfica necessitava de uma boa alternativa a Maxi e a Fabio ex Silvio e Pedrinho e ainda sobrava para contratar um extremo que pudesse fazer os dois flancos.Obviamente que Para fazer uma boa figura na Champions é necessário um GR de classe e com muita experiencia Doni foi oferecido ao Benfica e tb um Grande PL KLOSE.
No meu entender das palavras do Presidente este vai ser mais cirurgico nas contratações mesmo contra a opinião do treinador e isto vai ser o principio do fim da relação entre estes, JJ como toda a gente sabe é narcisista e égocentrico não dá louros a ninguem obviamente que como qualquer sonhador é louco e quando se lhe corta esse sonho ele torna-se perigoso.Impor regras e exigencia e medidas ao qual ele vai ser alheio pode ser desastroso, o Presidente disse que o plantel terá 3/4 jogadores vindo da formação será que JJ está de acordo ,quando LFV disser que o plantel só terá 24 Jogadores ele vai concordar!
Eu tenho a certeza que se existir uma proposta para JJ ele vai embora e ainda sái como bom Treinador.
Isto seria o melhor para estes dois Amigos não se estragava a amizade que os une.
JJ não gosta de ser confrontado com nada vejamos o caso de Cardozo no inicio da época lembram-se a forma agressiva com que JJ se derigio a ele.
Caro Rui Santos quando um Lider como JJ que é agressivo, egocentrico, narcisista e dominador perde o poder de decisão deixa de ser ele mesmo e passa a ser uma marionete ,sinceramente não acredito nesta relação a partir deste momento e isto terá muitos custos para o Benfica.
O Presidente disse ontem que tem uma opinião do que falhou mas que aguarda um relatorio detalhado do treinador sobre esta época que passou.

Entrevista feita por encomenda

Sou Portista mas resolvi ver a entrevista, este país anda tão mal que eu quis-me rir um bocado. E não é que foi mesmo de rir! Paço a explicar
Entrevista feita por encomenda, com guião e completamente sem contraditório. Um jornalista minimamente isento teria trucidado o LFV.
Foi tão engraçado ver o guião, primeira parte mais virada para o presidente, segunda parte mais virada para o cidadão, onde até evocaram o pai do homem para mostrar o seu lado mais emotivo, esta parte era desnecessária.
Mas para além de a entrevista ter sido toda programada, por isso ausência de perguntas sobre o Roberto, sobre o apagão da luz entre outras, as respostas foram ainda + engraçadas! Por exemplo ficou a saber-se que vai delegar menos, quantas vezes o homem disse que ia tomar conta do futebol? Ficou também a saber-se que vai passar a exigir mais dos jogadores, então o Benfica não exige dos seus jogadores, eles andam a dormir? Ficou a saber-se que vão ser mais criteriosos nas contratações, então o Benfica é desmazelado a contratar. Ficou a saber-se que andaram de festa em festa e perderam o norte, então o presidente permitiu o desmazelo? Ficou a saber-se que colocaram muito alto a fasquia, então não sabem o que andam a fazer e perdem noção do ridículo? Ficou a saber-se que no Benfica e já sabíamos que o clube não deve ter memória curta, claro os seus grandes feitos passam-se à quase 50 anos, mas será que o clube deve colocar um borracha sobre a época passada?
Enfim, o Benfiquista que quiser engolir que engula, mas eu fiquei com uma certeza, não é este presidente que vai levar o Benfica a bom porto, o tempo passa e os erros e falta de orientação mantém-se e cada vez mais uma certeza, os títulos conquistados pelo Benfica do LFV são fruto do acaso!

Vieira ‘impõe’... Vieira, ao fim de 10 anos.

Claro ! Não se esperava outra coisa ! Como sócio estou cansado. Já pensei em suspender a minha filiação como sócio do Benfica enquanto LFV fôr presidente. No entanto continuo a sê-lo porque este está sempre acima das pessoas que por lá passam, por mais penosas e demasiadamente longas que possam ser as estadías. Além do mais, assim tenho mais legitimidade para tentar com o meu contributo alterar a situação.

Não gosto de ditadores e de "dinossauros" que parece que passam super-cola 3 no assento das cadeiras do poder. E o mundo a todos os níveis tem sofrido com exemplos assim, sejam em governos, instituições, empresas, grupos e claro... clubes. Este tipo de pessoas chegam ao poder e depois já não conseguem viver sem isso. Consciente ou inconscientemente, tornam-se "proprietários vitalícios" e julgam-se insubstituíveis.

Vieira tem sido um exemplo destes. Retórica sempre inflamada, cujo discurso caracteriza-se sempre no facto de que a culpa dos insucessos vem sempre do exterior, que vamos ganhar tudo, que somos os maiores do mundo, etc, etc, bla bla bla bla. E quando alguém lhes aponta o dedo ou coloca em causa a gestão, o discurso muda para a vitimização.

O Benfica em 10 anos ganhou apenas 2 Campeonatos (com um intervalo de 5 anos), 1 Taça de Portugal e 3 Taças da Liga, sendo esta última a competição de menor prestígio. É POUCO ! NÃO CHEGA ! Não apagam os inúmeros desaires e grandes derrotas que o Benfica tem tido ! E Depois o FC Porto é que é o culpado por ganhar quase tudo ! E os árbitros ! Enfim...
Beneficiados e prejudicados pelas arbitragens são todos os clubes. E uma equipa que seja forte não há árbitro que a páre.

O Benfica tem sido mal gerido desportivamente. Ao longo de 10 anos passaram treinadores sem estôfo, sem mentalidade de ataque e sem espírito de vitória como o historial do Benfica e aquela ´"Mística" sempre exigiram ! Notava-se isso nos sistemas tácticos defensivos que utilizavam por exemplo Koeman, Trapattoni, Fernando Santos, Camacho... Embora nisso Jorge Jesus tenha sido diferente para melhor com o seu 4-3-1-2 , daí que eu considere que seja por isso que Jesus tenha tido menos insucesso que os anteriores. Mas na gestão física e mental tem sido um horror. O Benfica tem acabado estas 2 épocas "preso por arames", tendo esse facto quase custado o campeonato do ano passado. Pelo menos já custaram 2 Ligas Europas e ainda estou para compreender o que se passou este ano na Champions, que para mim é "sagrada" e a imagem dada pelo Benfica na Champions foi uma autêntica vergonha !

Mas o problema maior e o principal, tem sido a construção das equipas época a época. Pacotes cheios de jogadores sem qualidade, inúmeros jogadores que o Benfica não precisava, e nunca aqueles que realmente necessitava, tendo sempre os plantéis carentes e cheios de adaptações forçadas. Além do mais, também muito pouco se aposta na formação. Só muito raramente um jogador da formação tem lugar no plantel principal e quando isso acontece, é rapidamente dispensado. Veja-se o caso de Miguel Vitor.
E agora dou um exemplo que espelha bem a gestão desportiva do Vieirismo :

Saíu Di Maria. O Benfica tinha Urreta que era o mais lógico substituto de Di Maria e com qualidade para tal. Foi despachado. Veio Gaitán (excelente jogador) mas todos sabem que a posição que o jogador mais gosta e mais rende é a médio-ofensivo-centro (nº 10). Não há extremo-esquerdo e são necessários 2 - um titular e outro para o banco.

Saíu Ramires. E para o lado direito só à ultima da hora veio Sálvio . No entanto, acabou-se o Sálvio e o Benfica ficou sem ninguém para aquela posição. Nem para titular nem para o banco.

Saíu David Luiz. Ainda por cima a meio da época - Erro crasso que dá cabo de um plantel. Para essa posição veio Jardel... enfim, nem há comentário para isto.

A agora, tal como nos anos anteriores, já está preparadinho o tal pacote de jogadores desconhecidos, dispensados e sem provas dadas, que certamente custam muito mas muito mais do que por exemplo os 15 milhões necessários para contratar Sálvio... e Falcão estava quase no Benfica mas foi para o FC Porto, deve ter sido por causa de um árbitro qualquer !

Além de Urreta onde estão Shaffer, Patric, Rodrigo, Éder Luis ? E César Peixoto tem categoria ? E porque não foi utilizado mais vezes Weldon ? E para que serviram Menezes ? Luis Filipe ? Sidnei ? Kardec ? E Carolle vai servir ?

E continua Vieira a prometer mais títulos...

Finalmente

Finalmente há alguem que diz uma verdade absoluta: "E uma equipa que seja forte não há árbitro que a páre."
Concordo em absoluto com isto. As equipas que ganham campeonatos são aquelas que apesar dos erros dos arbitros conseguem ganhar jogos. Vejo isso com o meu Porto, vi isso no ano passado com o Benfica. E não venham cá com choraminguices, todos são em algum momento prejudicados, mas se tiverem espirito de campeão conseguem superar esses erros.
E um conselho de um adepto rival, não desista de ser sócio, porque somos nós os sócios dos clubes que os pomos mas também se for preciso os tiramos de lá. No caso do FCP, por muito que custe aos rivais, estamos bem servidos. Um abraço

Perante a imposição do FCP.

Perante a imposição do FCP. Que quer dizer com isto, senhor Rui Santos?

a mensagem de lfv.

..parece ser clara.

Um claro raspanete a jorge jesus, às suas escolhas no inicio e às suas opções e acções ao longo da temporada.

E jesus só não é despedido pois lfv sabe que se as coisas falharem na próxima época, tem alguém para deixar cair. Se contratasse um treinador novo, provavelmente cairiam os dois. Assim a vítima será apenas o jesus, alguém que podia não acontecer com outro treinador.

De referir tb que a treta da arbitragem e do roberto como justificações para os inêxitos parece que deixou de ser um argumento válido. O presidente do slb percebeu que era melhor clicar no "stop" e mudar de cassete. Inteligente e realista.

Depois temos o rui dos tuneis que aparentemente não serve para nada.

no principio da época não o era...

então não era este o plantel que ia ganhar a liga dos campeões?

Benfica e a sua descida à Terra

No início da época, a estrutura que lidera o Benfica (com Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus à cabeça) parecia que estava na década de 60. Tinham sido campeões há poucos meses e a festa parecia coisa eterna para os lados da luz, com o próprio treinador a assumir que queria fazer um brilharete na Liga dos Campeões. Agora, praticamente com a época a terminar a mesma estrutura voltou à Terra.

A hegemonia portista em Portugal no campo futebolístico tem sido uma evidência na última década, isto para não dizer na globalidade da Era Pinto da Costa. O Benfica já não pode viver dos louros do passado (por mais respeito que se tenha por Eusébio) e tem que ser um clube com os pés assentes no chão. É que ouvir os adeptos e a sua respectiva euforia nos foruns de opinião é uma coisa, outra é escutar as palavras dos seus dirigentes e staff técnico.

Desde o início da época - mais concretamente a partir do discurso de André Villas Boas antes da Supertaça -, mesmo sabendo do valor da sua equipa, o treinador portista revelou muito realismo. Algo que o próprio fez questão em sublinhar há poucos dias quando Jorge Jesus afirmou que o campeonato do próximo ano seria do seu clube. Pois, ganhar na promessa não tem nada a ver com vencer dentro das quatro linhas.

Na entrevista de LFP ficamos com a impressão de que os erros de arbitragem já não são a nota dominante e a principal desculpa para a má época encarnada. Parece bom senso. Seria terrível se o contrário acontecesse, sabendo, por exemplo, que nos confrontos frente ao F.C.Porto a diferença de entusiamo e disciplina táctica foram assombrosos.

Sendo um clube que se diz "do Povo", a estrutura que a comanda tem que ter mais características desse mesmo "Povo". Humildade é a palavra que me ocorre.

O seu contributo Rui Santos é decisivo para...

Pela madrugada de ontem, submeti um artigo ao Sítio Relvado, que sugeria comentários acerca da pouca vergonha, que foram os comentários do jornalista Rui Santos no seu espaço Tempo Extra da SIC.
Como a sua publicação certamente incomodaria o responsável por mais um boato que tenta criar, tal não aconteceu. Passo a descrever:

O Rui Santos após longa análise em que só faltou dizer que Jorge Jesus ficava no SLB porque Luis F. Viera a isso era obrigado e não porque o deseja de facto, juntou-lhe a opinião do que considera acerca da eventual contratação de Humberto Coelho. O jornalista depois de passar a "mão pelo pêlo", dissertando acerca do valor do ex-selecionador mas como jogador(ex-capitão de Benfica e Seleção Nacional), passa a insinuar que a sua contratação só traria problemas a J.J., que Humberto seria intriguista, depois insinua que em função deste cenário, Rui Costa perderia competências e seria uma (nova, como se de facto anteriores tivessem existido)despromoção para o "Maestro", projectando a qualidade de arrivista em Humberto e a de "utilizador de antigas glórias do clube" ao presidente.
A questão fulcral é que o Rui Santos fundamenta todo este "sonho acordado" no perfil onde Humberto Coelho para ele foi extraordinário jogador mas como treinador seria o pior do mundo!
Percebo todas as especulações se estiver mesmo convencido que o ex-selecionador é o pior do mundo mas isso faz de si dos piores analistas desportivos.

Eu estou convencido que é intencional ou seja que abusa da desonestidade intelectual em troca de polémica, o que aliás considero fraco contributo no que à verdade desportiva diz respeito.
Não explica, o que é que posso depreender da sua atitude. Já lhe coloquei questão similar na sua rubrica "Cartão Rôxo", só pode ser por sentimento de culpa pois muitos adeptos desconsideram o seu trabalho devido à sua incoerência!

Incendiário

Sendo eu portista, concordo em absoluto com o seu post. Este senhor dispara em todas as direcções, não olhando a clubes, etc.... Diz baboseiras como "... em causa o futuro do Benfica..." como se um clube acaba-se ou deixasse de ter a sua identidade só porque entra em crise desportiva. Todos os domingos diz mal do futebol português, disto e daquilo, mas vive á custa dele. Mas é típico do português. Se Camões fosse nosso contemporaneo substituía os velhos do restelo pelos jornalistas comentadores de futebol.

Discordo!

O facto de Rui Santos "dispara" como dizes em todas as direcções é mesmo uma mostra de alguma independência e de não submissão a clubes. Terá o seu clube, e creio ser benfiquista, mas consegue ter alguma lucidês, quase sempre!
De qualquer forma, é tempo de se perceber que as opiniões, e não é mais nada que isso, são livres e que cada um tem o direito à sua sem ser condenado por isso! Óbviamente q

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.