As telhas e os alicerces do 'edifício Porto' | Relvado
Lead: 

FC Porto parte outra vez em vantagem. Antes de entrar em considerações de natureza desportiva, ta

 

Vemos o FC Porto jogar e, independentemente do resultado, vê-se que há trabalho feito, vontade de continuá-lo e, se possível, melhorá-lo.

Há uma ‘marca Porto’ no futebol português e isso resulta de métodos testados e consolidados há muitos anos. Não quer dizer que todos os comportamentos sejam éticos, porque não são. Mas num País deficitário em educação, regras, cumprimentos de leis, funcionamento da justiça, etc., a falta de sentido ético é uma minudência. Infelizmente.

 

Tudo começa num princípio elementar, comum às organizações de sucesso: a liderança. No FC Porto sabe-se quem manda. Não são vários a mandar. Raramente há palpites avulsos. Cada intervenção que não emane da presidência é criteriosamente planificada e preparada. O ruído por isso é menor e a mensagem passa. E qual é, na maior parte das vezes, a mensagem que passa? A coesão interna, a identificação do inimigo externo, a bandeira da região, o ‘calimerismo agressivo’.

 

O FC Porto começa por resolver-se internamente para se resolver externamente. Se o FC Porto não fosse forte por dentro (o que vem faltando a Benfica e Sporting) não conseguiria ser tão afirmativo nos combates com os seus adversários. Isso passa por doses importantes de coesão e solidariedade mas também pela eficácia da política de comunicação. 

 

Não foi sempre assim? Não! Houve um momento crítico em que a coesão da SAD esteve ameaçada? Sim! Foi José Mourinho quem ‘salvou’ Pinto da Costa, num momento particularmente difícil da sua presidência, ‘de ir ao tapete’? Sem dúvida.

Mas também esse momento foi importante para a conquista de um novo fôlego e para afastar a ideia de que a ‘monarquia’ tinha acabado. Também aqui o FC Porto beneficiou dos medos instalados nas ‘bancadas de imprensa’.

 

O FC Porto não se importa de não estar nas capas dos ‘jornais de Lisboa’. Até lhe dá jeito. Quanto menos ruído, melhor. Em todos os aspectos: até nas movimentações do mercado.

 

O FC Porto tem ‘aliados preferenciais’ na comunicação social: sempre esteve muito perto do Grupo de Joaquim Oliveira, mesmo quando este pareceu mais perto de outros emblemas. Tem-lhe chegado. E, agora com a Sport TV e o Porto Canal, prepara-se para ripostar às investidas da Benfica TV e de tudo o resto que se prepara para aparecer. Um combate sério para ser levado... a sério.

 

É também por tudo isso que um ‘treinador desconhecido’ como Vítor Pereira ascende à posição cimeira da equipa técnica. Sem contestação visível.

 

É também por isso que se pode falar das saídas de Falcão; de Falcao e Moutinho; de Falcao, Moutinho e Álvaro Pereira; de Falcao, Moutinho, Álvaro Pereira e Guarín; de todos estes e alguns mais e o registo é de uma enorme tranquilidade.

 

A casa até pode parecer que está a ruir, mas afinal o problema está nas telhas. E as telhas substituem-se. Porque os alicerces, esses, resistem àquilo que não passam de ‘pequenos sismos’.

 

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

 

Taxonomia: 
Rui Santos

BOA GESTÂO no FCP é o sucesso do clube...

Para aqueles que degrinem o FCP, COMO É O CASO DO jORNALISTA AUTOR DESTE SITE, levantando desconfianças e acusando o que não conseguem provar eu deixo um abraço de quem ama o seu clube e vê no FCP uma gestão fantástica, só alcançada pelas melhores empresas deste país...
Digo isto porque conheço a estrutura e digo a todos que a gestão é empresarial, chefiada por um LIDER que possui espírito de liderança e com maior visão que todos os outros clubes. O segredo do FCP está na sua estrutura interna, em que cada um sabe e executa as suas funções, deixando para o Presidente o que a ele compete. Claro que para os Benfiquistas o sucesso do FCP implica o insucesso dos outros clubes. No FCP não existem Directores de fachada, os responsáveis pela observação e procura de jogadores tem sido a chave para o sucesso, em que o FCP todos os anos tem feito grandes vendas, conseguindo manter o mesmo nível competitivo ao longo das últimas épocas. E o levantar de desconfianças pelo Rui Santos relativamente ao FCP, tentando denegrir este clube, vai continuar, porque o FCP vai continuar o seu destino ganhador, ficando os mensageiros do mal agarrados a um conjunto de nadas que significa nada de troféus porque só um pode ganhar, o FCP. O Sr. Rui Santos devia parar de falar do FCP, e falar mais do seu clube, o SLB, que tantas tristezas lhe tem dado e com a garantia que vão continuar nas trsitezas, com esta "maravilhosa" estrutura e gestão, que tanto agrada à "oposição" como é o caso do FCP. Um bem haja bem grande à "maravilhosa e ruinosa" estrutura benfiquista, a começar no seu Presidente que já ajudou um clube a afundar (Alverca) e que continue no seu caminho ruinoso, se possivel muitos anos no Benfica.

COMENTADOR

Falas de gestão e o teu fcp deve milhões falas do comentador e não aceitas o comentario falas estrutura interna e esqueces apito dourado,viagems ao brazil,leite com chocolate,conselheiro matrimonial,mulheres levadas ao papa.falas de denegrir o club e pagais quinhentinhos mesturais religião com pegas sois vandalos fora de portas fumentais guerras no futebol e falas dos outros clubs como desculpa para o que sois TEM VERGONHA E ACEITA O COMENTARIO DOS OUTROS. se sois o maior probaio com atitudes nobres e exemplos para os outros que não gostas vos sigam. SO 1 ATITUDE .

Mais um artigo vergonhoso

Este é mais um artigo vergonhoso, não só pelo constante bajulamento ao FCP (Se calhar já foi ameaçado ou pior...), mas acima de tudo porque a intenção é sem dúvida ridicularizar os outros 2 clubes.

Se a ideia deste site é ter "visitas" siignificativas alimentadas pelos seus polémicos artigos onde os visados são 3 mas só 1 fica na fotografia, NÃO CONTEM COMIGO!

O FCP perdeu, jogando bem ou mal PERDEU e o que se faz para abafar isso é elogiar (O SISTEMA) a estrutura deste clube tendo sempre como alvos a abater o SCP e o SLB! JÁ CHEGA.

Nunca mais cá volto!

TEM CALMA

O COMENTADOR. E LIVRE ESCREVE O QUE QUER PORQUE A TUA LIVERDADE E IGUAL A DE QUALQUER, 1 DEVES SER SUPERIOR AOS COMENTARIOS E MOSTRAR O TEU PONTO DE VISTA

Realmente as sapatas já lá estão, as telhas assentam nos pilares

da arbitragem..., e demais dirigentes federativos, não diria corruptos, diria antes amigos da causa Nortenha!!!

Parece-me que há aqui muita confusão! Ou falta de ética?

O Sr Rui Santos, ainda que desvalorize o facto atendendo ao país em que estamos, começa por afirmar a falta de sentido ético do FC Porto. E eu gostaria de dizer que ou prova aquilo que afirma ou quem tem uma enorme falta de sentido ético é o Sr Rui Santos!
Na verdade, a turba de invejosos, bem portuguesa por sinal,. sempre quis desvalorizar as vitórias portistas e para isso usou de tudo e até se fez um megaprocesso em que a justiça apenas investigou o Porto e o Boavista sem se interessar se os outros faziam igual e ignorando tudo o que pudesse levar a que se descobrissem verdades que não interessava. Atropelou-se tudo o que foi preciso para tentar chegar às conclusões desejadas! Desde revelar partes do processo em segredo de justiça até fazer um filme para condicionar quem tinha de julgar, não faltou nada! Mas as sucessivas instâncias que tiveram de julgar, quer em Portugal quer no estrangeiro, foram unânimes em ilibar o FC Porto perante o desespero dos "invejosos do costume" ! Apenas a ridícula Comissão de Disciplina da Liga, chefiada pelo inenarrável Ricardo Costa, o mesmo que quis afastar o Hulk por vários meses numa clara demonstração da mais elevada imparcialidade, conseguiu sem investigar concluir que o Porto era culpado mas os recursos foram todos e mais uma vez unânimes em revogar a decisão! Será que o comportamento do sr Rui Santos é ético? E o comportamento de todos aqueles que passaram meses a fio a tentar condicionar a justiça? Foi ético?
Mas não fiquemos por aqui!
Rui Santos também diz: "No FC Porto sabe-se quem manda. Não são vários a mandar. Raramente há palpites avulsos.. Tanto basta para uns tantos, que se perfilam nos invejosos, virem clamar contra a falta de democracia no Porto! Ridículos! Como se uma estrutura pudesse ser vencedora se, dentro dela, se estivesse permanentemente a colocar em causa as decisões! Não são os sócios, aqueles a que Rui Santos se refere, mas sim os que estão na estrutura! E esta crítica vem de adeptos de clubes onde a democracia nunca existiu, onde os sócios não são "livres e iguais em direitos" mas em que uns têm muito mais votos que os outros!
Rui Santos faz depois uma série de considerações sobre a Comunicação Social,. como se o futebol se jogasse nas redacções dos jornais e das televisões! Não joga! É no terreno de jogo que as competições se decidem e é quem se prepara melhor e quem trabalha mais que acaba por vencer! É aí que o FC Porto é mais forte precisamente porque não joga noutros terrenos como os adversários! É no campo e na estrutura que apoia o trabalho de campo que nasce a superioridade do Porto! Creio que a estratégia de comunicação que o clube tem seguido é mesmo má pois se não o fosse os adeptos teri8am crescido ainda mais nestes anos de vitórias!

Dragon13

Clap Clap Clap, o meu aplauso.

O FCP é uma democracia

O Presidente é eleito por voto dos associados, eu se tivesse um Governo que me desse alegrias enormes para que iria contestar?

Contesto apenas o nº de votos dos associados por antiguidade e os negocios com clubes da América do Sul, de resto... tudo bem.

não é verdade

no FCP cada sócio tem direito apenas a 1 voto, por isso meu caro filipe costa para a próxima não se pronuncie sobre coisas que não conhece. negócios com a america do sul todos têm, veja-se o Sport América do Sul e Benfica a quantidade que comprou oriundos dessa região.

Mas que número? Que disparate!

Tu contestas o número de votos dos associados mais antigos? No FC Porto? Mas tu sabes o que estás a dizer? É que no FC Porto, mesmo antes do 25 de Abril, os sócios do Porto sempre tiveram todos o mesmo número de votos, como em qualquer sociedade democrática: UM
Quer isto dizer que, no FC Porto, e volto a frisar que já antes do 25 de Abril de 74 era assim, cada sócio efectivo tem um voto de acordo com o princípio democrático de um homem um voto ou ainda de que todos os homens são iguais em direitos!
E desculpa a franqueza: quem não sabe do quer fala o melhor é estar calado! Ou informar-se antes de dizer asneiras!

Porto

Rui Santos , essa organização já tem 30 anos.

O Sr. Pinto Elho já negociou

O Sr. Pinto Elho já negociou esta época com mais um ano de complo com a liga e arbitragem cmo faz todos os anos.............é incrivel como um homem que está no topo da piramide pelas piores razões continua a liderar o que quer que seja e a justiça nada!!!!!!!!!!!é a imparcialidade a incompetência e acorrupção da própria justiça pois quem não saiba este senhor tem altos relacionamentos com pessoas ligadas á in(justiça) deste pais.

Enquanto exeistirem pessoas

Enquanto exeistirem pessoas dentro dos outros clubes com essa mentalidade...pode ter a certeza que nada vai mudar...pior cego é o que não quer ver...é mais fácil desculpar os nossos erros do que valorizar os feitos do vizinho...enquanto assim for...o povo vai-se distraindo do que é realmente importante...

Sinceramente...

...não sei o que dizer deste artigo.
Contudo, Sr. Rui Santos, vir dizer, seja em que contexto ou que suporte for, que a falta de ética é uma minudência é de uma atrocidade incrível.

Pois não é precisamente a falta de ética que leva, e cito, a "um País deficitário em educação, regras, cumprimentos de leis, funcionamento da justiça, etc."??

E qualquer semelhança entre as razões que aponta para o sucesso e coesão do FCP e um qualquer país da América Latina ao qual Portugal decidiu embarretar com uns Magalhães são pura coincidência...

Ai as democracias

«No FC Porto sabe-se quem manda. Não são vários a mandar. Raramente há palpites avulsos». Numa democracia, também se sabe quem manda, mas todos podem falar contra e a democracia continua. Daí, a grande segurança dos regimes democráticos, apesar da sua aparente fragilidade. Parece que, no Porto, se todos começarem a falar, o edifício se desmorona mesmo. A aparente segurança do FCP reside nisso mesmo: tudo é controlado e planificado superiormente, se esse controlo murchar, virão a lume as insuficiências da estrutura, o Porto não estará preparado, como o Benfica, para um livre debate interno.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.