Todos os clubes têm os seus ‘Cristóvãos’ | Relvado
Lead: 

Se a investigação ao “caso Cardinal” revelar novos contornos, o Sporting será arrastado para o fu

Luís Godinho Lopes correu atrás de uma herança. Sabia ao que ia. Talvez não fizesse ideia com quem ia. Conseguiu vencer a eleição. Chegou à presidência do Sporting.

Repare-se que os primeiros sinais e também as primeiras acusações de ‘mãozinhas invisíveis’ no passado recente do clube de Alvalade não se revelaram com o ‘caso Cardinal/PPC’. O último acto eleitoral do Sporting teve o seu lado degradante e os últimos resultados apurados ficaram sob suspeita.
Não foi um bom prenúncio.

O que parece estar em causa são comportamentos e procedimentos.
Os meios para se atingirem os fins.
Se, no final deste processo, a avaliar por aquilo que é do domínio público, se chegar à conclusão de que certos expedientes são mais fortes do que as reformas estruturais, então o País bem pode fechar definitivamente as portas, porque isso seria sinal de que nada funciona...

Godinho Lopes está perdido neste caso.
Tem medo? Paulo Pereira Cristóvão andou a brincar ao gato e ao rato, fez o que quis, afastou-se e regressou, assumiu que tinha obras para realizar em Alvalade (na primeira pessoa do singular) e, portanto, o Sporting fica dependente da eficácia das investigações.

Se, também no futebol, se ganhar a consciência de que vale a pena trabalhar ‘atrás da cortina’, com o recurso aos mais diversos expedientes para se retirarem vantagens à margem das regras instituídas, não estaremos muito longe da consagração do ‘vale tudo’ e da ‘lei da selva’. Já muitos atropelos foram cometidos até hoje, no futebol português. Havia, pois, um caminho inverso a percorrer. Denunciando os fautores e mentores das práticas subversivas e estreitando o caminho àqueles que se acham mais espertos do que os outros. A batota não pode ganhar no jogo. Porque, se se instalar essa convicção, os batoteiros serão cada vez em maior número e as competições, que já conhecem excessivas entorses, tornar-se-ão uma farsa absoluta.

PPC, ex-inspector da Judiciária, conhece muito bem os corredores de um certo ‘sub-mundo’ e identifica com facilidade os truques e as manhas. Eventualmente, conhecedor dos condicionalismos que se apresentam às investigações e das fragilidades da Justiça, olha para Portugal como o ‘País da impunidade’. Talvez.

Independentemente do seu grau de culpabilidade neste processo, todos sabem que PPC não é exactamente a imagem do dirigente romântico, que espera pelas decisões ou se realiza com o ‘estatuto’ passivo de dirigente.

O perfil foi ele quem o traçou.

Age, reage, toma posição, mobiliza, desmobiliza, vai para a ‘gaiola’ com as claques, entende que os túneis são para ser ‘forrados’ com ‘gritos de guerra’ e, não tendo formalmente nada a ver com o futebol, lá está ele sempre presente, como aconteceu no intervalo do jogo Sporting-Marítimo, devidamente identificado pela polícia, a pedido de Artur Soares Dias, por comportamento que o referido árbitro considerou inadequado.

Godinho Lopes tem neste processo que estalou nas mãos do Sporting uma responsabilidade acrescida. Já mostrou alguma da sua fragilidade quando, na reunião  do Conselho Directivo que ‘reconduziu’ Paulo Pereira Cristóvão (PPC), não conseguiu demonstrar aos seus colegas de Direcção que a alternativa ao ‘avanço’ de PPC, arrependido de ter suspendido as funções, era a demissão. Poder sem honra é abuso de poder.

Nestes momentos, perante tão importantes valores, mesmo salvaguardando o sagrado princípio da presunção da inocência de qualquer arguido, não há tempo para hesitações. O Sporting, instituição centenária, não pode ficar à mercê nem de caprichos nem de temores.

Quem conhece minimamente o futebol por dentro sabe que todos os clubes têm os seus ‘Cristóvãos’. Gente que interiorizou a ideia de que os jogos não se resolvem apenas dentro das ‘quatro linhas’ e os campeões não se fabricam exclusivamente com o trabalho que é realizado nos treinos e em plena competição.

São jogos de influência, compadrios vários, promiscuidade.
No futebol sempre houve quem comprasse o silêncio de algumas pessoas supostamente responsáveis com lugares nas tribunas de honra (?). No mínimo.

No caso em apreço, há o sério risco de a investigação revelar novos contornos. O problema é que, nessa forte hipótese, o Sporting será arrastado para o fundo e nada restará.

Isso não importa?

NOTA - Uma palavra para o belo desempenho da equipa de futebol do Sporting e para Ricardo Sá Pinto: exibição de bom nível, com um resultado que não é bom, em tese, em termos de uma eliminatória europeia.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

pois...

num site para comentar futebol, a nota vai para o jogo, o artigo vai para as "análises", que se sobrepoem a justiça, á verdade dos factos sustentadas como sempre no diz que disse, mas foi que eu li no jornal...fala dos meios para atingir os fins....isso não se aplica aos infantários e aos meninos dos 3 aos 5 anos?

30 anos atrasado

Se o PPC tivesse chegado ao SCP nos anos 80, hoje em dia era o maior e o sr.Títulos.

E o sr.Rui Santos ao escrever uma crónica deste calibre, era exilado como foi o sr.Marinho do Record(?) depois de ter escrito o seu livro.

PPC não é do SCP??

"Todos os clubes têm os seus ‘Cristóvãos’"

Está engano, Sr. Rui Santos, este pertence ao SCP. É um vice-presidente do clube.. Um home que o SCP está a apoiar incessantemente..

Embora

não goste de comentar "factos" relacionados com os outros clubes, há uma questão que me intriga:
Mas será mesmo verdade que uma funcionária do SCP facultou as verbas para o indivíduo que se
deslocou à Madeira comprar as passagens? Pelo menos foi o que li ontem na comunicação social... Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas .

P.S. Parabens ao SCP pela vitória de ontem.

Vieira em escutas

Vieira em escutas ?!?!

Esquecem-se estes infelizes de contextualizar e nestes caos de escutas o contexto é tudo. O LFV sugeriu uma lista de árbitros, tal como o presidente do Belenenses, o adversário na Taça de Portugal, também fez a sua lista. Ou seja, o arbitro era escolhido por consenso pelos dois clubes. Esta era uma tradição a partir dos quartos de final da prova.

Uma mentira repetira mil vezes não se torna uma verdade. E não somos todos iguais, no meu clube o lema é "Pobres, mas honestos e limpinhos."

http://2.bp.blogspot.com/-zEk4VQeaN6s/T5GAAMLH-KI/AAAAAAAAAIs/_dHpF0Z6zm...

As escutas.

Engraçado que eu sempre ouvi os benfiquistas a defenderem-se dessas escutas com o facto de o presidente do Belenenses também ter sido consultado. Mas será que o foi pessoalmente ou por carta? É que nas escutas nunca apareceu nenhuma dele!

para aqueles que se esforçam

para aqueles que se esforçam em deturpar os factos ou para aqueles que desconhecem, em quase 20 mil horas de escutas do apito dourado apenas numa esta envolvido o presidente do benfica, e pela simples razao porque foi contactado pelo major e nao o contrario!

Nessa escuta é a tal que acusam que o Vieria tambem escolheu arbitros e que tambem devia haver processo,Esquecem-se estes infelizes de contextualizar e nestes caos de escutas o contexto é tudo. O LFV sugeriu as suas opcoes de árbitros, (curiosamente essa escuta ate comprova o desanimo face a arbitragem com um retundo "é tudo para nos roubar!" ,tal como o presidente do Belenenses, o adversário na Taça de Portugal, também sugeriu as suas opçoes. Ou seja, o arbitro era escolhido por consenso pelos dois clubes. Esta era uma tradição a partir dos quartos de final da prova. O mesmo aconteceu na final da taça entre benfica e porto!

Uma mentira repetira mil vezes não se torna uma verdade. E não somos todos iguais, no meu clube o lema é "Pobres, mas honestos e limpinhos."

Dias da Cunha....

..o que feito dele???

olha bem para a azia deste

olha bem para a azia deste rui santos!!! entao depois de um belo jogo do sporting vem ele com este artigo ?? errou claramente no timing e mais uma vez prova o seu odio pelas vitorias do sporting,podia ao menos esperar um ou dois dias e ai sim falar sobre este tema. deve ser o maior consumidor de rennie em portugal!!!!

Por muito menos

Desceu o Boavista.

Mas esse, é claro, era um perfeito ... bode...expiatório.

Não era nada

Era e foi um bode respiratório.

Estranho...

...parece que agora já começa a haver cardinais em mais lados...

Sim senhor... Homem de grande visão. Começas a ver com uns anos de atraso, mas continua com essa visão... Vais longe Rui, vejo-te com grande futuro. Um dia talvez chegues a ser dono de um jornal.

oh, virgens indignadas

Oh vós, que rasgais as vossas vestes perante um comportmento que a própria UEFA diz não envolver um CENÁRIO DE MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS

ONDE ANDARAM, o que exigiram, aquando do processo apito Dourado?

Quanatos defenderam a demissão ou suspensão de mandato dos acusados nos processos crimes e disciplinares?

QUnatos disseram que os clubes e pessoas envolvidos seriam arrastados para o fundo e nada restaria?

Porque andais vós nus, agora?

Oh, virgens desvirginadas...

Vós que clamais pelo hímen perdido, onde andavas vós quando se pedia que o apito fizesse uma excursão pelo país?

Porque já chorais antes de haver tribunal a ilibar-vos? Tereis vós medo que não haja namorado que vos queira desvirginada?

Sabeis vós que a UEFA também nos permitiu continuar virgens?

vai ver o que esta virgem escreveu na altura

.

E isso dá-te moral...

...Para quê? Não estás a ver para onde caminha a situação no Sporting?
Posso-te garantir que se isto fosse com o PC, não havia cá argumentação de armadilha que pegasse... Era de corrupto para cima.

Noto, neste caso do Sporting, é que se calhar não era assim tão difícil descobrir pagamentos de dinheiros, caso PC os tivesse feito. No pior caso de PC (caso de recepção do árbitro), em que gravaram as escutas todas, e não há um polícia que pergunte ao árbitro (na saída de casa do PC) se leva dinheiro?

Acho que, tenhas tu dito o que quer que fosse, e note-se que era fácil (não estavas a falar do teu clube), não é com isso que podes impedir agora os portistas de se acharem mais aliviados por saberem que afinal as investigações não pararam no Mondego.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.