Rui Santos questiona números das assistências nos estádios | Relvado

Rui Santos questiona números das assistências nos estádios

Comentador dá o exemplo do que sucede no estádio do FC Porto: acabam sempre nos dois algarismos do a
 
Rui Santos no Relvado 3 (fundo branco)
Miguel Ribeiro Fernandes/VIA

No programa Tempo Extra do último domingo, Rui Santos abordou um facto que tem passado despercebido à maioria das pessoas: as assistências no Estádio do Dragão acabam sempre nos dois algarismos do jogador que marca o primeiro golo. Isto se o marcador funcionar até ao intervalo, altura em que são contabilizados os espetadores presentes. O comentador alerta ainda para possíveis falsas assistências na Luz.

"Isto significa que, sem escrutínio, pode não haver a respeito das assistências. Não queria acreditar quando me disseram isto, mas fui verificar e é mesmo verdade. O Hulk marcou neste último jogo e a assistência foi 33.412 espetadores. O FC Porto-Gil Vicente teve 33412, o autor do primeiro golo foi o Hulk... Na jornada 15 voltou a marcar o Hulk e a assistência terminou em 12, noutro jogo, o primeiro golo foi do James, que tem o número 19. A assistência? 24919! No FC Porto-União de Leiria, marcou Janko, com o número 29 e a lotação foi de 27829. Faz-se isto porquê? É uma espécie de bruxaria?", questiona.

Rui Santos faz o alerta. "A Liga tem de olhar para isto. Espero que ao menos só alterem a lotação ao nível das dezenas. Por outro lado, também me dizem que assistências na Luz são inferiores ao que é divulgado pelo clube. Isto não fica bem, para quem quer um futebol transparente", sublinha.

Benfica quando joga bem é a melhor equipa

Na análise à 27ª jornada da Liga portuguesa, o cronista do Relvado começou por referir-se ao Benfica-Marítimo. "Foi uma grande primeira parte do Benfica e a exibição esteve muito perto dos melhores momentos da era Jorge Jesus, com um futebol dinâmico, do melhor que se joga em Portugal. Quando o Benfica joga com a intensidade é a melhor equipa", defende.

"Neste jogo, sobressaiu o Nolito, com dois golos e duas assistências. E quando ele joga assim, as pessoas perguntam porque não joga mais. Mas é curioso, quando joga mal, perguntam porque não joga outro qualquer... Voltou a falar-se do Saviola, que foi um jogador muito preponderante no Benfica campeão, mas que foi desaparecendo devido aos fantásticos Rodrigo e Nelson Oliveira, que em condições normais não era para aparecerem já, pelo menos os dois", acrescenta.

De acordo com Rui Santos, "O Benfica não pode querer tudo ao mesmo tempo, potenciando o rendimento de jogadores feitos e também de outros que estão a aparecer". Mas lembra que Jorge Jesus "valorizou extraordinariamente Rodrigo e Nelson Oliveira, que hoje em dia valem milhões".

O comentador defende que o Benfica "tem uma profusão de jogadores para os mesmos lugares, havendo ainda a questão da exaustão física". De acordo com Rui Santos, "dá a sensação que o Benfica é uma equipa de humores e na primeira parte, mostrou bom humor e o melhor futebol do fim de semana, mas no começo da segunda parte desapareceu".

A quebra de rendimento "talvez se tenha devido ao facto de ter jogado de gás aberto na primeira parte e depois tenha havido um sinal para gerir melhor a situação, permitindo o aparecimento do Marítimo, que esteve perto do empate".

De seguida, o comentador da SIC Notícias pronunciou-se sobre o bom momento do Sporting. "Há um princípio no futebol: nenhum treinador tem sucesso se não tiver os jogadores do seu lado. Sá Pinto entrou com uma nuvem na cabeça devido ao seu passado, mas enquanto andou "escondido" do público, teve uma sede de valorização, soube preparar-se. É alguém que está a surpreender muita gente, mas que demonstra reunir predicados muito assinaláveis", realça.

Rui Santos defende que o técnico dos leões "provocou uma grande união no balneário, um contraste em relação ao tempo de Domingos Paciência, que a nível de liderança falhou, mesmo que perceba muito de táticas".

O comentador aponta ainda que Sá Pinto "tem um lado de popularidade leonina, muito próximo dos adeptos e sente o clube como poucos". E dá um exemplo curioso. "Contaram-me há dias que nas viagens ele põe os jogadores a cantar músicas do Sporting. Ele agarrou o balneário! No final do último jogo, Carriço disse que 'neste momento estamos todos no mesmo barco' e isso sente-se. Até o Paulinho roupeiro estava marginalizado e hoje já está de novo reintegrado", frisa.

"Tenho dúvidas em acreditar que Sá Pinto fosse uma aposta convicta dos dirigentes do Sporting. Enfim, iria ser testado... Mas está a resultar muito bem e esta equipa está a superar tudo", acrescenta.

Vítor Pereira não é um líder

De seguida, Rui Santos abordou o momento do FC Porto. "Não claudicou. Fez um jogo globalmente positivo com o Beira-Mar, mas mais uma vez não foi um FC Porto muito afirmativo. Ainda assim, fez um jogo de acordo com as suas expetativas", refere.

Ainda assim, deixa críticas a Vítor Pereira. "Há uma incapacidade do seu treinador se entusiasmar. Está muito perto de ser campeão nacional, por isso devia ter um discurso mais empolgante. Há uma grande dificuldade do próprio Vítor Pereira em se afirmar como líder indiscutível", afirma.

Rui Santos elogia duas das contrações dos azuis e brancos. "Desde o início que tenho a ideia que Danilo e Alex Sandro foram duas boas contratações. O Danilo transformar-se-à no melhor lateral direito do futebol português. Alex Sandro é boa alternativa a Alvaro Pereira, por isso o FC Porto deverá aproveitar para fazer um bom encaixe com a venda do uruguaio", perspetiva.

Siga todas as atualizações do Relvado no Facebook e no Twitter.

Rui Santos:

Comentários [35]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Vítor Pereira não é um líder

Rui Santos quem és tu pra dizer que o Vitor Pereira não é líder?

O que sabes tu de líderes ?? diz-me !!!! por amor de deus ...

Engraçado

Hj ao ler um artigo acerca das audiências dos grandes,lembrei-me deste artigo.
Não é q o porco teve a maior audiência cm o zbording neste sábado e fora 50.212............E não é q termina com o numero do jogador q marcou o primeiro golo??
Curioso hehehehehe

Por acaso até tem a sua

Por acaso até tem a sua piada! Sempre que o porto marca na 1ª parte, todas as assistências no estádio acabam no nº do marcador do 1º golo!!

Mas foi assim desde sempre, pelo menos no estádio do dragão!!

Só a titulo de curiosidade, o 1º jogo do porto no estádio do dragão em 2003/04 para a superliga foi contra o Leiria, assistência 48618 - marcador do 1º golo Maniche 17'

...

em vez de lançar supeiçoes ou parvoeiras a fins, vá consultar o relatorio de contas anual, onde os clubes reflectem a receita de bilheteira, se achar que esta mal, peça uma auditoria de contas aos clubes se tiver coragem. va fazer trabalho de jornalismo e investigue andes de mandar atoardas sem sentido, mas com intenção da costume, lançar supeição em que dedica 3 paragrafos a dissertar sobre o assunto para o porto, mas depois para o benfica vem falar do jogo e la no fim, muito desmarcado vem dizer que lhe dizem que as assistencias sao menores na luz do que divulgam...isto é ridiculo nem se percbe com tem tempo de antena e tanto espaço de escrita...depois opina como sobre devia ou nao o treinador do porto empolgar...ridiculo considerar isto jornalismo e poluir tanto do tempo dedicado a discussao do futebol...é so inventonas, supositonas e aldrabonas que este senhor papagueia...va ver os realtorios de contas, veja la quem potencia jogadores e tem profusao de que...e quem ilude resultados e vive em fantasias mediaticas, deixe de lançar gasolina e alimentar divisoes , para copletar e nao deixar nada ao acaso a farpazinha ao sporting pondo em causa a relação do treinador com o presidente...o costume

Parece os medidores oficiais dos espectadores de TV

A RTP ficou com ZERO espectadores durante 16 minutos.

Vale o que vale.

Isto a ser VERDADE (vindo dos BIMBOS, tudo é de esperar), nãon

é só contagem a olhómetro quiçá mais a "numerómetro" do marcador ou melhor jogador...???!!! LoL desta gentalha da Palermo two, tudo é nebuloso... acreditem quem toma banho em noites de lua cheia lá junto da capelinha que nem é a das aparições que enterrava sapos nos relvados que deitava aguardente nos balneários e cabeças-de-alho quiçá "chocho" para evocar ajudas a "belzebú", isto é mais uma, de tantas, lá disseram a esta escumalha que acredita nisto que pondo o número no fim lhes dava algum ascendente sobre algo e o flatulento e demais crentes em bruxarias deram a benção!!! Realmente só MERDA e sempre BIMBA por sinal.
Esta é mais uma para RIR, mas quem teve Delane(s) Vieiras, Zandingas e demais Zagadóus a trabalhar..., nada de estranhar!!! Diz-se que isto é cultura de gente atrasada, nada mais expectável nesta gente BIMBALHÓMETRA!!!

Boa noite

Será que está a chegar a verdade desportiva deste país?
Não acredito.
Quando alguém em Portugal falar a verdade no desporto seja profissional ou amador, e dizer a verdade, morre.
O desporto em Portugal está podre, com a falta de abordagem da ADOP em vários clubes, o desporto seja qual for está de arrasto, não se vê jogador dentro de campo com profissionalismo, mas sim com falta de ética e civismo, porque a mistela que tomam ficam desagradados e perturbados dentro de campo e nem se conhecem, no fim do jogo fogem como ratos, e nem aparecem aos treinos no dia seguinte.

temos todos os problemas do futebol resolvidos

brilhante...descobriu-se a razão de todos os problemas do nosso futebol! agora já podemos todos dormir mais decansados, a verdade desportiva está a chegar!!!

jornalismo distraido

SOu adepto, socio e com lugar anual no estadio do dragão. O esquema de numero de assistentes é assim há longos anos. Acredito que foi uma distração de um comentador de futebol, que o impediu de ver algo com cerca de 250 semanas de duração, talvez mais... E para corrigir não é marcador do 1º golo, é o melhor jogador da 1ª parte que empresta o seu numero para as dezenas na assistencia. Sempre.
PS- como comentario construtivo, espero e acredito que não seja riscado com lápis azul este meu comentário.

...

é apenas circunstancial

Mas PARECE que há aldrabice. O busilis será prová-la.

Ou existe um grande bruxedo, ou é muita coincidência mas a verdade é que:
- EM TODOS os jogos realizados em casa em que o Porto marcou na primeira parte (para a Liga ,nas jornadas 3, 6, 8, 11,15, 16, 25 e 27), os dois últimos algarismos das assistências coincidem com o marcador do primeiro golo do clube. Nos jogos da Taça da liga e da Champions com as mesmas condições (marcação de golo ou golos na primeira parte) aconteceu exactamente o mesmo.

Isto deve acontecer por dois motivos:
- primeiro: aldrabam porque podem, e gostam de demonstrar que o podem fazer. Afinal, quase ninguém repara nisso e mesmo que reparem, dizem que não tem nada de mal.
- Será uma questão de superstição, de homenagem ao marcador.

Mas que faz colocar a pergunta: se existem estes afinamentos nos pequenos números, quem garante que não haja nos grandes números? Quem pode comprovar que um jogo teve 25012 espectadores em vez de 22012 espectadores, por exemplo? Ou mesmo 15012?

Acho muito mais grave o

Acho muito mais grave o benfica contabilizar milhares acima da realidade do que o porto umas dezenas

Isso é que é deturpar a questão.

Deixo duas questões, a propósito do seu comentário que parte de uma realidade fantasiada:

1º) Quem é que lhe disse que o Porto só acrescenta umas dezenas às suas assistências?
2º) Quem é que lhe disse que o Benfica acrescenta milhares às suas assistências?

Resumindo: com que fundamento você parte do princípio de que o Porto falseia as assistências no seu estádio em dezenas enquanto o Benfica o faz em milhares? Porque é que você não pressupôs o inverso? É que ainda por cima nada na notícia sustenta esse pensamento ou realidade. Quem é que me garante que quando o Porto indica 24919 espectadores, pôs lá 19 a mais e não 4919?

A confirmar-se que ele tem provas disso...

...foi muito inteligente da parte do Rui Santos meter tudo no mesmo saco...

Sinceramente...

Façam lá essa guerrinha... A malta adora ver-vos a coçar com insignificâncias...
Ponto nº1: Eu sei que isto já vem mais de trás... Já na época anterior era a mesma coisa... E? Qual é o problema disto? Também afecta a verdade desportiva e a moral e a ética?

Tanto quer dizer que ate mete os pés pelas mãos...

Na jornada 15 voltou a marcar o Hulk e a assistência terminou em 12, na jornada 15 o primeiro golo foi do James, que tem o número 19. A assistência? 24919!

afinal quantas jornadas 15 houve? ou o primeiro golo foi a meias? e em vez de se referir a 3 ou 4 jornadas devia ter visto e comparado todas as jornadas em casa,não só aquelas que lhe convem..pra desdizer

Relativamente ao Porto...

...O que ele diz é verdade. Imagino que seja uma qualquer estratégia de marketing para que o Porto faça isso. Agora, aproveitar isso para as mirabolantes teorias que daí possam surgir só está ao alcance de um predestinado como ele... Foi pena não ter ido muito além nas teorias de conspiração.

Não percebi

é verdade? desculpa mas trabalhas nas bilheteiras,tens acesso aos dados? tou a ver que o Sr Rui santos tem muitos fãs nas teorias..mas ora bem será que isso tambem se reflecte no campeonato da verdade como ele apregoa? bem é que lá tá bem explicito que o benfica foi mais favorecido esta epoca que o porto..(mas claro ai já ninguem o apoia..)

Não trabalho nas bilheteiras...

Mas é preciso?
Não é desta época que o Porto faz isto com as assistências. Vai ver a época passada se não tem lá muitas assistências a terminar em 09 e 12.

Sim, sim... sou muito fã das teorias dele... E não comeces a descambar a conversa sem saberes com quem estás a falar.

olha já agora..

quando acabava em 9 era devido ao falcão? e quando o baia ainda jogava e acabava em 9 era dele o primeiro golo?

quanto ao não trabalhares lá é-me indiferente mas que é uma grande teoria lá isso é..engraçado isto vir agora a público não vi o exc Rui Santos vir dizer o mesmo quando há uns mesitos atrás o Slb por intermédio de um sponsor na compra de um bilhete ofereciam outro como tal teve casa quase cheia com uma assistência a rondar os 50 000 adeptos e que usaram isso como estandarte pra alegar uma casa cheia num jogo de caca,aliás facto que foi vincado por aquele que ficou com os olhos inchados num restaurante em matosinhos (mas que se esqueceu de apresentar queixa na psp,porque será?...escorregou na casa de banho e a maçaneta da porta agrediu-o) vincou aos 7 ventos que o benfica num jogo de caca tinha tido uma assistência muito superior ao Fcp num jogo de uma competição europeia,teve foi um lapso ao não referir que meia casa foi oferta..

Toda a gente sabe que os numeros não são exactos mas não é só no fcp é em todos os estádios.eu por mim falo trabalhei alguns anos como stewart até ao euro 2004 e posso-te dizer que muita gente deixei passar ou por pedido de um colega de porta,um chefe de bancada um agente da policia no estádio e esses numeros nunca foram contabilizados,nos anos seguintes assisti a muitos jogos do Fcp sem comprar um bilhete..

Outro ponto,quanto a pra quem estou a falar é-me indiferente podias ser o papa misto ou aquilo quem respondeu a um comentário meu foste tu se não queres resposta não comentes ou mete-te dentro dum saco atira-te ao rio e dá a vaga..

Oh colega...

...Sou portista como tu... Era isso que te estava a querer dizer... Mas já percebi que estás cheio de pica para deitar abaixo toda a gente sem olhares a quem estás a falar, portanto, força nisso...

Já agora, eu disse: 09 - ou seja - não há dúvida em relação ao 99. Mas volto a repetir, porque podes não conseguir ler à primeira, tal é a vontade de descarregar em cima de quem te responde: 09, sim era o do Falcao, 12 era do Hulk, 99 só se não tivesse entrado nenhum golo na primeira parte e a assistência realmente terminasse em 99.

Quero lá saber das assistências do Benfica... Podem até dar os bilhetes todos... Só te respondi porque pensei que seria positivo dar-te a ideia de que, desta vez, o Rui Santos tem razão, há realmente esse truque com as assistências do Porto, mas isso não é nada de especial. Acho até que ele usou isso para poder falar do outro pormenor do Benfica, esse sim, deve ser mais importante.

...

...Hart...

"Só te respondi porque pensei que seria positivo dar-te a ideia de que, desta vez, o Rui Santos tem razão, há realmente esse truque com as assistências do Porto, mas isso não é nada de especial. Acho até que ele usou isso para poder falar do outro pormenor do Benfica, esse sim, deve ser mais importante."

Então, exactamente o mesmo pormenor tem gradação de importância consoante o "autor"??!
Explica lá essa, se faz favor...

Eu explico...

...Do que sei, o Porto apenas mexe nas dezenas. O que eu não sabia e que ele falou no programa, foi que há a suspeita do Benfica mexer ao nível dos milhares. Ora, metendo tudo no mesmo saco, o pormaior do Benfica fica dito mas passa despercebido, porque o Porto também mexe nos números.
Atenção que não fui eu que disse que o Benfica terá menos assistência que a que diz. A ser verdade o que Rui Santos diz (que desde já te digo, lhe dou pouca credibilidade) são questões bem diferentes e de importância diferente (dezenas ou milhares), mas também diga-se, no global, o que é que isto interessa mesmo? Nada...

...

...mas confirmas que mexe? É isso que eu estou a perguntar...

Desconhecia este pormenor. Aliás, nem percebo a razão de (eventualmente) existir...
Fait-diver...mais um deste futebol de suspeição atrás de suspeição...

Há quem acredite em bruxas...

...eu não acredito e portanto não vou em teorias de coincidências. É um facto e portanto, para mim o Porto mexe nas dezenas. Eu acho que é um pequeno incentivo ao jogador de tentar deixar a sua marca no jogo (mas isto é a minha visão, pode obviamente ter outros objectivos, mais ou menos claros).

...

...bem, isso não me faz sentido nenhum, ó Hart.

Então agora um jogador é incentivado porque a assistência no estádio acaba no seu número?!
Se ainda fosse o prémio de jogo a acabar num valor semelhante... :)

Mas concordo...esta discussão é irrelevante e só lança acendalhas (pequeninas, é certo) para uma fogueira que está longe de se apagar...

Nem tudo é dinheiro...

...principalmente para quem tem muito dele. Imagino que lhes reconforte o ego outro tipo de prémios, para mais tarde recordar. Esta pode até ser uma forma de conseguir premiar dois jogadores: tu foste o melhor jogador do jogo e tu foste o que marcaste o primeiro golo.

...

...então e se o melhor em campo não molhar a sopa? :)

A eleição do melhor em campo...

...é feita doutra forma... É anunciado, nos altifalantes, no fim do jogo o melhor em campo. Qual é mais reconfortante? Sei lá :-)

Bem...

...sem palavras.