Rui Santos: "O Benfica precisa de abrir os olhos" | Relvado

Rui Santos: "O Benfica precisa de abrir os olhos"

O comentador defende que Luís Filipe Vieira tem uma última oportunidade para definir uma estratégia
 
Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Miguel Ribeiro Fernandes/VIA

Rui Santos considerou este domingo, no programa Tempo Extra da SIC-Notícias, que o Benfica tem de definir uma estratégia, se quer voltar a ter a hegemonia no futebol português. E elogiou Pinto da Costa, autor de uma ideia para o FC Porto que tem sucesso já há 30 anos.

A vitória da estratégia do FC Porto... - “Este título nacional foi a vitória da estratégia. O FC Porto tem uma estratégia há 30 anos, que não é errática, que tem pilares. É simples: há muitos anos Pinto da Costa designou um inimigo do FC Porto. Criou a ideia de que era importante combater Lisboa, visou o centralismo, que prejudicava o FC Porto. Conotou o Benfica com o anterior regime. É uma conotação excessiva, mas a estratégia tem sucesso há 30 anos”, sublinhou o comentador da SIC e cronista do Relvado.

Estratégia essa que tem como base “uma liderança unívoca, a aproximação dos adeptos à figura de Pinto da Costa e de Pinto da Costa aos adeptos. Além da relação que estabelece com os treinadores e atletas, e nisso Pinto da Costa é insuperável. É fechar as portas, ter uma só voz, selecionar a imprensa, e nisso há um contraste imenso com os clubes de Lisboa”, acrescentou.

... e a ausência de estratégia do Benfica - “Em contraponto”, realçou, “o Benfica não tem estratégia”. “Luís Filipe Vieira já experimentou várias dinâmicas: atacar arbitragens, respeitar os intervenientes, e nada resultou. O Benfica não aprende. Luís Filipe Vieira sabe que, se quer ter futuro no Benfica, tem de arrepiar caminho. Parece-me inevitável que o Benfica tem de fazer um ataque àquilo que tem sustentado o sistema, tem de atacar alguns desses pilares, como fazer um novo acordo com a Olivedesportos. Vai ter de fazer a rotura”, sustentou Rui Santos.

“A próxima intervenção de Luís Filipe Vieira, a curto prazo, vai ter de ser no sentido de definir uma estratégia. Não pode ser de outra maneira. Enquanto no FC Porto se definiu a estratégia há 30 anos, no Benfica não se percebe qual é, às vezes é uma coisa, outras vezes é outra. A certa altura começa a surgir a convicção de que Luís Filipe Vieira não é a solução para o Benfica, a convicção de que a solução possa estar esgotada, de que Luís Filipe Vieira não dá mais. Acho que é a última oportunidade que tem de definir uma estratégia: ter a certeza dela, definir os alvos a abater, mesmo que não sejam denunciados publicamente”, frisou.

O comentador vai mais longe nas críticas à direção dos encarnados: “O que o Benfica tem feito é alimentar um conjunto de figuras e personalidades que têm alimentado o poder do FC Porto. Isto não é uma censura ao FC Porto, é um elogio à estratégia do FC Porto”.

O "erro" de apoiar Fernando Gomes - “O Benfica cometeu um erro estratégico grave nos últimos tempos: achar que ao apoiar Fernando Gomes para a FPF estava a patrocinar a mudança de regime no futebol. Foi um erro assente numa ingenuidade tremenda”, recordou Rui Santos, dando exemplos, como o célebre jogo de Braga, em que houve três ‘apagões’ e em que Artur Moraes disse que aconteciam ‘coisas estranhas’ quando o Benfica jogava lá. “O jogo de Braga mostra a inabilidade do Benfica. Não percebi a falta de reação do Benfica. Nunca mais falou do assunto. O Benfica acreditou na Nossa Senhora e fez mal. Acreditou que Fernando Gomes ia ser o motor da transformação do futebol”, frisou.

Outro exemplo que, no entender de Rui Santos, denota que a estratégia do FC Porto ser eficaz é a atitude dos árbitros em caso de dúvida. “Há um padrão de comportamento no futebol em Portugal de há muito tempo: na dúvida, é mais fácil assinalar uma falta a favor do FC Porto do que a favor do Benfica ou de outra equipa qualquer”, sublinhou.

Pinto da Costa e Fernando Seara - Rui Santos abordou também um jantar que recentemente juntou à mesma mesa Pinto da Costa e Fernando Seara. E recordou que Luís Filipe Vieira apoiou Fernando Gomes à presidência da FPF, sendo Fernando Seara candidato à Assembleia Geral na lista do adversário, Carlos Marta. “Pinto da Costa fez o que sempre fez: dentro do Benfica procurou puxar para si as pessoas que estarão em dissidência com o líder do projeto. Esse jantar foi muito badalado, um acontecimento público. Estava lá Joaquim Oliveira, que está em todas. O Benfica precisa de abrir os olhos”, constatou.

“Já tinha dito aqui que era natural que Joaquim Oliveira tentasse encontrar um candidato que se opusesse a Vieira. É natural que estas coisas aconteçam, é preciso é percebê-las. Joaquim Oliveira esteve sempre ao lado de Pinto da Costa. Pinto da Costa a dormir consegue perceber melhor as coisas do que os outros acordados”, acrescentou.

Veja aqui o programa:

Siga todas as atualizações do Relvado no Facebook e no Twitter.

Benfica:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

varios

este rui sai se com cada uma,tudo contra o Porto deve sentir azia plo porto conselho rennie e mt leitinho faz bem a barriguinha e nao va perder o taxo que tem,tas mais aqui.

ai a censura

e é trsite ver que é o único local do relvado com censura activa...porque será preferivel deixar passar os insultos e linguagem brejeiras as criticas inteligentes? que grande desilusão, era para nem dizer nada mas reparei que aqui os posts ou nem aparecem ou são apagados...sem conterem insultos, mal criações ou todo o ripo de coisas que atentam a sanidade do desporto...serão do interesse de quem auqi escreve só ter esse tipo de participações a acicatar esse tipo de comportamentos?

Assim e' dificil

Quando alguns frequentadores deste (site) nao conseguem exprimir as suas ideias sem passar pelo insulto e ofensas pessoais, nao e' facil aceitar as suas opinioes.
Eu nao quero saber se o Sr. Rui Santos e' do Benfica, Sporting, ou outro clube qualquer, leio os seus comentarios , concordo ou nao e quando decidir, nao escutar, ou ler sou livre, nem por isso recorro ao insulto, sempre que nao me agradam os seus comentarios. Como heide classificar todos aqueles que amanha ja' estao a' espera dos escritos do Sr. Rui Santos para ler novamente o seu conteudo ? Voces sabem do que estou a falar? Eu vou dizer! AZININOS.

mas abrir os olhos?

quem?
se eles abrissem os olhos, metade dos jogos eram faltas.ahahahahaha!

Pergunta da semana. Porque é

Pergunta da semana. Porque é que o "Benfica precisa abrir os olhos"? Mas agora os incompetentes têm que ganhar?

O campeonato, já nasceu

O campeonato, já nasceu torto, logo com um golo irregular de Gaitan ao Gil Vicente, que valeu pontos... A partir daí, foram mais 11 pontos irregulares, que o clube de Carnide detém desde o início do campeonato.

Sr Rui Santos

Disto você não fala?

http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/12866746

Pois, entendo.

E o Rui Santos um par de óculos novos e curso sobre regras futeb

O Porto foi com certeza campeão mas à custa de erros de arbitragens. Se nos lembrarmos dos primeiros jogos em que o Hulk conseguiu que marcassem penaltis porque se deitava ao chão. No jogo do Benfica-Braga embora o Benfica vencesse o jogo, houve dois penaltis claros contra o Braga que o arbitro fez de conta que não viu. O golo na Luz em fora de jogo de 2 mts do Porto deu-lhes a vitória parece que só o Rui Santos é que não viu. O melhor é o Rui Santos ir a um oftalmologista que lhe receite óculos adequados.

ESTE PRECISA DE QUATRO PARES DE ÓCULOS

O Porto foi com certeza campeão mas à custa de erros de arbitragens. Se nos lembrarmos dos primeiros jogos em que o Hulk conseguiu que marcassem penaltis porque se deitava ao chão. No jogo do Benfica-Braga embora o Benfica vencesse o jogo, houve dois penaltis claros contra o Braga que o arbitro fez de conta que não viu. O golo na Luz em fora de jogo de 2 mts do Porto deu-lhes a vitória parece que só o Rui Santos é que não viu. O melhor é o Rui Santo ir a um oftalmologista que lhe receite óculos adequados.

Rui santos, ainda com um enorme melão..

lolololo.. Rui Santos, no seu melhor..

Ainda está chateado por ter perdido o campeonato..

Ele diz que o futebol está podre? Bem, o jornalismo desportivo não tenho dúvidas..

E começa por este senhor..
Rui Santos estava tão bem no jornal do seu clube..

Pinto da Costa, autor de uma ideia para o FC Porto que tem suces

Qualquer dia vens para aqui elogiar o Al Capone ou o Bernard Madoff.
Enquanto tipos como tu que têm coragem para tratar os bois pelos nomes fizerem "jornalismo" não havera verdade desportiva.
E uma vergonha que tipos que vergam a mola todo o mês ganhem 500€ e tu a diser babozeiras ganhes uma fortuna.
Es uma nodoa jornalistica.

Cobra

O Benfica, a sua Direcção, tem de perceber que cobras só se combatem com cobras. O Benfica tem de deixar de se preocupar com o futebol português e o estar correcto ou incorrecto, pois ninguém está interessado nisso, pois em Portugal só interessa quem ganha. O Benfica só tem de se preocupar com o Benfica, e o resto que se adapte. E quem não está com o Benfica vai ter de perceber que está contra, de uma vez por todas. E os benfiquistas que aceitam participar em almoços, reuniões, ou similares, com os corruptos têm de perceber que não são bem-vindos ao Benfica. O problema do Benfica é paciência a mais, e nervo a menos, pois no futebol não existe tempo para limpar "armas".

DIA DE TODOS OS SANTOS

Ainda bem que este feriado parece que vai ao "ar" e que leve este "SANTO" também...( Então este paladino da "verdade desportiva" não deveria incluir nesta "estratégia" os escalheiros, os silvas, os pereiras, e outras espécies desta tão longa família "botânica" que acabaram por justificar a máxima de que nos campos "também" se ganham jogos?)...Estamos sujeitos a cada uma!....Ah! Como tenho saudades dos tempos em que foste tão "acariciado" pelo Octávio creio que num "Prós e Contras". Corrige.-me se estou enganado....

este monte de esterco

até já nem falo dos pontos que foram roubados ao sporting , a prova acabou ficou como ficou ,, mas este canalha , porque é um verdadeiro canalha ,, em vêz ele como sepunha eu que éra jornalista mas não é mais comentador do benfica e só defende este clube , de falar dos roubos que foram feitos ao sporting caso não fosse essa situação poderia estar agora a qui a fazer outras contas , vem aqui defender o benfica , para abrir os olhos , ou tu queres fechar os olhos dos outros PARA O TEU CLUBE GANHAR , NÃO TE DÁS CONTA QUE ISSO É SER FANÁTICO , QUE QUEM PODE FALAR ASSIM SÃO OS ADEPTOS E SÓCIOS DO BENFICA PORQUE É ESSA A SUA VONTADE , TU ÉS E ESTÁS NESTE ESPAÇO COMO QUÊ ADEPTO DO BENFICA OU CRONISTA DO RELVADO ,,,, O RELVADO TEM DE SE DEFENIR , PORQUE EU PELO MENO NÃO ESTOU PARA ESTARA LEVAR COM ESTE ANIMAL ,,,,,,, E DEPOIS VEM DIZER QUE A DIREÇÃO DO SPORTING TEM DE CAIR ,,,,,,,, pois é essa a tua vontade sempre que o sporting levanta um pouco a cabeça , disparas logo que o mundo do sporting é para acabar ,,,,,,,,,,,,,, canalha se todos fossem como eu já te tinha processado em tribunal ,, vou escrever uma carta ao meu clube se nada fizerem contra p srº eu mesmo processarei a direção do meu clube por falta de empenho e defender o clube para que foi eleita ,, morra srº santos vá para belem

papagaio

tá calado papagaio Ruizinho!! Como diz o Pinto da Costa se dizes mais do que olá só sai asneira!! Trata a azia!! Rennie é bom!!

Há que tempos..

Caro senhor Rui Santos, que o Benfica necessita de abrir os olhos, já eu próprio digo há muitos tempo, já desde a época passada que venho a dizer isso.

...não sei porquê(...) mas lembrei-me de Nietzsche...

" Quando, ao sair da minha soledade, atravessava pela primeira vez esta ponte, não dei crédito aos meus olhos, não cessei de olhar e acabei por dizer: “Isto é uma orelha! Uma orelha do tamanho de um homem!” Acercava-me mais, e por trás da orelha movia-se algo tão pequeno, mesquinho e débil que fazia compaixão. E efetivamente: a monstruosa orelha descansava num tênue cabelo — esse cabelo era um homem! — Olhando através de uma lente ainda se podia reconhecer uma cara invejosa, e também uma alma vã que se agitava no remate do cabelo. O povo, contudo, dizia-me que a orelha grande era não só um homem mas um grande homem, um gênio. Eu, porém, nunca acreditei no povo quando ele me falava de grandes homens, e sustento a minha idéia de que era um aleijado às avessas que tinha pouquíssimo de tudo e uma coisa em demasia"

Assim falou Zaratustra/Da Redenção

Parabens

Uma lufada de ar fresco neste espaço.

Benfica!

Este Benfica dos ultimos 9 anos de Vieira, tem sido péssimos em termos de resultados desportivos. Vieira que nestes 9 anos como Presidente, e 3 anos como Responsavel do Futebol com Vilarinho, apenas ganhou 2 Campeonatos, 1 T Portugal, 1 Supertaça e 4 T Liga, isto é 8 troféus, e no 1º ano de Vilarinho, o Benfica regista a sua pior Classificação dos seu historial o 6º lugar.

O Sporting no mesmo período conquista 1 Campeonato, 3 T Portugal e 4 Supertaças, teve uma Final na Europa, e está na Final da T Portugal, caso a conquiste, passa a 9 troféus neste Seculo XXI, e com menores investimentos.

O Porto, nesta vigência de Vieira, conquista "só" 4 T Internacionais.

Esses factos irrefutaveis é q devem ser vem esmiuçados.

Deixo-vos o registos dos 9 Presidentes do Benfica nestes ultimos 40 anos, e tirem as vossas conclusões.

Borges Coutinho de 68/69 a 75/76 (em 8 anos) conquista 8 Campeonatos.

Ferreira Queimado de 76/77 a 79/80 (4 anos) conquista 1 Campeonato.

Fernando Martins de 80/81 a 86/87 (7 anos) conquista 4 Campeonatos e Final T UEFA.

João Santos de 87/88 a 90/91 (4 anos), conquista 2 Campeonatos e 2 Finais T Campeões.

Jorge Brito de 91/92 a 92/93 (2 anos), não ganhou qq Campeonato.

Manuel Damásio de 93/94 a 96/97 (4 anos) 1 Campeoanto.

Vale e Azevedo de 97/98 a 99/00 (3 anos), não ganhou qq Campeonato.

Manuel Vilarinho de 00/01 a 02/03 (3 anos), com Luís Filipe Vieira Responsavel pelo Futebol, consegue a pior classifocação de sempre do Benfica 6º lugar (00/01), consegue despedir Mourinho, que 2 anos mais tarde vence 2 T Europeias, e não ganha qq Campeonato.

Luís Filipe Vieira 03/04 a até hoje (9 anos), vence 2 Campeonatos.

Assim, destes 9 Presidentes, os unicos sem vencer Campeonatos foram 3: Brito (Presidente 2 anos); Vale e Azevedo (Presidente durante 3 anos), e Manuel Vilarinho (Presidente durante 3 anos), e com Vieira no Futebol, comparando estas 3 Presidencias, em termos proporcionais, com os 9 anos de Vieira, o registo de vitórias e conquistas de Vieira são mt sofriveis. Porém, constatamos que a Comunidade Benfiquista anda desatenta relativamente a estes registos que são irrefutaveis.

...

Fala baixinho...

Deixa-os andar convencidos que estão no bom caminho.

Rectificação: Borges Coutinho

Rectificação: Borges Coutinho em 8 anos como Presidente conquista 6 Campeonatos.

ja na altura falei do Fernando Gomes

http://relvado.sapo.pt/1-liga/fernando-gomes-escutas-271061

na altura da eleicao vim aqui mostrar a minha estranheza com o apoio, eu nao sou mais esperto que ninguem e ate sou muito pior informado que os dirigentes do benfica e sporting, mas como e que eles foram cair nesta esparrela de por na FPF um vicepresidente do porto ? agora aguentem mais 30 anos do porto a ganhar!

OS ESPANHÓIS NO TERREIRO DO PÁÇO

FORAM PELA JANELA FORA ,, O CHIADO NÃO FICA MUITO LONGE ,, mas 1º o pinto tinha de ser atirado em 1º lugar

boby tareco, busca busca mata

boby tareco, busca busca mata mata!!

...

Estás enganado amigo. Esse é, hoje em dia, o lema de Luis Filipe Vieira.

Pinto da Costa sabe que o importante é criar boas relações com toda a gente, conseguir amigos em todo o lado, nem que o faça de forma falsa e surrateira.

Já o presidente do benfica dispara para todos os lados que nem um desalmado, coleccionando inimigos em todos os clubes e instituições desportivas. Tem sido sempre assim desde que é presidente. Antes dele o benfica tinha boas relações com a maioria dos clubes, hoje é rara a deslocação a redutos de adversários que não tenham problemas profundos com a actual direcção do benfica. O que motiva qualquer clube a dar tudo em campo para vencer o clube da luz.

Quando o benfica tiver um presidente que saiba, ainda que surrateiramente, criar laços positivos de simpatia com a maioria das pessoas ligadas ao futebol e, ao mesmo tempo, centrar-se em criar uma equipa capaz de ganhar dentro das 4 linhas de forma quase invencível, teremos de volta o grande benfica adormecido. Enquanto não houver um presidente do benfica que faça isso, no fcp ha-de haver quem o faça, seja Pinto da Costa ou quem vier a seguir a ele.

Vê bem o que a direcção do benfica tem andado a fazer ultimamente... A criar na cabeça de todos a ideia de que são melhores que o fcp e que o fcp ganhou injustamente. Ainda que isso possa ser verdade, a estratégia de passar o tempo a falar disso só ajuda o fcp a preparar a próxima época. Neste momento a direcção e equipa técnica do fcp está já a motivar os seus atletas com base na choradeira benfiquista. Hoje os atletas do fcp sabem que na próxima época será tempo de demonstar dentro das 4 linhas a sua superioridade e é nisso mesmo que se estão já concentrando. Vais ver se não vão conseguir demonstrá-lo.

Abram os olhos... um clube com mais de 5 milhões de adeptos deixar-se enrabar por um com menos de 2 milhões só tem um significado: má gestão a todos os níveis.

Tenho dito.

Fonha

Só li a "A vitória da estratégia do FC Porto, e decidi não perder tempo com rapazes magoados. Deixa-os falar..
Como é possível dar tempo de antena a pessoal que nem se consegue sentar?
Nem os idosos das terriolas que, sentem o clube encarnado desde o berço, vivem para o clube encarnado, o tema de conversa é o clube encarnado, têm opiniões tão ridículas..
A completar 10 anos a liderar o clube, é que vai definir a estratégia para a hegemonia do futebol Português?
Que tal correr com um treinador que ficou a 21 pontos do líder e que às primeiras derrotas da próxima época, terá a corda ao pescoço? Esperto é ele, que após correr com o Jesus a meio da época, coloca cá outro treinador - o povo fica deliciado mas não entende a dificuldade para o novo treinador -, e o Vieira volta a vencer as eleições.
Como é que possível as pessoas não aprenderem ao fim de 10 anos? Muita pala em muitas pessoas..