Rotatividade no Benfica -- solução ou problema? | Relvado
Lead: 

O primeiro jogo oficial da temporada (Benfica) deixa algumas incertezas e relança novas dúvidas.<

 

Algumas notas sobre o Benfica-Trabzonsport:

 

  1. Bom resultado;
  2. Turcos defenderam bem na primeira parte, colocando muita pressão sobre o ‘motor criativo’ do Benfica (Aimar) e tentaram espreitar o contra-ataque, em movimentos simples, com base na velocidade;
  3. Benfica não se deu bem com essa pressão sobre o meio-campo e fez uma primeira parte desligada;
  4. No segundo tempo, com a equipa de Trabzon a tentar chegar ao golo, o Benfica encontrou mais espaços e Nolito respondeu melhor comparativamente a Enzo Pérez;
  5. Gaitán deu brilho à vitória do Benfica com um golo primoroso;
  6. Artur respondeu bem à pressão colocada por Eduardo e... pelo próprio Benfica;
  7. Luisão mostrou, mesmo sem trabalhar com os novos jogadores, por que motivo é determinante neste momento no espaço defensivo (o jogo posicional e a recuperação da bola em lances de aparente ‘espaço perdido’ mostraram bem a sua influência na defesa encarnada e no ‘posto de comando’);
  8. Com Garay, a defesa do Benfica pode arriscar, outra vez, jogar um pouco mais subida no terreno, mas esses movimentos combinados só podem ganhar eficácia quando a defesa (definitiva) tiver tempo de competição suficiente para arriscar o fora-de-jogo e também a pressão global sobre o adversário;
  9. Com Javi Garcia e Aimar como vértices mais recuado e adiantado do losango de meio-campo não vai ser fácil arranjar lugar para Witsel, cuja capacidade não deve ser desperdiçada;
  10. O plantel do Benfica para esta época passou a contar com jogadores que não entram ’de caras’ na primeira equipa (lógica a opção de Jorge Jesus em utilizar automatismos adquiridos por Javi Garcia, Aimar, Gaitán, Saviola e Cardozo), mas podem ser muito úteis durante a temporada, pelo que não se pode falar, para já, numa equipa mais forte, mas num plantel reforçado nas suas ‘segundas linhas’.

 

Perante estes factos quais são as questões que se colocam, no imediato, a Jorge Jesus:

 

  1. Vai conseguir manter Luisão disponível para jogar em pleno no Benfica e comandar a defesa? É crucial que a resposta seja afirmativa. No plantel, não há outra solução do mesmo valor, ao ponto de dizermos que, na ausência de Luisão, a melhor solução seria Javi Garcia, com Matic a entrar, nesse cenário, para a posição ‘6’ (ou mesmo... Witsel).
  2. É possível colocar Witsel no ‘onze’ sem tirar da equipa futebolistas como Javi Garcia, Aimar e Saviola, jogadores mais ou menos ‘sagrados’ para Jorge Jesus? Possível é, mas com o risco de roubar profundidade ao jogo lateral exterior da equipa;
  3. Como manter motivados jogadores de nível similar que ocupam sensivelmente as mesmas posições, considerando que o plantel do Benfica passou a contar com muitas soluções de jogadores que ocupam tão bem o espaço exterior como espaços interiores da equipa, como são os casos de Enzo Pérez, Gaitán, Nolito, Bruno César, Jara e mesmo Saviola? Uma das soluções é gerir a hora-e-meia, de acordo com as vicissitudes de cada jogo, tendo os atletas preparados para jogar 60, 45 ou 30 minutos, preferencialmente. A alternativa passa por sacrificar jogadores 'angulares' como Aimar e Saviola, sendo certo que Cardozo não tem concorrente... à altura.

 

Temos pois questões desportivas, no plano estratégico e táctico, para considerar. Temos ainda questões de natureza psicológica e motivacional que não devem ser deixadas ao abandono. Tudo isto decorre da dificuldade que o Benfica tem encontrado em manter uma base sólida de soluções. Este (novo-velho) Benfica está numa fase em que... ainda dá para tudo.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

 

Taxonomia: 
Rui Santos

Benfica

Rui Santos no final da época veremos se é solução ou problema. Mas ter um bom banco é fundamental para o sucesso.
Em suma , penso que o tema da rotatividade não é desculpa para os falhanços existentes no benfica . o problema é sem dúvida a CABEÇA dos jogadores. Muito simples.

Ainda nem começou

Ainda nem começou e só vejo bla bla bla
Tenham calma, esperam pelas primeiras jornadas e depois logo se vÊ.
Só vejo palermas nestes comentários.

Rotatividade controlada é sempre a melhor solução

Há que manter a chama acesa em todo o plantel, confiando nos momentos certos àqueles que pertencem às chamadas segundas linhas. A única estratégia para manter um plantel firme e coeso passa sempre pela confiança que todos os jogadores sentem em si depositada pelo treinador. São quatro competições e todas apresentam um determinado espaço para que todos possam jogar. Porém, não deve em caso algum existir a ideia de jogadores sagrados dentro de um plantel, mas sim, aqueles que a cada momento se apresentam em melhores condições física, mental e tacticamente mais disciplinados.
No ano passado foi por demais evidente a quebra de Saviola, o qual não justificou em muitas partidas ser titular.
Espero que a teimosia de JJ neste ano seja mais moderado pelo Professor Manuel Sérgio.
Não quero contudo dizer que não possa existir um conjunto de jogadores mais eficiente e concretizador dos objectivos para a equipa.
Se quiséssemos ser precipitados diríamos que a equipa que actuou na segunda parte do jogo contra a equipa turca é deveria ser titular, pelo resultado obtido.
Sinceramente acho que é muito cedo para realizar uma análise cabal para o melhor onze devido ao número e à chegada tardia de muitos dos reforços.
Não sou adepto dos treinadores de bancada porque são os treinadores que estão todos os dias com os jogadores e sabem de particularidades ínfimas de cada um deles que o grande público desconhece, no entanto há evidências que não podem ser negadas e uma delas é a da falta de rotatividade de alguns jogadores. Todos sem excepção, num determinado momento, deverão jogar.
A diferença é que neste ano o Benfica contratou verdadeiramente reforços para a equipa.

Esperemos que nos possam dar muitas alegrias desportivas - com mérito futebolístico, sem o cheiro a saias nortenhas dos homens que vestem de negro.

E que possa também haver mais clubes a lutar pelo título, para além do triunvirato. O vencedor teria então mais valor, desde que os homens que vestem de negro não cheirem a saias nortenhas.

Existe...

...sempre a esperança de um jogo no estádio do Algarve...

A Rotatividade é sempre

A Rotatividade é sempre positivo num plantel,é sinal de algum equilibrio do plantel, mas para fazer rotatividade tambem é peciso saber quando e como tem de se fazer essa rotatividade.

A rotatividade num plantel é

A rotatividade num plantel é sempre importante, ainda mais quando as equipas mantêm praticamente o mesmo nível exibicional mesmo com alterações! O Benfica tem jogadores para isso, pois tem "soluções " de banco que podem ser mais valias para a equipa, como aliás pudemos ver no jogo de ontem!

Não sei é se o Jesus vai nessa, pois pelo que tenho visto nestas épocas de Benfica, ele aposta num núcleo de 14 ou 15 jogadores e dá muito poucas oportunidades aos restantes!

É preciso que ele não se esqueça que um dos grandes problemas do Benfica na época passada foram as lesões quase em simultâneo do Gaitan e do Salvio e a inexistência de soluções á altura no plantel!

A rotatividade é

A rotatividade é (quase)obrigatória.
Se o benfica estiver presente em todas frente terá mesmo de fazer a rotatividade senão não há hipotese.
Temos o caso do FCP o ano passao tirando um ou outro jogador como por exemplo alvaro pereira, moutinho, falcão estes foram sempre titulares é claro que quand se faz a rotatividade não se poderá mexer mt no coração da equipa mas em jogos de taça liga por ex. ou até mesmo campeonato a rotatividade só traz beneficios quer aos jogadores habituados ao banco para mostrarem valor ou para os habituais titulares que poderão ver nos outros jogadores que têm alguem à perna que também quer mostra o seu valor e jogar.

Sport Lisboa e Benfica

Na primeira época de Jorge Jesus,tivemos um campeonato e uma taça da liga. Sem dúvida que o Benfica disputou um futebol interessante todavia penso que houve falhas no que concerne à gestão da equipa. A aposta nos mesmos jogadores em detrimentos que pouco ou nada jogaram causou talvez uma divisão de jogadores ( os que jogavam e os que jogavam pouco).Contudo, isso não prejudicou muito a equipa no primeiro ano. De seguida, o segundo ano foi mais complicado. Penso que não foi uma época decepcionante mas sim a época dos quase ou então uma época humilhante ( tanto no campeonato , taça de portugal e LIGA EUROPA).
Este ano dá para ver um maior numero de opções o que remete para a rotatividade devido também há polivalencia dos seus jogadores.
A rotatividade não é má num plantel pelo contrário ( temos o exemplo do FCP em que o micael era visto inicialmente como titular contudo teve uma lesão e o belluschi ganhou o lugar e na recta final do campeonato tivemos a explosão do guarin).Os jogadores do ano passado do Benfica não eram maus mas sim pouco utilizados e decerto com crises de confiança ( filipe menezes por exemplo ). Este ano o Benfica tem mais e melhores jogadores apesar da politica "estranha" de contratações.

Por falar em Felipe Menezes

acho-o um jogador muito talentuoso, o problema dele é mesmo ser lento, até para o campeonato Brasileiro, creio…

Quando começar o

campeonato quero ver essa rotatividade......

SÓ SE FOR entre derrotas e empates............

ELES NAO VALEM NADA COITADOS...........palerminhas aziadolas....hehehehe

azia tens tu, bimbo descarado

azia tens tu, bimbo descarado

Tu tens mesmo alguns

Tu tens mesmo alguns problemas, ve se te suicidas. Palerma é quem te traz ao mundo.

Uma questão de ideologias

Parece que um Benfica forte está a causar azia a muita gente saudosa, talvez, do antigamente em que havia um só partido politico. O Porto a ganhar todos os anos parece ser o desejo recalcado dessas pessoas, mas a democracia chegou a Portugal e, esperemos, que também chegue ao futebol.

Essa tirada é para conquistar o

coração dos sportinguistas?

um benfica forte??

achas ke o teu clube ta muito forte?? eu n sou do benfca mas digo que o benfica poderia estar forte se mantivesse mtos jogadores do ano passado e so mais uns 3 ou 4 jogadores para recalcar a equipa. ekipa desiquilibrada, jogadores totalmente diferentes. tao a tentar fazer com que tenha este ano uma equipada de ataque como o do porto mas kndo a bola chegar ao cardozo vai tudo morrer e o lado mais forte do benfica era o esquerdo devido ao coentrao (grande jogador) mas agora um jogador de 33 anos nao ira fazer o mesmo. jogos contra o porto o vosso lado direito ira passar mal pk ele nao ira aguentar atras do hulk. depende do vosso treinador tambem. sporting esta bem ate agora, vams ver no campeonato porque estou curioso. porto esta na mesma e ainda ha muito para rodar naquela equipa com muita juventude e bons jogadores de promessa. sera um campeonato extraordinario e que ganhe o meu clube ou o qe fizer o melhor campeonato.

A democracia chegou e

A democracia chegou e rápidamente começaram a ganhar os melhores... Essa correu-te um bocado mal tendo em conta que de 74 pra cá foi um vê se te avias de títulos para o FCP.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.