As "revoluções tecnológicas" | Relvado
Lead: 

Bastaram 18 dias para pôr fim a uma ditadura de 30 anos. A circulação da informação é vital para

A queda do regime de Hosni Mubarak, no Egipto, é uma vitória das novas tecnologias e da força das redes sociais. Bastaram 18 dias para pôr fim a uma ditadura de 30 anos. Se os ditadores sempre reprimiram as manifestações do povo, porque era possível manter a repressão longe dos olhares públicos, agora, com o Facebook e outras formas de propagação da informação e da revolta, isso não é mais possível. Os vídeos gravados por um simples telemóvel podem chegar, num instante, sem hipótese de controlo imediato, a qualquer parte do globo terráqueo. São as "revoluções tecnológicas" que estão a dominar a actualidade do Mundo Árabe, em efeito dominó.

Independentemente das mudanças que vão operar-se em muitos Países, não deixa de ser lamentável que alguns destes ditadores, fautores de riqueza pessoal à custa da miséria a que subjugaram os seus povos, se vejam desobrigados a serem julgados nos tribunais (aqueles que não estão contaminados pela farsa), e apenas fiquem sujeitos ao "julgamento popular", que em todo o caso fará parte da História. E não deixa de ser ainda mais lamentável que alguns destes ditadores tenham sido recebidos com honras de Estado, em países formalmente democráticos, como aconteceu, por exemplo, com Muammar Kadhafi, no País do beija... Atlântico.

Taxonomia: 
Rui Santos

"revolução" de mentalidades

Ao ler o seu artigo fiquei a pensar como é que eles em 18 dias fazem tanta coisa e nós em 18 anos nada fazemos. Refiro-me ao "sistema" do futebol Português. Aínda hoje ouvimos falar dos "jantares" de Adriano Pinto, da luta pelo poder de Lourenço Pinto, das súbitas "doenças" de Gilberto madaíl, das "birras" de Amândio de Carvalho, das "bocas" de Pinto da Costa, ou seja, as pessoas influentes (os tais ditadores) de quem se falava á 18 ou mais anos são as mesmas de quem se fala hoje, exceptuando Valentim Loureiro. Estes senhores ninguém derruba nem com facebook ou videos de telemovél, aliás, nem com escutas telefónicas. Todos eles continuam a ser muito bem tratados pelo "poder" em Portugal, alguns até são recebidos no parlamento e vão a jantares com ministros, etc. Estes também os tribunais os tratam com carinho e nem julgamento popular é feito, e para muitos serão sempre considerados heróis naconais. Tudo isto só se resolve quando se apostar numa verdadeira reforma da educação, só assim se mudam mentalidades.

Ai se Mubarak ou Kadhafi descobrem Portugal!

O perigo que pode vir do Oriente

Num momento conturbado como o que estamos a viver, no que concerne à escalada desenfreada do preço do petróleo dos países árabes, e que pode originar um risco ainda maior na consumação de um início de uma guerra, entre os países ocidentais contra os países do médio oriente, julgo ser muito mais importante encontrarmos soluções para resfriar um conflito latente, do que pensar nas vantagens das revoluções tecnológicas, que apesar de serem importantes no quadro das comunicações entre o mundo, pode também trazer associado à sua importância, saberes ou formas de ter conhecimento, que por razões que dificilmente poderemos travar, venham a originar problemas de entendimento numa sociedade cada vez mais virada para o consumo, o lucro e o poder pela via da força armada.
Cumps.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.