O regime da Arbitragem está caduco e obsoleto | Relvado
Lead: 

Expulsões, sim ou não?

Sub-título: 

A resposta de Rui Santos

Meu caro,

O que sugere representa forte ‘input’ no processo de reformulação das Leis do Jogo que a FIFA e a International Board se recusam a abordar em profundidade. Antes de chegarmos a esse nível de discussão (mais detalhado), muita água tem de passar debaixo das pontes.

Há que ter em atenção as origens do jogo e àquilo que fez dele um êxito à escala universal. Esse reconhecimento deve ser feito.

Respeitando sempre a história do futebol, o que tenho defendido nos mais diversos fóruns públicos é a necessidade de modernização da modalidade. E a importância que os mecanismos de avaliação e escrutínio da Arbitragem assumem na relação que se pretende estreitar com o conceito da 'verdade desportiva'.

Há um fundamento incontornável a partir do qual a FIFA e UEFA ficam sem argumentos: hoje tudo é mais rápido; hoje tudo é mais escrutinado. As novas tecnologias têm uma grande incidência nas sociedades modernas e devemos potenciá-las... a nosso favor.

Mas já todos percebemos que a FIFA e a UEFA não querem perder o seu ‘magistério de influência’ sobre os árbitros e a Arbitragem. E isso é mau porque aumenta a suspeição e retira credibilidade ao futebol.

É preciso, por isso, fortalecer o movimento de cidadania e opinião no sentido de combater o regime, que está caduco e obsoleto.

 

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Taxonomia: 
Rui Santos

Arbitragem

“centrão político” ou “centrão de interesses”???????????????

Uma questão de patrocínio

O Sr. RS defende a modernização dos processos da arbitragem para se alcançar a 'verdade desportiva' e nisso todos estamos de acordo. Mas parece que o RS pretende ser o único patrocinador português de tal mudança, parece possuir uma espécie de direitos de autor dessa matéria, pois quando alguns jornais (A Bola por exemplo) lutam pelo mesmo paradigma, ai, ai, ai que não pode ser ...

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.