Quem protege quem no País do Apito Dourado? | Relvado
Lead: 

Não há condições, em Portugal, para a arbitragem ser independente. É um
jogo de equilíbrio, sem

O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira, não se cansa de repetir que ‘o sector é dirigido por um responsável, de dentro para fora, sem intromissões’.

Disse-o agora mas já o tinha dito noutras fases mais quentes do seu mandato.

Foram necessárias apenas 4 jornadas para o ambiente se (re)acender.

Carlos Xistra é nomeado para o Académica-Benfica, depois das críticas de dirigentes ‘leoninos’ à actuação de Xistra no Marítimo-Sporting.

Aqui, o problema não é apenas o da amplificação dos erros. É uma questão de competência. Xistra não é competente e por isso mais facilmente cometerá erros.

Defendo há muitos anos alterações ao nível da regulação desses lapsos, em tempo útil. Com apoio tecnológico. Não vejo outra maneira de reduzir o número de erros grosseiros.

Com apoio tecnológico -- e só a título de exemplo -- o penálti assinalado por Xistra a castigar falta de Maxi sobre Makelele fora da área, daria lugar a um livre directo. Porque a televisão mostra aquilo que os árbitros não vêem ou dizem não ver.

O FC Porto também já teve grandes penalidades não assinaladas a seu favor. Nos jogos com o Gil Vicente e V. Guimarães.

O Sporting também contestou a arbitragem no Funchal e a expulsão de Labyad, neste último jogo com o Gil Vicente.

Em Portugal, não há a mínima tolerância para o erro. Porque já ninguém acredita em ninguém. Porque quase todos pressupõem que os erros resultam dos magistérios de influência que se constroem em redor do sector da arbitragem. E, nalguns casos, parece ser assim...

Muitas das críticas são manifestamente exageradas e o Benfica, neste particular, já perdeu muitas vezes o equilíbrio. Até porque já não sabe muito bem o que fazer...

Mas, em relação a Coimbra, tem razão, apesar de poucos terem apontado o problema da falta de eficácia...

O terceiro jogo da Liga, realizado a 18 de Agosto, trouxe logo os primeiros problemas com arbitragens. O Benfica-Sp. Braga, dirigido por Artur Soares Dias, esteve envolto em polémica: primeiro, com a expulsão de Douglão (em vez de ‘amarelo’ a Custódio) e depois com a anulação daquele que seria o terceiro golo do Benfica, num lance em que Cardozo não faz falta sobre Beto, apesar do impacto da queda do guarda-redes dos minhotos.

Um Benfica-Braga é, no quadro actual de competitividade do futebol luso, um dos 10 jogos mais importantes da Liga portuguesa. Era o arranque da prova. Se a arbitragem fosse dirigida ‘de dentro para fora, sem intromissões’, eu diria, sem provocações mas com coragem e independência, Vítor Pereira teria nomeado Pedro Proença para o primeiro grande embate da Liga 2012-13. Porquê?

1.    Porque Pedro Proença ainda gozava dos efeitos de ter dirigido as finais do Euro-2012 e da Liga dos Campeões.
2.    Porque o segundo grande jogo da Liga, envolvendo os ‘encarnados’, está marcado, em calendário, para Janeiro de 2013 (Benfica-FC Porto), e, regulamentarmente, se fosse essa a vontade do nomeador, nada obstaria a que ‘o melhor árbitro português’ da actualidade fosse o escolhido para dirigir a partida mais importante da ronda inaugural da Liga.

Isto prova a falta de independência. Alguns dirão que se tratou apenas de bom-senso para não ‘assanhar’ (ainda mais) o Benfica. Então, se foi bom-senso, assuma-se que o veto do Benfica produziu efeitos. Assuma-se que o ruído produz efeitos. Dir-se-á que se tratou de critério. Mas então o melhor critério não é reservar os melhores árbitros para os jogos mais importantes?

Preto no branco: nem sequer há condições para a arbitragem ser independente. Quem protege quem, no país do Apito Dourado?

A arbitragem em Portugal continua a ser aquilo que o Apito Dourado não matou. Não matou as influências, os medos, as represálias e o clima de coacção, directa ou indirecta. Não há é coragem de o assumir.

Foi Vítor Pereira quem disse, numa das suas aparições públicas -- quando aparece, sai quase sempre borrasca... -- que esta ‘não é a geração dos quinhentinhos’. Quis dizer, portanto, que houve uma ‘geração dos quinhentinhos’. E quem, dentro da arbitragem, denunciou aqueles que fabricaram essa geração? Como é que se pode acreditar em alguém com o currículo de Vítor Pereira que faz uma acusação deste jaez e não se lhe conhece uma manifestação de denúncia?

Vítor Pereira sempre foi assim. Jorge Coroado era melhor árbitro, mas não tinha a viscosidade e poder de sedução (junto das elites) que Pereira sempre alardeou.

Quis dar uma imagem de ‘grande democrata’ quando se pôs a analisar -- com a ajuda do vídeo -- os desempenhos dos seus nomeados. Deu raia, como diz o povo. E não repetiu a democrática experiência.

Depois disso, começou a ter reuniões com dirigentes de clubes. Mas alguém independente, com o papel de nomear, tem reuniões com dirigentes de clubes? Não há intromissões? A arbitragem é dirigida de dentro para fora? Não brinque connosco, caro Vítor Pereira.

Agora tirou da cartola a solução dos árbitros estrangeiros. Mais uma ‘promessa’ para dar raia? Alguma vez Vítor Pereira explicou em que condições vai (?) nomear árbitros estrangeiros? Com que garantias de equidade?

A única coisa que Vítor Pereira fez bem até ao momento foi a promoção dos árbitros portugueses no espaço internacional. E isso corresponde á obtenção de bela$ mordomia$, que todavia não chegam para manter o sector pacificado.

É também uma forma de equilíbrio. Ou instinto de sobrevivência.

 

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

No País do Apito Encornado Carmim Lilás Roxo Rosa Fúcsia

.

No País da Opus Gay... o sr R S devia era falar do Apito Murmelho, da pouca vergonha em Dusseldorf e agora em Cáceres..

É só treta, easy talk, jeux de mots, conversa fiada sr R S para boi dormir....

Blá, blá, blá...

Ganhe coragem, seja homem, seja digno e ponha o nome nos bois. Chame os bois e as vacas sagradas pelos nomes. Qual Apito Dourado. Fale é no Apito Encornado, no Apito Murmelho que nunca foi feito.

Fale-nos do Calabote, do Silvano, do Rola, do Pratas, do Lucilio, do Jacinto Paixão, do Bruno Paixão....

Sem dúvida que o sr Rui Santos toca, aflora em geral e pela rama nos pontos criticos da Arbitragem. Mas, cala, esconde, omite, sonega, consente, é cumplice nos aspectos mais importantes, mais sensíveis.

E está sempre a bater na tecla das Tecnologias... Está errado sr Rui Santos, as Tecnologias não iriam resolver nada. Pois se graças às Tecnologias todos vimos o Luizão agredir um árbitro e 3 milhões de benfiquistas juram pela sua querida maezinha que não senhora, que não foi nada assim, que ele nem lhe tocou... Que o árbitro é que fez teatro!!!

Diga lá então para que servem as Tecnologias?!

E em Coimbra, os 3 penalties foram todos bem assinalados... todos eles correctamente apitados. Conforme se pôde 'ver' através das Tecnologias. E até o sr Rui Santos vem dizer que não, que foram mal assinalados. Quando todos vimos pelas tais Tecnologias que os 3 penalties foram bem marcados!!!

Por isso, para quê falar em Tecnologias, se o sr Rui Santos é o 1º a negar as evidências que as Tecnolgias nos mostram a cores, au ralentie, em slow motion.. Se basta o sr Rui Santos usar lentes cor de rosa fúcsia com infra-vermelhos para logo negar no seu hipotalamo inquinado as Tecnologias mais avançadas!!

O único erro GRAVE que o Xistra cometeu em Coimbra, foi o de expulsar o jogador da Académica, PERMITINDO que uma equipa ficasse a jogar 40 + 5 minutos a mais 1, tirando partido, benefício desse tal erro grave. Tal e qual já na 1ª jornada essa mesma equipa em questão beneficiou de outro erro grave do fiscal de linha, ficando a jogar a mais 1, DURANTE 20 + 5 minutos... tal como depois, em Setúbal, jogou 83 + 4 minutos a mais 1 !!
Convenhamos que jogar 80% dos jogos a mais 1 é tirar beneficio... ou não?!

Assim que por favor, sr Rui Santos. Não deturpe, nem altere, vicie a verdade dos factos a seu belo prazer só para justificar a sua tese. As Tecnologias não viriam resolver nada quando as pessoas chegam ao cúmulo de ver a sua mulher na própria cama com o outro e se recusam a acreditar!!!!

- - -

Que há árbitros incompetentes. HÁ. Mas não é pela Tecnologia que eles vão deixar de ser INCOMPETENTES.

Bastará apenas erradicá-los da Arbitragem. Não os deixando apitar. Muito menos promovendo-os como fizeram ao Bruno Paixão encornada !!!

Os jogadores fracos também não chegam aos principais campeonatos. Ficam-se pelos regionais.

Pense nisso.

Futebol

Futebol é uma teta onde alguns mamam e todos querem mamar.
O Rui Santos ainda deseja mamar mais?????????????????????

Análise grosseira

Sr. Rui Santos, Qual foi o erro grosseiro do arbitro Carlos Xistra?

Pois é....

O sr. Rui vive em Lisboa e elas queimam, não é verdade?
O sr, já as sentiu, verdade?
Diga-me uma coisa, o que é o apito dourado?

Saudações (des)portivas

_____________
Dragãoport

Primeiro que tudo assumo que sou dos que o ouvem regularmente na

SIC notícias, e até o admiro em certas opiniões, embora discorde de outras, mas afinal é isso é a normalidade quando as pessoas pensam pela sua cabeça mas ´têm o respeito pela opinião contrária.

Posto isto, queria só fazer um reparo à sua Liga Real, é que o Porto foi prejudicado na 1ª jornada como reconhece nesta sua crónica e não vem na Liga Real expresso esse prejuízo, embora venha o do Benfica. Não faço dessa situação nenhum juízo de valor, porque uma coisa que eu lhe reconheço e por isso o ouço várias vezes é a isenção na hora de criticar, seja A, B ou C em questão, mas penso que até pelo reconhecer da importância que assume essa Liga Real que em boa hora apareceu, seria de bom grado corrigi-la...

Cpts.

Blá, blá, blá...

.

É só treta, blá, blá,blá sr Rui Santos.

Ganhe coragem, seja homem e ponha o nome nos bois. Chame os bois pelos nomes.

Qual Apito Dourado. Fale é no Apito Encornado, no Apito Murmelho que nunca foi feito.

Fale-nos do Calabote, do Silvano, do Rola, do Pratas, do Lucilio, do Jacinto Paixão, do Bruno Paixão...

Sem dúvida que o sr Rui santos toca, aflora no geral e pela rama nos pontos criticos da Arbitragem. Mas cala, esconde, omite, sonega os aspectos mais importantes, mais sensíveis.

E está sempre a bater na tecla das tecnologias... Está errado sr Rui Santos, as Tecnologias não iriam resolver nada. Se graças às tecnologias todos vimos o Luizão agredir um árbitro e 3 milhões de benfiquistas juram pela sua querida maezinha que não senhora, que não foi nada assim. Que o árbitro fez teatro!!! Diga lá então para que servem as tecnologias?!

E em Coimbra, os 3 penalties foram todos bem assinalados... todos eles correctamente apitados. E até o sr Rui santos vem dizer que não, que foram mal assinalados. Quando todos vimos pelas Tecnologias que os 3 penalties foram bem marcados!!!

Por isso para quê falar em tecnologias, se o sr Rui é o 1º a negar as evidências que as Tecnolgias nos mostram a cores, au ralentie, em slow motion.. Se basta o sr Rui Santos usar lentes cor de rosa fúcsia com infra-vermelhos para negar as tecnologias mais avançadas!!

O único erro GRAVE que o Xistra cometeu em Coimbra, foi o de expulsar o jogador da Académica, PERMITINDO que uma equipa ficasse a jogar 40 + 5 minutos a mais um, tirando partido, benefício desse tal erro grave. Tal e qual já na 1ª jornada essa mesma equipa beneficiou de outro erro grave do fiscal de linha, ficando a jogar a mais 1 DURANTE 20 + 5 minutos... tal como depois, em Setúbal, jogou 83 + 4 minutos a mais um !!!!

Assim que por favor, sr Rui Santos. Não deturpe, nem altere a verdade dos factos a seu belo prazer só para justificar a sua tese. As Tecnologias não viriam resolver nada quando as pessoas chegam ao cúmulo de ver a sua mulher na própria cama com o outro e recusam-se a acreditar!!!!

- - -

Que há árbitros incompetentes. HÁ. Mas não é pela Tecnologia que eles vão deixar de ser INCOMPETENTES.

Bastará apenas erradicá-los da Arbitragem. Não os deixando apitar. Muito menos promovendo-os !!!

Pense nisso.

Para os adeptos do FCP!!!

Palavras para quê... neste caso só é cego quem não quer ver...

http://www.youtube.com/watch?v=h6CXBW4FVl0&noredirect=1

O impossível...

Um arbitro marcar dois penalty's (inexistentes ao fcp)

Bem nesse dia na arbitragem rolavam cabeças, umas a seguir às outras...

As cabeças que não rolavam, levavam uma tareia do chefe da claque dos super ladrões, que aparecia no seu porche.

Ser chefe de claque é possível ter bons carros...!!!

Tretas - Bullshit - Bobagem !!!

.

É só treta sr Rui Santos. Blá, blá, blá...

Ganhe coragem e ponha o nome nos bois. Qual Apito Dourado?!

FALE é no Apito Encornado, no Apito Murmelho que nunca foi feito.

Fale-nos do Calabote, do Silvano, do Rola, do Pratas, Lucilio, do Jacinto Paixão, do Bruno Paixão...

Sem dúvida que toca, aflora no geral nos pontos criticos da Arbitragem. Mas cala, esconde, omite, sonega, branqueia os aspectos mais prementes e importantes. Disseque e desmonte as palavras cifradas e encriptadas de LFV para Luís Duque. Isso sim, é que era ter coragem.

E está sempre a bater na tecla das tecnologias.... Está errado ser Rui Santos. As tecnologias não iam resolver nada.

Em Coimbra, os 3 penalties foram bem assinalados... todos eles correctamente apitados. Todos o disseram.

Não queira é ver com lentes de infra-vermelhos cor de rosa fúcsia.

O único erro GRAVE que o Xistra cometeu em Coimbra, foi o de expulsar o jogador da Académica, PERMITINDO que uma equipa ficasse a jogar 40 + 5 minutos a mais 1, tirando partido, benefício desse erro grave. Tal e qual já na 1ª jornada essa mesma equipa beneficiou de outro erro grave do fiscal de linha, ficando a jogar a mais 1 DURANTE 20 + 5 minutos... tal como depois em Setúbal jogou 83 + 4 minutos a mais um !!!

Assim que por favor, sr Rui Santos. Não deturpe, nem altere a verdade dos factos a seu belo prazer só para justificar a sua tese.

Que há árbitros incompetentes. HÁ !!!

Mas não é pela tecnologia que eles vão deixar de ser INCOMPETENTES.

Bastará erradicá-los da Arbitragem. Não os deixando apitar !!!

Os jogadores fracos também não chegam ao 11 titular... não passam dos regionais!!!

Pense nisso.

Dum sportinguista q não lê a bola nem record.....

Beneficios do benfica,16 jogos em média por época (mas jornais apenas enfatisam 2 ou 3...) o porto normalmente é beneficiado em 3 ou 4 publicitados durante semanas a fio em todos os jornais e afins....Por época o porto é prejudicado em 6 ou 7 jogos,benfica 1 ou 2, é esta a corrupção que falam,se é infelizmente é vergonhoso darmos conta que nem com essa suposta corrupção eles conseguem chegar perto sequer do beneficio do sistema encarnado...Por falar nisso já ouviram algum jornal dar ênfase dos 3 penaltys que roubaram ao porto na 1 ª jornada(2 pontos á vida),já ouviram em algum jornal mencionar sequer que o 1 º golo do benfica contra o braga tocou no braço do cardoso estrondosamente antes do remate para golo?Já noticiou algum jornal que nesse jogo (benfica braga)foi expulso alguém por engano(o cartão amarelo seria para custodio...), já virama expulsão do jogo contra o v.setubal em que as imagens foram colocadas em camara rápida para dar a sensação duma agressão tremenda que se visionarem na net ele até se encolhe todo,tocando apenas com os joelhos no jogador do benfica nesse mesmo jogo alguém falou do 1º golo em fora de jogo do benfica?Pois mas agora toda a gente fala em lances de juizo dificil,apenas porque prejudicou as santinhas encarnadas......Quando quiserem estou disponivel para enviar videos com provas e não palavras provenientes da mentira do século,mais para acabar...Eu pertenco ao 1º clube juntamente com o benfica que comprou com prostitutas árbitros(pesquisem caso mr. king) em portugal,portanto mudem o disco rapazes que isso já passou há história como um mito....saudações.leoinas

No que toca...

No que toca a arbitragens, limito-me a postar comentários feitos anteriormente e acho que não vale a pena
acrescentar mais nada, já que os comentários actuais me parecem pouco a propópsito:
Oh sr. V.Pereira,
por acaso apanhou muito sol na moleirinha nos últimos dias? Com que então árbitros estrangeiros? E
se aparece algum daqueles que tanta "merda" têm feito? Como descalçará a bota? Isto não tem nada
que ver com o Manel, Jaquim, Alfredo ou qualquer outro mas antes com o funcionamento que os srs.não
conseguem imprimir ás várias instituições...Esse é que é o busilis da questão...Não valerá a pena mais
conversa, embora pudesse fazê-lo...Vou tentar postar um comentário feito sobre umas declarações do
presidente federativo e gostaria que alguém viesse com dados contraditórios mas razoáveis.............................

Oh sr. Fernando
Enviado por Velha Águia a 20 de Fevereiro de 2012, às 12:37.
[0 pts.]
para melhorar as arbitragens, embora nunca se acabem os erros, haveria que: PONTO 1-A primeira regra e a
mais importante, era que as instituições funcionassem.PONTO 2-Nenhum árbitro seja de que escalão seja
tenha que estar sujeito à aplicação das regras por pessoas que representam os clubes nos vários organismos.
PONTO 3-Nestas condições, defender a actuação dos árbitros convictamente, dos ataques de tudo e de todos.
PONTO 4-Com este funcionamento, fazer os árbitros cumprir rigorosamente as leis do futebol, coisa que não
fazem habitualmente como por exemplo: Advertir e se for caso disso expulsar qualquer jogador que infringe
sistemáticamente as leis do jogo e advertir e expulsar os joagdores que tenham conduta injuriosa,grosseira
e indecorosa, vidé a enorme quantidade de palavrões que se ouvem em todos os jogos de futebol e que pelas
leis do jogo constam como penalizáveis. PONTO 5-Com estas situações salvaguardadas, castigar ou irradiar
os árbitros descaradamente imcumpridores.Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.
P.S.
Não acredito que a profissionalização resolva os problemas dos erros dos árbitros...

editar
responder

Como é que um gajo destes

Como é que um gajo destes chega a comentador do que quer que seja...

Só mesmo em Portugal...

era interessante referir

quem ganhou o campeonato nos raros anos em que a equipa de arbitragem surgia por sorteio e não por nomeação.

E depois, referir que o argumentário em defesa das nomeações é não ter árbitros fracos (Xistra) em jogos importantes (qualquer um entre os grandes ou passível de alterar o topo da classificação).

Quem protege quem no pais do

Quem protege quem no pais do apito dourado???Aí está uma boa pergunta,e uma pergunta requer uma boa resposta:Só protege aquele que não foram a julgamento no caso apito dourado,como o Luis Filipe Vieira que foi apanhado nas escutas a escolher arbitros para os jogos do benfica e onde confirmou que era costume no benfica oferecerem peças em cristal aos arbitros,enquanto esses corruptos não forem julgados e condenados vai haver sempre suspeitas.Esses dirigentes do tal clube do regime já perceberam que podem dizer o que quizerem que nada lhes acontece.Primeiro foi o processo apito dourado inventado por esse traficante de droga e ladrão de camiões,dizendo que recebeu esse processo em casa ,que não sabia quem lho entregou mas que não foi pelo correio,conclusão:Só podia ser inventado por pessoas ligadas ao benfica,depois foi a emboscada no tunel,tudo planeado,desviam-se as camaras convidam-se os seguranças do benfica a provocarem os jogadores do FCP e isto nunca mais vai acabar,porque os verdadeiros culpados saem sempre impunes.

Tanta alarvado...

Não sei se grite se ria com tanto alarvado a comentar. A começar pelo próprio cronista, o expert Rui Santos que apenas debita estupidez há largos anos. Um snob, pedante e rabugento pseudo-comentador que se acha um expert em futebol mas que bem vistas as coisas, há anos que comenta o mesmo de sempre. A fraca tentativa de insinuar que o problema do futebol português reside exclusivamente ao mau julgamento do Apito Dourado, deixa-me apenas a pensar, então afinal nos últimos dois anos como é que passam impunes agressões de jogadores e treinador do Benfica em pleno relvado (está filmado)? como se permite ao vice-presidente do Benfica constantemente cuspir acusações sem fundamento algum e mesmo assim passar impune? Como se permite desligar luzes de estádios em desrespeito a todos os sócios e associados e colocar em risco milhares de vidas e passar impune? Como se permite que um clube mande os seus capangas ao Aeroporto da Portela agredir o representante do Moretto (também em filme) e passar-se impune? Como se permite alterar estádios, queimar camionetas, agredir viaturas de presidentes de outros clubes, etc.... e ainda se conseguir apenas dizer que sãos os outros, passando, mais uma vez, impunes? Como é que se consegue dizer que mediante tanta nojeira no futebol português, infelizmente impregnada em grande parte dos clubes, a culpa reside exclusivamente no apito dourado? É uma fraca insinuação, rodeada de tanta barbaridade, que visa exclusivamente dizer que a culpa é do Pinto da Costa....mas que raios, o futebol nacional tem quase 100 anos e casos de suspeita e dúvida existem há mais de 50 anos....vem do tempo do amigo Salazar e as suas protecções avermelhadas (basta dizer que jogador algum do Benfica alguma vez foi enviado para o ultramar - facto comprovado). A corrupção no futebol é um mal do País, pois somos repletos dessa rameira em quase todos os circuitos, quer seja futebol, política, igreja, empresas, etc...e enquanto assim não virmos que se trata de um problema global, vamos continuar a ter de aturar energumenos como este a cuspir idiotices e a influenciar asnos que debitam azia por todos os poros, esquecendo que o grande problema do Benfica e do Sporting está na gestão dos seus clubes e dos seus activos.

verdade desportiva do slb assim se deve chamar

Agridem tudo e todos,dirigentes, jogadores, arbitros, onde estão os castigos das agressões de jesus na ultima época, a mais recente de Maxi, o cartão vermelho de dusseldorf pois o pobre arbitro depois de tal cenário ficou por exibir, os castigos convenientes a jesus e luisão quer a nível de calendário quer em nº de dias ( sempre pelos minimos).
O vice idiota quando levou as lambadas no Porto se é que não foi mais uma manobra de diversão do slb, teve um repudio por parte de todos, quando o "tanque" do slb agrediu o arbitro de Dusseldorf, este idiota diz em directo que o culpado é a victima e que até encenou a queda!!!!!!!!
É verdade que o direito e a justiça em Portugal vai mal, pudrea com idiotas formados em direito!!!
Este Sr chorão, já não é a primeira vez que em directo levanta suspeitas sobre tudo e todos, se sabia do tal aviso, porquê só depois do jogo o tornou publico e não na hora?????
De diver~so está o futebol Português farto, quando os outros são prejudicados não se passa nada, qundo é o slb investiga-se tudo?????
Verdade desportiva para quem e para quando, os outros não contam quando o slb é favorecido, então as expulsões aquando dos 5-0
que ficaram por dar no Dragão, os meio tecnológicos só servem para o SLB SR. Rui Santos.
Quando o SLB mete àgua a comunicção abafa tudo e pronto!

Nao posso concordar

Quanto aos meios tecnologicos, so' quem nao quer perder o controlo da arbitragem, incluindo uefa, fifa, etc e' que pode estar em desacordo.
O problema que se poe, seja com ou sem meios tecnologicos, chama-se SUSPEICAO, esta, nunca ira' acabar e dai', ter de haver um modo a que esta maldita suspeicao va' ao encontro de todos os interessados, que todos possam beber do proprio veneno.
O sorteio puro e direto, vem acabar com a suspeicao, dizer como diz o Rui Santos, melhores arbitros para os jogos mais importantes, nada mais nem menos para humilhar os clubes mais pobres, pois sem estes, nao ha' competicao, e' tao impostante em termos relativos, um jogo Beira Mar-Estoril, como um Benfica-Porto, os interesses sao os mesmos, ganhar, logo, o sorteio vai bafejar de sorte ou azar, qualquer clube envolvido na competicao, nao e' justo nem salutar para alem de nao fazer qualquer sentido, o arbitro x, nao poder apitar um Porto-Benfica por incapacidade tecnica, pertencendo este ao clube dos mais competentes, vulgo primeira liga. Entao onde ficamos? E' neste constesto que critico L.F.Vieira, que recusou o sorteio dos arbitros ha' uns anos a esta parte, podendo assim agora calar-se e nao reclamar. Desde os tempos mais remotos que se recorreu ao sorteio, para resolver problemas dubios , cujos interessados terao de se contentar com a sorte que lhes cabe.

Verdade desportiva...

No mundo actual do futebol nacional, a verdade e a mentira andam de mãos dadas no maior espetáculo decadente que há (minha)memória.
Os interesses de quem investe, o clientelismo, a subversão e a subserviência, o subavaliamento de passes de jogadores, a falta de ética e a manifesta carência de autoridade e de categoria na arbitragem tomaram á muito o lugar da verdade desportiva e da competência diretiva.
O futebol chega ao caos e assemelha-se ao que de pior se encontra no País e na Europa, onde quem manda é igualmente quem investe, quem tem dinheiro e quem nos "corredores" tem as "unhas" para tocar a guitarra.
No meio disto tudo, onde está a verdade...?
A meu ver, a verdade não pode nem deve estar na seca e tenebrosa nuvem deixada este fim de semana no ar por um Dirigente do Benfica, sem provas do que disse por enquanto, nem tão pouco nas alianças inóspitas de um Clube do Norte ás "Mafias da Noite" e ao processo "Noite Branca" onde muitos destes "capangas" são os "audazes" Guarda "frentes" de um Presidente com muito para investigar, mas com muito pouca vontade de o fazer por quem de direito, que é o Poder de Magistratura do Norte.
Enquanto a caravana passa, o poder politico continua num silencio mortífero e desesperadamente alheio como se o futebol fosse um mundo á parte, onde as "fronteiras" estão bem delineadas e onde entrar nesse mesmo mundo é sinónimo de passar a entrar num regime diretivo onde a subserviência é nota dominante.
O futebol nacional está doente, e urge cuidados intensivos, do Minho ao Algarve com passagem por Lisboa.
Bem diziam os saudosos Alfredo Farinha e Aurélio Marcio, homens do desporto nacional e que muito me ensinaram, ao dizerem que as SAD iriam ser um inicio para a morte do futebol e dos seus clubes.
Exige-se a verdade, seja ela e doa ela a quem doer, pois só assim o futebol poderá voltar a respirar e dar um volte face á sua mais que visível debilidade "física".
Domingo a Domingo, já não é com tanta convicção que acendo o rádio para ouvir o relato, tão pouco já saberei o que fazer para "ensinar" e "meter" esse "bixinho" Domingueiro aos meus filhos (5 e 14 anos), como antes o meu avô tão bem o soube fazer.
O futebol não é isto...o futebol é muito mais do que isto...o futebol está triste, está mudo e nublado, está carente e debilitado, está feio e mentiroso.
Pior que tudo, não auguro bons tempos nem bons ventos, pois não vislumbro quem possa de facto assumir as rédeas de um desporto que a este nível apenas serve uma parte de quem "vive" deste mesmo desporto, que são os programas televisivos e os jornais que de 2ª a 6ª nos "detonam" as audiências, que são grandes porque prolifera a opinião e a polemica porque como dizia o outro:
-"É disto que o povo gosta"...

verdade desportiva

Os problemas que para alguns existem, para outros dao-lhe jeito. Ha' quem queira verdade desportiva e ha' quem nao queira. Julio Machado Vaz pessoa que muito respeito pela sua integridade moral, para alem dos conhecimentos que me habituei a beber, foi dispensado do programa Trio de Ataque, por ser vertical e pensador livre, analisando o desporto isento e inventar atoardas, destinadas a levantar polemica sem fundamento. O povo quer e' viver de polemicas e fantasias, quando se lhes fala em realidade, voltam as costas (caso do programa) ou assobiam para o lado, a menos que, lhe entrem nos bolsos como no caso da crise imposta pelo governo.

Não entendo os anti-portistas ...

Estão todos contentes com esta dissertação do "homem que sabe tudo", se lerem bem perceberão que o capuz cabe em todos, principalmente ao SLB. Quem mais que o Benfica tenta criar medos, represálias e clima de coacção ... basta perderem pontos e soltam logo os animais, aliás animal, pois é sempre o mesmo a ladrar...

Tudo isto é uma cultura desportiva perversa alimentada por pessoas como o Rui Santos, que para garantir o seu empregozinho, lança farpas todos os domingos no seu programazeco!!!

Não se vê nada igual no mundo, a não ser aqui na vizinha espanha e porquê ... são os portugueses que lá estão o "RRRRozé Mourinho" sempre a pressionar as arbitragens. Lá está são os Portugueses !!!

Para os mais desatentos aqui ficam os titulos do FCP nos últimos 10 anos ... desafio os benfiquistas a explicar a corrupção em todas estas vitórias, principalmente nas internacionais, isto se vocês tiverem coragem!?!?

Campeão Português (8): 2002/03, 2003/04, 2005/06, 2006/07, 2007/08, 2008/09, 2010/11, 2011/12
Taça de Portugal (5): 2002/03, 2005/06, 2008/09, 2009/10, 2010/11
Liga dos Campeões (1): 2003/04
Liga Europa (2): 2002/03, 2010/11
Taça Intercontinental (1): 2004

P.S: não sei se haverá no mundo outro curriculo igual mas salvo melhor opinião ...

Saudações

Quem protege quem no país das

Quem protege quem no país das virgens ofendidas. Na aldeia da roupa branca. No país dos favorecimentos estatais e dos presidentes e dirigentes condenados pela justiça civil!

O apito dourado foi uma falsa investigação. Quando os presidentes de outros clubes estavam nessas escutas e apenas vão os presidentes dos clubes mais fortes do norte (naquela altura), penso que está tudo explicado.

Oh Rui

Mas entao tinha que vir para aqui falar mais uma vez do apito dourado. Isso nao se faz, os portistas nao merecem.

O caso apito dourado em

O caso apito dourado em comparação com os Calabotes, as emboscadas dos Tuneis, a morte de adeptos em pleno jogo, as agressões a arbitros nos centros comerciais e em pleno estadio etc,etc, essa comparação não se pode fazer.Já agora,quando é que o vosso presidente é julgado pelas escutas no apito dourado,ou vai ter de sair do benfica como aconteceu com o Vale e Azevedo para ser finalmente julgado.

Antigamente havia Fátima, e o

Antigamente havia Fátima, e o slb ganhava sempre como naquele célebre ano contra o Belenenses em que bastava a este um empate para ser campeão e no ultimo minuto Eusébio remata à baliza , a bola não entra enbatendo nas malhas laterais do Belenenses e è golooooooooooo do slb mais um campeonato!!!! no tempo do regime.
Hoje temos Fátima, a Sic a TVI, o canal vermelho e seis milhões de "peregrinos"

Havia Fatima ?

Fatima ainda existe, acredite-se ou nao, futebol tambem, ditadores crescem a olhos vistos. E' por causa da historia que nos' ca' andamos, ninguem quer viver a historia, queremos aprender com ela. Uma mentira repetida mil vezes transforma-se em verdade (Hitler) as gravacoes do Bimbo da Bosta, nao e' historia, fantasia, existem ainda no Youtube, sem que ninguem tivese competencia para as retirar, pelo que assume-se como verdade indiscutivel. Seria bom falarmos do presente e da miseravel onda de suspeicao e certezas que grassa no desporto nacional onde todos nos' sabemos quem e' o responsavel mor, Jorge Nuno Pinto da Costa.

Tocou na Ferida...

...siga mais um camarote para o Antonino Silva...

Engraçado ainda o C.A eleger os arbitros mais polemicos para internacionais....nao se trata da qualidade dos arbitros, que essa ve-se que é boa, mas sim os condicionantes de apitar em portugal...

enquanto membros do topo do conselho de arbitragem jantarem e assistirem a jogos ao lado dos presidentes dum clube...enquanto o presidente do conselho de arbitagem andar com um carro pago pelo maior accionista da SAD do Porto...a merda vai sempre continuar

O Rui Santos...ou é maluco ou é parvo...sabendo que aqui o Relvas é composto por 2 ou 3 portistas, 80% de estrunfes e 10% de benfiquistas e 5% de sportinguistas, foi tocar no ponto de vergonha do FCP, que tanto tentam meter debaixo do tapete...

hoje vai ser uma alegria ver os estrunfes com o cu aos saltos, depois de lerem isto...

Bieira! Não me canso de

Bieira!

Não me canso de questionar. Ainda ninguém os demonstrou ter no sítio para responder...avmos ver se és tu...

Quais os clubes que apoiaram o Fernando Gomes? E porque o fizeram?

Eu sei que vou ficar sem respostas.

que tem o Fernando Gomes

a ver com isto?

e que vais mesmo ficar sem resposta...para uma pergunta sem nexo, que tipo de resposta esperas...

Só tens uma solução. Estar

Só tens uma solução. Estar caladinho, porque sabes muito bem que tanto Sporting como Benfica apoiaram o Fernando Gomes na FPF para vos lavar o cérebro em momentos como este, de crise de resultados e crise financeira.

Como sportinguista não posso

Como sportinguista não posso achar Xistra competente, mas, infelizmente, não é o único. Alguém consegue explicar as razões porque Olegário, Duarte Gomes e Bruno Paixão, por exemplo, com provas manifestas de incompetência (nalguns casos este até é um adjectivo simpático) chegaram a internacionais?
Vitor Pereira é como dirigente aquilo que foi enquanto árbitro, ou seja, incompetente e com falta de senso! Acabou-se o apito dourado, mas as maleitas continuam no sector da arbitragem, sendo afastados os mais capazes e premiados os mais incapazes. A pressão do Benfica e do Sporting irá ter continuação no Porto quando houver um pequeno motivo que o justifique, pois todos chegamos à conclusão que berrar produz efeitos e quanto mais se berra melhor resultados se obtêm, se bem que os berros de uns são mais estridentes e produzem consequências, enquanto os berros de outros, por muito altos que sejam passam ao lado...

Não são incompetentes. Como

Não são incompetentes. Como se vê pelo Proença, até são muito bons.
Arbitrar é a arte de cometer erros para os dois lados de modo a que ganhe sempre o mesmo.
Eles são tão bons que fazem isto ano após ano.

Ora nem mais

Está tudo dito Caro Sr. Rui Santos.

Parabéns!

O corrupto fifica nao ganha

O corrupto fifica nao ganha nada LOL Exacto rui santos, aposto que estas a referir te aos arbitros lucilio baptista da taça da liga, joao "pode ser" ferreira, bruno caixao, proençinha que tanto odeiam os benfiquistas nao sei porque e duarte penaltys. Ha mais algum? acrescentem

Nem sempre concordo...

...com o sr. Rui Santos...mas não podia deixar de subscrever os últimos parágrafos.

Há que perceber muito bem em que corredores se movimenta Vítor Pereira, pois se em tempos eram corredores escurecidos (o que não desculpa situações que todos conhecemos, mas atenua pela incapacidade de providenciar valor factual a suposições), hoje em dia estão bem iluminados...e só não se vêem por quem tapa os olhos deliberadamente. E isso...num estado de direito, democrático e regido por valores de equidade...é gravíssimo.

"Depois disso, começou a ter reuniões com dirigentes de clubes. Mas alguém independente, com o papel de nomear, tem reuniões com dirigentes de clubes? Não há intromissões? A arbitragem é dirigida de dentro para fora? Não brinque connosco, caro Vítor Pereira."

Parágrafo que não se esgota, de todo, no simples escrevinhado...

Fala fala mas eu não o vejo a fazer nada!

Critica o Pereira sem uma única vez chegar ao âmago do problema. O problema da arbitragem em Portugal chama-se Jorge Nuno Pinto da Costa. Os trinta anos de poder, o assalto ao futebol português chegou a este ponto em que já nem é necessário que haja corrupção activa por parte dos agentes de Pinto da Costa como aconteceu nos anos anteriores ao Apito Dourado. Para quem viu o The Departed poderá ter uma ideia de como as coisas funcionam no futebol português, é infiltrados por todo o lado que levam a que já nem seja necessário levar árbitros às profissionais do sexo ou a férias no Brasil. Os 40 mil euros ano que um árbitro amador de 1ª chegam pra isso e muito mais e interessa que se mantenham na 1ª categoria. Mas isso o caracol/caracolinhos não vê, ou não quer!
Mas voltando aos infiltrados, numa longa lista e profusão nos últimos 30 anos, em que nomes como Guilherme Aguiar (quem não se lembra dos recados "obscenos" que trocou com PC) e o Braga Junior, pseudo profissional da bola, chibo mor que enganou os grandes cá de baixo, temos finalmente a institucionalização total do crime: Fernando Gomes! Este rapaz é o Matt Damon de Pinto da Costa que nem o caracol/caracolinhos e os otários cá de baixo tiveram a coragem de referir como sendo o principal braço, legal, do polvo que mantém o total controlo na arbitragem e respectivo domínio tripeiro semana após semana.
Mesmo com a vergonhosa candidatura à FPF após a perda de poderes a que a LPFP foi vetada ninguém foi capaz de identificar o oportunismo que houve nesta mudança de cadeiras presidenciais. Com total apoio da lampionagem e a continua inocência Sportinguista este Gomes muda de poleiro, sem o "apoio" de PC mas com toda a nação tripeira consciente de que a manutenção do poder até sairá reforçada!
O caracol/caracolinhos tem no entanto, uma visão mais "alargada" das coisas! Arranja num Vitor Pereira o bode respiratório para todos os males da arbitragem, um Pereira que é apenas um fantoche nas mãos destas gentes querendo manter o seu tacho nunca esquecendo e querendo retornar aos anos em que dividia as suas semanas entre os relvados e os contadores da EDP.
O caracol/caracolinhos deveria ter honestidade intelectual em identificar os problemas da arbitragem em personagens como Antero Henriques, braço armado de PC bastantes vezes identificado nas terriolas do norte sempre que benfas ou Sporting uns dias antes lá competem, António Garrido e a sua lista telefónica, e principalmente as origens obscuras dos actuais árbitros de 1º categoria, filhos de Soares dos Dias e Dos Santos, e que mais tarde ou mais cedo, sabemos que chegaram aonde chegaram com um objectivo primordial, manter PC e a sua matilha no controlo total do futebol em Portugal!
Mas é óbvio que o caracol/caracolinhos curte é atingir quem não lhe faz umas esperas ou lhe corta os cabos do travão do seu top de gama. É mais fácil continuar atacar que não se quer defender que apenas está interessado em manter a sua migalinha e nunca mais voltar a vida triste que levava.
O caracol/caracolinhos é como aqueles putos do bairro que quando toca tudo andar à pera é o primeiro a tirar o casa mas pra fugir!
Saudações Leoninas

Plenamente de acordo com skin69

O Luis Filipe Vieira, nao so' vetou o sorteio dos arbitros, alguns anos atras', como votou no Fernando Gomes antigo dirigente Porto, agora enviado especial do seu clube para o continuar a ajudar, tal como na politica, saiem da Assembleia da Republica, para grandes empresas publico/privadas.
Todavia a luta em vez ser no sentido de caminhar em direcao a' transparencia, caminha em direccao contraria, lutando-se cada vez mais, para ver quem consegue mais poder e mais corrupcao.
Um Benfiquista

Sportinguista tu....Se fores tenho vergonha de ti.....

Em primeiro vamos lá falar objectivamente,quantos derbis foste prejudicado contra o benfica?E quantos contra o porto?Queres quantos videos de beneficios do benfica,16 em média por época ,porto normalmente 3 ou 4 publicitados durante semanas a fio em todos os jornais e afins....Por época o porto é prejudicado em 6 ou 7 jogos,benfica 1 ou 2,é esta a corrupção que falas,se é infelizmente é vergonhoso darmos conta que nem com essa tua corrupção eles conseguem chegar perto sequer do beneficio do sistema encarnado...Por falar nisso já ouviste algum jornal dar ênfase dos 3 penaltys que roubaram ao porto na 1 ª jornada(2 pontos á vida),já ouviste algum jornal mencionar sequer que o 1 º golo do benfica contra o braga tocou no braço do cardoso estrondosamente antes do remate para golo?Já viste algum jornal dar ênfase que nesse jogo foi expulso alguém por engano(o cartão amarelo seria para custodio...),já ouviste falar ou melhor já viste a expulsão do jogo contra o v.setubal em que as imagens foram colocadas em camara rápida para dar a sensação duma agressão tremenda que se visionares ele até se encolhe todo,tocando apenas com os joelhos no jogador do benfica,nesse mesmo jogo alguém falou do 1º golo em fora de jogo do benfica?Pois mas agora toda a gente fala em 2 lances de juizo dificil,apenas porque prejudicou as santinhas encarnadas......Quando quiseres estou disponivel para te enviar videos com provas e não palavras provenientes da mentira do século,mais para acabar...Tu e eu pertence-mos ao 1º clube juntamente com o benfica que comprou com prostitutas árbitros(pesquisa caso mr. king) em portugal,portanto muda o disco rapaz que isso já passou há história como um mito....s.leoninas

Alguém falou nos lampiões?

Pá se és Sportnguistas, o que eu duvido, deverias saber mais um bocado da história dos últimos 30 anos em que o Sporting foi o principal alvo a abater do Pinto da Costa. Mas como deves ser mais algum clone de algum dos tristes tripas sem nada que fazer que por aqui andam, sabes perfeitamente qual é o sitio para onde te mando.

clonezito

vais querer dar uma lição de ódio ao Benfica ao Skin69?? Cheiras a leite. ah ah ah

depositos à leão

Depositem mais guito nas contas dos arbitros, manobras de diversão que se viram contra os feiticeiros, afinal é este o "sistema do Gágá"
Esperem, o país só é corrupto no Norte, então onde anda o nosso guito?????????

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.