Quem irradia quem - o Sporting ou Paixão? | Relvado
Lead: 

O Sporting quer irradiar Bruno Paixão, depois de Bruno Paixão ter irradiado o Sporting há muito t

Comecemos pelo mais óbvio: Bruno Paixão é um mau árbitro e, apesar disso, chegou a ‘internacional’. Estes são os mistérios insondáveis do futebol, apenas alcançáveis por quem tem acesso aos bastidores da modalidade. As nomeações e as avaliações não resultam de processos claros e, por isso, aquilo que se vê jogo a jogo normalmente não tem correspondência no estatuto que lhes é concedido.

Defendo relatórios e processos de avaliação públicos -- e não me parece que haja grande disponibilidade do sector para dar esse passo em frente.

Outra verificação óbvia é que o Sporting ‘jogou muito pouco’ em Barcelos. E, quem joga pouco, acaba por se colocar numa posição mais frágil. Neste aspecto, António Fiúza, presidente dos gilistas, tem razão: ‘O Sporting precisa de fazer muito mais, para uma equipa em que o custo de um só jogador [Elias] dá para três orçamentos do Gil Vicente’.

Esta desresponsabilização continuada do desempenho desportivo, realizada pelos dirigentes, não pode continuar. Fica mal a quem a produz. Porque a arbitragem tem muitas deformações, que devem ser denunciadas com o objectivo de se contribuir para a melhoria do sector, mas os clubes e as SAD não podem passar o tempo a olhar para os árbitros como os ‘maus da fita’, sem atenderem e reconhecerem os seus erros e limitações.

Isso foi claro em Barcelos -- incompetência de Bruno Paixão e a incompetência técnica do Sporting.

A percepção não pode chegar para se decidir sobre a marcação de uma grande penalidade. Já o disse e repito: não faz sentido, nos dias de hoje, um árbitro ter o poder de ‘condenar à morte’ -- no sentido desportivo... -- uma equipa de futebol.

Este é um dos tais lances em que as novas tecnologias (um vídeo-árbitro) pode fazer toda a diferença. Com um vídeo-árbitro aquele lance não teria sido sancionado. Seria um livre directo, poderia dar eventualmente golo, nunca o saberemos. Mas naquele lance a respectiva decisão do árbitro determinou um jogo completamente diferente daquele que aconteceria se o erro não fosse validado.

É este o avanço que o futebol necessita. Não apenas em Portugal, mas no Mundo.

O Sporting pediu a irradiação de Bruno Paixão. Puro ruído. Sem a mais pequena hipótese de concretização.

Num futebol sem rei nem roque, com escassa independência e autoridade, o ruído parece ser o mecanismo que resta. Isso põe a nu a escassa credibilidade do desporto-rei, que precisa de ganhar novo fôlego para poder granjear o respeito do público.

Do lado de Bruno Paixão, ruído zero. Não recusou nenhuma nomeação. Não se manifestou ‘contra o Sporting’. Em todo o caso, evidenciou o seu poder. Fez deflagrar a ‘bomba atómica’. Quando quis e como quis. Assinalando uma grande penalidade que, na verdade, não se justificava à luz das leis do jogo. E a 'irradiação' continua...

O futebol tem, de facto, uma força enorme, porque continua a resistir a este(s) tratamento(s) de polé.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

Quem controla a arbitragem?

Por aqui se pode verificar que não é o Sporting.

BLOQUEIOS

Sr Rui Santos se pugna pela VERDADE DESPORTIVA, deve divulgar as trapaças do J.J. sob pena de o Sr. acabar no ridiculo quando fala na dita V.DESPORTIVA. Lembre-se que já há vários jogadores antes treinados por esse Sr. a dizerem batota desse trapaceiro Já agora com a incompetência da maioria dos juizes do futebol é que isto é possivel e se o Sr. tem coragem deve no próximo HORA EXTRA divulgar a batota do J.J..

Quem irradia Rui Santos?

Há poucos dias, o presidente do Benfica afirmava que, se Pedro Proença se sentia condicionado ao arbitrar jogos do Benfica que não os arbitrasse. RS disse que o Benfica estava a ir contra os estatutos da FIFA e, tal como Jorge Jesus, devia ser punido. RS reconhece que a arbitragem anda mal, o Sporting quer a irradiação de B. Paixão e RS parece que concorda. Então, o Benfica denuncia a arbitragem e deve ser punido e o Sporting, tal como Pinto da Costa após o Benfica-Porto da Taça da Liga, e não devem ser punidos? Afinal, quem pode e quem não pode denunciar o que se passa nas arbitragens?

Radiador ou irradiador? A

Radiador ou irradiador?

A resposta de um consultor é esta questão foi: «No uso de corrente, usamos a palavra radiador para os dispositivos de arrefecimento dos motores, e a palavra irradiador para os aparelhos que permitem aquecer o ambiente.»

Será que está totalmente correcta?

Um Engenheiro e professor de Física Termodinâmica, enviara a seguinte achega: «Radiador (ou irradiador) refere-se à transferência de calor por radiação, um dos três modos que existem (radiação, convecção e condução). Na verdade, os radiadores dos automóveis deveriam chamar-se “convectores”, pois perdem calor por convecção, tal como os “radiadores” domésticos, embora nestes a transferência de calor por radiação possa ser significativa.

Conclusão:

A Direcção do Sporting é um irradiador que transfere incompetências entre direcções por radiação. Acabando por ser também um convector, pois perde calor cada dia que passa.

Futebol de Play Station

Com todo o respeito que me merece, mas dá-me a ideia que o sr. Rui Santos é dos tais que na escola primária quando os dois míudos mais influentes escolhiam as equipas era sempre o que ficava por excesso, daí esta frustação..
Acho que toda esta batalha pela verdade desportiva e com tanta nova tecnologia deveriamos ver o Cardoso, o Hulk e o M. Fernandez num campeonato de Play Station.
Acho que o que o futebol tem de bom é o podermos falar sobre o que esteve bem e o que esteve mal num jogo (incluindo erros dos arbritos) e sentirmos a emoção que que isso provoca.
Se jogarmos com todas essas novas tecnologias em que não há falhas qual será a vontade de aliviar stress da vida que temos?

Os árbitros servem para esconder as próprias incompetências

Os árbitros servem sempre para esconder as próprias incompetências dos sócios que, de outra maneira, até se poderiam lembrar de questionar a gestão e as opções dos treinadores e dirigentes. Por isso, berram muito mas, obviamente, ninguém está interessado em acabar com os problemas. Todos falam quando perdem e todos se calam quando os erros dos árbitros os favorecem! Será que alguém já viu um destes estimados dirigentes a declarar que só ganhou porque o árbitro marcou um penalty inexistente a seu favor? Jamais!
Creio que o futebol precisa de credibilidade apesar de saber que, em Portugal, se fala muito mais dos juízes que noutros países e não me parece ser muito difícil evitar que os erros dos árbitros possam pesar tanto. Não sei é se a FIFA está muito interessada nisso. É que nada melhor que ter controlo dos árbitros quando faz falta que seja uma e não outra equipa a ir ao Mundial ou outras situações semelhantes.
Não sou tão entusiasta como Rui Santos em relação ao video-árbitro. Basta ver as opiniões do painel de "O Jogo" para se perceber que o vídeo ajuda em muitas situações mas não sempre. Por outro lado exige tempo pelo que tem de ser usado com limitações.
Mas defendo as seguintes medidas:
1 - Aumento do número de árbitros com pelo menos 3 dentro do relvado e com poderes iguais de forma a que as decisões deixem de ser atributo apenas do árbitro principal.
2 - Uso de meios tecnológicos para decidir se a bola ultrapassa a linha de baliza.
3 - Acabar com as situações em que uma equipa fica reduzida para o resto do jogo. Qualquer elemento expulso pode ser substituído, eventualmente após um período limitado (10 min) a jogar com menos um.
Com estas medidas reduzir-se-ioa muito a capacidade dos juízes das partidas de ditarem os resultados aumentando a verdade desportiva e melhorando o espectáculo futebolístico muito prejudicado pela situação de ter uma equipa reduzida. Por arrasto evitar-se-ia a triste e anti-fair play atitude de ver jogadores a tentarem enganar os árbitros para os levar a expulsar um adversário.
De resto, todos atribuem as culpas aos árbitros quando perdem e o Sporting apenas o faz mais vezes porque é pior e perde com mais frequência!
Bruno Paixão é um péssimo árbitro! Detesto ver um jogo em que ele esteja no apito pois sempre que o vejo há sempre incontáveis disparates e protestos. Pior do que isso é recordar-me de um jogo a que assisti em Campo Maior, há uns anos atrás em que teve tantos e tão graves erros todos a favorecer a equipa da casa que não pode ter sido por engano ou incapacidade. O Porto perdeu esse jogo mas o grande beneficiado foi o Sporting que se sagraria campeão. Por ironia do destino agora é o Sporting a pedir a sua irradiação sem pensar que a Constituição não permite irradiações. Já acabaram há muito! Sintomático!

O Sporting tem de continuar a

O Sporting tem de continuar a esforçar-se para obter resultados desportivos. Os jogadores são muito bem pagos , portanto, os sportinguistas não devem contentar-se com os desempenhos positivos nas competições internacionais...o campeonato é muito importante porque o acesso a essas mesmas competições faz-se através do campeonato. Saudações Leoninas.

árbitros penalizados

Os árbitro têm de ser penalizados profissionalmente pelos seus consecutivos erros como o são todas as pessoas que exercem uma actividade profissional. Não faz sentido que se continue a permitir erros grosseiros! Os árbitros não podem influenciar os resultados. Chega desta mentalidade.

Como sempre ...

... o sr. rui santos não consegue esconder o seu sportingismo.

As críticas aos árbitros e os estatutos da FIFA

O Jorge Jesus quando criticou o fiscal do Benfica-Porto sobre a validação do terceiro golo, também queria referir-se a incompetência e não a corrupção deliberada, exprimiu-se mal. «Porque a arbitragem tem muitas deformações, que devem ser denunciadas com o objectivo de se contribuir para a melhoria do sector». Pedir a irradiação de um árbitro é contra os estatutos da FIFA.

e se um dia

acontecer a um árbitro destes as coisa mais indesejáveis , não será tambem um erro humano , e depois que poderá arbitros como este protestarem ou reclamar por justiça , não serão eles a mola de muita tristeza e angustia de pessoas que poderão cometer anctos menos dignos , é que estes sentimentos quando causados por terceiras pessoas sobre as coisas que gostamos pode ser muito mau , quiera deus que os portugueses principalmente os sportinguistas , que aguentem todas estas facadas e atropelos que fazem ao nosso clube e que não cometam nenhuma loucura é só o que peço

Sporting /Gil Vicente

Boa Noite Sr. Rui Santos.
Sem duvida que toda a gente sabe que o seu clube do coração é o Benfica, e isso é legitimo porque todos têm direito a ter simpatia por qualquer clube, agora o que não se pode admitir á a falta de isenção que sempre apresenta nas suas cronicas e isso tem de aceitar como uma pequena critica.
Ora sem mais, não posso concordar com todos os comentários que o senhor fez na sua cronica relativos ao Sporting / Gil Vicente. Em primeiro lugar aceito que o Sporting não tenha estado ao melhor nível, mas talves durante os primeiros 30 minutos do jogo, a partir dos quais começou a exibir-se a um nivel bem superior, e aí terá sido o mal, porque foi a partir dessa altura que o senhor Bruno Paixão começou a tomar conta do jogo a sua maneira.
Existe uma falta clara para cartão no minimo amarelo de um jogador sobre o Xandão, de seguida existe a "aberração" da marcação de uma grande penalidade que no máximo poderia ser um livre à entrada da área.
De seguida, marca uma segunda penalidade contra o SCP logo de seguida, após defesa de Rui Patricio, não estou a dizer que não seja penalty, mas são dois erros numa só jogada.
A seguir uma expulsão do jogador Schaars que no minimo é duvidosa deixando o Sporting a jogar contra "14".
Ainda há nas barbas do senhor Paixão uma bola que bate na mão do jogador do Gil dentro da área que foi igual à do Schaars, ainda me lembro de uma jogada que um jogador do Gil derruba duas vezes seguidas um jogador do Sporting e não viu cartão. A dualidade de critérios nos cartões foi gritante.
Como é possivel este senhor ser árbitro de elite ???? Acho que nem nos jogos de juniores tinha condições para apitar.
É demais, o Sporting já foi demasiado penalizado neste campeonato e ninguem fez nada, mas é o futebol que temos.

é do Benfrica!?

Olha, que disfarça bem!

Eu jurava que ele era do Sporting!

E é com essa grafia que se deve escrever.

Alguma vez um espectador pode ser um espetador?

Ou mesmo um facto pode ser um fato só porque os brazucas lhe chamam paletó?

Português é de Portugal e são os outros que se devem adaptar e nunca nós.

Pois é....

De facto, nos tempos de hoje atendendo aos milhões em notas de banco que polulam no futebol nacional e mundial, já não se justifica que o homem do apito, auxiliado por mais 4 companheiros que pouco ou nada intervêm nos jogos em termos de decisão, dizia eu, neste momento já não se justifica um árbitro ter tanto poderdentro do campo a pontos de dar ou retirar o mérito de uma equipa que jogou melhor que o adversário e que em certos casos pode retirar milhões e milhões de euros ou dólares a equipas, a clubes e a jogadores da modalidade.

Já lá vai o tempo em que por exemplo o Benfica quando campeão europeu recebeu na altura apenas cerca de 2.500 contos por esse feito em toda a prova.

Os tempos são outros, as fortunas dos ganhadores no futebol profissional, são uma realidade, e há que dar a verdade desportiva o mais rápido possível sobre pena do futebol mais cedo ou mais tarde se tornar numa verdadeira guerra aberta por causa dos erros de árbitros menos competentes. ou corruptos.

Sobre arbitragens

tenho visto/lido e ouvido muita "TRETA" mas, comentário como o que fiz sobre umas declarações do sr.
Fernando Gomes, presidente federativo, nunca vi. Inetressará a alguém?? Vou repeti-lo:

No ques ás
Enviado por Velha Águia a 19 de Março de 2012, às 18:07.
[0 pts.]

arbiragens diz respeito, apenas respondo com os comentários feitos há alguns dias:

PRIMEIRO;
Oh sr. Fernando
Enviado por Velha Águia a 20 de Fevereiro de 2012, às 12:37.
[0 pts.]

para melhorar as arbitragens, embora nunca se acabem os erros, haveria que: PONTO 1-A primeira regra e a
mais importante, era que as instituições funcionassem.PONTO 2-Nenhum árbitro seja de que escalão seja
tenha que estar sujeito à aplicação das regras por pessoas que representam os clubes nos vários organismos.
PONTO 3-Nestas condições, defender a actuação dos árbitros convictamente, dos ataques de tudo e de todos.
PONTO 4-Com este funcionamento, fazer os árbitros cumprir rigorosamente as leis do futebol, coisa que não
fazem habitualmente como por exemplo: Advertir e se for caso disso expulsar qualquer jogador que infringe
sistemáticamente as leis do jogo e advertir e expulsar os joagdores que tenham conduta injuriosa,grosseira
e indecorosa, vidé a enorme quantidade de palavrões que se ouvem em todos os jogos de futebol e que pelas
leis do jogo constam como penalizáveis. PONTO 5-Com estas situações salvaguardadas, castigar ou irradiar
os árbitros descaradamente imcumpridores.Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.
P.S.
Não acredito que a profissionalização resolva os problemas dos erros dos árbitros.

Abram a pestana!

São erros a mais deste bisbórrias da arbitragem para nos ficarmos pelo «Bruno Paixão é um mau árbitro».

Quem o apadrinha para que continue a espalhar há quase 20 anos, a sua incompetência pelos campos de futebol dos escalões maiores?

Comparado a ele só um Lucílio Batista. Mas como é possível que estes árbitros, i) chegam aos escalões maiores da arbitragem de futebol, ii) ali chegados, e depois de tantas arbitragens desastrosas, mal intencionadas ou não, passam à frente e continuam, iii) não deve ser muito difícil perceber o que e quem está por trás deles, basta estar atentos a todos os seus trabalhos e perceber quem pretendem favorecer, iv) quem lê e classifica os relatórios dos jogos que arbitram e depois os pontuam de tal maneira que continuam a ser 'bons' e de pedra e cal no 1º escalão.
Afinal, há sim um "sistema" mas parece-me que há um engano quando se fala nele e de quem o controla. No futebol há muito que se actua como na política; -quando quero desviar as atenções sobre o meu esquema para ganhar eleições, crio um fait-diver para desviar as atenções para o lado contrário.-
A fruta, o café com leite, o apito dourado são os faits-divers criados para lançar poeira nos olhos dos incautos e/ou vidrados na sua clubite. -Assim vou paulatinamente usufruindo de uns homens de mão do apito que atacam em todos os campos que me possam favorecer-

Quem se admira com isto se no mais importante do que o futebol, a nossa vida do dia a dia, nos violentam sem dó nem piedade, e aí sim, fazem-nos doer, a nós e à nossa família.
Ter um emprego, ganhar o mínimo para sustentar uma família, ter um rendimento que nos permita sobreviver. Quem se importa com isso que é muito mais importante do que o meu clube ganhar ou perder com ou sem árbitros corruptos?
Se assim é na política, porque é que o futebol havia de ser diferente?

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.