De que são capazes Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa? | Relvado
Lead: 

O exemplo de vida de Artur Agostinho proíbe-me de afirmar qu

Não me revejo neste futebol de esquemas, atropelos, vaidades, intrigas e mentiras.

Não me revejo neste futebol de violências várias.

Não me revejo neste futebol que faz apelo ao combate no terreno entre facções clubísticas.

Não me revejo neste futebol de baixo nível.

Não me revejo neste futebol desregulado e impune.

Não me revejo neste futebol em que se quer ganhar a qualquer preço.

Acredito no futebol como um espectáculo para as famílias, que possa ser consumido com alegria e em paz. Com respeito pela diferença suscitada pela história dos emblemas.

Acredito nas lideranças responsáveis e honestas.

Acredito no valor acrescentado do talento e da capacidade dos jogadores e treinadores.

Acredito que o futebol deve ser jogado dentro do campo.

Acredito que só há uma via para se ter êxito dentro do campo: com trabalho.

Acredito que é vital denunciar todas as práticas que conduzam à adulteração de resultados.

Todas as formas de violência devem ser condenadas.

Já percebemos que, no papel de vítimas -- reais e virtuais -- estiveram figuras de diversos clubes.

Morreu um adepto do Sporting no Jamor -- um assunto que foi tratado com grande leveza e leviandade, quer no momento em que essa morte ocorreu, quer nos tempos que se lhe seguiram. Não vale a pena recordar o comportamento da FPF neste triste episódio.

Não vale a pena, também, colocar na balança o que pesa mais: se os distúrbios provocados pelos adeptos e claques do FC Porto; se os que foram causados por adeptos e claques afectos ao Benfica.

É uma discussão que não vale a pena suscitar, porque não leva a nada.

Vital e urgente: acabar com este ódio.

É preciso acabar com as bolas de golfe e com as emboscadas nas auto-estradas. Se for necessário, que se fechem as portas dos Estádios, em nome da segurança das pessoas.

Luís Filipe Vieira saiu mais ou menos ileso, mas o que se passou na A41 poderia ter redundado em consequências bem mais graves e trágicas.

É preciso fazer perceber aos delinquentes que, embora pareça, ainda não estamos sob a influência do ‘Estado vegetativo’. É imperativo agir (mesmo assolados por crises várias) sob pena do próximo Benfica-FC Porto descambar numa ‘guerra’ sem quartel.

As forças policiais devem ser chamadas a responder perante um caso de aparente negligência. Como é que um viaduto, num lugar tão exposto, não está vigiado?

Mais uma vez, a culpa vai morrer solteira?

Não há ninguém nestes processos que possa esfregar as mãos de contentamento. E, se houver, estamos perante casos de grave e preocupante patologia. Que é preciso tratar.

Quero acreditar que, em Portugal, é possível ter um futebol com gente respeitável. Mas, para isso, têm de ser os adeptos e sócios do FC Porto e Benfica a não aceitar que (outros) sócios e adeptos dos respectivos clubes manchem a sua dignidade e a credibilidade das instituições que representam.

É uma batalha que deve ser começada ‘dentro do FC Porto’ e ‘dentro do Benfica’. Erradicar os fautores de violência.

Parece-me que isso é possível com Luís Filipe Vieira (“Não pode valer tudo. Aqueles que acham que sim, estão a matar o futebol. É gente demasiado cobarde, sem coragem de dar a cara, e demasiado orgulhosa para condenar qualquer tipo de violência. Só desejo que os benfiquistas mostrem que somos diferentes”). Será isso possível com Pinto da Costa? Se é, que o demonstre.

E leia a homenagem de Rui Santos a Artur Agostinho:
Taxonomia: 
Rui Santos

Não sei de que serão capazes,

... mas não duvido das suas incapacidades de discernir o correcto, que seria somente, afastarem-se definitivamente do futebol e da correspondente visibilidade pública. São criaturas indesejáveis.

Saudações

Esta mais do que visto

Que este acto foi mais do que bem estudado.

- Afinal como sabiao os gaijos que o viaduto nao estava policiado?
- Como sabiam que o Vieira iria conduzir o seu carro?
- Como eh que sabiam qual era o seu carro dos muitos que circulam na auto-estrada?

Uma operacao bem montada, nada foi por acaso ou apenas coincidencias.

Bom texto até ao último parágrafo!

Aqui está um excelente texto em quase toda a sua extensão! Quer pelo conteúdo, correcto do meu ponto de vista, quer pela forma, quase poética, como foi escrito! Seria capaz de o subscrever até ao último pargágrafo em que Rui Santos não consegue resistir a uma parcialidade que é fatal para o artigo: ele acredita (homem de muita fé!) que Luis Filipe Vieira é capaz de mudar, mas a Pinto da Costa, a quem poderia citar até mais frases bonitas do que as que cita de Vieira, não acredita e acha que ele tem de o demonstrar! A parcialidade é mais do que evidente! As questões de fé de Rui Santos não deveriam ser misturadas com um artigo destes!
Na realidade, não acredito que nenhum deles seja capaz de tomar a iniciativa do gesto necessário! Esse seria estender a mão ao clube adversário e dizer que tinham de trabalhar em conjunto pelo futebol português e para acabar com a violência, acabando com guerras inúteis (não com a rivalidade sadia) e fazendo esforços conjuntos para acabar com atitudes condenáveis! Seria necessário respeitar o outro, e todos os outros, não tentando sistematicamente denegrir os feitos desportivos mas antes aceitando as derrotas como as vitórias e tentando fazer sempre melhor! Porque esse é que é o verdadeiro espírito do desporto! Será Vieira mais capaz do que Pinto da Costa de fazer isto? Claro que não! Por muita fé que tenha Rui Santos! Vieira não é mais do que uma má cópia de Pinto da Costa e até nisso o tenta imitar!
Será preciso, e diria mesmo, essencial que ghaja alguém (do Governo?) que toma a iniciativa de os chamar aos dois e meter-lhes juízo nas cabeças! E evitar que outros continuem a atiçar as fogueiras do ódio e da fralta de respeito!

Sr Rui Santos

Tenho desde ja que lhe dizer que por norma nao sou grande apreciador dos seus comentarios, mas quero tambem que saiba que o rspeito por ser das poucas vozes que tem a frontalidade de criticar gregos e troianos, que nao se curva perante poderios ou interesses do nosso desporto, este seu comentario e direto, e vejo que se tem esperanca num, ao outro desafia-o,( inteligente), mas no seu todo esta na linha de comentarios que necessitamos no nosso futebol, precisamos de mais jornalistas e comentadores que pensem por sua cabeca e nao aceitem "encomendas", gente como voce tem que ser isenta, direta, sem "donos" parabens pela sua postura.

O nosso futebol

Estamos a caminhar para o abismo a passos largos, o nivel dos nossos dirigentes e do mais baixo que existe, fomenta-se o "terrorismo" no futebol, temos excelentes treinadores que de quando em vez vao ao estrangeiro fazer estagios em outras equipas, com outros treinadores, reveem e aperfeicoam metodos, sera possivel com os nossos actuais dirigentes ou os outros clubes dada a nossa reputacao neste campo nao os iriam aceitar?
A imagens sao mais que elucidativas, os casos sao mais frequentes, espero que todos arrepiem caminho bem rapido...

"Não me revejo neste futebol

"Não me revejo neste futebol de baixo nível."

Só desde 2003, duas equipas Portuguesas nas meias finais da taça Uefa sendo uma delas vencedora(2003), uma liga dos campeões(2004), finalista vencido do EURO2004, finalista vencido da taça UEFA 2005, Presenças nos 1/4os de final da liga dos campeões 2006 e 2008, presenças nos 1/8os de final da liga dos campeões em 06,07,08(2 equipas),09 e 2010, 4º lugar no Mundial 2006, 1/4os de final no EURO 2008, 3 equipas nos 1/4os da liga Europa(para já) em 2011... grandes jogadores a despontar na nossa liga nacional e a ser vendidos a peso de ouro para o estrangeiro, etc, etc, etc... Se está farto deste futebol que vossa excelência apelida de baixo nível, emigre para a Roménia, Chipre ou Casaquistão...

.....

Não penso que seja esse tipo de baixo nivel que fala, penso que seja o baixo nivel de um futebol português pobre e cheio de jogos de bastidores e tráficos de influências onde reina quem consegue ser mais corrupto e as desigualdades cada mais evidentes, não penso que seja a nivel futebolistico pois a esse nivel cos recursos que dispomos temos feito um excelente trabalho

Que resposta genial, os fins

Que resposta genial, os fins justificam os meios,para haver resultados é preciso o clima de intimidação....Ou então o user é burro mesmo e não soube ler o texto....Ainda não sei bem qual será....Depois os users inúteis são os outros...lá porque não andam 24 horas por dia no relvado em bate boca constante...

Confundes o cu com as calças

Que tem a ver o futebol de que falas (o jogado dentro do campo) com o futebol marginal, de agressões e insultos, de que fala Rui Santos?

...

Coitadinho, não sabe mais... então é só estupidez que sai dali.

Acho lamentável...

...que se perpetuem estas situações. Que seja recorrente momentos destes que, para além de envergonharem o futebol português, só sirvam para manter bem vivo o que NÃO deve de ser o desporto, em particular o futebol.

Contudo, acho ainda mais triste, quiçá deprimente, que já se comece a entrar pelo desvio natural das atenções e, pasme-se, pelo caminho da piada fácil, logicamente seguido do sacudir a água do capote para então se apontar o dedo ao contraponto. Regra geral, é o que acontece quando lidamos com pessoas que de civilizadas têm muito pouco.
Não, não falo de sabedoria, de capacidade intelectual, de talento ou algo do género. Falo de civismo e respeito.
Muitos dos usuários deste espaço respondem com atoardas onde se fala em "Seixal" ou em "autocarros incendiados"...como se esses infelizes momentos servissem para desculpabilizar a génese deste tipo de comportamentos, da instalação deste clima de terror dos estádios, que há muitos anos não me leva a mim ao Porto ver um jogo de futebol.

Procure-se a origem...que se censure a origem...que seja devidamente punida a origem, pois foi dela que advieram estes comportamentos. A consequência de se terem permitido durante anos a fio está à vista. Enquanto não morrer um número considerável de pessoas nestas tretas, vão uns quantos andar para aqui a achar que bolas de golfe são uma piada engraçada...e que não há qualquer tipo de problema em mandar calhauzadas a carros em movimento. Claro que não há..."tu também já o fizeste", dirá muito provavelmente o adepto azul e bronco.

Animais que não se conseguem domar, trancam-se em jaulas. E não, não falo dos pobres coitados, lobotomizados, que tiveram atitudes que poderiam ter sido muito graves. De vergonhosas não passam...mas isso não interessa...

Aprecio o silêncio de um dos lados.
Não sou a favor de guerras bacocas...mas já são muitos anos. Que se fale, que se discute, que se critique e que se aponte o dedo a quem deve de ser apontado.

Agora venham de lá mandar links do youtube a justificar o injustificável ou boquinhas parvas a pedir autorização para gozar com algo de sério...

De facto, labregos são como cogumelos...

Comunicação Social,a principal culpada!!!

Num país com 9 milhões de habitantes como é possivel,tanto "programa desportivo"??? Começa ao domingo á noite,segue depois na segunda-feira,reparem quantos programas existem:
-"grandes artistas"Antena Um
-"jogo falado" TSF
-"dia seguinte"SIC
-"prolongamento"TVI
-"a bola é redonda"PortoCanal

Médicos,advogados,politicos,musicos,cineastas,empresários...são estes os génios do futebol.Enfim.

Se

O presidente do teu clube te diser para te atirares de uma ponte abaixo tu fazias isso?

Isso sao apenas desculpas esfarrapadas.

Este ataque foi premeditado e bem estudado nao foi por acaso ou apenas sorte.

Esta montado o cenario de guerra, podes qurer.

Não concordo Curva!

Programas desportivos há os que as televisões e rádios quiserem! É uma questão de liberdade e ninguém tem nada com isso! Aliás, os programas dedicados ao desporto e mais concretamente ao futebol são muitos mais do que os que citaste e até existem vários canais nacionais dedicados em exclusivo ao deporto! Não é bom nem é mau, mas simples exercício de liberdade.
Também me parece que a Comunicação Social tem culpas no cartório! A forma como trata os problemas não é a melhor e, muitas vezes, é provocatória e atiça os ãnimos.
Mas daí a dizer que é a principal culpada´vai um passo que me parece errado! Seria passar um atestado de desculpabilização a tantos, e de todos os lados, que se têm empenhado em criar problemas e em avivar guerras estúpidas! A Comunicação Social reflecte o país que temos, a falta de civismo que nos é própria e o gosto por arranjar sempre alguém para arcar com as culpas! E se isso é verdade em relação a toda a sociedade, no futebol ainda o é mais! Árbitros e jornalistas são sempre os culpados de tudo! Temos é de ser homens e assumir aquilo que fazemos, sem estarmos a arranjar culpados!

Meteste bem aí as aspas.

Meteste bem aí as aspas. Programa desportivo, desses todos, só há um...

isto é so um sinal que o povo

isto é so um sinal que o povo portista esta doente e em sofrimento.
nem o facto de serem campeos lhes lava a alma, vivem com aquela dor de que "fizemos batota e fomos apanhados" e simplesmente nao estao a saber lidar com isso. Isto sao actos desesperados de gente que esta num estado avançado da doenca.
O que move um adepto portista, lider dum campeonato ja ganho ha muito tempo, a uma segunda feira ir para uma auto estrada atirar sacos de pedras a um equipa que tinha jogado com o paços ferreira?!? o move esta gente??? Nao deviam estar felizes, a beira de festejar "mais um titulo"? Isto ultrapassa o racional! Nao compreendo esta infelicidade constante destes adeptos, vejam o benfica, ontem segunda feira, campeonato ja entregue, enchem um estadio no norte... é vingança por isto? é vinganca por verem que os benfiquistas sao felizes com o clube mesmo na derrota?
Deviam-se tratar porque isso é um comportamento muito anormal.
Nao conse

A estupidês não tem limites!

Confundir o "povo portista" com dois ou três anormais que atiram pedras é o mesmo que dizer que foi o "povo do Benfica" que matou um adepto no Jamor, que provocou traumatismo craneano no hoquista Filipe Santos ou que incendiou um autocarro que tinha trazido adeptos do Porto para a Luz! É uma estupidês sem limites! Mas, numa altura destas é muito mais grave por ser mais uma provocação e mais uma acha para a fogueira!
Mas este user não dá para mais! Não se pode dar inteligência por decreto!

A PSP não denunciou o Vieira

A PSP não denunciou o Vieira que andava a proteger os membros da claque? Para que os adversários sentissem o inferno da Luz? O Vieira está longe de ser a vítima no globalidade destes acontecimentos.

Lamento que este senhor

Lamento que este senhor (vermelho) não se lembre de relembrar hoje também que o FC Porto foi ao Estoril e também foi apedrejado e não havia policias a acompanhar a comitiva ou a fazer segurança nos viadutos. O mal é como diz o Pietro o centralismo a que estamos sujeitos cega as pessoas. Os jornais hoje fazem grandes parangonas deste acontecimento mas o mesmo não aconteceu quando foi o autocarro do FC Porto e o seu presidente!! Não aprovo estas atitudes violentas mas infelizmente acontecem dos dois lados da barricada! Não vão agora armarem-se em vitimas porque eles também lançam lenha para a fogueira. Força Porto para mais um TITULO!!!

Nós não precisamos de nos

Nós não precisamos de nos armar em vítimas, basta rever os factos dos últimos 3 anos em assuntos porto benfica, para perceber quem são os agressores.Se quiseres fazemos listas....Mas actuais, não é vir sempre com a mesma lenga-lenga do very light e do autocarro, incidentes da década de 90.Acidentes relevantes mas feitos por idiotas avulsos e com separação de anos entre eles, o benfica nos ultimos 3 anos tem sido constantemente atacado das mais diversas formas e feitios, o ano passado era uma casa do benfica apedrejada por semana, as bolas de golfe e os climas intoleráveis no dragão, agressões a comentadores, sim senhor estamos empatados nas pedras, e o resto?e antes das pedras do estoril o que houve?o que houve na luz?nada, em comparação na semana antes um vice do benfica foi agredido no porto.Há um encadeamento de violência de um lado que não se verifica no outro....

Quase de acordo

Rui,

Quase de acordo com a totalidade do seu mail.....peca apenas num ponto...quando deturpou a análise e julgou só para um dos lados.

Dizer-lhe que isso lhe parece possível com Luis Filipe Vieira, quando não ouvimos uma única palavra dele a respeito do que fizeram ao Filipe Santos, de terem pegado fogo à camioneta dos adeptos do Porto ou mesmo à agressão de que foi vítima o Presidente do Porto o ano passado em Lisboa, só porque agora veio apregoar ao Mundo que os adeptos do Benfica são diferentes???!!!

Diferentes em quê?! Possível com LFV porquê?!!!!

Estragou tudo Rui.

Ainda assim espero muito sinceramente que a primeira parte do seu texto se cumpra e possa efectivamente haver um ambiente de paz no nosso futebol.

Eu quero e vou a Lisboa ver o Benfica-Porto e espero poder vê-lo em paz e sossego e festejar a vitória do meu clube.

Agora Rui para de facto contribuir para a apaziguação condene da esquerda à direita, do azul ao vermelho, de cima a baixo e não tente transformar em santo quem não o é!

o Sr. Rui Santos

ou é ou faz-se de tanso!!

como é possível afirmar que acha q com Vieira é possível?

para mim as palavras de Vieira são pura demagogia barata para manter a imagem de "santos".

Onde estavam as palavras de apaguizamento quando ainda o ano passado o carro do presidento do FCP foi apedrejado em plena A1? é que dizer q eram adeptos do Estoril é o mesmo q dizer q os de ontem eram adeptos do Paços...

Pq o silêncio quando semana após semana um dirigente do Benfica destila ódio e mau perder num programa desportivo semanal?

A direcçao do Benfica tomou alguma posiçao quando na zona envolvente ao estádio da Luz um autocarro de adeptos identificados portistas foi incendiado? ou quando a equipa de hóquei foi selvaticamente atacada por uma claque benfikista com direito a usufruir de instalaçoes proprias no estadio?

é por essas e por outras que vejo as palavras de Vieira e TODA a direcçao encarnada como demagogia falsa e barata.

Embora CONDENE veemente algumas declaraçoes de Pinto da Costa, uma coisa que não o podemos criticar é de ser demagogo...

Algumas pessoas esquecem-se

Algumas pessoas esquecem-se que um dia pode acontecer a um familiar ou pessoa de quem gostem uma violência deste tipo. Já diz o ditado: 'Não faças aos outros o que não gostas que te faças a ti'!

possível com vieira?

com um presidente que ostenta um cachecol a dizer "anti-tripeiros; hoje e sempre o porto é merda"? http://4.bp.blogspot.com/_HBS_CwWCPpM/Stbpz71ML4I/AAAAAAAAAZY/O1MAkfjfli...

com um canal institucional que faz "apelo às armas", em directo?

Com adeptos que incendeiam autocarros que transportavam cidadãos anónimos, simples adeptos, pais, mães, filhos, para ir ver uma modalidade desportiva à luz?

Mas andamos a brincar?

...

Oh Sartor...zinho não venhas aqui despejar o teu odio, são iguais de um lado e de outro, a culpa é sempre dos outros, eles coitadinhos como são, só respondem, taditos. Enquanto houver pessoas a pensar e escrever como tu, nada mudará.
Aproveita para te tratares.

Uma imagem pode transmitir X

Uma imagem pode transmitir X sentimentos... mas cada um interpreta como quer e bem entende...
Para a tua pessoa... axas k esse cachecol é vergonhoso (sendo benfiquista, nao tenho nada a favor nem contra...) é um simples cachecol... dizer anti-Tripeiro.. ou anti outra coisa kk.. a mim tb nao me ofende.. pk nao me serve a carapuça... como nao me ofende kando as claques cantam a Slb, slb, etc... ja sabes o k me refiro... apenas sao da opiniao que quem canta são uns tristes...

colocares essa imagem.. para ti significa que o LFV tá incentivar k desacatos!!!... nao tenho a mesma opiniao... sou da opiniao... devido ao nr edições de cachecois k o SLB tem.. poderia ter escolhido um melhor... um a dizer SLB Glorioso... etc...

Lamento estas atitudes cobardes, devido as estas atitudes é que provocam mais desacatos...

Devemos sempre separar aqueles que querem provocar "guerras" e destruição, daqueles que gostam do futebol... independemente do que clube k seja... não percebo porque é que os clubes nao se juntam contra estas situações, isto só vai parar quando algo de grave acontecer a Adeptos e/ou dirigentes/jogadores...

e isso porquê?

Porque razão achas que toda esta violência que é coindenável de parte a parte começou? Ou será que não ficou provado que durante 20 anos o FCP andou controlar o futebol português através de aliciamento, corrupção dos árbitros, dirigentes etc..., ganhando campeonatos de forma ilícita. Ontem vi uma forma diferente de estar na vida do Sr. Luis Filipe Vieira em relação ao PC, a condenar a violência e apelar para que os adeptos do Benfica não procurem vinganças, ao contrário do PC que até ironizou com as agressões ao Vice Presidente do Benfica. Por aí vemos de que são feitas determinadas pessoas.

Para complementar:

Desejo profundamente que este clima de ódio instalado de parte a parte cesse de uma vez por todas. E terão que ser os clubes os primeiros a dar o exemplo com mensagens de apaziguamento e de fair play. Sob o risco de um dia destes acontecer uma verdadeira tregédia.

Realço o papel criminoso de alguns jornais diários, no aproveitamento que fazem do futebol para atirarem gasolina para a fogueira. São estes, para mim, os principais culpados deste clima de guerrilha instalado. E não há que ter medo de apontar os nomes: é principalmente o jornal a bola, o jornal record e o correio da manhã. E um dia vão ter sangue nas mãos. E espero que sejam chamados à justiça.

O tratamento dado à notícia

O tratamento dado à notícia dos apedrejamentos ao Benfica em relação ao que deram quando foi o Porto... é absolutamente pornográfico, não tem perdão possível.

Em relação a isso como se costuma dizer por aqui?!??

AH.....nada de novo...

Re

A resposta é simples e directa: não!
Desportivamente vivemos num pais centralista e surdo,cego e mudo para tudo o que esboce actividade numa raio de 5km alem de Lisboa. Centram-se as atenções nos clubes respectivos, Sporting e Benfica! Os restantes são ostracizados,são 2o plano no panorama mediatico..
O FCPorto foi porventura o primeiro a dar uma pedrada no charco.. Lutou e luta contra os mais altos interesses q visam denegrir e manchar a sua grandiosa história!
Como adepto,como médico,mas sobretudo como ser humano apenas posso exprimir repudio por qualquer tipo de violência. Falo com experiência quando sei o que sofre um
adepto quando se desloca para ver um evento desportivo da magnitude de um Benfica-Porto! Há ódio estampado no rosto de muitos adeptos de ambos os lados,as
próprias autoridades não gerem as emoções do modo mais equilibrado (fizeram-me estar em
Lisboa 3 horas antes do jogo começar para entearmos 1o e fiquei compactado num cordão de segurança mais de 2 horas imobilizado debaixo de uma chuva torrencial a ser insultado e apedrejado)
enfim,acredito q um dia talvez se possa respirar melhor no nosso futebol mas como infelizmente a histrião portuguesa é pródiga em exemplos dessa
natureza talvez uma desgraça a um qualquer incauto tenha de ocorrer para que as pessoas ponham a mão na consciência!
Cumprimentos desPortistas

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.