'Prefiro o futebol do Barcelona ao do Real Madrid' | Relvado
Lead: 

 

Empates a zero

Para haver mais futebol espetáculo não seria melhor da

Sub-título: 

A resposta de Rui Santos

 

Caro João,

Uma coisa é jogar para o '0-0'; outra coisa é não conseguir marcar golo(s).

Temos visto equipas a jogar futebol ofensivo e não serem eficazes.

Há, pois, que distinguir a 'atitude competitiva' do grau de eficácia.

Quem gosta de futebol-espectáculo, como é o seu caso, rejeita equipas que joguem deliberadamente para o 'nulo'. Temos de convir, no entanto, que em determinadas circunstâncias e no plano meramente quantitativo, o empate a zero pode ser um bom resultado.

O futebol tem um lado espectacular e outro pragmático. Como mero observador, prefiro o lado espectacular. Não sou 'resultadista', mas entendo quem seja.

Dou-lhe um exemplo: apreciei, como espectáculo, a primeira parte da final da Taça de Portugal. Compreendo, todavia, que os treinadores (Villas-Boas e Manuel Machado) não tivessem gostado.

Prefiro o futebol do Barcelona ao do Real Madrid. A filosofia do Barcelona faz bem ao futebol. O calculismo levado ao exagero só não é, sempre, uma grande maçada porque os intérpretes, de alto nível, conseguem mesmo assim surpreender-nos. Não faz muito sentido que equipas e emblemas com orçamentos elevadíssimos ainda revelem algumas cerimónias em jogar um futebol atractivo e predominantemente ofensivo. É um paradoxo.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia
do português pré-acordo ortográfico)

Rui Santos. cartão roxo
Taxonomia: 
Rui Santos

...

e o céu é azul sr. Rui Santos.... ou seja li o seu comentário e fiquei na mesma.

Barça vs Real

Desde há muito tempo que tenho uma inclinação pelo Barcelona derivado possivelmente ao facto de no contexto Espanhol esse mesmo Barça se equiparar mais ao FC Porto do qual sou adepto, a começar pelo facto de ser um clube que também lutou contra um certo tipo de centralismo futebolístico característico da era do ditador Salazar e do caudillo Franco.
No entanto confesso que este futebol do Barça muito forte em eficácia e sobretudo em posse de bola não me agrada de sobremaneira.
O conceito de espectáculo é variável e devem ser para aí tantos quanto o numero de adeptos que existem.
Para mim prefiro um Setúbal Naval a sério do que um Bayern Manchester a feijões e prefiro ver os putos da minha rua numa disputa acesa em vez de um qualquer jogo de solidariedade recheado de vedetas milionárias.
Também existem jogos sobretudo do campeonato italiano que acabam em 0 a 0 mas que para mim são grandes jogatanas e bem melhores que outros cheios de golos mas em que os defesas são morcões e para mim os golos só têm valor se os defesas forem bons.
Portanto não concordo com esta deriva do Rui Santos em favor do Futebol espectáculo e isso possivelmente porque temos diferentes conceitos de espetáculo.
Os Globetrotters dão espectáculo mas aquilo para mim não é Basquetebol assim como os gajos que ao intervalo fazem 500 toques com uma bola pode ser um bom espectáculo mas também não é futebol.
No fundo e para terminar Futebol não tem de ser espectáculo, tem isso sim de ser Futebol

olha,também se não gostasses

olha,também se não gostasses é que era de admirar!!!!!!!! uma equipa que vence tantos titulos e outra que só ganhou a taça do rei,provavelmente é normal que jogue melhor à bola que os outros..mas atenção ,não vai conseguir bater o colosso F.C.P.

o futebol do barça..

..é enervante de tão superior que é ao das restantes equipas europeias.

Já o futebol do real madrid não é mau. É verdade que jogou de forma defensiva e calculista frente ao barça, mas era a única maneira possível de ganhar uma copa del rey e aspirar a ir + longe na champions.

Takuase

Não se pode colocar a questão no "prefiro o futebol do Barcelona ao do Real Madrid", mas talvez na questão do não gostar do futebol do Real Madrid em jogos contra o Barcelona. Pessoalmente, acho fabuloso e espectacular quem consiga contrariar o futebol do Barcelona, com ou sem autocarros, com ou sem anti-jogo e com ou sem 11 "Pepes" em campo. A minha visão do espectaculo que é o futebol também passa por estes pormenores que às vezes conduzem a resultados de 0-0, à luta titânica de uma equipa por manter a sua baliza inviolável, à luta de outra por fazer o 1-0 que desbloquearia o jogo e não somente em jogos que acabem com resultados 2-6 ou 4-5 (não haveria treinador que resistisse; eu se fosse treinador preferia ganhar todos os jogos por 1-0 do que por 5-4). Tudo depende da óptica do espectador e dos intervenientes em causa.

É um paradoxo sim, afirmar

É um paradoxo sim, afirmar "que equipas e emblemas com orçamentos elevadíssimos ainda revelem algumas cerimónias em jogar um futebol atractivo e predominantemente ofensivo" (presumo que esteja a falar do Real Madrid particularmente) quando precisamente o Real Madrid é a equipa com mais golos marcados na última edição da liga espanhola. 102 para ser exacto.

O RM tentou jogar de igual para igual com o Barcelona, assim como o Benfica com o Porto, ambos levaram 5 para contar aos netos. A diferença é que o RM aprendeu que muito dificilmente poderia jogar de igual para igual com o Barça, e quando conseguia lá vinham umas "ajudas extra" ao Barça. Já o Benfica tentou sempre jogar de igual para igual com o Porto,só conseguiu uma vez. Não tenho nada contra, achei muito bem, achei um espectáculo. Os adeptos benfiquistas é que não.

Querer premiar as equipas mais atacantes pode, à 1ª vista, ser lógico. No entanto retiraria muita da beleza do jogo, da sua diversidade táctica e imprevisibilidade. Não falando que só iria beneficiar as equipas mais fortes, com maiores orçamentos.
Se se querem muitos "pontos" e muitos "festejos" durante o jogo, então vejam Basket, ou Andebol, desportos feitos precisamente para o ataque constante.

Por mais secantes que sejam alguns jogos, por vezes são mesmo a única forma que uma equipa tem de combater as desigualdades e as "odds".

Cumps

"A filosofia do Barcelona faz bem ao futebol."

O Sr. Rui Santos está a entrar em contradição, o Barcelona a que se refere consegue, consistentemente, posses de bola acima dos 60%, sendo que perde um volume perto dos 70% porque entra em descompressão após assegurar vantagem no marcador. Ora quando uma equipa consegue manietar outra nessa magnitude não é de futebol que estamos a falar, esse é um jogo em que participam duas equipas.

O Real Madrid, que o Sr. Rui Santos aparentemente não prefere, tem mais golos marcados, e mais golos sofridos, o que vai mais de acordo com a afirmação "apreciei, como espectáculo, a primeira parte da final da Taça de Portugal".

O Barcelona não é, como muitos gostam de afirmar, a melhor equipa de futebol de todos os tempos. As estatísticas mostram que são a melhor equipa anti-futebol de todos os tempos. A parte interessante é perceber porque tem tantos adeptos.

Bem observado.

Bem observado.

Melhor equipa anti-futebol??

Só se for anti-futebol adversário, isso já concordo mas dizer que o jogo do barça não é futebol... Aquilo é o mais puro futebol! é futebol simples com um objectivo muito claro que é fazer golos! presumo que o objectivo seja esse e não andar a fazer fintas para trás e para a frente. O futebol é um jogo e o objectivo principal é fazer golos para ganhar. a seguir é não sofrer golos para não perder. Muitos simples. A filosofia do barça é ter a bola para marcar e não a dar ao adversário para não sofrer. Mais futebol que isto não há. E peço desculpa se interpretei mal a sua afirmação.

Saudações desportivas e um abraço

Precisamente.

Eu não concordo que o Barça pratique um "futebol simples com um objectivo muito claro que é fazer golos!", porque se fosse simples haveria muitas outras equipas capazes de o fazer, o que é notoriamente falso. O que eu sustento, apesar de parecer um contra-senso, é que o estilo do futebol do Barça nega o que nós conhecemos como "futebol" porque pura e simplesmente não permite ao adversário nem posse nem tempo de construção de jogo (e o futebol é um desporto entre duas equipas).

Reveja a final da CL, um bom jogo? Não, a não ser que seja adepto do Barça. O Man Utd foi manietado e controlado em todas as fases do jogo. Mérito do Barça? Sem dúvida.

Se este estilo de jogo ganhar adeptos teremos um futebol no futuro em que metade das equipas seguem a cartilha do Barça e a outra metade a de Drillo (sim, o seleccionador norueguês). Resultado, jogos aborrecidos em que é necessário a presença de um génio da bola para desatar um nó táctico, ou superioridade em bolas paradas (ou sorte!).

Posso estar a exagerar um bocado, mas também se estivesse aqui a cair em lugares comuns não tinha piada nenhuma discutir ideias e opiniões!

Cumprimentos.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.