Seleção de Portugal tem 'vulgaridade' acima de qualidade | Relvado
Lead: 

Os 23 jogadores convocados por Paulo Bento revelam o que é hoje o futebol português -- um futebol

Os 23 jogadores convocados por Paulo Bento revelam o que é hoje o futebol português -- um futebol de contrastes, de ‘opulência e miséria’, que acaba por ter expressão na Selecção Nacional.

A Selecção Nacional tem dois jogadores de top mundial: Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Nani (Manchester United). Tem, depois, numa perspectiva optimista, três jogadores de muito bom nível, como são os casos de Pepe e Coentrão, companheiros de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, e de Raul Meireles (Chelsea), que vai disputar a final da Champions, no próximo sábado. Ao nível ‘bom’, no plano europeu, mantendo a visão optimista, outros três atletas: Rui Patrício (Sporting), Bruno Alves (Zenit) e João Moutinho (FC Porto). Estes 8 futebolistas constituem a espinha dorsal da Selecção Nacional que vai estar no Europeu. Junte-se-lhes João Pereira (Sporting), Miguel Veloso (Génova) e Hugo Almeida (Besiktas), jogadores que conhecem oscilações de ‘forma’ e aí temos o onze-base de Portugal para o certame futebolístico da Ucrânia/Polónia.

Significa que Portugal faz um bom ‘onze’ mas pouco mais do que isso. Uma equipa com um bom ‘onze’ pode fazer um bom Campeonato da Europa, mas teria tudo que correr muitíssimo bem: sem lesões, sem castigos e sem outro tipo de ‘casos’. A entrada (previsível) de jogadores de ‘segunda linha’ pode não ser uma boa notícia para Portugal, considerando ainda a ausência de um avançado desequilibrador de quem pouco se fala (Danny)...

Paulo Bento, entre os atletas que convocou, terá no ‘banco’ alguns recursos interessantes, todavia não muito consistentes: Quaresma (Besiktas) e Varela (FC Porto). São capazes de ‘mudar um jogo’, sobretudo o primeiro, mas são capazes, também, de passar muito tempo sem ‘acender’. Estão aqui treze nomes. Os restantes dez são futebolistas de nível médio (Rolando, Ricardo Costa, Carlos Martins, Ruben Micael, Postiga, Miguel Lopes, Custódio), entre os quais se incluem os guarda-redes Beto (Cluj) e Eduardo (Benfica), que só em caso de lesão de Rui Patrício terão hipóteses de alinhar neste Europeu.

Esta selecção é praticamente ‘Ronaldo e Nani e mais nove’, vale pelo onze e, numa perspectiva menos optimista, quiçá mais realista, vale pouco mais... Alguns jogadores são mesmo ‘vulgares’ para o nível de uma Selecção Nacional que se acha em 5.º lugar no ranking da FIFA.

Nélson Oliveira é um caso isolado. Tem muita qualidade, mas é um recém-chegado e vai ter de esperar que o ‘clube VIP’ da Selecção lhe conceda permissão para entrar...

Nélson Oliveira é potencialmente melhor do que Hugo Almeida e Postiga. A sensação que se colhe é que o 'núcleo duro' de Paulo Bento não abre facilmente as portas do seu 'clube VIP' -- e o que se espera é que o 'clube VIP' (onze base... muito distante, em qualidade, do segundo grupo de convocados, no qual domina a 'vulgaridade') seja capaz de resolver os problemas que a Alemanha, a Holanda e a Dinamarca vão colocar...

Também por esta razão o conflito que eclodiu entre Paulo Bento e os ‘internacionais’ Bosingwa e Ricardo Carvalho tem impacto negativo, porque a base de recrutamento de Portugal faz-se entre cerca de 45 jogadores, pouquíssimo mais, e, no caso da posição de lateral direito, uma coisa seria ter Bosingwa e João Pereira; outra coisa, bem diferente, é possuir João Pereira e Miguel Lopes, que recuperou de uma lesão e, nos primeiros quatro meses deste ano, realizou 10 jogos para o campeonato, 7 como titular e 3 como suplente utilizado, num total de 626 minutos de utilização.

A FPF e Paulo Bento não foram capazes de convergir numa matéria essencial para a protecção dos interesses da Selecção, e houve tempo suficiente para isso. Desta vez, os muitos intermediários que costumam gravitar em redor da Selecção Nacional não foram capazes de usar os seus ‘bons ofícios’, e perdemos dois jogadores que seriam sempre importantes num certame desta natureza. Esse facto aumentou a ‘vulgaridade’ que se pode achar no meio desta Selecção.

Portugal vai para o Europeu com 10% de supertalento, 40% de qualidade média-alta e 50% de vulgaridade, o que significa que a Selecção Nacional está muito dependente do seu onze-base. E isso não é bom quando se está a falar de uma prova como um Campeonato da Europa, que se realiza numa altura da época em que muitos jogadores estão com um nível de cansaço muito acentuado e a precisar de férias... Não é desculpa (nas outras Selecções o quadro é o mesmo...), mas os jogadores alemães, holandeses e dinamarqueses são, em média, mais resistentes...

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

RS és mesmo SLB!

A selecção so não seria vulgar se fossem todos dos SLB!

RS és demasiado ENCARNADO!

Só não seria "Vulgar" se fossem todos da cor encarnada ... todos vermelhos!

Concordo mas...

Caro Rui
Vulgar será uma palavra muito forte....Mas concordo que não temos a dream team de outros tempos. Mas é mesmo isso que me faz ter mais esperança numa grande campanha.Pois devido à falta de mais estrelas mais do que nunca a nossa seleção tem de funcionar como equipa e ser bem trabalhada mentalmente nesse sentido acho que temos jogadores que vao dar tudo em campo. Acredito muito em equipas só com um ou dois fora de serie...são muito mais combativas, temos o exemplo do Braga com uma equipa formada quase totalmente com jogadores medianos tem feito grandes campanhas e existem outros exemplos por esse mundo fora...
Acho que o sucesso da nossa seleção irá depender da forma como Paulo Bento irá trabalhar o colectivo.
Já agora acho que Nelson Oliveira deveria ser o ponta de lança titular, pois um para além de ser um vice campeão do Mundo ele ja marcou varias vezes ao serviço do Benfica e vestir aquela camisola tão "Pesada" não é para todos.

vulgaridade é na linguagem

O que é vulgaridade acima da média é o tipo de linguagem usado neste blogue por parte de muitos foristas, isso é que devia ser objecto de análise pois é uma VERGONHA que um site onde o Sr Rui santos escreve permita que as pessoas usem todo o tipo de insulto pornigráfico e baixo, linguagem da mais rasca, para atacar outro. basta ver as mensagens de um forista que usa o nickname "simpatizantebenfiquista" para se perceber que devemos estar num site doi terceiro mundo. TENHAM VERGONHA e acabem rapidamente com isto cancelando a conta de todos aqueles que não se sabem comportar.

Qualidade

Penso que a selecção já teve melhor qualidade. Acredito que são interrogações o trabalho que Custodio, Lopes ou Nelson Oliveira poderão vir a mostrar. Sei que não convocaria Portiga, mas dai até poder concordar com a tese da vulgaridade. Neste Euro calhamos num grupo dificil, é verdade, mas noutras ocasiões já nos transcendemos e até acredito que nem precisará chegar a tento, basta estarmos com uma forma positiva e focalizados nas tarefas. Gostaria que o Sr. estivesse errado e que tivesse que engolir mais um sapo.

selecao

acho que o rui santos devia ir para selecionador nacional,ja que é o expert,parece mesmo o carlos castro do desporto irra que e demais,abaixo os pseudo espertos como o RS.

Uma opinião interessante

Este artigo dá à estampa a opinião de Rui Santos e é uma opinião que tem interesse mas não mais do que isso!
Pessoalmente acho que Paulo Bento não percebeu o papel de um seleccionador: unir a equipa e fazê-la unir com os adeptos..Zanga-se com este e aquele em vez de tentar a pacificação e tem pouca categoria para comandar.
Sejamos claros: a não chamada de José Bosingwa, Ricardo Carvalho ou Hugo Viana são palermices de criança mimada Reduzem bastante a qualidade da nossa equipa. Mas todas as selecções têm pontos fracos e importa tentar disfarçar os nossos.

Incoerencias!

Em alguns artigos de opinião de Rui Santos, denoto por vezes pouca coerência. Vejamos, se neste contexto actual, com esta permanente invasão de estrangeiros no nosso Campeonato, por exemplo, onde estão escondidos os sub-20 Vice-Campeões do Mundo? Conhecemos o paradeiro de muito poucos mesmo, infelizmente. Bom, mas perante este estado, o leque de opções de Paulo Bento resume-se a 40/50 atletas seleccionaveis. O título deste artigo indicia que a convocatória primou pela mediocridade, o que é bem diferente da realidade.

Curiosamente, Rui Santos já há muitos anos, garante a Carlos Queiroz uma boa imprensa, porquê? Não sei, não sabemos, provavelmente pelas fortes ligações que ambos tiveram nos anos 80, nas formações jovens. E agora pergunto eu a Rui Santos sobre a convocatória de Queiroz no Mundial 2010. Porque "ficou em terra" o melhor médio do Futebol Português, João Moutinho? Perante a "estranha lesão" de Nani nesse Mundial, optar por Ruben Amorim, com caracteristicas bem diferentes de Nani? Amorim que chegou à Africa do Sul, e no 1º jogo foi imediatamente suplente utilizado? Não havia extremos velozes ou desiquilibradores selecionaveis, para substituir Nani? Quaresma por exemplo? Selecionou 2 laterais direitos (Miguel e Paulo Ferreira), e optou invariavelmente pelo central Ricardo Costa? Será que Rui Santos teve também uma atitude critica, perante tamanhos equívocos de Queiroz?

Queiroz que quanto a mim, é um verdadeiro FLOP. Foi o "Pai" da geração de ouro do Futebol Português, reconheço-lhe aí trabalho meritório, e depois disso? Nada provou, não apresentou resultados em lado algum, e em 20 e tal anos, quase sempre saiu em litigios, quer com Clubes ou Selecções, e sempre num registo conflituoso com tudo e com todos, e estranhamente, continua a viver à sombra daquele trabalho extraordinário nas Selecções jovens de Portugal. Gostaria de saber a opinião de Rui Santos sobre este seu protegido! O que vale Queiroz?

....

tal como no 70x7....ups, hora extra, este sr não anda aqui para discutir ou dialogar. Ele é "bom" é em monólogos, não vá ser confrontado com a propagande que debita...

Para este "encomendado"...

há Nani e Ronaldo e o mega-potencial-estratosférico e inter-galáctico do Nelson Oliveira. O resto é uma vulgaridade...Nojo de gente....

Aguentem-se!!

Não abriram a porta à brasucada com o deco pra prestar a habitual vassalagem ao pinto corleone da costa? agora aguentem-se!!
os que concordam com a entrada destes brasucas são os mesmos que criticam o Benfica por jogar sem portugueses - e olhem que faz-me muita confusão ver o Maior a jogar sem tugas!!

O QUE É A VULGARIDADE ?

A VULGARIDADE DA SELEÇÃO PARECE-ME UM FALSO ASSUNTO SENÃO VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS:
UMA EQUIPA COMO O FCPORTO OU SLBENFICA É SÓ FORMADA POR CRAQUES ? O QUE DIZER DOS 2 FINALISTAS DA CHAMPIONS, É SÓ CRAQUES ? O QUE ME PARECE É QUE TEM DE HAVER UM MISTO DE EXPERIENCIA E JUVENTUDE OU INEXPERIENCIA ,COMO QUEIRAM. UMA EQUIPA TEM DE SER FEITA POR "TRABALHADORES E ARTISTAS"PARA HAVER EQULIBRIO EM TODOS OS MOMENTOS DO JOGO, O UNICO NOME SONANTE É RONALDO O QUE É BENEFICO, RETIRAR PRESSÃO É FUNDAMENTAL E SE JOGARMOS COMO EQUIPA TEMOS FORTES POSSIBILIDADES.
PARA PODERMOS TER MAIS " CRAQUES" TEMOS DE APOSTAR MAIS NA FORMAÇÃO , NÃO COMPREENDO COMO CLUBES QUE SE DIZEM APOSTADORES NA FORMAÇÃO NÃO COLOCAM NO PLANTEL JOGADORES ORIUNDOS DAS "CANTERAS", APOSTEMOS NA JUVENTUDE PARA NÃO TERMOS UM FUTEBOL BANAL DENTRO DE POUCO TEMPO.

Caro Rui Santos. Gostei e

Caro Rui Santos. Gostei e concordo perfeitamente com a sua apreciação. Temos 50% de vulgaridade, Claro está que o termo é forte, mas ao nível a que se vai jogar aceito essa palavra. Não vejo nenhuma admiração nisso. Claro que noutras vezes a questão também se punha da mesma maneira, mas claro que a sorte no sorteio, penaltis etc, disfarçou o ramalhete. Contudo esta constatação não invalida que todos nós não vamos torcer para que a rapaziada consiga o melhor possível, de preferência um outro milagre. Saudações.

Vulgaridade

O mais VULGAR de todos é esse pseudo jornalista que tem a mania que sabe tudo e que é mais sério do que todos. Chegou a hora de parar de dizer DISPARATES e apoiar a selecção, algo que duvido que faça. É daqueles ratos que está sempre à espera que o barco afunde para dizer mal de tudo e de todos.

Seleção

Nem sempre concordo c/ o Sr. Rui Santos, mas, com esta análise à Seleção não posso estar mais de acordo, é de um realismo impecavel, acertou em cheio. Quem tenha paciência para ver jogos onde a maioria dos nossos jogadores militam, não há duvida que alguns deixam muito a desejar, mas, são convocados. Também não há melhor, cada país tem o que merece.
Já há muito que o que se aproveitava em Portugal era o Sol, agora, nem isso já temos
É preciso ter coragem para fazer uma análise destas, atenção que para mim é verdadeira e muito realista. Por menos esperaram por si no parque da Sic, o mais incomodativo para o ser humano é alguém dizer as verdades, não há hipotese de fuga, na mentira é o diz que disse, onde nós somos os maiores.
Continue assim, que é o que falta no Mundo do nosso Futebol

Achei engraçado o Sr. Rui

Achei engraçado o Sr. Rui Santos considerar o Coentrão num nível "muito bom" do plano europeu, e o João Moutinho de nível "bom" e isto atenção sendo muito optimista, como a quem diz, o rapaz roça a medianidade (pensava que era aquele que não sabia jogar mal. hmm...mas sendo assim tb pensava que o caxineiro oxidado também era aquele que foi feito num menino de 6 anos pelo Lahm e custou uma eliminatória europeia ao Real. hmm...deve ser só eu, pelos vistos).

É mesmo para apaziguar e por estar farto

Estou farto de comentadores sabichões que de tudo falam, de tudo percebem, a maior parte das vezes encontram mais "menos" no que os outros dizem do que mais". Os convocados de Paulo Bento são uma vulgaridade, assim como os do Queirós; os de Scolari nem tanto, porque ainda lá andava o Figo, Rui Costa e Deco em forma. Tudo deu no que deu. Agora são estes e há que apoiá-los, no melhor interesse de Portugal. Tudo que não há se escusa. Poderiam estar lá os melhores que se desse para o torto, muita tinta haveria de correr. É assim que se vendem jornais e vemos se o nosso site tem muito ou pouco acompanhamento. E já agora, Sr. Rui Santos, quem eram os seus bons jogadores escolhidos? Ou não os haverá e na sua douta opinião nem deveríamos participar no evento para não sofremos uma envergonhadela devido ao nosso 5º lugar no ranking? Estou farto! Apesar de saber que os selecionadores estão lá porque assim o desejam e são muitíssimo bem remunerados, merecem a minha compreensão. Pois, se nem Deus agradou a todos.... Haja paz e menos convencimento!

Vulgaridade?

O sr. rui santos fala em vulgaridade porquê? quem é que ele ia convocar? A selecionador não tem culpa que não hajam melhores jogadores para convocar! 90% da convocatória é a unica possivel... Agora a melhor parte do comentário do sr. rui santo é quando diz que o joão moutinho é de nivel bom a par com o bruno alves e o patricio...ISTO É PARA RIR!!!! o moutinho só é o melhor jogador portugues no meio campo!!!! O varela, o rolando e o martins são medianos??? Jogadores com experiência em grandes competições da uefa!!!! Para este sr o nelson oliveira é que é bom....pode vir a ser claro...mas neste momento não o é!!!! Sr. rui santo está a comentar a convocatoria da selecção ou de clubes????

...

pelo menos na selecção ainda há qualidade...no escrevinhados do sr rui santos é coisa que não abunda muito menos nas opiniões...não foi este senhor que disse que um plantel em portugal era fortissimo e recheado de soluções? plantel esse que comparado com a selecção não tinha a minima hipótese seja em que posição for? para 1as ou 2as opções? qual o critério e qual o interesse do sr rui santos nisto? qual o critério objectivo para ir o eduardo, o nelson oliveira? não ir o quim nem o avançado do olhanense se não me engano que foi eleito o jogador revelação da liga e tem 7 ou 8 golos marcados? quem pretendia rui santos na selecção?

Vitor Nobre

O Nélson Oliveira “potencialmente melhor” do que o Postiga ou o Hugo Almeida? A vida é feita de realidades e não de eventualidades ou potencialidades. O Nélson Oliveira é um jogador praticamente virgem em experiência de Selecção A. É um jogador com muito pouca experiência internacional. Nesta época no jogo mais aproximado à experiência do Europeu, os quartos-de-final da Champions, ele não respondeu bem. No jogo com o Chelsea, em Stamford Bridge, teve boas oportunidades que não as soube aproveitar. Ainda tem dificuldade em compreender a dimensão colectiva do jogo.

Você coloca o Hugo Almeida como titular, mas foi o Postiga quem mereceu essa confiança por parte do Paulo Bento nos últimos jogos e decisivos do apuramento. É por estas e por outras, que eu sinceramente não entendo a forma como pensa, ou não pensa.

Insiste também é dar como certeza a presença do Miguel Veloso a titular, quando foi o Carlos Martins a primeira opção para o triângulo do meio campo, sempre que esteve do ponto de vista físico e psicológico. Se o jogador estiver bem no começo do Europeu, é bem possível que o meio campo seja constituído pelo Meireles na posição seis, com o Moutinho e o Martins nos outros vértices.

Você chama de vulgares alguns bons jogadores da Selecção e escreve que o Coentrão é um muito bom jogador, quando ele fez uma época sofrível no Real Madrid, com erros graves e com prejuízo directo para a equipa na Champions, em mais do que um jogo. Um jogador altamente criticado pelos madridistas, e com razão. Mas a culpa não é exclusivamente dele, tem também o dedo do Mourinho, que resolveu inventar e para provar que o rapaz era polivalente, começou por coloca-lo em tudo que era posição menos na que estava rotinado. Foi médio interior, foi extremo-esquerdo, foi lateral direito, enfim coisas do “génio” Mourinho.

Lamenta a ausência de Danny. E eu pergunto, o Danny já foi alguma vez decisivo na Selecção? A qualidade de finalização que apresenta no Zenit tem alguma coisa a ver com a que patenteia na Selecção?

O que eu acho é que há em si muito sebastianismo… Aqueles que faltam é que davam mesmo jeito.

Acha mesmo que o Ricardo Carvalho no estado em que está (e eu acho que era o melhor dos centrais) tinha condições de estar numa prova da exigência do Europeu?

Tem criticado alguns jogadores da Selecção, algumas escolhas de Paulo Bento, mas o certo é que foi com estes que ele conseguiu o apuramento partindo de uma situação muito complicada.

As possibilidades da Selecção passar a fase de grupos é pequena. E não tem tanto a ver com a vulgaridade dos jogadores portugueses mas com a qualidade das Selecções adversárias. O grupo de Portugal é o único que tem as 4 Selecções no top 10 da FiFA. Sendo que 3 delas estão no top 5, e 2 estão à frente de Portugal. A que não está á frente, fazia parte do grupo de apuramento da Selecção portuguesa e ficou classificada em 1º lugar.

vulgaridade

É o costume! Fosse o selecionador o sr Carlos Queiróz e teriamos 23 diamantes a jogar o melhor futebol do mundo como já ficou amplamente provado no passado recente. Fica por analizar (porque será?) a situação de Ricardo Carvalho no Madrid. O problema é o mesmo e já o era no Chelsea. Já agora se Bento fosse de má fé, não estariam nos convocados pelo menos Martins e Velozo. Haja honestidade intelectual!!!!!

Vulgaridade?

Concordo em género, grau e número.

O Nelson Oliveira é bom porque joga SLB

È indecente a propaganda ao jogar N. Oliveira que ainda n/ provou nada .
Só a realidade aumentada dos benfiquistas e do Treinador + basico da selecção portuguesa de todos os tempos.
Nani e Ronaldo - os genios - Quantos jogos foram eles o elemento preponderante para resolver um jogo?
Afinal de contas o futebol é para jogar em equipe ou é para estrelas??
Ronaldo -quantas vezes foi o melhor jogador do mundo? Quem foi o melhor marcador do campeonato espanhol?

Meireles

não vai jogar Sábado pq está castigado...

Belas escolhas

As escolhas do selecionador, traduzem a mentalidade e limitação do mesmo.
Só vão os afilhados e os "inevitáveis". Parece-me um grupo muito fraco em termos gerais e nada equilibrado. Pode até ser possível criar um 11 razoável mas não há alternativas.........
Discordo muitas vezes de Rui Santos mas neste caso acho que tem muita razão.
No ataque Postiga e Almeida são dois enormes flops. Espero que Oliveira seja titular, pois é de todos o mais novo e inexperiente mas o que joga com mais alma e dá tudo lá dentro com grande qualidade (dentro do quão verde ainda é) os outros dois arrastam-se. João Tomás e Hugo Vieira fariam melhor ou pelo menos igual.
No meio e pontas, Varela e Ruben Michael.... dá vontade de rir, OMG onde chegámos!!! Viana não tem lugar neste lote?? Helder Barbosa não mete Varela no bolso????? E o M.Fernandes, depois do campeonato espetacular que fez não tem lugar?
Defesa: Rolando, Ricardo Costa e João Pereira.... esta seleção é apenas de P.Bento porque na seleção do Portugal, R. Carvalho, Bosingwa e Nelson têm lugar. Um grande treinador tem de ser sobretudo um grande homem e qualquer grande homem saberia gerir os conflitos que afastaram grandes jogadores, uns afastaram-se ao verem quem ia para lá, outros foram afastados por birras do senhor.
Dos G, acho que Quim tinha sempre lugar neste lote.....

Por outro lado, legitimar o selecionador para fazer o que bem lhe interessa e renovar-lhe o contrato não me parece sensato. Ter como objetivo "tentar" passar a fase de grupos, sendo o 5º classificado do ranking é medíocre. Acho que o contrato só devia ser válido com um objectivo claro (definido pela FPF) e alcançado, caso contrário tchau!!! Então vamos para a competição sabendo que haja o que houver temos o tacho para mais 2 anos??? Porque após o europeu já está tudo definido nos clubes e o senhor pode não arranjar trabalho??? Azar, quem escolhe estas profissões tem de se sujeitar.....

Apesar de tudo

penso que podemos fazer um bom campeonato da Europa. Realmente temos algumas limitações, mas se o o Paulo Bento conseguir fazer com que os jogadores se apresentem em boas condições aí Portugal terá as suas chances.

Vulgaridade em coment´em pessoa

Então a nossa selecção é vulgar... muito nos conta Sr. Rui Santos, sim senhor... O ano de 2012, na continuação de 2011 está a correr-lhe muito mal, as previsões que faz, caiem teimosamente ao lado, o que me deixa mais optimista para a carreira de Portugal, que espero seja brilhante para o calar a si e principalemte a si. Esta selecção vulgar deu quantos aquela outra selecção vulgar que ganhou só o europeu e o mundial?? lembra-se Sr. Rui? Espero voltar aqui deposi do europeu para comentar a sua crónica, que espero se intitule qualquer coisa como: "Como eu almento oq eu disse da selecção e do Paulo Bento, parabéns herois!".

Concordo em parte

Mas em alguns pontos discordo. Rui Patricio coloco-o ao nível do Nani e do Ronaldo. A um bom nível penso que temos mais: Eduardo, Beto, João Pereira, Fábio Coentrão, Pepe, Bruno Alves, Rolando, Raul Meireles, João Moutinho, Miguel Veloso, Carlos Martins e Nélson Oliveira. Ao nivel da vulgaridade para mim: Rolando, Ricardo Costa, Miguel Lopes, Ruben Micael, Custódio, Quaresma Hugo Almeida, Postiga, e Varela. Mas culpa é dos clubes portugueses que adoptaram a filosofia patética de que só se ganha com sul-americanos. O resultado é este, uma grande falta de opções...

eu pergunto a este srº

quem é que ele convocava para a seleção não ser vulgar , já agora gostariamos de saber , com SCOLARI E QUEIRÓZ TAMBEM ÉRA VULGAR COM BENTO TAMBEM É . DIGA LÁ COM QUEM QUERIA FORMAR A NOSSA SELEÇÃO DÁ VONTADE DE REPETIR A MESMA PERGUNTA 1 MILHÃO DE VEZES

Totalmente de acordo!

Os únicos exemplos que consegue levantar são o Carvalho e o Bosingwa! E como o Carvalho não jogou limita-se a tecer comparações com ou sem o Bosingwa, com a conclusão que todos sabemos e fugindo à questão, como mudar os 10% de supertalento, 40% de qualidade média-alta e 50% de vulgaridade? (É o Bosingwa que vai desequilibrar esta distribuição?)

Isto é o que temos

Vamos jogar à bola, se levarmos no lombo, azar. Há quanto tempo se fala de previligiar a formação? O Estado é um consumista, não valoriza nos activos os jogadores da formação, só os comprados, Porquê? Porque pagam IVA?

Agora queriam reactivar as equipas B, que está a fazer um clube? Compra por atacado para valorizar os activos, nada mais.

Peditórios destes não dou.

Não é culpa do Paulo Bento o

Não é culpa do Paulo Bento o facto de termos uma geração mais fraca que as anteriores. Em 2002 e 2006, com melhores treinadores, tínhamos sido campeões mundiais.

Com esta geração é mais difícil...

A nível de GR estamos bem.

A nível de GR estamos bem. Nos centrais temos 2 dos melhores do Mundo (Pepe e B.Alves). No meio campo, só vejo 4 jogadores para 3 lugares (Custódio, Meireles, Moutinho e Martins...eu apostava nos 3M´s). A extremos temos 3 dos melhores do mundo (CR7, Nani e Quersma) na frente e nas laterais é que está o problema. Não tenho problemas com Coentrão, mas com J.Pereira...espero que não lhe pare o relógio como pára no Sporting. Lá fora, é comido e se reclamar muito...é expulso! Espero que tenha consciência. Na frente...espero que seja para o Nélson Oliveira o que o Euro 2004 foi para o CR7, porque Postiga e H.Almeida deixam a desejar.

aí esse odiozinho ao Paulo

aí esse odiozinho ao Paulo Bento!

Nao entendo!

Essa dos 10%,40%50%, nao faz o minimo de sentido...a pensar desse modo nem no Euro estaria-mos...A que dar apoio,critique depois se o Paulo estiver errado....

A teimosia do PB também está presente.

Onde pára o Bosingwa?

Já nem falo do merengue. Mas este não foi convocado porquê? Só digo uma coisa: vou apoiar Portugal até que a voz me doa mas o Paulo Bento que se f**a, por continuar a preterir os melhores só por causa de guerrinhas de alecrim e manjerona.

oh maroguinha,

pelos vistos não sabes, mas ele, tal como o ricardo carvalho, arou confusão com o paulinho...

E eu...

...caguei nessa merda.

Quero os melhores na selecção independentemente das guerrinhas que tenham com o treinador. Isso não é de admitir.

Concordo com a vulgaridade

Concordo com a vulgaridade descrita acima por Rui Santos. Como portugues que sou, tenho muita esperança que a nossa selecçao faca um campeonato europeu minimamente razoavel, isto e, chegar pelo menos aos oitavos de final da competicao. Agora com os 23 jogadores que foram escolhidos, duvido que possamos chegar mais longe do que os oitavos de final e porque? porque um jogador como custodio, ao lado de hugo viana, que embora possa ter decrescido de forma nesta recta final da epoca, acho que é um jogador mais capaz de integrar a lista dos 23 do que custodio. mas isto e apenas a minha opiniao...

A SUA OPINIÃO É QUE É DE UMA VULGARIDADE

QUE METE MEDO TANTA COMO A DO SRº RUI SANTOS , então o srº quer colocar e acomparar o futebol do hugo com o custódio duas posições completamente distintas , mas apesar de tudo o custódio apesar de não ser um vedeta como trinco , é um jogador mais solidário e empenhado que o hugo ,, o hugo é um jogador que gosto bastante dele mas não pode e não tira o lugar ao meiréles moutinho . e martins , que são os lugares onde podia jogar , como possiveis trincos teremos o custódio e veloso e ainda pode ser reforçado com o meireles na posição do falso 8 .. o hugo é grande executante mas é lento lento de máis

Oitavos de Final ?

Essa é muito fixe, isso quer dizer que não jogamos os quartos, ou seja somos eliminados há primeira.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.