"Porto-de-12-valores" chega para ser campeão | Relvado
Lead: 

Um FC Porto em sub-rendimento foi suficiente para o título, o que explica o regime de 'colapso ne

O FC Porto sagrou-se campeão nacional de 2011-12, a duas jornadas do fim do campeonato, depois de ter vencido o Marítimo no Funchal e o Benfica registado um empate na sua visita a Vila do Conde, onde estava obrigado a ganhar para... não tirar os ‘dragões’ do sofá.

O FC Porto realiza uma das suas épocas menos fulgurantes das últimas épocas: conquista a Liga e a Supertaça (em Agosto, frente ao V. Guimarães), fica pelo caminho na Taça de Portugal e na Taça da Liiga -- e realiza uma campanha medíocre nas competições europeias (Liga dos Campeões e Liga Europa).

Isso aconteceu porque de uma temporada para a outra, isto é, de 2010-11 para 2011-12, o plantel e/ou a estrutura sofreram uma profunda sangria e era inevitável uma quebra de rendimento do colectivo?

Não. Saiu o treinador (André Villas-Boas) e saiu o ponta-de-lança (Falcao). Duas ‘baixas’ que podem explicar muita coisa mas não explicam tudo.

Numa equipa de futebol, o treinador é uma peça fundamental de qualquer ‘máquina’. Talvez menos no FC Porto, que construiu uma organização à volta da equipa técnica, seja ela qual for. Em todo o caso, o treinador é muito importante no momento das decisões e no relacionamento com os jogadores.

As coisas não foram tão fáceis para André Villas-Boas como parecem, mas acabou por superar os obstáculos que se lhe colocaram pela frente e acabou a época ‘em grande’. Deixou para trás, perante a surpresa de muitos, uma equipa ‘cansada de vencer’ e com alguns jogadores a quererem sair do Dragão. Entre esses, encontravam-se o argentino Belluschi e o colombiano Guarín, que acabaram por abandonar o FC Porto em Janeiro, deixando o meio-campo da equipa à míngua de um naipe reduzido de opções.

O FC Porto já havia garantido, atempadamente, as entradas de Danilo e Alex Sandro, mas o primeiro lesionou-se e o segundo só começou a dar sinais de efectividade quando Álvaro Pereira conheceu um dos seus raros momentos de instabilidade psicológica. Em conclusão: quem entrou não foi muito importante para a (re)conquista do título, mas pode desempenhar um papel relevante na próxima temporada.

Recorde as imagens e os vídeos da festa do FC Porto campeão:


Em relação à época passada, quase todos os jogadores do plantel exibiram menor rendimento, o que significa que o treinador Vítor Pereira não conseguiu extrair de cada um deles aquilo que, por exemplo, André Villas-Boas havia conseguido. Com efeito, é muito difícil achar um atleta que tenha tido um comportamento desportivo superior ao da época passada. Maicon, talvez.

Mesmo o próprio Hulk, que marcou 23 golos na Liga em 2010-2011, apesar de ter sido outra vez o jogador mais importante do FC Porto em muitos jogos, antes e depois de ser ‘capitão’, baixou muito o seu pecúlio na condição de goleador. Ainda tem dois jogos para realizar, mas -- com os actuais 14 golos -- a marca da época passada (23) não será superada.

Houve, portanto, menos Álvaro Pereira, menos Fernando, menos Moutinho, menos James, menos Hulk, menos Varela, e, apesar disso, o FC Porto foi suficiente para bater os seus adversários, designadamente o Benfica, que apresentava muito mais soluções para a maioria dos lugares.

A defesa foi o sector que menos se ressentiu, de uma época para a outra: em 2010-11, sofreu 16 golos na Liga; esta época vai com 17 sofridos e com 2 jogos por realizar. A unidade mais regular? O guarda-redes Helton, sem dúvida. A unidade que revela maior potencial? Maicon, mas nunca a... lateral direito.

 

Muito bem Álvaro Pereira, durante quase toda a época, para depois quebrar, ao ponto de chegar à recta final da temporada em clara oscilação.
O próprio Rolando cometeu mais erros do que seria normal. Otamendi não se afirma como indiscutível. Mangala também tem potencial (pela rapidez) mas precisaria de ser uma aposta mais convicta.

O ‘miolo’, que esta época deixou de contar com Ruben Micael, Souza, Belluschi e Guarin e reintegrou Lucho, depois de cumprir duas épocas e meia ao serviço do Marselha (87 jogos, 15 golos), viu Moutinho perder o fulgor de outros tempos e Defour a tapar os buracos que as circunstâncias foram ditando.

No ataque, a SAD portista tentou disfarçar em Janeiro, com a contratação de Janko e a dificuldade de imposição de Kléber, já depois do embrulhado processo que motivou a contratação e dispensa de Walter, os efeitos da saída de Falcao. Fica a ideia, no entanto, que o FC Porto vai ter de reabrir o dossiê, estando por explicar a quase nula aposta em Iturbe, que fora contratado debaixo de enormes expectativas.

Esta era potencialmente a grande época de afirmação de James. Não foi. Porquê? Vítor Pereira não conseguiu ‘puxar para cima’ os jogadores. Com as suas hesitações e com a falta de uma ‘voz forte’, roubou a confiança aos jogadores. É por isso que, não obstante as suas qualidades para integrar qualquer equipa técnica ou para ser um treinador de uma equipa de médias aspirações, Vítor Pereira não tem condições para continuar a liderar o plantel do FC Porto. Tão simples quanto isto. Ao querer impor Djalma -- porquê? -- perdeu Varela e um pouco de James.

Acresce que Vítor Pereira nunca conseguiu gerir os ‘maus humores’ nem de Fucile, nem de Sapunaru, nem de Rolando, nem de Fernando, nem de Álvaro Pereira, nem de Cristian Rodríguez. Este último caso, no entanto, já havia sido um problema para Villas-Boas e para o FC Porto. Um jogador caro, que chegou a ter em 2008-09, contratado ao Benfica, um muito bom rendimento, mas que depois se foi perdendo, porventura sem força mental para aguentar a concorrência que entretanto se gerou à sua volta.

Um sub-Porto, portanto. Mesmo assim suficiente para ser campeão nacional, o que explica o regime de ‘colapso nervoso’ que se instalou no Estádio da Luz.

NOTA - Parece-me óbvio que, mais uma vez, o FC Porto está a conseguir tirar dividendos da forma como consegue gerar instabilidade no rival com o ‘dossiê Jesus’...

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

 

Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

Gostava que o campeonato fosse igual para todos!

Mas deixo uma ideia para ajudar mais a isso. no lugar da regra que diz que faltas sucessivas dão direito a amarelo, colocarem um número exacto por exemplo 5 faltas sucessivas dão direito a amarelo. Com esta medida talvez houvesse menos equipes vocacionadas para o anti jogo e mais desequilíbrios que este ano foram mais para uns que para outros!

Futebol e Competência

Por dois anos consecutivos o JJ mostrou não ser competente o suficiente para programar uma época. Em ambos os anos falhou a partir do 3º terço das competições e caiu nos resultados. Mais, sempre que teve jogos decisivos falhou. Veja-se meia final da Liga Europa a época passada. Veja-se os 5 pontos de avanço esta época que desbaratou com equipa sem condição física. Perante estas constatações, não vejo razão suficienrte para defender a sua continuidade num clube com o estofo do Benfica. Como diz o ditado: à primeira todos caem, à segunda cai quem quer, mas à terceira só cai quem é parvo.... Em Portugal as comadres defendem-se entre si e acabamos por premiar a mediania. Isso talvez dê uma ajuda à continuação do JJ, mas como adepto de futebol, sem compromissos financeiros devo respeitar a decisão de quem paga.

Man, qual 12 points, 9,5 chegavam..., já agora beio o cigano na

entreajuda e nãon era o Tiganito de (c)oiro, era mesmo lá no Pingo Doce..., LOL

http://youtu.be/UrVBx5sMB34

P.S. - Desculpe mas este vale mais de 15 valores, simplesmente GENIAL!!!

O Vitoriosos tem sempre defeitos.

O que ainda não perceberam ? Porto Campeão.
O resto é conversa fiada .
Para o ano havera mais um campeao e mais conversa fiada .... a trinta anos.

curioso é que pelo menos em

curioso é que pelo menos em lisboa os adeptos do fcp nem tiveram vontade de festejar. Qualquer pessoa de bem e com valores morais por muito que goste de futebol percebe que estas vitorias do porto nao sao normais, e que ha muita marosca nestes triunfos. Naturalmente que nao sintam grande entusiasmo com essas vitorias, pois aquilo que o futebol representa perde-se quando se e batoteiro.

Não está mal, os niveis de azia estão melhores

Agora o Sr Rui Santos quer despedir o Vitor Pereira, não o entendo, que tem ele a ver com isso?

O ano dos 3 grandes

Primeiramente, acho que o título acabou por contemplar o menos mau dos grandes. O Porto viu-se na ressaca do inegável sucesso que foi a época passada, muitos dos jogadores queriam sair, até que o treinador e o melhor avançado acabaram mesmo por se ir. Acho que Porto começou o campeonato como acabou - futebol sofrível como no jogo de Guimarães, onde o arbitro começou logo na primeira jornada a resolver a favor do Porto. O resto do campeonato foi um arrastar constante, a Champions foi miserável, a Liga Europa nem se fala, a taça de Portugal perderam 3-0 com o Académica. A sorte do Porto é ter uma defesa relativamente competente e Hulk, que muitas vezes resolve os jogos quase sozinho. Logo o Porto, não é um justo vencedor, é o melhor dos piores, que neste caso foram os outros dois grandes. Ganhou um campeonato a jogar um futebol terrível e desde o Benfica de Trapattoni que não se via um campeão com tão pouco futebol.

O Benfica é um caso diferente, uma case study como alguns lhe chamam. Chegou a apresentar um futebol vigoroso, com reforços como Wisel, Rodrigo, Nolito, etc, que davam outra projecção à equipa, em comparação com a época passada. Praticaram talvez o melhor futebol do campeonato, mas, como nas épocas passadas, foram perdendo fôlego e acabaram vergados na recta final. Culpa? Talvez de Jesus. Na Champions mereciam mais respeito por parte da arbitragem nos jogos dos quartos, mas também não saberíamos se teriam passado se o arbitro tem marcado aquele penalty escandaloso, na luz, que ficou por marcar (as equipas portuguesas continuam a ser pequenas, como se viu também no caso do Sporting frente ao Bilbau, onde um penalty igualmente escandaloso não foi marcado em Alvalade). No computo geral fizeram uma óptima campanha na Europa, mas podiam ter conseguido um pouco mais. No entanto, a imagem que fica no final é de uma equipa a jogar muito pouco e a descarregar constantemente nos árbitros as frustrações de uma época de muito insucesso. Porque insucesso? O Benfica tem um dos melhores planteis dos últimos anos em Portugal e gastou muito para o ter. Os adeptos, já por si facilmente iludíveis, fantasiaram uma época de conquistas e acabaram somente com o não-trofeu taça da liga, que sinceramente deveria acabar. Logo, se julgaram altos voos, a depressão da queda foi ainda pior. Praticaram um futebol bastante melhor que o Porto, mas pecaram na hora H, e por muito ruído que façam em redor da arbitragem, não disfarçam os próprios erros, e os adeptos tão pouco foram na conversa e começou a contestação que deverá levar ao abandono de Jesus.

O Sporting, merece uma análise mais errática, tal como foi a sua percurso esta época. A euforia começou num notável 2-0 diante da poderosa Juventus. Logo aí os adeptos despertaram e começaram a fazer ruído. A equipa tinha reforços de peso, alguns melhores que outros, mas havia notoriamente qualidade. Domingos aparecia como grande salvador e a ilusão começou a crescer para níveis nunca vistos nas últimas épocas. O Sporting perdeu, com o estádia a abarrotar pelas costuras, 3-0 com o Valência e Domingo perdeu o sorriso e o controlo logo aí. Segui-se o início da época, onde perfilavam na equipa principal os mesmo jogadores da época passada. Logo, nem os adeptos, nem os dirigentes, que tinham gasto tanto dinheiro para dar condições a Domingos, compreendiam as opções. Os resultados não apareceram, os árbitros também não ajudaram - que vergonha foram os primeiros jogos do Sporting e ainda mais grave foi a greve em Aveiro, que juntamente como o recente caso Leiria, foram os piores episódios da época, só possível em países como Portugal. Recuando, Domingo vinha ensaiando um 4-4-2, que depois do Jogo com o Valência abandonou por receio. Logo, o Domingos que venceu em Paços, era já um Domingos desesperado, há muito sem controlo, que passava uma imagem muito frágil para o exterior. Talvez a culpa não fosse totalmente sua, mas a verdade é que o Sporting tinha ensaiado um desenho táctico, que logo na primeira tormenta foi despedaçado, e o Sporting que ganhou um Paços, era um Sporting anarquista, sem razão, mas com coração. Esse coração valeu-lhe posteriormente outro momento de euforia, o Sporting embalou. Domingos encontrou um desenho táctico mais ou menos equilibrado e seguiram-se boas exibições, o inicio de uma boa campanha europeia, o renascer da ilusão da massa adepta, até que apareceu o jogo da Luz. Nessa derrota com o Benfica, ficou o bom o Sporting. Domingos voltou a perder o controlo e não mais o conseguiu recuperar. Novamente a culpa não foi somente sua, mas lhe podemos negar a responsabilidade. Depois apareceu Sá Pinto, e o Sporting voltou a despertar. Esse despertar foi causado pelo calcanhar do improvável Xandão, que em apenas 1 minuto levou um estádio deprimido ao êxtase. O orgulho estava reposto, os resultados começaram a chegar, o futebol também. O Sporting só voltaria à depressão em San Mamés, depois de uma eliminatória onde caiu de pé, talvez até injustamente (com o contributo das arbitragens em ambas as mãos). A história da sua época ainda não está concluída, faltam dois jogos importantes, mas pelo menos recuperou a mística sportinguista, que há muito estava apagada, mas que com Sá Pinto voltou a acender-se. Não obstante, a época leonina foi muito errática, e não merecia ter lutado pelo título, especialmente pelo que se viu a seguir ao jogo da Luz.

PALAVREADO A MAIS...

Ninguém tem pachorra para ler comentários com 300 linhas!
Já nos basta o anti-portista primário Rui Santos com oseus dislates!

trocando por miudos

se um FCP em subrendimento foi suficiente para encer o campeonato, a conclusão a que se chega é que o JJ não é o grande treinador que o Rui Santos diz ser. Por isso acho que é tempo de substituir o treinador no Benfica. Claro que se o Benfica não se importar de ter uma equipa competitiva entre os meses de Setembro e Março, sendo que de Março a Junho os jogadores ja não têm capacidade fisica para aguentar os 90 minutos de jogo, então é melhor ficar assim. A manter este treinador acho que para o ano nem o terceiro lugar, pois parece-me que o Sporting vai estar mais forte

Disparates à la Rui Santos

O monólogo deste senhor sem ter ninguém que lhe faça as perguntas devidas e que o faça fundamentar as opiniões dá neste triste resultado.

Um FCP que tem uma percentagem de pontos conquistados vs possível de 82% tem nota 12 na escala do geloso comentador.
Esclarecido,

E parabens ao Relvado por proporcionar que a opinião deste "entendido" ganhe eco e projecção neste espaço. Como dá para reparar pelos vários comentários neste espaço são inúmeras as manifestações de desagrado com esta vossa contratação.

Disparates à Rui Santos - II

O "Pietro" tem toda a razão!
Enquanto a SIC notícias está a ser a ser pressionada pelos seus clientes da publicidade para mudar o "moderador" Rui Santos, antes que perca a sua (pequena) cota publicitária (porque alguns dos melhores clientes têm parcerias mais estratégicas com o colosso FC PORTO), por estas bandas parece que ainda não perceram que o Rui Santos é como uma erva daninha: não produz alimentos e polui o espaço literário com os seus tremendos disparates anti-portistas. Claro que o FC PORTO até beneficia com semelhantes asneiras, pois enquanto os adeptos do seu clube (slb) se entretêm a dar-lhe razão, nós os Portistas vamos ganhando Títulos e Troféus e festejando. Muito!

"são inúmeras as manifestações de desagrado..."

Lá está!
Quanto mais manifestações, mais cliques, mais visitas, mais publicidade, logo, cumpre a sua função.
Elementar...
Olha o meu comentário: eu, que até nem sou muito de escrever por cá, estou aqui....

Vitor Pereira

A imagem dos jogadores do FC Porto a despejarem o conteúdo das latas de cerveja por cima da cabeça de Vítor Pereira enquanto ele falava para as televisões nacionais mostra falta de respeito. Não me parece que fosse possível fazer o mesmo a André Villas-Boas, Mourinho ou até a Jorge Jesus...

VITOR PEREIRA - II

Falta de respeito a praxe da cerveja e do espumante (que naquela hora não havia, mas houve mais tarde)?...
Quando foi o André Villas-Boas, até no duche o meteram! Nem as cuecas escaparam!
O mesmo aconteceu várias vezes (felizmente...) ao Mourinho.
Quanto ao pobre do Jesus, realmente não seria possível... Um título em 3 anos... Ah! E precisamente a Taça da Cerveja... Aquele brinquedo que vai desaparecer do mapa futebolístico nacional. E depois, o que vai o SLB ganhar?...

Um FC Porto mediano é campeão

O Vítor Pereira é campeão nacional, sem saber ler nem escrever. O Benfica cometeu muitos erros e os erros pagam-se caros. FC Porto de 12 valores é campeão. Exactamente.

De 12 valores...

...e mesmo assim com " copianço "!!!!!

Campeonato da Verdade?

O campeonato do ESCANDALO da luz., do golo do Maicon em fora de jogo. Que o fiscal de linha VIU mas não quis marcar.

O campeonato em que pontapés, empurrões e agarranços na camisola à descarada não eram suficientes para se marcar penalty a favor do Benfica.

O campeonato em que o porto a jogar de forma mediocre,podia sempre contar com uma desmaio de um jogador na área que dava penalty a seu favor e expulsão do adversário.

CAMPEONATO da VERGONHA

CAMPEONATO DA VERDADE, SIM!

Mesmo com os 6 jogos cujas arbitragens beneficiaram escandalosamente o SLB, o enorme FC PORTO conseguiu ser BI-CAMPEÃO. E agora vamos preparar o Tri, o Tetra, o Penta. Algo que nem é novidade para as bandas do Dragão.
O Golo do Maicon foi fora de jogo?... Que pena! E o duplo penalty do Cardozo, não viram?...
Apenas uma chmada de atenção: quando se referirem ao Bicampeão, não se esqueçam de utilizar letras MAIÚSCULAS. Portanto, é PORTO que se escreve... O respeitinho é muito bonito!

...

o senhor acredita mesmo nisso ou vem para aqui escreve isso a ver se se convence a si e a outros de que isso será uma hipotética realidade? se é campeonato da vergonha para que se preocupar com ele? não será mais a vergonha do dinheiro mal gasto? de um clube que SUGA aos sócios mais de 2 milhões de euros por mês para ganhar uma coisa de faz de conta? que promete mundos e fundos, mas se fica só nos fundos? que adoptou uma atitude de terrorismo mediático, de cegueira e obstinação a por tude em causa? ao ponto de agora ate os infantarios serem campo de batalha?

O Porto leva este ano um 12

O Porto leva este ano um 12 na escala fêcêpê.....se fosse na escala Benfífia era logo um 18!

A diferença entre o caseiro e o europeu

Estou de acordo, ma generalidade, com o que é dito no artigo. Apenas um aspecto me merece clara discordância: é que Álvaro Pereira, talvez pelas expectativas criadas pela quase transferência para o Chelsea, esteve sempre muito abaixo do que rendeu no passado. Foi (mais uma) das teimosias de Vítor Pereira.
O que é evidente é a dicotomia entre o Porto europeu, com uma prestração fraquíssima e o Porto caseiro que, apesar de num determinado momento parecer tudo perdido, ainda consegue voltar a ser campeão !

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.