Ora Bola(s)! | Relvado
Lead: 

Trabalhei durante 26 anos no jornal ‘A Bola’ e não confundo

A primeira página de 'A Bola' da passada segunda-feira é um atentado ao bom-senso.

Já estou acostumado às manchetes sem notícia.

Já não me surpreendem as capas cheias de nada.

Já não me causa nenhum tipo de espanto a óbvia discriminação entre aqueles que têm entrada directa nas páginas e os que não têm.

Já não me espantam as 'notícias' plantadas. A propaganda e a promoção fácil.

Durante décadas, 'A Bola' deu notícias na primeira página. E promoveu a meritocracia. Não apenas no futebol.

Quando na segunda-feira leio, em manchete, 'FC Porto não precisava deste árbitro para ser campeão por mérito' e 'Xistra decide o que estava decidido', pensei: de facto, a minha 'Bola' não é esta. A minha 'Bola' morreu com a morte ou o com o 'homicídio profissional' daquela extraordinária equipa de jornalistas. Quando se fazem capas com 'artigos de opinião' (sem rosto) está tudo dito.

Era muito mais honesto assumir-se: acreditamos que os adeptos do Benfica são, em maioria, os compradores do jornal. Acreditamos que é neles que temos de depositar toda a atenção, por causa das 'vendas líquidas'. Acreditamos que este é o melhor mercado. Mesmo colocando em causa os princípios mais nobres do jornalismo e dos nossos fundadores. 

Rui Santos no Relvado 4 (fundo branco)
Taxonomia: 
Rui Santos

Jornalismo

Eu sou portista de coração e leio o record, pois o jogo e a bola não podem ser considerados jornais bons mas sim uma simple arma de publicidade

Desta vez tenho que discordar

Desta vez tenho que discordar de Rui Santos pois a 1ª página de "a bola" apenas mostrava o que realmente tinha acontecido, ou seja, o senhor Carlos Xistra decidiu o jogo com um golo mal anulado a Jara e com o erro da expulsão de Javi garcia. Certamente gostará mais das manchetes do "record" (onde escreve, por isso as criticas constantes a "a bola") que só falam do Benfica para desestabilizar. Ou é o Nuno Gomes que vai saír, o que disseram várias vezes nos últimos 5 anos, ou quaquer coisa que sirva para tentar "apagar" algum êxito recente do SLB. Do jornal azulado "o jogo" nem falo, a este podem pôr mesmo o nome do clube:

Jornal A Bola...vergonhoso!

O jornal A Bola deixou de fazer jornalismo há muito tempo. Sempre se lhe encontrou uma vocação especial para tratar os assuntos do SLB, mas nos últimos anos parece ter havido um pacto entre os responsáveis do jornal e os responsáveis do Benfica para, em nome de interesses comerciais, transformar este jornal no orgão de propaganda do Benfica. Isto levanta um grande problema ao jornalismo que deveria ser livre e independente de todos os poderes. MF Pires

Deduzo que...

...este comentário não passe pelo lápis da censura, que pelos vistos virou moda por estes lados ultimamente.

Mas focando-me no artigo do sr. Rui Santos...tem toda a razão. Quem negar isso simplesmente não prima pela seriedade.
Contudo, e como em toda a discussão, há sempre mais prismas por onde pegar.
Não podemos deixar de estranhar este texto. Não pelo que ali diz, mas pelas posições que toma no seu programa, que apresentam alguma contradição, quanto mais não seja por defender, ainda que de forma paralela, o que esta patética capa da Bola afirma.
Atenção: não concordo com esse tipo de afirmações, pois minimiza as próprias falhas e limitações do Benfica a vários níveis no início desta época.
No entanto...porque carga d´água é que este tipo de discussão se limita quase única e exclusivamente a este jornal?
Os restantes jornais desportivos são oásis de isenção?
Quando folheamos um Record ou um Jogo...vemos algo assim de tão diferente?
Porquê centrar a discussão nas capas (e algumas capas do Jogo poderiam também entrar nesta discussão...ou aquela famosa do Benfica a brincar aos túneis no Canadá foi obliterada por conveniência?)?
As crónicas que lemos em qualquer um dos jornais, escritas por jornalistas e não comentadores convidados...são assim tão díspares de jornal para jornal?

Se é para ter esta discussão, que seja uma discussão séria, alargada a todos e não só a uns quantos.
Se o Sr. Rui Santos quer ser sério e cáustico (e com razão, aponte-se)...que o seja em e para todos os quadrantes.
Jornalismo encomendado já todos sabemos que existe.
Papa esse grupo quem quer.
Que se critique, que se repudie...que se lamente.
Mas que seja lido ao abrigo de todas as vertentes, se faz favor...

A capa que diz verdade... que todos vimos!

Acho sinceramente muita graça à forma como critica a capa da Bola em vez de frisar a incompetência e roubalheira que aconteceu no domingo à noite, em Braga. O jornal, aliás, só vem mostrar o que mais dos adeptos sabia e que, diga-se, estava preparadinho desde o 1º dia do campeonato nacional. Critica o jornalismo do jornal A Bola, mas já pensou para pensar o que o Rui Santos faz, bem como os seus colegas na Sporttv (juntamente c reporteres de imagem e editores), quando emite a sua opinião e explica o seu ponto de vista dos lances? É tudo menos imparcialidade de adepto, se quer que lhe diga.
Recordo.lhe que, no domingo à noite, quando se preparava para criticar o lance que originou o golo do Braga, onde o Javi sofre falta claramente, o seu colega de programa quis foi realçar a má saída do guardião do Benfica. Mas o que raio é que isso tem a ver para um lance que condiciona um resultado? Sinceramente, a sua Verdade Desportiva anda, ao que parece, também meio deturpada. Não pensem que, só porque lemos jornais ou vos ouvimos na tv, ficamos intoxicados com as porcarias/supostas verdades que proclamam.

Qual verdade?

Vou-te dizer o que acho ridicilo

Primeiro porque apesar de o lance ser ou não bem ajuizado peo árbitro, o jornal a bola não pode ter lado, tem de ser imparcial (chama-se etica, que talvez nem saiba o que isso é); segundo porque o lance é mal ajuizado então quer dizer que o Roberto esteve bem? Não pode ser criticado, logo ele que custou 8 milhões e tal, e devia ser menos frangueiro do que foi este ano. Digo eu...

O clube anti-Benfica é criado pelos próprios benfiquistas, os unicos que têm meios de informação com o título "anti-tripeiro"... já estou a perceber o Benfica está a deixar de ser o clube do regime, para ser o clube da estupidez, manipulação social e burrice...

O sagrado eo profano

Ó dona, qualquer de nós, enquanto simples e anónimos adeptos, podemos dizer umas bacoradas, chamadas direito à opinião.
Mas um jornal, não!
Os jornanistas são profissionais obrigados a cumprir regras de conduta, deontológicas (sabe o que é isso?) e nós, enquanto adeptos, não.
E uma das obrigações de um jornalista é a de assinar artigos de opinião, sabia? Ora, o que A Bola apresenta em título é, pura e simplesmente, uma opinião...não assinada. E tendenciosa, porque tem implícita uma clara opinião favorável a uma das partes envolvidas, sem considerar a opinião das restantes.

Já reparou que essa opinião, que é também a sua, pode não ser a minha?
Já reparou que, se o campeonato estava decidido, não poderia ser Xistra a decidi-lo?
E que aquele "estava decidido" não passa de uma ambiguidade eufemística, provocatória aos "não benfiquistas"?
A Cristina não conheceu A Bola de outros tempos, nem terá ouvido falar dos (grandes) jornalistas que fizeram desse jornal um jornal de referência - a "bíblia", dizia-se. E isto diz-lhe um ex-comprador, dos (velhos) tempos de bi-semanário e que, hoje em dia, nem online me merece uns minutos.
Aquilo deixou de ser um jornal para o grande público, tornou-se um pasquim tendencioso, clubista. Deixou, pois, de ter interesse para quem não se revê no "clube da casa".
Rui Santos tem razão, tenha paciência.

Isso foi encomendado?

Que ridicularia é essa?

Fiquei estarrecido

Nunca pensei que o Sr Rui Santos tivesse coragem para escrever este texto, aliás, nunca vi ninguém com tanta coragem para escrever algo tão forte e directo, objectivo.

Mudei de opinião, agora dou-lhe desconto quando bater em alguém, porque o faz por convicção profissional.

Meus parabéns.

Este país

é antigo, é fanático, é acomodado e preconceituoso. Em tantas áreas, ou melhor, em todas as áreas. Desde criticar uma manifestação de jovens que apenas querem os seus direitos, que trabalham, estudam e ainda têm tempo para tentar o seu sonho nas artes, que são os que mais ajudam os outros ( os voluntários das várias frentes, nos hospitais etc) são jovens, têm tempo para isto tudo ( e são ainda apeldados de rascas, parvos, bebados), e apenas querem que as cunhas e as politicas corruptas abrandem, até a uma simples capa que qualquer benfiquista menos fanático vê que está errado. Eu acredito que o Javi foi mal expulso, mas cabe aos benfiquistas protestar quanto a essa decisão, não a um jornal publico.... é assim este país, o melhor mesmo é ir embora, deixemos os egocentricos, invejosos, fanáticos de vidas de merda em paz. Portugal deixou de ser à muito o meu país e passou a ser o meu problema.

Mas que culpa tem o país?

Deixem os não benfiquistas de comprar o pasquim, deixem que sejam apenas e só os benfiquistas a pagá-lo e logo verão como a administração "muda a agulha" à redacção...
Mas também é preciso que deixem pinhões, guerras, ritas e comandita isolados, a falar sozinhos para o seu quintal...

Enalteço,

… o móbil arguto do caríssimo Rui Santos. Sobre as conjunturas observáveis, também concordo com o reparo.
"o filho sábio faz feliz o seu pai; mas o tolo é o peso de sua mãe", textos bíblicos têm esporadicamente a sua utilidade.

Saudações

Amen

Leste isso nas estrelas.

Sendo um leitor da 'Bola' há

Sendo um leitor da 'Bola' há mais de 40 anos e não-benfiquista, surpreendeu-me a capa da edição da passada 2ª. feira; e já agora também o artigo de opinião que o redactor Vitor Serpa assinou na última página - todo ele em perfeita consonância com o conteúdo da capa. Mas tudo isto advirá da clubite aguda que se instalou no jornal, o que o desprestigia. Apesar de tudo, vou continuar a ler o jornal, embora reconheça mediocridade a muitos dos seus actuais jornalistas (como era delicioso ler entrevistas e artigos de opinião dos grandes jornalistas que foram falecendo) mas por ter sido uma referência para mim desde a minha juventude e também por não conseguir gostar dos outros diários.
Quanto ao artigo de RS, penso tratar-se de uma opinião aceitável; só é pena que a não explicite em locais de maior dimensão pública (como ex. a SIC)...

Coerência

A mim espanta-me a incoerência de certos jornalistas. No seu programa da SIC Noticias, este sr. passa o tempo a falar que é preciso mudar o paradigma da arbitragem, que os árbitros têm um poder absoluto, etc. Até criou a chamada liga real onde as classificações dos clubes são emendadas em função dos erros e dos benefícios da arbitragem. A capa da Bola denuncia um erro do árbitro do Braga-Benfica que, como ele próprio disse no programa, condicionou o resultado. Ora vejamos, o sr, Rui Santos pode ter um programa por sua conta na SIC de grande audiência onde denuncia os erros dos árbitros e o jornal A Bola não pode fazer o mesmo?

Felicito o Rui Santos

Lancei-lhe o repto no outro dia, para se exprimir em relação a esta capa de jornal e ao modus operandi de uma redacção de jornal para o qual já trabalhou, quanto à sua idoneidade, isenção ,conduta deontológica e ética profissional.

Teve a isenção suficiente para vir dar a cara e censurar este tipo de "jornalismo" completamente tendencioso e mentiroso, que não orgulha nenhum profissional do ramo.

Bolas, até o Rui Santos já notou??!!

Bolas, ao nível de mediocridade e fanatismo vermelho que isto chegou que até o Rui santos já diz que este não é Abenfica que conhece.

Sr. Rui santos, Abenfica anda assim à muitos e muitos anos. Lembra-sa, por exemplo, da capa quando o FCP foi Campeão da Taça intercontinental?? E à quantos anos isso foram? Mas podemos ir mais para trás..

Abenfica é o braço armado de propaganda do SLB á muito e muitos anos.

P.S. Aposto que agora o Rui Santos vai ser calssificado comno portista!!!

P.S 2 - Afinal os adeptos do FCP não estão a sonhar quando falam deste assunto e conclui-se que afinal são os adeptos do SLB que andam na Lua.. ainda terça-feira discutimos este assunto, e muitos users diziam que nem percebiam qual era o problema!!!! Viver no mundo vermelho é fantástico!!!

o homem tenha tento na lingua.

Nunca ouviu dizer que pela boca morre o peixe.

caro amigo se zela pela sua saude tenha cuidado com o que diz.

Contrate segurança pessoal ou va ao ministro da administração inter pedir ajuda.

lembre-se que ainda estamos na ditadura onde tudo vale (bater aqui e ali, e ainda vir chorar que se foi vitima de um empurrão) pedir a psp para deixar a claque entrar com armas brancas e dizer que se é mal recebido nos outros estádios...

tenha muito cuidado com o que escreve pois torna-se perigoso andar nas ruas de lisboa.

eles são capazes de tudo...

Mas admiro a sua coragem....

aqui o zé nem saia de casa nos proximos dias e prepare-se para uma difamação publica por parte da imprensa vermelha ao velho estilho do GOLOOOOOOOOOOOO DO BENFICAAAAAAAAA GOLOOOOOOOOOO DE PORTUGALLLLLLLLLLLLLL. heheh, quem ouviu sabe do que estou a falar.

do mesmo estilo do ja falado pega a taça rui costa.....

como aquela cotovelada do alan essa é uma agressão, as do cardoso não são as do coentrão ou cxavi ou david ou maxi essas não são cotoveladas é para ganhar posição é encontrão ou encosto de ombro comprido...

O homem de Deus veja o que escreve. eles a mim não me conhecem mas a si sim....

primeira vez que o comento (que honra)

Em primeiro lugar, saúdo o o seu ingresso, se bem que num formato inadequado, que apenas tenta replicar os seus monólogos dominicais. Não deixa de ser caricato, num FÓRUM que, por definição, vive da troca de ideias.

Quanto a este artigo, padece de falta de ingenuidade. Não me diga que só agora reparou que a Bola é a voz oficiosa de um clube? Afinal, por que motivo vendeu a sua participação no jornal, não poderia também contar-nos a sua verdade sobre esse aspecto?

E já que estamos com as mãos na massa, quem é o jornal que hoje em dia respeita os "princípios mais nobres do jornalismo?" Existe jornalismo isento, seja ele desportivo, genérico ou económico.
Por mim, falsa ingenuidade, ou não fosse o jornalismo uma óptima maneira de distribuir propaganda. e que outro modo se justificaria que a maior parte (para não dizer todos) dos jornais portugueses estejam na mão de importantes grupos económicos (e alguns nem se sabe bem de onde vem o dinheiro). Sonae, Impresa, Grupo Lena, Controlinveste, Cofina, um fartote.

E o que dizer da sua postura de Frei Tomás? Respeita os "nobres princípios do jornalismo" quem usa uma hora para defender as suas verdades e atacar quem não cai no seu goto?

Mas sim, a Bola (e os restantes jornais) deviam assumir-se de vez. Mas alguém é enganado pela suposta isenção destes montes de papel com letras?

+1 não virtual

+1 não virtual

Sem dúvida...

...um momento negro do jornalismo desportivo em Portugal.Isso e as reuniões da direcção do benfica com jornalistas desse jornal.

Mas para mim aquela capa de quando o maior representante do futebol português perdeu com o Milan na Supertaça,e nesse jornal aparece" Rui,a taça é tua" foi muito mais marcante.

E que tal...

juntar a este texto sobre a comunicação social avençada do benfica o vídeo sobre toda a verdade dp Braga-benfica.

Link:http://www.youtube.com/watch?v=mKCxV31kjq4

Boa tade

Em primeiro lugar devo dizer que não sou um "admirador" do que normalmente escreve, o que não quer dizer que esteja sempre em desacordo consigo, por vezes(raramente é certo) até consigo estar de acordo com o que escreve, esta é uma dessas raras vezes.

Eu cresci a ler sobre desporto com o jornal a Bola(hoje em dia ligado ao SL Benfica) apesar do meu Pai ser Portista sempre foi o seu jornal de eleição, talvez pelo formato, talvez por hábito e não querer mudar e apesar de já nessa altura ser um jornal simpático para o Benfica e para os Benfiquistas era um jornal que respeitava os adversários do Benfica, nomeadamente o FC Porto.

O Jornal a Bola actual é um reflexo da nossa sociedade, sem valores, onde vale tudo para vender, para dar nas vistas, os jornalistas desse jornal e quem o edita são verdadeiros "media whores", compreendo que hoje em dia para vender mais do que x ou y tem que se arranjar meios para vender mais do que os concorrentes mas não me parece que este seja o caminho, é que a prostituição não é só para quem vende o corpo mas também a alma e A BOLA vendeu a alma ao Benfica, não à instituição Benfica que me merece todo o respeito mas às pessoas que lá andam.

Um dos principios básicos do Jornalismo é fazer a distinção entre FACTOS e OPINIÕES PESSOAIS e esse principio deve ficar BEM CLARO AOS OLHOS DO PÚBLICO, A BOLA mistura FACTOS COM OPINIÕES PESSOAIS e mete tudo no mesmo saco a isso não se chama JORNALISMO mas sim POPULISMO sem qualquer tipo de decência e valores...

Cumprimentos

Reles.

Uma capa ao pior nível. Mais reles era difícil e até um benfiquista vê isso, como se pode comprovar.
Não admira pois que continuemos a protestar, apesar de nos chamarem chorões e inocentes por isso.
A Bola, se já estava em coma, morreu com esta capa. E morreu para muito boa gente...

Abraço,
JC

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.