A "mumificação" da arbitragem e o "sistema" | Relvado
Lead: 

"Por
que não se cobra bilhete aos dois árbitros de baliza,

Sub-título: 


A pergunta do leitor:

Caro Rui Santos:

Segundo o que li, estes novos membros da equipa de arbitragem são árbitros adicionais e têm como missão ajudar o juiz principal a deslindar lances confusos nas áreas. O objectivo é dar mais uma ferramenta de observação ao árbitro central, de forma a que a verdade desportiva seja, cada vez mais, salvaguardada. Nas palavras do Sr. Vítor Pereira "são quatro olhos a ver e não apenas dois".

Depois de alguns meses, a minhapergunta é a seguinte: Por que raio não se cobra também o bilhete de jogo a estes dois cavalheiros? A intervenção destes senhores em todos os jogos que tenho "televisionado" tem sido nula.

Considera, tal como eu, esta nova medida um rotundo fracasso?

Melhores Cumprimentos,

Necrus


A resposta de Rui Santos

Viva!

Absolutamente de acordo consigo: ‘rotundo fracasso’. 

Diria que a arbitragem vive o seu ‘período de mumificação’. 

Os árbitros de baliza são uma teimosia de Michel Platini. Como se tem visto, não servem para nada

Em tese, dever-se-ia ganhar mais rigor nos lances ocorridos dentro da grande área. Não é isso que se tem visto. 

É confrangedor que um ‘homem do futebol’ (ex-jogador, dos melhores de sempre na sua posição) não queira ver o óbvio, o que suscita questões várias sobre o papel da UEFA em relação à verdade desportiva.

Para os árbitros que representam o papel, a UEFA dá-lhes a possibilidade de ganhar mais dinheiro, fazer mais viagens e sair dos seus guetos. Alinham, alegremente, o que não é de espantar.

Parece-me óbvio que a UEFA quer ter os árbitros na mão, para sustentar o sistema que os alimenta. Porquê? Todos percebemos, não é?

Rui Santos

Taxonomia: 
Rui Santos

Discordo em absoluto!

Como é que se pode afirmar que a intervenção dos juízes de baliza é nula? Não consigo entender! É que eles comunicam apenas por intercomunicadores pelo que ninguém pode saber se as suas intervenções são ou não boas e preciosas!
Parece-me evidente, analisando a situação com cuidado e isenção, que os árbitros têm sido sobrecarregados com decisões complicadas sem terem qualquer ajuda! Se compararmos um jogo do Mundial de 66 com um actual vê-se que o futebol era bem diferente! O jogo é agora muito mais rápido, as marcações muito mais apertadas e duras, os jogadores tentam constantemente enganar os árbitros com quedas espectaculares e, last but not the least, os grandes jogos têm à sua volta 12 e por vezes até 16 câmaras que cobrem uma imensidade de ângulos que os dois olhos de um único árbitro, a única coisa que não mudou, não têm qualquer hipótese de conseguir! Mais olhos parece evidente que veriam melhor até por serem capazes de cobrir mais ângulos!
Pessoalmente preferia que os dois árbitros de baliza fossem árbitros com plenos poderes e que estivessem em todo o campo. Mas reconheço que é nas áreas que decorrem a maior parte dos lances polémicos e que mais dificuldades trazem para ser decididos, pelo que não me parece nada pateta a idéia de Platini!
Acho que seria bem mais interessante, pelo menos, se os árbitros de baliza pudessem demonstrar aquilo que vêm para o seu papel ser claro aos olhos do público! Agora, dizer que nada fazem quando jamais a actuação deles pode ser visível no estado actual, parece-me de quem pensou pouco no assunto!

Antes de tudo, muito obrigado

pela resposta.

De facto o termo "mumificação" é o que melhor descreve o estado actual da UEFA, o "cérebro" e o "coração" já foram retirados à bastante tempo deste "corpo" estando agora o "corpo/UEFA" em estado vegetativo a viver de rendimentos. Fala-se (e bem também) que Portugal é o país dos "tachos", neste caso a UEFA tem sido um verdadeiro trem de cozinha.

Cumprimentos.

Capas

RS insurgiu-se, há tempos, com a capa do jornal A Bola que dizia: «Xistra decidiu o que já estava decidido», por outras palavras, ‘’Xistra errou e teve influência no resultado’’ e ‘’houve erros em jogos anteriores que influenciaram resultados’’ porque não houve recurso às novas tecnologias que dissipariam as dúvidas, salvaguardando a verdade desportiva. A Bola não fez mais que denunciar o tal sistema mumificado que RS denuncia. Esperamos que a capa de hoje de A Bola sobre a violência que se abate sobre o Benfica não seja igualmente chocante para o jornalista.

Ora ai está

Assassino por baixo.

Concordo com a pertinência..

...da questão colocada pelo Necrus, assim como percebo a resposta de rui santos.

A uefa de platini é uma autêntica máfia e os tais árbitros de élite que por lá andam são autênticos paus mandados.

O futebol teima em manter-se atrasado no tempo e neste caso dos árbitros de baliza é quase o equivalente a regressarem os árbitros por trás das balizas do hóquei em patins.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.