Jorge Jesus bloqueou e o Benfica 'entregou-se' | Relvado
Lead: 

Jorge Jesus é o melhor treinador da Liga portuguesa, mas os me

Se o Benfica conseguir preservar a liderança do campeonato até ao fim, o jogo de Guimarães passará à história. Se porventura o Benfica for ultrapassado nestas últimas 11 jornadas e não conquistar o título de campeão nacional, o jogo de Guimarães será recordado com o momento em que Jorge Jesus deitou tudo a perder.

Com efeito, o comportamento desportivo do Benfica em Guimarães foi muito estranho. A equipa encarnada nunca conseguiu aproximar-se daquela que tem sido a sua identidade desde que Jorge Jesus chegou à Luz. Não foi a primeira vez. Mas foi seguramente uma das vezes em que o apagão se notou de uma forma mais brutal. Uma equipa estranhamente sem ser capaz de roubar a iniciativa ao adversário, que aliás realizou um belo jogo, quer no plano defensivo quer no plano ofensivo. Não foi apenas o desaproveitamento das oportunidades de golo. Fo a atitude. Foi o aparente cansaço físico e mental. Foi a impotência, constrastante com o estatuto de líder e com a imagem de força e poder que o Benfica tem projectado neste campeonato.

Jorge Jesus não ajudou.

O relvado apareceu pesado de mais para ser ignorado. Um meio-campo demasiado 'pluma' (Gaitán-Aimar-Nolito à frente de Matic) para um piso-de-chuva-que-não-caiu.

Compreendeu-se a importância que Javi Garcia tem na equipa encarnada. Matic é um bom jogador, mas não tem a qualidade do jogo posicional do médio espanhol.

Sem Javi Garcia, o treinador do Benfica correu um risco enorme em jogar com Aimar à frente do trinco e atrás de Cardozo e Rodrigo, ladeado à direita por Gaitán e à esquerda por Nolito.

Percebem agora por que tenho insistido na ideia de que Javi Garcia é tão importante defensivamente como Aimar no plano ofensivo?

A 'ousadia' de JJ só resultou negativamente para o Benfica porque Rui Vitória percebeu como tirar vantagem do logro encarnado. Não era difícil. Bastava condicionar a acção do 'motor' Aimar -- e foi isso que aconteceu. Na primeira parte, 'sem' Aimar e com a maior parte dos jogadores presos às suas posições originais, o Benfica pareceu uma equipa vulgar. Sem alma nem vontade própria. O que surpreendeu foi a passividade de Jorge Jesus e a sua ausência de reacção. Com meia-hora de jogo era óbvio que faltava Witsel a meio-campo do Benfica. Para dar 'corpo' ao sector e para aliviar as marcações sobre Aimar. Ainda admitimos que o belga iria ser chamado à competição ao intervalo, até em razão do resultado desfavorável e principalmente da necessidade de equilibrar a equipa. Mas não.

Jorge Jesus levou uma hora para colocar Witsel em campo. Fez falta no 'onze' inicial e mais falta passou a fazer quando se verificou na prática, com o jogo a decorrer, que a presença do belga era obrigatória. Quando entrou, cerca de 20 minutos depois do Benfica sofrer o golo, fê-lo para o lugar do sérvio, quando se percebia que Witsel estava a fazer falta mais perto de Aimar.

O Benfica melhorou mas não o suficiente nem para empatar e muito menos para dar a volta ao resultado. Houve sempre Benfica a menos para Vitória a mais.

E a falta de reacção de Jorge Jesus foi tão supreendente quanto tardia. Na verdade, ou houve 'bloqueio mental' ou aconteceu algo que só encontra explicação nos meandros misteriosos do balneário. Com um banco cheio de soluções, o que fez na verdade o treinador do Benfica decidir-se em colocar Bruno César e Nélson Oliveira apenas a cinco minutos do fim?

Mérito dos Vitórias (equipa e treinador), mas muito demérito do Benfica, que contou com 24 horas a mais de recuperação com o assentimento dos vimaranenses para adiarem o jogo para segunda-feira. O Benfica teve 120 horas de recuperação depois do jogo europeu, quando só precisava de 72. Os encarnados transformaram aparente vantagem em desvantagem, mas é bom não esquecer que o V. Guimarães, fora das andanças uefeiras, conheceu cerca de 200 horas de recuperação entre os dois últimos jogos. E talvez os jogadores, em campo, tivessem dado em campo uma boa resposta ao consentimento directivo...

O Benfica continua líder, é verdade. Mas submete-se a uma pressão desnecessária, agora que vai a Coimbra, antes de receber o FC Porto. A questão do título está relançada, porque o Benfica, estranhamente, 'entregou-se' em Guimarães, na noite em que Jorge Jesus bloqueou e se transformou no 'mestre da... estática'.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Rui Santos no Relvado 2 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

jorge jesus bloqueou?

o penalty do academica - benfica sobre o Aimar mostra a intenção do sistema e p penalty do porto - feirense confirma o motivo do bloqueio, resta duvidas?

Não inventes

o penalti sobre o Marc Janko existiu e foi bem marcado... e até nem deu em golo
o Aimar sofreu um penalti que não foi marcado...
Estes são os factos... não inventes

pois é....

aconteçe aos melhores...o q mais se notou foi a fatiga dos jogadores, porque jà todos viram anteriormente a mesma equipa a dar 4. JJ demorou a raciocinar e quando o fez jà era tarde...talvez tambem sofra algum tipo de fatiga....và -se là explicar! nao esquecendo em q condiçoes a equipa jogou na russia...mas o q realmente interessa é q o benfica perdeu e esta agora com o porto e o braga à espreita de um qualquer desleixo; como benfiquista fico apreencivo mas como adepto de futebol extasiado pois a partir de agora fica mais interesante o campeonato com tres equipas a lutar pelo titulo e uma quarta para estragar os planos a qualquer uma delas; quem ganha com tudo isto é o futebol e quem o aprecia...

Certíssimo

Desta vez Rui Santos acertou em cheio. JJ tem momentos de falta de lucidez mínima. Como é possível deixar Witsel no banco. Aimar, Rodrigo e Gaitan foram absolutas nulidades. A RESPONSABILIDADE DA DERROTA É EXCLUSIVAMENTE DE JJ. Como casmurro não fica nada a dever a Mourinho. Mas faltam-lhe muitas outras qualidades. Agradece-se que faça uma auto-crítica. Aguardemos

Jorge Jesus perdeu-se na táctica

O Jorge Jesus perdeu-se a táctica neste jogo e os jogadores também estavam perdidos no relvado. O ritmo de jogo estava muito baixo...cansaço dos jogadores.

Duas derrotas seguidas!!!!

Na boca dos Jornalistas, no Sporting isto daria uma crise!!!! Mas é no Benfica.... Há desculpem então não é!!!!!

Imparcialidade, objectividade e bloqueios

Não deixa de ser estranha esta crónica. O Benfica teve a primeira derrota e o Jorge Jesus bloqueou, o Porto já teve várias e o comentador não se lembrou de bloquear o Vítor Pereira ... Parece éque os jogadores do Benfica estavam cansados do jogo e da viagem à Russia.

O Porto teve várias? Acho que

O Porto teve várias?
Acho que a diferença de derrotas entre Porto e Benfica é mínima.

Jorge Jesus bloqueou e o Benfica 'entregou-se'...

...e o Urreta constipou-se.

"Jorge Jesus é o melhor treinador da Liga portuguesa..."

Apesar de tudo, e é tanto, prefiro-o assim, assumido.
Até poderia ter colocado o "a meu ver..." como prefixo da questinonável sentença, mas isso já era entrar por campos de alguma honestidade intelectual, facto que não abunda nas crónicas/romances do autor do escrevinhado...siga pra bingo!!!

Geralmente

quando o Jasus inventa dá nisto!

este site é que nao existe

Em dia de jogos de liga dos campeoes com portugueses em destaque, so este site tem noticias para os users entrarem em conflito,telenovelas, ou noticias....destas aqui em cima...

cumprimentos

Concordo em absoluto!

Realmente, vi o jogo da mesma maneira e creio que Jorge Jesus foi o grande culpado da derrota do Benfica! Que aliás me pareceu justa ao contrário da visão dele!

Exactamente...o Benfica não

Exactamente...o Benfica não jogou bem. Negá-lo é não te capacidade de análise.

jesus falhou na organizacao

jesus falhou na organizacao da equipa, foi um tremendo erro vir duma derrota e ir jogar com um motivado guimaraes no seu dificil reduto de peito totalmente aberto.
No jogo o benfica nunca teve meio campo, e esse foi o erro crasso.
Ainda para mais com uma ausencia de vulto como o javi garcia para agravar, errou ao tirar outro jogador fundamental ,o witsel. Nunca houve ligacao do meio campo e nem a defender o matic esteve bem. Demos o jogo todo ao guimaraes.
Devia ter dado descanso ao rodrigo e colocado o witsel a apoiar o matic, tao simples.

Já nem esconde o seu

Já nem esconde o seu benquismo. A cada dia que passa tem-no demonstrado cada vez mais. E no fim, com este texto, foi a única ctoisa que restou dele: a demonstração do benfquismo do "santista", para usar de neologismos como tanto gosta de usar. Porque, na verdade, sobre o texto propriamente dito, é um vazio. Quando não dá para mais, tem de se ficar pelo futebol, cuja modalidade não tem ciência nenhuma, e não obstante nem dela sabe escrever. É triste quando um tipo se acha muito sapiente e não passa de um pedante sem ideias nenhumas.
Passará o comentário? A ver vamos se a censura deixa passar.

Não perceboa a vossa indignação.

Existe alguem em Portugal que nao tenha clube, mesmo aqules que nao veem futebol, nalgum momento da sua vida tiveram ou tem preferencia clubistica. è assim nao adianta negar, todos os jogadores, treinadores, comentadores jornalistas e arbitros tem clube.
O Prof. Marcelo é comentador politico e pertence a um partido. Qual é o mal? só come kem gosta. Pelo menos sabemos com o k podems contar.

Não ves o Tempo extra????

O Rui Santos é sportinguista. 90% do tempo dispendido no tempo extra da sic é a falar do sporting e a cascar nas direcoes que por lá passam, e olha que eu vejo o tempo extra desde 2004....

Penso que tens de estar mais atento!!!
RUI SANTOS È SPORTINGUISTA, PONTO.

Sportinguista!!!????

Sportinguista!!!??? Sportinguista é o Manuel Fernandes!!!!

Fiquei pela primeira frase....

Este gajo não existe! Não sei como dão tempo de antena a estas personagens

Sr Rui Santos, concordo consigo

Ontem no decorrer do jogo tive oportunidade de trocar umas palavras com um adepto benfiquista e disse que o Matic não era um Javi Garcia. Foi uma troca cordial de pontos de vista.

No seu comentário, só um reparo, aqui:

"o treinador do Benfica decidir-se em colocar Bruno César e Nélson Oliveira apenas a cinco minutos do fim?"

O problema nem é bem esse, o problema é porque os lançou separados em 2 minutos? Não podia substituir ao mesmo tempo? Perdeu ali logo uns 2 minutos, isso paga-se caro.

Cumprimentos.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.