Jogar com 3 médios (frente à Alemanha) é puro suicídio... | Relvado
Lead: 

Jogar de 'salto alto' não me parece o mais adequado para quem tem de se
empenhar numa espécie d

Rumo ao Euro, dois jogos de preparação sem vitórias não dizem tudo sobre as limitações da Selecção Nacional, mas dizem alguma coisa.

Não é tempo de balanços, pelo que interessa pensar no que se pode corrigir em tão pouco tempo para evitar males maiores durante o certame europeu.

O chamado 'grupo da morte' dá para tudo, um pouco 'à portuguesa': se a campanha for bem sucedida -- lugar no pódio -- serão cantados todos os tipos de elogios ao futebol português; se ao invés Portugal não conseguir passar da primeira fase, surgirão as habituais desculpas sobre as dificuldades impostas pelo sorteio. O famigerado oito-oitentismo nacional.

Há uma possibilidade intermédia, mais de acordo com as realidades do nosso futebol, que é Portugal realizar um campeonato no intervalo daqueles dois cenários -- e aí haverá balanços para todos os paladares... com o foco no Mundial-2014.

Já aqui observei, em tempo útil (vide artigo anterior), que Portugal tem um 'onze' de qualidade, se bem escolhido e orientado, e um grupo de 23 onde essa qualidade se mistura com alguma vulgaridade.

Ao contrário de outros tempos, deixámos de ter um meio-campo de elite. Não temos um único 'criador'.

Esse insuficiente meio-campo pode ser um problema acrescido se, tacticamente, a equipa não for preparada para jogar de acordo com a capacidade de resposta do primeiro adversário do grupo, precisamente a Alemanha. Jogar em 4.3.3, mantendo a 'identidade táctica' da equipa, frente aos alemães, é o caminho do suicídio. É bom que Paulo Bento tenha isso bem presente.

Todo o futebol dos germânicos 'começa' no povoamento do 'miolo'. Portugal precisa de dar mais corpo ao sector intermediário e isso significa colocar, quase em permanência, 4 ou 5 unidades no meio-campo.

Com a Holanda é um pouco diferente, porque apesar da fixação de De Jong e Van Bommel, o meio-campo não é tão sólido e isso é passível de ser explorado.

Não me parece que os dois jogos de preparação tenham sido realizados a pensar na Alemanha, Dinamarca e Holanda, e muito menos, seguramente, a pensar na forma de jogar do nosso primeiro adversário. Jogar de 'salto alto' não me parece o mais adequado para quem tem de se empenhar numa espécie de 'cenário de guerra', onde vai ser necessário 'sujar o uniforme' e evidenciar total espírito de sacrifício.

Ou Portugal muda muito ou... temos o caldo entornado!

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

porque não 3 médios ?

Portugal já não é o que era, já não temos alguns jogadores nucleares no meio campo que catapultavam todo o nosso jogo ofensivo e ao mesmo tempo eram autênticas carraças a defender. Deco já foi, Rui Costa idem, Figo idem e o que nos restou foram uns médios com valor mas incapazes de pensar e executar como aqueles o faziam.
A ideia de jogar em 4-3-3 terá a ver com a ideia de obrigar os alemães a manterem 4 lá atrás libertando um pouco o meio campo onde os alemães são muito poderosos. Se fosse eu o seleccionador procuraria povoar melhor o centro do campo jogando com 4 médios e abdicando do ponta de lança dado que os 3 que temos são muito fraquinhos e jogo aéreo nem pensar face à altura dos germânicos.
Jogaria com Rui Patricio, João Pereira (que está a kilometros de bosingwa), Ricardo Costa (Bruno Alves é um autêntico passador e não oferece garantias de nada) , Pepe e Coentrão: Custódio, Raul Meireles, Moutinho, Hugo Viana e na frente Ronaldo e Nani.
Se Portugal conseguir numa primeira fase estancar a produção ofensiva alemã poderemos estar no bom caminho, a chatice é que Paulo Bento continua a apostar numa dupla Pepe - Bruno Alves que não funciona. A má forma de Rolando também não ajuda e Ricardo Costa parece ser o único em forma para preencher esse lugar (Ricardo Carvalho seria eventual opção mas sucedeu aquele episodio lamentável) e pens que grande parte do nosso sucesso ou insucesso passará pelo rendimento da dupla de centrais se bem que na lateral direita nenhum dos dois jogadores tenha qualidade suficiente para fazer esquecer o jogador do Chelsea.. É certo que 4-4-2 não é uma tática habitual de Paulo Bento e por isso era bem capaz de ser uma surpresa desagradável para os alemães. A ver vamos

Comentário

Não consigo entender esta "forma" de discutir futebol, em que se aborda todos os assuntos de uma forma absolutamente simplista e, diria, quase de recreio de escola.
Não bastasse já a fraca qualidade da prosa do autor, também o conteúdo não passa uma banalidade atrás da outra, uma sucessão de argumentos que qualquer pessoa pode regurgitar, perceba alguma coisa de futebol ou não.
Até estas ilações que aqui são retiradas todos nós chegamos Sr. Rui Santos, o que se esperaria de um suposto especialista de futebol era que conseguisse ver para além das substituições "sai um médio entra um avançado quando se está a perder", "entra um médio, sai um avançado quando se está a ganhar" ou de "como o 4-3-3 é uma tática frágil porque só tem três médios".
Eu imagino o que o Paulo Bento se riria se perdesse o seu tempo a ler esta "extensa" e "minuciosa" análise sobre o seu trabalho. É certo que se Portugal não ganhar o jogo lá vamos ter o "eu disse que o 4-3-3 era um suicídio", como se o futebol fosse assim tão simples.
Por favor, deixe-se dos soundbites dos saltos altos e afins e produza comentários com algum valor, elucidativos e que demorem mais de 5 minutos a serem elaborados.
Numa nota um pouco mais em tom de brincadeira, penso que o Sr. Rui Santos consegue pelo menos unir os adeptos de Benfica, Porto e Sporting em torno de algo :)

Táticas suicidas, a história fala de coragem!!!

Caros portugueses,

As táticas de futebol, às vezes têm um valor relativo, porque são sempre reféns das dinâmicas que a equipa conseguir imprimir, intimamente relacionadas com a forma física dos jogadores - e claro - a motivação psicológica que o grupo reflectir. Mais do que qualquer desenho tático no plano teórico, embora as peças do tabuleiro possam estar posicionadas de forma inteligente, é preciso acrescentar-lhes alma, agressividade e capacidade combativa. Se Portugal for capaz de entrar em campo contra a Alemanha, com agressividade e os sectores compactos, juntos uns aos outros - coisa que faltou no jogo com a Turquia - então teremos uma equipa forte, independentemente das variantes táticas.

Dou o exemplo do Barcelona: o seu segredo, não é a tática em si, mas antes a filosofia de jogo imanente, e se avaliarmos bem as coisas no plano prático, essa equipa, não faz mais do que reflectir na beleza do seu futebol, a "simplicidade" que traduz o espirito mais básico do futebol - desmarcação, toque e passe.

Claro que podemos sempre argumentar que o desenho tático traduz a identidade de cada equipa e a sua forma de jogar, mas se analisarmos bem as coisas, quase todas as equipas actualmente, usam esquemas táticos semelhantes na sua essência, ou por outra, mutações dos mesmo esquemas táticos, que em última análise só serão bem sucedidos pela capacidade dos jogadores que as interpretam.
Contudo, eu acho que aquilo que falta no jogo da nossa selecção não é propriamente uma tática, é antes o factor psicológico da motivação, rapidez para existir dinâmica nos processos de jogo e compactação do futebol.

O jogo compacto tem várias vantages: obriga o adversário a adaptar-se a essa compactação, que ao concentrar-se no centro, obriga a abertura de espaços nas alas, possibilitando a exploração dos flancos. Ora, a isto se juntarmos uma pressão alta, de desmarcação constante, toque e passe, não há tática que resista, e é assim que o Barcelona desmonta qualquer tática de qualquer adversário, obrigando os jogadores a desposicionarem-se constantemente.

Portugal não será o Barcelona, nem tem os seus intérpretes, mas se conseguir jogar de forma mais compacta, com os jogadores mais próximos para poderem trocar melhor a bola com segurança, sem tantas perdas de bola, com a possibilidade de fazerem tabelas e roturas em desmarcação, creio que nesse cenário, a Alemanha terá muitas dores de cabeça.

Força Portugal!!!

concordo

a equipa da alemanha tem os jogadores medios mais poderosos

Resposta ao dragao13

Finalmente alguem que pensa como eu.
Apenas devemos mudar os jogadores consoante os jogos (uns mais defensivos/ofensivos), agora a tatica, venha quem vier deve pemanecer a mesma.
Boa sorte Portugal

Acho estranho o meu

Acho estranho o meu comentário nåo ter sido publicado

Quem tem medo fica em casa!

O onze para ganhar sera

Patricio

M.Lopes Pepe Bruno Alves F.Coentra

Custodio

Maireles Moutinho

Nani Varela

Ronaldo

lol

metia era o beto a baliza e nao o beto

Nåo me parece que o problema

Nåo me parece que o problema seja jogar com 3 medios centrais,o Barcelona chega a jogar com 7.O problema é saber,como vamos jogar,para o que vamos jogar,e quem quer jogar.Que é uma coisa que nåo tem acontecido

Vergonha...

Acabei de ver o "nosso" (não o meu) "capitão" da seleção nacional de futebol a discursar perante o (também não meu) Presidente da Republica de Portugal, Dr. Aníbal "Acabado" Silva...bom...só me vem á cabeça duas palavras...
Uma vergonha...
Entra com um "Olá" do tipo "sou eu...sou muita bom e tenho um Lamborghini"...e no comprimento, quase que nem estendia a mão ao "homem"...
Para fechar em grande, na foto de "família", fletiu os joelhos para ficar á altura do Presidente...no mínimo insultuoso...mas é o "Ronald"...
É assim o meu País...como disse antes, para ser capitão de seleção não basta fazer umas fintas para português aplaudir, para ser capitão é preciso ser o que este "fulano" ainda não é...(com vinte e muitos anos)...um Homem...

O que se passa?

Venho mais uma vez tentar compreender o que se passa na cabeca de alguns opinadores deste site;
O Rui Santos nao me passou nenhuma credencial para que o defendesse, nem precisa, acho que faz muito bem em ignorar, ignorantes.
As suas opinioes valem o que valem, goste-se ou nao, sao baseadas em mais de 30 anos de analise do fenomeno futebol, e sao certamente atraves delas que alguns podem aprender algo mais, a sua perspicacia desenterra por vezes pormenores que passam ao lado, se por um lado nao se deve endeusar ninguem, fica porem a ideia de que o produto final de cada tarefa, deve ser friamente analisado.
Se criticam as opinieos do Rui Santos , que dizer daqueles que o criticam, e' que na vida existem dois sentidos entradas e saidas, preto e branco, alto e baixo, luz e trevas, etc.

Muito bem!

Caro xarneco,

Tenta defendê-lo, mas não o faz muito bem. Vejamos, O diz que fulano disse, o ouvir contar, o criar a discórdia, as suspeições infundadas são algumas das muitas alarvidades por vezes praticadas. Aliás, estranho este permanente ataque a Paulo Bento, quando foi PB o "Pai" deste qualificação, ou terá sido o amigo do Sr Rui Santos, o Prof Queiroz?

As ultimas "estórias" do Sr Rui Santos, nos ultimos 2 meses, eu relato-as: A 1ª ter lançado e criado a suspeição que Fidelis do Marítimo terá cometido a GP contra o FC Porto de forma propositada, isto é, não afirma, mas indicia, grave muito grave. A 2ª, a sua Liga Real (sem erros de arbitragem), que conferia ao Porto a mesma pontuação final, e contráriamente, substraia ao Benfica 3 pontos, relativamente à sua classificação final. Posteriormente, num artigo de opinião, surge o Sr Rui Santos a afirmar que em situações dubias em jogos do Porto, os árbitros apitam sempre a favorecer o Porto? Então onde está a coerência dos factos? Aliás, já aqui eu havia denunciado tamanha incoerência, mas hoje mesmo Rui Moreira no Jornal A Bola fez referencia a isso mesmo.

O Sr Rui Santos ao longo dos anos tem nos habituado a esses discursos erráticos, com que fins ou interesses? Pois, não sabemos... Sinto saudades do Jornalismo Desportivo sério do Sr Vítor Santos (Tio de Rui Santos), ou do Sr Alfredo Farinha, por exemplo!

...

basta ver os comentários aqui expostos para se perceber que rui santos de futebol jogador nem fala nem escreve...tem piada ser o único sitio do relvado onde se faz a moderação antes da edição, porque será? censura, de conteúdo ou de linguagem?

...

delirios de quem de futebol jogado nunca fala, de tácticas pouco ou nada percebe, que foca todos o seu trabalho em boatos, mesquinhices e suposições...jogar com 3 medios é suicidio porque? moutinho, meireles, veloso, viana, custodio não chegam porque? quem no meio campo da alemanha é assim tão superior? a selecção fez um jogo de preparação onde se viram grandes melhorias na circulação da bola, na criação de oportunidades de golo, pecou na defesa...por isso se fazem jogos de preparação para atentar o que está mal sabia? acho incareditável a necessidade de desacreditar e desmoralizar a selecção...ou acha que os jogadores que lá estão gostam de ser tratados, por todos nós, como más escolhas do seleccionador? depois querem exigir resultados?

E se...

Se a Alemanha marcar primeiro e cedo no jogo acho que Portugal não vai conseguir dar a volta. Por isso acho que é essencial tentar evitar um golo Alemão na primeira parte. Se Portugal conseguir aguentar os alemães na primeira parte e conseguir assustar os alemães no contra ataque então na segunda parte terão hipótese de discutir a vitória porque a confiança alemã vai diminuir e a portuguesa vai aumentar.

Jogar à Queiroz?

Bem, o que Rui Santos preconiza, é que Portugal jogue à Queiróz, o maior flop do Futebol Português, excepto o excelente trabalho feito na formação nos anos 80. Isto é, Ricardo Costa a lateral direito, o Pepe jogaria a trinco, dupla de centrais Rolando e Bruno Alves, e sózinho na frente o Ronaldo, provavelmente seria este o onze de Queiróz e do seu acólito Rui Santos. Contra a Alemanha, deveriamos abandonar a nossa matriz de jogo, e perante o poderio fisico dos Alemães, apostarmos em jogadores fortes fisicamente, e esperarmos cá atras pelos Alemães.

Caro Rui Santos, jogar para evitar o 1º golo? Desvirtuar o nosso futebol? Temer a Alemanha? Será que a Alemanha não teme Nani e Ronaldo? Será que não temem a nossa Selecção? E o Sr Rui Santos apostaria numa estratégia suicida, prestando vassalagem à poderosa Alemanha, mesmo subserviência, e depois, sofriamos após o massacre o golo, e as pedras seriam recompostas? Entendo, defende a "excelente" estratégia de Queiroz contra a Espanha no Mundial, jogar atras fechadinhos, e esperar que o Ronaldo invente qualquer coisa.

Noutro contexto, não temos um nº 10, mas quer Meireles ou Moutinho (o melhor médio Português, proscrito no ultimo Mundial, pelo genial Queiroz), podem fazê-lo, e aliás, ambos se desdobram, e fazem cobertura e compensações perante os "papões" Alemães. O problema estará sim no trinco, creio que Paulo Bento apostará em Veloso, e neste jogo era fundamental o jogo mais posicional de Custódio.

A jogar no habitual sistema,

A jogar no habitual sistema, a selecção depende bastante da capacidade finalizadora do homem mais avançado, e neste momento falta-nos aquele finalizador que a Alemanha tem - Gomez.
Este Europeu vai ser um teste á capacidade goleadora dos pontas de lança portugueses, porque não vejo Paulo Bento a mudar a maneira de jogar.

Ai ai, gostava mesmo de saber

Ai ai, gostava mesmo de saber donde vem tanto ódio ao Paulo Bento. " se bem escolhido e orientado " Adorava saber donde lhe vem esse ódio.

Tempo do Sporting!

Essas questões já existiam com o Paulo Bento no Sporting. Aliás, Paulo Bento, nas 4 primeiras temporadas no Sporting (de 05/06 a 08/09), não incluo a temporada em que saiu em 09/10, repito, Paulo Bento foi 4 vezes Vice Campeão, ganhou 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças, e sabem onde Paulo Bento se abastecia? Pois é, na Academia:com Patrício, Carriço, Veloso, Yannick, Nani, Pereirinha, Moutinho e outros. Paulo Bento, sem investimentos de vulto, era Vice Campeão, ganhava Taças, e estranhamente o Sr Rui Santos nunca, nunca lhe reconhceu mérito.

Por outro lado, Queiroz, que considero o maior flop do Futebol Português, colheu sempre do Sr Rui Santos enorme estima e consideração, porquê? Pela geração de ouro? Sim, teve um mérito extraordinário, mas pergunto eu, o que fez Queiroz nos ultimos 20 anos? Também respondo, nada vezes nada, sempre em permanente conflito com tudo, e com todos, e quanto a resultados desportivos, bem, salvou-se os Mundiais de 89 e 91!

Provavelmente esta Selecção com Queiroz já seria: "bem escolhido e orientado", aliás, não teriamos com toda a certeza a nossa Selecção na fase final do Europeu, e o culpado não seria ele, mas sim " a porcaria da FPF..."

Como eu vi o jogo.

A equipa das quinas, demonstrou que pode no proximo jogo, praticar futebol envolvente, grande nivel, aportuguesado, sem sufismas e medo do papao alemao, no jogo de abertura contra a Alemanha, nao precisara' de mudar muito para obter a vitoria, esse nao muito, prende-se apenas com dois fatores: Nao cometer erros infantis na defesa e sobretudo nao falhar tantas oportunidades, c'os diabos, havera' por ai' muitas equipas com a qualidade dos nossos jogadores? Apenas se pede mais concentracao, a defender e a marcar, nao mais que isso, porque falar em taticas e' muito bonito, por em pratica as mesmas, ai' fala outro patrao, ou seja, porque consoante o resultado, somos bons ou somos maus.

Compreendo o raciocínio, mas

Compreendo o raciocínio, mas depende do posicionamento da equipa, se baixarmos os blocos e jogarmos em contra ataque podemos fazer mossa, se quisermos subir ai sim se calhar meter mais gente no meio campo.
https://www.facebook.com/academia.futebol

Selaçaõ

Ajoga como os ultimos dois jogos naõ vale é pena sairem de portugal

O meio-campo é bom

Pena não ser brilhante.

Mas isso é o resultado das politicas dos clubes. Chama-se a atenção constantemente, mas nada se faz.

Os 3 grandes viraram as costas à formação, ninguém apoia, ninguém quer saber.

Aposto que a estadia vai ser curta, pelos custos, é boa noticia.

.

.

A defender e em contra ataque

Só assim talvez se consiga empatar ou...um pouco mais.

Com os jogadores que têmos a hipoteses são muito poucas.

Mas enquanto há vida...

Só se pode jogar como se treina!

Um dos maiores erros que se praticam no futebol, cá como lá fora, é querer mudar um sistema de jogo por causa dum adversário sem o ter treinado. Normalmente., alguns pseudo-tácticos, fazem isso nos encontros mais importantes, precisamente aqueles em que era preciso que os jogadores se sentissem mais confortáveis e os resultados são, invcariavelmente, maus.
Aqui passa-se o mesmo! É verdade que Portugal vai jogar numa formação 4-3-3, mas vai fazê-lo com os alas a recuar para um 4-1-4-1 quando têm de recuperar a bola. É assim que treinaram e é assim que podem jogar pois creio que não há plano B. Pode-se è discutir quem deve jogar e, nesse ponto, claro que prefiro Custódio a Miguel Veloso ou Miguel Lopes a João Pereira.
O quer decididamente não podemos é jogar em 4-4-2 que foi um sistema nunca utilizado

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.