A oportunidade de Luís Filipe Vieira em golpear e matar o 'sistema' | Relvado
Lead: 

O Benfica, lançado na Europa, está a ver testado o seu poder, através do dossiê dos direitos tele

O jogo desta terça-feira entre o Benfica e o Zenit não era apenas aquilo a que se costuma chamar ‘um jogo de futebol’.

Era muito mais do que isso.

O resultado trazido de São Petersburgo não poderia ser considerado ‘mau’ (marcar dois golos ‘fora’, numa eliminatória a duas mãos, é quase sempre sinónimo de apuramento), mas estava longe de ser tranquilizador.

Depois da perda de 8 pontos nas últimas 3 jornadas da Liga, o Benfica passara de uma fase de afirmação para uma fase periclitante.

O título estava à vista, antes do jogo de Guimarães, mas de repente uma vantagem que era considerada substancial acabou por se esfumar.

O FC Porto, que vinha fazendo uma época de altos e baixos e fora afastado prematuramente de duas provas europeias, reabilitou-se.

A partir deste momento, olhando para ambos os calendários, embora esteja tudo em aberto, não é crível que o FC Porto deixe escapar esta oportunidade de renovar o título de campeão nacional.

Mais: o Sp. Braga também passou a contar na procura do acesso à ‘Champions’ da próxima temporada, pelo que os ‘encarnados’ têm que se preocupar igualmente em assegurar o segundo lugar da tabela, se não for possível alcançar o primeiro.

De repente, a visão do título ficou turva e uma época que prometia pode transformar-se num flop a nível nacional, com as consequências financeiras que daí advêm.

Também por isso, o Benfica fica agora muito dependente do que fizer na Liga dos Campeões. E, também por isso, este jogo com o Zenit assumia vital importância.

Vencer os russos não apenas significava dar um passo em frente na mais importante prova futebolística do calendário europeu de clubes mas também afastar, por ora, um cenário comprometedor.

O jogo com o FC Porto deixou marcas e os órgãos disciplinares da FPF podem agir, em função do ‘terramoto Proença’.

Cada qual à sua maneira, Luís Filipe Vieira, Jorge Jesus e Rui Costa foram protagonistas no pós-clássico. Os dois primeiros por causa das declarações proferidas em torno da arbitragem de Pedro Proença. Rui Costa por causa da abordagem feita, publicamente, a um director da Liga (Carlos Lucas).

Por outro lado, a ver vamos como vão reagir os árbitros e árbitros assistentes relativamente às acusações de Jesus e Vieira.

Cheira a borrasca.

E, em função dessa eventual reacção, qual vai ser a estratégia dos ‘encarnados’?

Maus resultados, castigos federativos, eventual revanche corporativa do sector da Arbitragem podem constituir-se num cocktail explosivo. Do céu ao inferno, num ápice.

Era preciso eliminar o Zenit -- ou o efeito dos protestos das massas ir-se-ia fazer sentir de forma mais veemente.

O Benfica realizou uma grande partida com os russos. Inteligência táctica, controlo emocional, capacidade colectiva e individual, solidariedade competitiva, uma hora e meia quase perfeita.

Jesus ‘ressuscitou’: dominou a equipa do primeiro ao último minuto, fez as substituições certas e não permitiu que outros factores fossem mais fortes do que a preparação técnico-táctica e mental da equipa. Ao contrário do que havia acontecido nos últimos jogos, sobretudo em Guimarães e também frente ao FC Porto.

É neste contexto que se enquadra, igualmente, a negociação com a Olivedesportos. 

Não é apenas a questão negocial. O valor da receita. O montante do encaixe. O Benfica tem aqui a grande oportunidade de liderar a ‘regulação o mercado’. Sem a sua participação no monopólio, não é apenas o monopólio que vacila. É tudo o que está à sua volta. É a posição dos adversários e, também, dos rivais face ao mercado. É o valor do mercado.

O Benfica tem, afinal, a grande oportunidade de dar um fortíssimo golpe no ‘sistema’, que tanto tem criticado, mas até agora infrutiferamente. É que as dependências que se estabeleceram a partir desta posição quase oligárquica dão para tudo. E tudo contaminam. Receitas, viagens, eleições, seleccionadores, arbitragens, tudo.

Luís Filipe Vieira tem aqui a sua grande oportunidade (de risco) de ficar na história do futebol nacional. Para golpear o ‘sistema’ ou pactuar com ele.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Rui Santos no Relvado 2 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

O SISTEMA

Eu só não percebo como o Rui Santos se preocupa tanto que o slb ganhe todos os domingos à custa de mais livres, mais penalties e mais expulsões dos adversários, em vez de mais golos jogados durante 90 minutos! Esqueceu-se do que é o futebol? O jogo mais dificil de pontuar, contra tudo e contra todos, mas conseguir acertar dentro da baliza uma vez mais do que o adversário? De certeza que quer ganhar por um puxãozito dubio no canto da grande área com a defesa toda colocada? Sabe que se pode jogar futebol sem árbitros? Quantos ao problema da verdade desportiva, nem se atreva a dizer nada enquanto não explicar como o eterno sistema encarnado conseguiu fazer com que "seguranças" irradicassem a época para os melhores jogadores do Porto e do Braga? VERDADE É DEVOLVER O CAMPEONATO AO BRAGA! AS MENTIRAS NOS TUNÉIS NUNCA HÃO DE SER ESQUECIDAS!

A bandeira de um País

Venham ou não venham as ondas de choque por causa da decisão tomada pelo presidente Luís Filipe Vieira,uma coisa é certa;Benfica sempre!Por esta decisão tomada todos os benfiquistas só têm que agradecer ao nosso presidente.
Na vitória como na derrota somos muito mais do que aquilo que se diz,pois somos a bandeira de um País.

O sistema existe o sistema não existe

O ''sistema'' voltou a existir, isto é, o sistema existe se servir para encostar à parede os presidentes do Sporting ou do Benfica, atribuindo-lhes a responsabilidade de o destruir, coisa que não lhes compete fazer mas sim à estrutura dirigente do futebol. Situações em que o sistema favorece o Porto, então o sistema já não existe.

nao ha paciencia para este

nao ha paciencia para este homem é um benfiquista doente....ele e o manha sao dos piores comentadores de futebol que ha em portugal o manha so falta andar com o sombolo do benfica na testa

o sistema és tu ...

Este homem é engraçado, de facto. Continua a pregar aos convertidos. Já ninguém tem paciência para ouvir sempre a mesma coisa, uma e outra vez ... Esta doutrina do benfica ser mais importante do que os outros, de que sem o benfica não há nada, que se o benfica for embora e levar a bola que lhe pertence acaba o jogo ... é do mais asinino que há. Pode tentar viver com ou sem o dinheiro das transmissões e ver o que acontece. É um tema recorrente. Como diz o povo, "é só conversa". Vivem de mitos e do passado. Enganam-se a si próprios. Talvez seja tempo de acordar. O mundo mudou, meus caros ...

"sistema" é tudo isto e não só...

... o que o Rui Santos preconiza é o controlo do "sistema", ou seja, tirar de lá um tirano para pôr outro. Ainda que seja verdade esta teoria, a prática tem mostrado que o Benfica tem muitos apoios dentro e fora do "sistema", ou já se esqueceram do Campeão dos Túneis... ainda agora se viu a proteção que tiveram a nível disciplinar, depois das declarações que fizeram depois do jogo com o Porto. A minha opinião é que não se perdia nada que os jogos do Benfica só passassem na Benfica TV (que eu não vejo) e a pagar.

O arrufo de namorados empolado pelos amigos..

"O Benfica, lançado na Europa, está a ver testado o seu poder, através do dossiê dos direitos televisivos. Não é só a dimensão do negócio que está em jogo. É a própria solidez do chamado 'sistema'. Luís Filipe Vieira vai aguentar as 'ondas de choque'?"

lolololol.. Rui Santos, como bom benfiquista, a contribuir para a novela necessária para o SLb sair bem da fotografia,.. Rui santos, ao seu melhor nível!!!

Não são grande fã de telenovelas, mas percebo que esta é fundamental para as entidades envolvidas. Mais 1 ou 2 Milhões e o negócio está fechado.. Se não tiver até já concluido..

De resto, daqui a 1 ou 2 meses vai dar para rir..

Que continue o arrufo de namorados..

Luis Filipe Vieira destruir o "sistema"?

Mas vai autodestruir-se é?

Cumps

O sistema é tanto que o

O sistema é tanto que o Benfica é sempre campeão.

Desde a finalização do processo apito dourado...

...qualquer menção à palavra sistema, é uma falácia do tamanho do estádio do benfas.

Cumps

Eu discordo em completo

1 - Não existe razão para chamr Monopólio a quem paga melhor.
2 - Gostava de saber quem, em todo o mundo e arredores, pagaria 22,1 milhões/época por 15 jogos do SLB.
3 - Se os dirigentes fossem inteligentes, vendiam a Liga de uma só vez, anualmente, tal como fazem em Espanha e Inglaterra, só que as mentalidades dos dirigentes e adeptos não dão para mais.... todos iam querer a parte de Leão do bolo, com argumentos e mais argumentos, impossivel.

Cumprimentos.

O que é o 'sistema'?

Rui Santos, o que é o sistema? E o sistema existe organizado como? Ao estilo loja maçónica ou qualquer outra organização semi-secreta?
Seja claro e explique o que entende por 'sistema' e se acha que ele existe, quem estás por trás e quem beneficia e quem prejudica.
É estranho referir-se a LFV induzindo as pessoas que existe um 'sistema' e que aquele senhor está de fora e, pela lógica de raciocínio a que nos leva o seu artigo, o Benfica é vítima desse 'sistema' enquanto outros são beneficiados.
'Sistema', ou se quiser esquemas, está o sr. LFV metido até às orelhas.
E nem é preciso ir à manipulação de resultados por via arbitral (que é o que deduzimos que o 'sistema' produz).

Muito mais grave do que issso, porque prefigura crime grave, é aquele sr. dar guarida nas instalações do Benfica a indivíduos que dizem ser membros duma claque, mas que ninguem sabe os seus nomes porque não registados, e que têm processos crime por aprensão de um arsenal de armas e abastadas quantidades de drogas, nas instalações do estádio que lhe são cedidas pelo presidente.

Ou então refere-se a outro 'sistema', esse sim, que existe para manipular resultados dentro dos retangulos de jogo?

Para não me alongar muito, recordo-lhe a época de há dois anos em que o tal 'sistema' parece que existiu e funcionou mesmo. Alguem com responsabilidades no Benfica disse (está escrito) «temos que ganhar este campeonato, custe o que custar»

E ganharam mesmo, não obstante os episódios para alcançar tal desiderato tenham sido tantos e tão escandalosos que deixou toda a gente perplexa. Excepto os benfiquistas, claro!
O FC Porto e O S. Braga que o digam.

Pergunto-lhe ainda se o 'sistema' é aquele que mantém como árbitro do 1º escalão um tal de Bruno Paixão. Ou o que levou até ao fim da carreira, por limite de idade, um tal de Lucílio Batista. Dois árbitros que funcionam como homens de mão, 'mercenários', para fazer resultados.
Jogo desta época G.Vicente - FCPorto. Jogo de final da taça da liga Benfica - Sporting há anos.

Ou ainda se é o mesmo 'sistema' que há uns anos, numa época, nomeou um tal de Carlos Valente para arbitrar 17 vezes (dezassete) o Benfica, o que foi manifestamente ilegal segundo os regulamentos, onde o Benfica ganhou dezasseis vezes e empatou uma, tendo sido campeão nesse ano.

Pela minha parte digo-lhe que pugno por comportamentos com ética em todas as actividades humanas, por isso me indigno-me com estes profissionais 'outsiders' do futebol, 'jornalistas', que fazem do código deontológico da profissão um capacho onde limpam a lama que arrastam na sola dos sapatos.

O SISTEMA É....

Segundo o PAI da Olivedesportos, o SISTEMA é a OLIVESPORTOS!!!!!

O que Pretende Rui Santos

EU sei o que Você ( Rui Santos ) esta a fazer... O seu objectivo é verificar ate onde esta o benfica ligado ao sistema! se o Benfica nao estiver ligado ao sistema entao NUNCA ACEITARIA NEGOCIAR COM A OLIVEDESPORTOS (SENDO ELA O SISTEMA)! SIMPLES E PERSPICAZ.... PARABENS!

Até que enfim..

Até que enfima um grande artigo de Rui Santos em que eu concordo plenamente com a questão da Sport TB pois ainda ontem escrevi algo parecido ou seja:

Só há um modo de espetar uma lança no Sistema e criar um rombo no navio da corrupção e isso é não renovar com a Sport TB e assim fazer com que as assinaturas caiam rápidamente para os 160 ou 180.000 assinantes que tinham na altura do litigio com Vale e Azevedo...eu serei um dos primeiros a cancelar a assinatura e entretanto já mudei da Zon para a Meo e serei um militante activo para que todos os meus amigos e conhecidos façam o mesmo.

Sem Benfica na Spor TB acaba-se o Saco Azul que alimenta o Sistema corrupto do futebol português, os avençados espalhados pela SIC, TVI e RTP, bem como pela imprensa afecta ao Grupo Controlinveste. Acabam-se também algumas Viagens ao Brasil e aos jogos da seleção através da Cosmos...

Fico ainda mais surpreso porque os servos do costume já andam por aí a fazer o trabalho sujo de que forma encarregados pelos patróes do Sistema e andam a pregar a negociação dos Direitos Televisivos em conjunto de modo a tramat o Benfica, esquecendo-se que tal foi feito noutros paíse para beneficiar todos e não para lixar um.

Por outro lado gstari de saber o que tem o Partido Comunista, o Bloco de Esquerda e demais demagogos sempre tão prontos a falar contra os Monopólios e que neste caso meteram o rabinho entre as pernas sabe-se lá porquê.

Em suma sem "guito" é mais dificil controlar o "apito"

O acordo.

Não é nada surpreendente, a lógica dos comentários proferidos pelas pessoas ligadas ao Porto, ou se quisermos, pelas pessoas anti-Benfica, pois o numero de adeptos\sócios do Porto poder-se-à equiparar ao numero de adeptos sem clube, ou melhor, anti-Benfica. Mas a lógica têm sempre uma explicação, explicação essa que tem como base, o Glorioso ser quer (eles) queiram, quer (eles) não queiram, o maior clube de Portugal. O que lhes faz (a eles) corroer a alma, nem é o fato de não estarem (este ano) numa qualquer competição Europeia, mas sim tão somente o fato de como a crónica tão bem exemplifica nas entrelinhas, que o Sport Lisboa e Benfica, tem neste momento a capacidade de liderar um negocio que ao contrario de outros clubes (os deles) não têm nem nunca vão ter essa mesma capacidade, por razões óbvias, ou se quisermos, por razões de grandeza histórica, desportiva e de movimentação de massas, coisa que para alguns que aqui andam vai muito além da sua (deles) capacidade de entender semelhante coisa.
Confesso que estava apreensivo com este negocio, no entanto o primeiro capítulo do "acordo" deixou me aliviado, pois fico contente de ver o Luis Filipe Vieira a regeitar uma parcela que convinhamos, à partida a Olivedesportos sabia que ia ser recusada, logo de uma forma inteligente, encontraram uma "base de licitação" para se chegar a um "acordo", coisa que os está a corroer (a eles), pois sem duvida o Sport Lisboa e Benfica é grande.
À parte disto tudo, ou se quisermos, numa tentativa de "reconciliação nojenta", (cuidado Luis Filipe Vieira) aparecem as "falsas" declarações do Sr. Jorge Nuno sobre o Benfica e o seu treinador no final do clássico. Até o "olheiro do adversário" dos tempos Vilas boas veio com um discurso apaziguador e tudo o mais. Bom, acredito na inocência dos demais, mas quando está na mesa um negocio que pode pôr em causa muita coisa, os Dragões viram Santos, passo a comparação.
Somos grandes, muito grandes...coisa que lhes vai corroendo (a eles) a alma.

...

ó amigo esse discurso de grandeza historica, desportiva, de movimentaçao de massas foi algo muito comum em meados do séc. 20 sabia. se for estudar história vai ver exactamente esses slogans sabe onde? hitler, mussolini, mao, estaline...o que vos custa é meter na cabeça que nada mais são do que as remanescências dessas frustrações em portugal, á medida do que foi o portugal colonial..as massas movimenta-as o quim barreiros e o emanuel e afirmar que isso é o expoente maximo musical do nosso pais, ou que a revista tv guia será o expoente máximo literário do nosso pais e só vocês não conseguem ver o papel em que se metem e que representam...anti benfica é oque voces veem acontece é que voces é que sao anti tudo e mais alguma coisa, ao ponto de desejarem a morte e coisas absurdas devido ao futebol, poem em causa tudo e todos menos a vossa santa irmandade vermelha onde estao os santos, acontece é que sendo tantos e tão grandes so significa que ao os corruptos e os corrompidos porque aqui nao se faz nada sem passar por benfiquistas...e esta hein?

grandes mas não são grande coisa:

parecem os putos antigamente, se não jogo não há bola, coitados, fazei um campeonato interno, com leonores, ruis santos, ruis gomes da silva, um tal sineasta , um tal que éra bem o vosso espelho,pois parecia um menino de "CÔRO" toda essa seita que até me custa pernunciar nomes, é incrivél quando não se ganha, os adverssários nunca têm mérito, é sempre ajuda alheia: já agora esse defensor da verdade desportiva que até me custa dizer nome, devia falar do jogo Paços/Benfica e comentar aquela jogada do Bruno césar, com fotos para toda a gente ver, ficome por aqui pois tenho receio de ser contagiado????????

ó srº dos olhos tapados

tire lá a venda , eu agora pergunto arº o seguinte , os lampionesTV AVANÇAM SÓZINHOS COM as transmissões pronto , quando lá for jogar as 14 ou 17 equipas , quanto o srº que pága ao porto ou ao sporting leiria por essa transmissão vá diga lá sim não se engasgue mas diga que é para vêr se eu aceito ok.

?

Agora em Português!

Ninguém percebe rigorosamente nada do que tentaste escrever!

Acho uma graça..

São todos peritos em negócios, sistemas e afins e vr o mais básico não?

Os que são do Benfica, dizem que isto é fantástico porque vão derrotar o sistema e tal...
Os que não são do Benfica, acham isto tudo uam brincadeira, porque o Benfic anaõ pode sobreviver sem a olivedesportos e quer comandar o sistema.

é tudo merda.

Não sei se o Benfica está a fazer bem ou mal em não aceitar os dinheiros vindos da Olivedesportos. Mas esta´no seu direito de o fazer. É o seu dever procurar o que é melhor para si. Ponto fnal.

Obviamente que esta decisão traz consequências, mas isso é assim em todas as áreas de negócio e no dia a dia do comum mortal.

Nem o Benfica é "O" heroi por naõ querer negociar com a Olivedesportos, nem o coitadinho submisso se aceitar fazê-lo.

É preciso agir

Está muita coisa em jogo, não basta queixarem-se...é preciso agir!

Com todo o respeito o sr. Rui

Com todo o respeito o sr. Rui Santos ou é ingénuo, ou é tendencioso! Se o Vieira quisesse acabar com o sistema não tinha apoiado o sr Vitor Pereira! Mas também nunca o vi questionar o que é que o Vieira quer dizer em fazer as coisas pelo "outro lado"....

lol

e so rir destes bimbos

O erro crasso do costume!

Rui Santos, e nunca como nestas alturas deixa tanto transparecer o seu benfiquismo, comete aqui um erro para o qual já chamei a atenção há tempos atrãs num outro artigo: pensar, acredito que de boa fé, que Luis Filipe Vieira quer destruir o "sistema" seja lá isso o que for! Está clara e redondamente enganado! O que o Presidente do Benfica quer, e tem-no demonstrado em inúmeras ocasiões para quem estiver atento, não é destruir o "sistema" mas sim comandá-lo! Tirar todos os proveitos possíveis desse mesmo sistema! Só quem anda muito distraído pode acreditar na conversa da "verdade desportiva" e outras balelas semelhantes! O que ele deseja é ganhar e seja como for!
Por outro lado, e esse parece-me outro facto evidente, Luis Filipe Vieira que não era obrigado a comunicar à CMVM que não tinha aceite a proposta da Olivedesportos, fá-lo e faz toda esta cena apenas para tentar subir a parada e conseguir mais alguma coisa ao mesmo tempo que vai deitando areia para os olhos dos sócios quer adoram estas pequenas arruaças. É que o Benfica não tem, na verdade, uma verdadeira alternativa à proposta da Olivedesportos. Num tempo de crise, com a RTP de fora destas lutas e com a SIC e TVI em poupanças, não haverá nenhuma proposta para alternativa.
Assim, e porque só mesmo algum atrasado mental profundo pode imaginar que a Benfica TV poderia ser essa alternativa ou que o clube da Luz poderia passar algum tempo sem as receitas televisivas, torna-se por demais evidente que Luis Filipe Vieira está "condenado", no interesse de ambos, a entender-se com Joaquim Oliveira e vai acabar por vender os direitos dos 15 (17 se houver alargamento) jogos cujos direitos pertencem ao seu clube!

Muito bem!

Este comentario é a realidade!!! engane-se quem pense que o Benfica vai deixar a Olivedesportos! Alias nem estou a ver o benfica depois a negociar com Porto uma transmissão de um jogo!! Sim porque se o Benfica andar sozinho nas transmissões tera de negociar com os clubes visitantes o preço pra transmitir o jogo!!!! o que vai acontecer é o que acontecia nos anos 90!! Lembram-se???? que estavamos até a hora do jogo a espera que houvesse ou nao transmissao! e o que acontecia??? muitas vezes nao era transmitido por falta de acordo!!!

Luis Filipe Vieira quer destruir o "sistema" seja lá isso o que

Segundo o Mano Oliveira, não este mas o outro.. o sistema é a Olivedesportos...

Portugal ouviu!!... eu também!!

+1

Disseste tudo..

Mas a saga serve para o SLb parecer que fica bem na fotografia e é mau e bateu o pé ao Joaquim Oliveira..

E os adeptos do SLB ficam todos contentes, com o ego em alta e vão dizer que dobraram a Olivedesportos....

Uma telenovela de fraca nível e com fim mais que decidido.. Decidido à meses!!!!!!!!!!!

É o puto deitar de olhos para os adeptos, especialmente para os adeptos do slb..

tanta conversa

Quanta "coincidência" pelo o facto de a notícia sobre os direitos televisivos ter saído esta semana, ANTES do jogo da Champions.
A comunicação da CMVM não foi para fora, foi para dentro, para os contestatários acalmarem, que a amizade entre Vieira e Oliveira é mais do que conhecida e debatida. Conversa para adepto dormir e sonhar.

O Benfica tem, afinal, a grande oportunidade de dar um fortíssimo golpe no ‘sistema
Não me parece que o Benfica seja adepto da autoflagelação.

Mas cá estaremos para ver e confirmar. Eu acho que daqui a uns tempos (não mais que uns meses) o Rui Santos vai dizer que Vieira optou por manter-se pactuado com o sistema que pretensamente invoca querer derrubar.

È PRECISO TER GRANDE LATA.........................!!!!

Para quem andou sempre ao colo.................QUE MAIS QUER????????????
Podem enganar os 6.0000.0000 (BLOQUEADOS), Assim e olhando a esta FALSA ONDA até parece tudo gente séria!!!!

bimbo

deois de "ganharem
" com um golo a porto-proença e preciso ter lata bom ja estao habituados

Se o Vieira golpear o

Se o Vieira golpear o "sistema" estará a cometer suicídio! Quando o Benfica ganha o célebre jogo da Playstation, com um golo em fora de jogo, de bola parada de David Luiz, não comentam arbitragens, quando o mesmo acontece em favor do Porto, já é obra do sistema.....

Mas então o inverso, não é

Mas então o inverso, não é verdade? Quem é que comenta as arbitragens quando é beneficiado?

Olha o Fernando disse sem

Olha o Fernando disse sem problemas que o árbitro tinha errado no 3º golo do Porto. Já o coitadinho do benfica nunca é beneficiado por erros de arbitragens...

erros:

Academica-Benfica,Gil vicente_Benfica, Feirense_benfica, e muitos mais, "COITADOS DOS CHORÔES".

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.