A FIFA vai nua* | Relvado
Lead: 

 

A FIFA está ferida de morte na

 

Há anos que o futebol tresanda a corrupção. Há muitos anos que a FIFA se tornou num dos maiores poderes clientelares do Mundo. É fácil perceber porquê. As receitas geradas pelo ‘negócio-futebol’ são um forte atractivo para o apelo ao enriquecimento rápido e ilícito.


Devido ao rápido crescimento da indústria, o futebol é confrontado com diversas formas de crime, designadamente corrupção, fraude, evasão fiscal e lavagem de dinheiro.

A FIFA a (quase) tudo fecha os olhos e está a rebentar pelas costuras.


Os Estados vergam-se ao poder da FIFA e alinham na mais completa ‘orgia económico-financeira’ que está a atingir um ponto limite.


Mohamed bin Hammam, membro do Comité Executivo da FIFA e presidente da Confederação da Ásia, propõe-se ir a votos com Blatter, em eleições marcadas para 1 de Junho.

Nas últimas horas rebenta o escândalo: Hammam é acusado de comprar votos aos delegados das Caraíbas numa reunião havida a 10 e 11 de Maio em Port of Spain. As acusações falam de 40 000 dólares a cada delegado. Hammam desmente (fala-se de pagamento de despesas) e alega o conhecimento de Blatter, que, em face disso, deveria ter reportado o assunto à Comissão de Ética.


Quer dizer: Hammam nega, mas alega que Blatter, ao ter conhecimento do assunto, não poderia ter ficado passivo como ficou.


Vladimir Putin, que viu a Rússia ser escolhida para organizar o Mundial de 2018, sai em defesa de Blatter.


O assunto chega à Comissão de Ética e, na conferência de imprensa de domingo, Petrus Damaseb (Namíbia), sentado ao lado do secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, veio comunicar a suspensão de Mohamed bin Hammam e do vice-presidente Jack Warner de toda e qualquer actividade relacionada com futebol e ilibar Blatter das acusações de que era alvo.


O ‘vice’ Jack Warner é o mesmo alto dirigente que declarou há poucos dias que “a FIFA vai ser atingida por um ‘tsunami’”.


O namibiano Damaseb, que presidiu ao júri da Comissão de Ética, juntamente com Juan Pedro Damiani (Uruguai), Sondre Kaafjord (Noruega), Les Murray (Austrália) e Robert Torres (Guam), fez questão de acentuar que não estava a dizer que ‘Hammam era culpado’, mas mesmo assim o Comité decidiu-se pela suspensão do ex-candidato à presidência da FIFA.

Jerome Valcke -- o segundo dirigente mais importante no comando executivo da entidade -- admitiu ter dito que o Qatar ‘comprou’ a candidatura à organização do Mundial-2022.

São sinais claros que a FIFA está podre por dentro e necessita de se reformar.


A FIFA, pelos sinais emitidos e pelas provas que ela própria reconheceu ter recolhido (forçada basicamente pela pressionante imprensa inglesa), ter-se-á tornado na maior promotora das ‘economias paralelas’ à escala global.


Nos últimos meses, sem alternativa, no decurso do processo que conduziu a Rússia e o Qatar à organização dos ‘Mundiais’ de 2018 e 2022, a FIFA já deixou cair membros importantes do Comité Executivo (Reynald Temarii e Amos Adamu) e agora Jack Warner e Mohamed bin Hammam.


No passado dia 9, a FIFA consumou uma parceria histórica com a Interpol (Ronald Noble, secretário-geral). Com o objectivo de combater a fraude dos resultados desportivos. A Interpol receberá 4M€ por cada um dos dois primeiros anos e mais de 1,5 M€ em cada um dos oito anos seguintes. Um acordo, portanto, para 10 anos.


Um aparente bom esforço. Mas a pergunta mantém-se: e quem investiga a FIFA, o que a alimenta e quem está dentro dela?


A FIFA vai nua. A sua reputação nunca esteve a um nível tão baixo. Ignorar os sinais de desagregação (pela corrupção) e manter o acto eleitoral (com candidato único) para quarta-feira é a prova de que, neste Mundo, há pessoas disponíveis para levar a farsa aos limites da inconsciência. Talvez porque a certa altura não há caminho de retorno.

 

*(em actualização)

 

NOTA - Acabou sob tensão a conferência de Imprensa concedida por Joseph Blatter. Os jornalistas queriam fazer mais perguntas. Blatter recusou. Falou de respeito. Muitas questões não foram respondidas. Blatter, candidato único, não vê razões para adiar as eleições de quarta-feira, dia 1. Falou de ‘tolerância zero’ a partir deste momento. Diz que a FIFA não está em crise, mas em dificuldades. E que o Congresso tem de tomar decisões, porque não é ele quem escolhe os membros do Comité Executivo. Não basta falar da ‘bonita final’ da ‘Champions’. É preciso olhar para dentro. Perceber a lógica do tráfico de influências e o impacto dos reconhecidos subornos. Se isto não é crise, o que é crise então?

 


(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

 

Taxonomia: 
Rui Santos

FIFA espelho do Mundo

Rui Santos a FIFA mais não é, até pelo seu caracter de entidade reguladora de um negócio, que o espelho da sociedade em que vivemos.
Você assistiu ao rebentar da crise económica devido á falencia de um Banco norte-americano e assiste aos danos colaterais provocados, onde as vitimas nada tiveram a vêr com isso.
O sistema continua, fala-se em mais regulação para enganar os que pagam sempre, e a orquestra continua a
tocar.
Óbvio que a FIFA carece de uma limpeza, que deveria ser geral e atingir toda a organização e não apenas o seu Presidente. Mas óbviamente nem um nem outra vão ser reformuladas. Uma mera operação de cosmética é o bastante para que tudo fique na mesma.
Quanto á idilica final de Wembley, até á sua chegada, o percurso do Barcelona não foi tão idilico quanto isso.
Mas prontos os homens jogam um futebol nunca antes visto...por quem seja novo. Eu com 62 anos já vi grandes equipas. Olhe o Santos de Pélé ou então o Real Madrid das cinco Taças dos Campeões ganhas de enfiada. Não, mas estes é que jogam um futebol de outro planeta. Não tivessem posto na rua o Pepe e eu gostava de vêr o que sucederia.
Rui Santos gostaria de chamar a atenção para o conteudo insultuoso de alguns comentarios. Por causa disto cavei dos blogs do Record e sei, que o Senhor, também não gosta disto.

A FIFA tem falta de democracia

A FIFA, desde sempre, tem falta de democracia! As suas instituições estão organizadas para fazer política de continuidade e sem correr grandes riscos de falharem nas reeleições. Estas sucedem-se e as pessoas só saiem de acordo com a vontade de quem governa. Por outro lado, com os crescentes interesses económicos à volta do desporto rei, e com as receitas faraónicas que gera, as pressões são cada vez maiores e, naturalmente as tentativas de subornos também. Claro que quando países que pretendem aumentar a sua imagem no mundo e fazer a sua própria propaganda e, por outro lado, têm bastante dinheiro disponível, como o Qatar ou até a Federação Russa, pretendem organizar um Mundial ninguém se admira que apareçam tentativas de comprar votos noemadamente a representantes de países bem mais pobres e em que as dificuldades de sobrevivência são muitas.
Creio que só há uma maneira de colocar algum controlo nisto: mais democracia e eleições totalmente livres de 3 em 3 anos com prestação clara de contas perante a Assembleia Geral. Resolve tudo? Não, mas creio que não há método melhor, apenas isso.

O senhor Rui Santos é

O senhor Rui Santos é realmente um homem muito perspicaz. O que ele nos vem contar.

Onde é que ela

Está!

A FIFA é corrupta, desde os tempos do Havelange...

Não é de agora!

Basta ver que após a falencia da empresa ISL - que negociava os direitos de transmissão e o marketing do campeonato do mundo e que, como foi provado, durante a decada de 90 pagou cerca de 100 milhões de dolares em subornos a altos dirigentes da FIFA - "nasceu" no mesmo edificio a Infront, empresa que detem 30 a 50 % dos direitos de transmissão e marketing do campeonato do mundo de futebol.
Sabem quem é o presidente da Infront? Phillipe Blatter, sobrinho de Joseph Blatter...

Isto e muito mais... É uma teia enorme de corrupção...

a fifa vai nua?epá,então

a fifa vai nua?epá,então avisem-me quando o blatter fôr a passar,que eu não quero olhar........vai lá vai.........

Corrupcao?

Eh tudo mentira! Ca em Portugal tambem eh tudo limpinho. Ganham sempre os melhores e os arbitros comprados com prostitutas eh so para alegrar a malta. Corrupcao?? Naaaa..
Cumps

A FIFA não vai nua desde

A FIFA não vai nua desde agora,ma sim há muitos anos pelas suspeitas de favorecimentos de votos.Penso se existir uma investigação exaustiva aos campeonatos do Mundo realizados anteriormente encontrará do mesmo.Não conheço nenhuma industria que gira biliões que não tenham práticas duvidosas, ou suspeitas.Os jogadores são meros bonecos no meio deste enredo

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.