FC Porto quase ao nível de Real Madrid e Barcelona | Relvado
Lead: 

O FC Porto, com mais um lateral e um central de top internacional, estaria ao nível de R

O FC Porto superou todas as expectativas e realizou um jogo verdadeiramente notável perante o Villarreal, sobretudo se se considerar que a equipa espanhola foi a primeira a marcar no Dragão, à beira do intervalo, dando expressão a uma exibição, até aí, sólida e equilibrada.

No primeiro tempo, o Villarreal impôs as suas credenciais: boa organização táctica e personalidade competitiva, muito à custa da posse de bola e de um contra-ataque sempre perigoso. Uma equipa com 'escola' e identidade.

'Virar' o jogo já seria difícil. O FC Porto 'virou' o resultado e, revolucionando os seus níveis de produção, causou danos irreversíveis no 'submarino amarelo', afundando-o sem dó nem piedade.

Bastou aumentar a velocidade e subir os blocos de marcação. Com o adversário sufocado, foi tempo de aparecerem as individualidades: Hulk, Guarín e, sobretudo, Falcao, com o seu mágico 'poker'. Um FC Porto entusiasmante e implacável, o grande favorito à conquista da Liga Europa, como sempre o apresentei desde início da prova.

Com um final de época em crescendo -- como havia igualmente prognosticado --, o FC Porto apresenta-se neste momento como uma das mais poderosas equipas europeias, com futebol suficiente para se bater com Barcelona, Manchester United e Real Madrid.

Cotação alta para André Villas-Boas e Falcao, que o FC Porto vai ter muita dificuldade em segurar no final desta época.

Com (mais) um lateral e um central de 'top' no plantel, o FC Porto concorreria para ser a melhor equipa da Europa.

O FC Porto impõe-se a nível nacional e internacional. Sem direito a sofismas. E esta foi a noite em que André Villas-Boas, definitivamente, conquistou estatuto europeu. Mesmo antes da final em Dublin.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Rui Santos no Relvado 2 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

tenha juizo

Tenha juizo Sr Rui....

rir

Por o Oporto ao nivel do Barcelona e Real Madrid só pode ser brincadeira Nós leitores tambem temos olhos na cara ter vontade é uma coisa a realidade é outra o Oporto compara-se sim ao Barcelona só nas arbitragens mais nada

Desatualizado

Pois e nao e das 5 melhores e simplesmente a 3 melhor. isto doi nao e verdade?
Mas e o nosso destino

Afinal tem rezão

Por muito que custe a muita e boa gente, hoje a IFFHS divulgou a lista das melhores equipas do mundo, na qual o fc porto aparece num brilhante terceiro lugar, coincidencia ou não, logo atrás de real madrid e barcelona. Respeito as opiniões de todos os que comentaram até agora este artigo, mas custa me muito ver pessoas a desvalorizar o que tem sido uma época brilhante desta equipa. Um abraço a todos em especial ao Rui Santos

Ao nível do Real talvez...

O Real Madrid pode ser derrotado, com dificuldade, tirando-lhe a bola e fazendo-a circular. É uma equipa que não gosta de ter de procurar a bola e pouco amiga de ter de defender, mesmo que Mourinho se tenha convencido que é assim que tem de jogar com o Barcelona.
Pelo contrário, a equipa catalã, faz na perfeição a circulação de bola e guarda-a até irritar os adversários e conseguir que estes cometam erros. Tem além disso um Messi que pode sempre inventar alguma coisa e um Iniesta que é capaz de descobrir espaços onde eles não parecem existir. Tem também o defeito de ter alguma dificuldade quando precisa de acelerar e de não gostar que o adversário possa fazer acelerações súbitas.
Creio que o Porto poderia vencer o Real jogando o seu futebol habitual e obrigando a formação merengue a correr atrás da bola.
Contra o Barcelona, como aliás se verá muito possivelmente lá para a última semana de Agosto no Mónaco, é preciso mais coesão defensiva, e estou de acordo com o Rui Santos quanto às necessidades do plantel, mas sobretudo que, ao contrário da habitual velocidade de "caracol" com que costuma abordar os encontros, o *Porto aposte num ritmo intenso e com acentuadas mudanças de velocidade logo desde o início da partida!

Porque será

É pena, as comparações que se fazem hoje em dia. Se não fosse os emporrões dos Árbitros queria ver onde estava este clube que hoje até lhes comparam ao Barça. Só se for nas ajudas, já que tambérm em Espanha como em Portugal, as ajudas sucedem-se, vejam e analisem os jogos do Porto e do Barça e logo vêem que as vitórias são ganhas à custa do 12º jogador.
este texto foi escrito de acordo com o meu acordo ortográfico!!!!!!!

Mais um vermelho hipocrita...

Como é que alguem no seu juizo perfeito põe em causa o desempenho do barça e do porto? já nem digo nada sobre o porto, porque só quem ve vermelho á frente não dá valor a esta equipa. Enfim... Mas por em causa o mérito do barça, é o maior absurdo que já ouvi. Isto é incrivel...

Obrigado ao que ao meu clube diz respeito

De certa maneira tem um estilo de jogo semelhante ao do Barça (os jogadores também são importantes neste facto,visto que sem bons ovos como os que temos,não se faria omeletas desta qualidade..).Quanto ao caso do Real Madrid,competitivamente considero o Porto superior, no entanto concordo que pussuem um grande plantel,e um grande estilo de jogo...

Não sei o que anda a tomar...

... mas também quero disso!

LOL

Muito parecidos com o Barcelona, aliás...

De facto, sr. Rui Santos, este Porto é mesmo muito parecido com o Barcelona, na medida em que quando o jogo está complicado recorre a ajudas de terceiros para o descomplicar. Nem vou falar das primeiras quatro jornadas do campeonato nacional, onde essa tal ajuda de terceiros deixou o benfica fora da luta pelo titulo, ou da segunda mão da meia-final da taça de portugal, onde mais uma "excelente" arbitragem permitiu ao hulk marcar um golo estando 1 metro fora-de-jogo e ainda a jogadores como o sapunaru e o rodriguez não serem expulsos.
Para vermos o quão parecido este Porto é com o Barcelona, basta ver, por exemplo, o penalty que fica por marcar a favor do Villareal quando o jogo ainda se encontrava 0-0 (ou talvez não, porque ao que parece o rolando pode tocar a bola com a mão dentro da área) ou do primeiro golo do Porto que resulta de clara simulação do Falcao mesmo de frente para o arbitro de baliza.
Como diria o nosso Cristiano Ronaldo, "só não vê quem não quer"
Saudações desportivas

tu sabes de futebol??

amigo primeiro devias ter uma visao imparcial sobre futebol quando comentas segundo e verdade que o rodriguez tinha sido espulso mas o luisao??carlos martins que peseguiu o arbitro 90 minutos e o falcao na altura capitao foi fala com ele e levou amarelo e ate mesmo o coentrao

bem só não vê quem não quer...

O Porto pode ter tido lances que o favoreceram estaria a ser hipócrita se afirma-se o contrario mas também teve lances que foi claramente prejudicado. Não precisamos ir muito longe basta este último jogo para a taça de Portugal em que o pénalti marcado contra ao Porto é escandaloso... a arbitragem na minha opinião esteve mal para os 2 lados. Agora o Porto foi claramente uma equipa superior, com muito mais jogo e muito mais "fresca" fisicamente e muito mais forte a nível psicológico. O a verdade seja dita o Sr. Jorge Jesus esteve muito mal tacticamente, porque demorou muito tempo a mexer na equipa quando o Porto estava a ficar claramente por cima... Cumps

Enorme dor de cotovelo!!!!!!

Nem me dou ao trabalho de ocupar muito tempo da minha disponibilidade a responder a um comentario tão reles e hipocrita... Comente a sua equipa e as exibições mediucres que tem feito ( ainda hoje assistimos a isso... ). Se a minha equipa estive como a sua eu estaria muito preocupado!!! Não se admite a uma equipa habituada a grande competição apresentar o desgaste fisico que se ve, é uma vergonha!!!
Mas de uma certa forma compreendo o seu comentario... Se a sua equipa e o FC PORTO se encontrarem em Dublim, a sua equipa será esmagada no bom sentido da palavra, porque contra a força não existe resistencia... Eu gostava muito que existisse um clima com muita mais armonia entre a minha equipa e a sua, mas com apoiantes tão podres como voce isso é muito muito muito impossivel.

Caro colega

Dos 4 primeiros jogos oficiais do Benfica esta época, em todos eles pelo menos um dos seus jogadores deveria ter sido expulso por agressão.

O Porto beneficiado e o Benfica prejudicado.
Enquanto vocês mantiverem esse tipo de justificações para os vossos fracassos, mais sucessos nós teremos no futuro.
Cumps

É chato

mas o unico comentador que me pareia imparcial faz-me concluir que não passa de mais um subserviente. O típico que está sempre do lado da equipa que ganha.
O Porto está bem? Está.
O Porto beneficiou de uma grande penalidade inventada pelo Falcão? Sim. Deu origem ao 1º golo que fez a equipa moralizar e arrancar para uma grande exibição.
Este jogo foi a imagem da liga Portuguesa. Um principio em que o Porto não estava bem mas bastou um empurrãozinho para se resolver tudo.
Cuidado Sr Rui que para o ano podem ganhar outros e depois vai ter de os comparar a lunáticos também.

Dor de cotovelo...

Mais um podre de uma enorme podridão que são todos os benquistas!!! Olhe pela sua equipa e comente as mediucres exibições que tem feito.

O algodão não engana!

O algodão não engana, e o teu nick também não!

És um chorão e só por isso canto-te duas musicas para dormir!

Não ganham nada.
É só choradeira!
Chora Rui Costa,
Chora o Jesus
E chora o Vieira!
---------------------------------
Nunca mais te esqueces desta grande humilhação!
Porque este ano é o Porto o Campeão!
Ohhhh, lampião,
Levaste CINCO (5) no Dragããããõooo!!!

Bem

passam a vida a comparar com o Barcelona e eu não acho ter assim tantas parecenças, o FCporto gosta de ter a bola e priviligia o jogo de posse da bola até a forma de atacar pelos flancos com os extremos a vir para dentro mas penso que o que primeiro bem acenta no FCporto é que tácticamente o FCporto equilibra sempre a equipa e raramente é apanhada no contra-pé com o Moutinho a ser preponderante aí já o Barcelona é a equipa toda a rodear o portador da bola o FCporto faz subir os médios para a recuperar

e a forma de desiquilibrar é diferente o BARÇA desiquilibra ou por iniciativar do Messi Pedro ou Daniel Alves ou é os passes a rasgar do Xavi e Iniesta
No Fcporto a forma de desequilibrar e os extremos virem para o meio e jogarem entre o lateral e central os alas fazerem o flanco e os três da frente trocarem muito muito de posição mas a forma de desiquilibrara é meter a bola no Hulk e Varela não se vê o moutinho a fazer passes a rasgar vê-se é o guarin que evoluiu muito nesse aspecto

Liga europa

A realidade é que as vitórias animam de facto uma equipa de futebol e para ganhar é preciso marcar golos e o FCP esta época tem parecenças com o SLB nesse aspecto mas este ano, a maioria reconhece o mérito da equipa azul e branca e na época passada a história era contada de forma muito diferente.

Agora analisem o primeiro golo do FCP... simulação do Falcão que deu a grande penalidade e os golos dão vitórias e as vitórias animam uma equipa...

Com isto não coloco em causa a boa época que o FCP esta a fazer e aproveito para dar os parabéns às 3 equipas portuguesas.

Pedro Santos
http://pedrosantos-remax.blogspot.com/

Como custa!

Simulação de Falcao no penalty? Realmente só benfiquistas para dizerem isso! Li todos os desportivos espanhóis e nenhum se queixa do árbitro!
Não há paciência para esta gente!

LOLADA

lop

o que?!!

o fcp quase ao nivel do barcelona? sr RUI santos que tal ter calma?! fcp joga bem é verdade..ms houve jogo que jogou mal mas houve quem resolvexe os jogos por eles...pa tar ao nivel dessas equipas teria o barca de jogar com os juniores..tasl como o meu slb...nao teem hipotese

porto entre as 5 melhores da europa sem duvida

e já agora o lateral podias ser o silvio e o defesa central pk não o rodriguez.

abraço

Caro Rui Santos

Com o orçamento disponivel, esses clubes que refere, são colossais.

Não seja assim, Já o apanhei em contradições e nem as vou mencionar, mas analise bem melhor.

O ordenado do Messi paga o ordenado de 40% do Plantel do FCP, Ronaldo... esse anda nos 45%.

Seja realista e explique sem escutas, como se ganha na Europa, sendo português.

E olhe que eu sou realista e sei que a UEFA vai tentar fazer o que ninguém conseguiu, que é dar vitórias a Portugal para esquecerem a troika, Tem duvidas? Guarde este comentário.

Ahahahah... Esta é a coisa

Ahahahah...
Esta é a coisa mais ridícula que ouvi nos últimos tempos! Em que jogo é que o Braga foi beneficiado?...Eu gosto especialmente do seu comentário porque vem numa altura em que estão 2 equipas portuguesas na final, e dê por onde der...você vai sempre ter razão! XD
Já agora, gostava que me dissesse qual era a crise que passávamos quando o Porto limpou os títulos europeus e mundiais em dois anos seguidos?
Para concluir, e como você é muito inteligente e perspicaz, gostava que me dissesse quantas vezes ganhou o Real Madrid a Liga dos campeões? Ou melhor! Sendo o Real, o Barça e o Manchester os clubes mais ricos, porque não ganham sempre eles a Champions? Há com cada cromo...

Braga?

Não te enganaste?

wooow

grande comentario... nunca tinha pensado nisso... passa completamente tudo o que pensei...
acho que nem o steven spilberg se lembraria dessa ficçao...
parabens.... tudo serve para lhes tirar merito certo?

wooow

grande comentario... nunca tinha pensado nisso... passa completamente tudo o que pensei...
acho que nem o steven spilberg se lembraria dessa ficçao...
parabens.... tudo serve para lhes tirar merito certo?

Kalma

Exagera mais o Ronaldo ganha de ordenado cerca de 900 mil euros por mês o Hulk são 175 mil euros o Falcao que já renovou senão me engamo estará perto disso fora o Moutinho que dcerteza anda por ai o do ronaldo pagava para ai aos 4 que recebem mais ordenado no fcporto

Se os orçamentos ganhassem...

Nem valia a pena competir!
O Porto ganhou a Liga dos Campeões e ganhou-a contra uma maioria de formações com orçamentos muito superiores!
O dinheiro é importante, mas está longe de ser tudo!

Porto

Sem duvida uma das melhores 5 da Europa.
A questao do central ou lateral e um pouco subjectiva, teriam que ser jogadores de topo e entrar na quimica da equipa...

Com todo o respeito, discordo

Com todo o respeito, discordo totalmente o Real e o Barça tão num nivel absolutamente excepcional o Porto está a passar por uma boa fase assim como o benfica teve uma boa fase na época 2009/2010 em que ninguem os parava...

O porto está muito bem mas tambem com muita ajuda...

Aproveito para também discordar

Benfica imparavel 2009/2010 sim com certeza,contaa-se pelos dedos os jogos que o adversário do benfica acabou com 11 jogadores,talvez por isso os jogadores do benfica atualmente andem com a lingua de fora não estavam habituados a jogar contra 11..castigos muito convenientes no ultimo dia do mercado de transferências nem falo dos castigos do porto,falo mais dos do braga,mas pronto pudemos sempre relembrar o hulk castigado 3 meses por agredir um steward e o vosso jesus leva 11 dias por agredir um jogador..mas adiante..imparaveis o benfica 2009/2010? sim realmente,ganharam a liga europa certo?não foi o benfica que vinha ao dragão festejar o titulo e levou com 3 batatas? devo ser eu que estou errado certamente..e mais digo que a grande ajuda do porto nem foram os arbitros,foi mais o rofrango,quantos pontos perdidos à custa do 9 milhões???
Há que dar mérito a quem o tem,aos jogadores que o porto tem,ao trabalho que o estudante de treinador está a fazer e a lição que tem dado ao mestre das tácticas ao longo da época..

Claro estamos bem longe de comparar um porto a um real ou barça até mesmo manchester pudemos sim dizer que estamos com um futebol dinamico,aterrorizador,entusiasmante mas comparar-los é bem diferente basta pensarmos nos ordenados dos suplentes de cada um deles ,mas o que está em causa são os resultados e ai sim estamos num nivel muito superior ao dos restantes tubarões da europa..3º a nivel mundial..sem nada a crescentar..

Saudações

Mas o que afinal se avalia?

A que quadro e categoria se refere para se nivelar (concluir)? Exibicional? Estatístico? Performance dos atletas? Populismo? Etc...?
E o método de análise será qualitativo ou quantitativo? E que ferramenta(s) de mensuração utilizada?
Observo apenas um conceito (opinião) pessoal (um opinar pessoal de complexidade cognitiva - emocional), que sejamos honestos, aceitável, mas sem fidedignidade cientifica.

É óbvio que todos podem opinar através do complexo senso-comum, eu não irei desiludir as expectativas, perante os resultados positivos e consecutivos que o FCP tem vindo a alcançar, o aproveitamento deste grupo deve ser considerado na generalidade excelente.
Eu também possuo um outro conceito sobre fundamentação leviana do nível actual do FCP:
O FCP actual é superior ao FCB e ao Real Madrid. E Fundamento, é Campeão, possui uma performance de resultados superior a ambos, tem a possibilidade de conquistar mais títulos que os anteriores, inclusive, convence plenamente um benfiquista como eu.

Saudações

Sou de opinião diferente...

Para o F C P ser uma equipa superior ao Barcelona precisaria apenas de ter o Messi. O resto seram favas contadas. Messi é o unico jogador que destaca o Barcelona em relação a outras grandes equipas europeias ou mundiais.

nem tanto ao mar nem tanto à terra

Como portista que me prezo de ser, mas não fundamentalista, direi que "nem tanto ao mar nem tanto à terra". o FCP conseguiu de facto uma equipa muito equilibrada entre os vários sectores, com alguma predominância ofensiva, mas onde o meio campo é fundamental para dar jogo a esse tridente atacante. Poderemos estar entre os 20 melhores clubes do mundo, não mais do que isso. Temos algumas lacunas entre as quais um central de classe mundial e um lateral direito a sério e que cruze bem. A chatice é que não temos muitos substitutos para posições chave: guarda redes (beto nunca será opção válida para render helton), médio defensivo (sousa é muito fraco) e avançado centro (kleber se vier não o será seguramente dada a sua imaturidade e walter está muito gordo e fora de forma). O que me agrada neste FCP é que temos um tipo de jogo de posse, tipo passe curto, algumas transicções envolventes rápidas, controle da bola mesmo nas situações mais dificeis e sobretudo uma prontidão de remate que até agora não sucedia. AVB deu asas a jogadores como Belluschi e Guarin e o resultado está à vista a que não é estranho o posicionamento de Moutinho tipo formiga silenciosa que faz o seu trabalho quase sem se dar por ele. Se o FCP não vender nenhuma das suas jóias e fizer 3 aquisições para os pontos chave, então poderemos ter um desempenho fantástico a nivel da champions da próxima época. Mas segurar Falcao deve ser utópico em face dos 30 milhões de cláusula. Mas dizer que estamos ao nivel do Real ou do Barcelona é prematuro pois estes 2 clubes sem as suas estrelas Ronaldo e Messi baixam muito de produção. O que AVB tem de se orgulhar é que no inicio da época ninguém mas ninguém auguraria este desempenho a nivel futebolistico. E ainda há pessoas que acham que estas vitórias nacionais e internacionais se devem a corrupção e ajudas dos árbitros. Francamente........tenham vergonha, metam a viola no saco e de uma vez por todas percebam que o sucesso só se consegue com muito trabalho e jogadores e treinadores motivados e competentes.

concordo com grande parte da sua opiniao mas...

Penso que Beto tem qualidade, mas para ter a certeza precisava de uma boa serie de jogos seguidos para ver ate que ponto ele podia responder. Ainda este ultimo jogo contra o Setubal ele esteve mt bem. Quanto ao Souza gostei mt do inicio de epoca dele mas neste momento estou um pouco desiludido com a sua produçao e nao acredito que possa ser o proximo substituto de Fernando. Quanto ao Kleber precisa de crescer e ganhar maturidade precisa de um primeiro ano para se adaptar pois jogar no Maritimo nao e o mesmo que jogar no Porto. Penso que apesar de tudo nao tem o instinto matador que tem o Falcão.

SLB 2 BRAGA 1

Ontem num jogo das meias finais da taça da liga, o Benfica venceu o Braga por 2-1. O jogo foi muito disputado deixando em aberto para o segundo jogo a passagem para a final em Dublin. Em comparação com o outro jogo das meias finais este foi um jogo muito mais disputado e agraciado com um brilhantismo que só estas duas equipas podem dar aos seus adeptos...

Incrivel

Mais uma vez, o Srº RS, põe o F.C.P. numa bandeija de ouro, a equipa só fez o que lhe competia, ganhar para chegar à final, na minha opinião o Porto não jogou assim tão bem como dizem, o Villareal é que jogou mal mas mal.

Parabens Porto pela vitória, e uma final Portuguesa é sempre muito bem vinda. agora já chega de vos colocarem muito acima daquilo que realmente valem !!!

Não concordo

Respeitando as opiniões alheias mas acho que existem várias equipas superiores, além de Manchester Real e Barça, Arsenal, Chelsea e Inter por exemplo, a questão também se resume a uma conjectura, a equipa foi montada para um nível de champions e na liga europa consegue uma diferença de qualidade enorme para a maioria das equipas, acho que esta opinião se deve também ás duas vitórias sobre o SLB (isto porque também está na Liga Europa), e a força anímica que a taça de portugal deu é enorme e isso nota - se no jogo da equipa. O villareal ontem foi goleado porque se apanhou a ganhar e depois relaxou permitindo a cavalgada (o seu próprio treinador disse isto), acho que se o SLB passar á final (assim o espero) vamos ter um jogo em bases completamente diferentes, AVB já começou em falar em travar euforia e sabe - se que isso é dificil, não á adepto que prometa menos de 3-0 ao SLB (que volto a afirmar: ainda não está na final) isso pode ser perigoso, pode vir a ser uma vantagem para o Benfica.
Acredito que vão as duas melhores equipas tugas da actualidade a Dublin e se assim for e pelo menos por uma vez, os adeptos que se lembrem que estão fora de Portugal e normalmente nesses sitios a lei é mesmo para cumprir e respeitar.

Há pessoas com pouca memória...

((Um FC Porto entusiasmante e implacável, o grande favorito à conquista da Liga Europa, como sempre o apresentei desde início da prova.))
Olhe que não, olhe que não, sr. Rui Santos, olhe que não!!!

fcp

para mim o fcp ta muito bem... é de facto a melhor equipa nacional e so nao ve isso quem nao quer. sim esta ao mais altto nivel e so quem nao nao percebe ou nao quer perceber é que nao o admite.. o benfica do ano passado nao teria hipoteses com este porto. portanto somos favoritos a vencer a liga europa. proporcionalmente estamos muito superiores ao barça e real pois com um orçamente muito menor estamos a fazer mais figura.
sei que custa admitir mas o fcp é neste momento a melhor equipa portuguesa e esta ao melhor nivel na europa. o resto sao conversas de quem é anti;porto e vive de glorias passadas.... muito passadas..
abraço

Será que o Real..

...é melhor que este Porto?..

Claro que nao!

Salva-se o Ronaldo, se nao tivessem Ronaldo estariam a lutar por um lugar na liga europa! Assim como o Barça, retira Messi e logo vês onde a equipa vai parar.

não, não é...

não, não é...

apesar de ser sportinguista

reconheco o merito ao porto temos de dar os parabens a esta excelente equipa que em primeiro lugar eleva o futebol portugues ao mais alto nivel (quem diria 5-1 ) ao villareal ---pena nao disputarem a liga dos campeoes pois teem futebol para ombrar com as equipas mais fortes da europa--------ze pereira ----londres

Nao percebo!

Porquê um central e um lateral de top!!!??? Os que temos são do melhor que há, Álvaro, Sapunaro e Fucile são dos melhores a nível europeu. Em relação aos nossos centrais, temos equipas como Real Madrid e Juventos interessados nos dois centrais habituais titulares, o que me leva a crer que são centrais de top, bem melhores que alguns jogando em equipas como Barça, Milan, Chelsea...

Gostava de lhe fazer uma pergunta, já alguma vez jogou futebol na vida? Eu até perco o meu tempo em ler o que escreve, e digo-lhe que aprecio a sua escrita, mas de futebol jogado pouco percebe, mas não é o único, existe uma lista vaga de jornalistas desportivos que não fazem a mais pequena ideia do que é dar um "chuto" na bola.

Cumprimentos

Rui Santos, com o devido

Rui Santos, com o devido respeito, está muito longe de ser sequer um comentador desportivo razoável. Está muito longe de o ser...

Neste momento

Só vejo uma equipa se bater com o Porto!

O Barcelona!

Estar ao nível do Barcelona é

Estar ao nível do Barcelona é extremamente complicado, tão somente porque este Barça é uma das melhores equipas de todos os tempos, contudo não deixo de pensar nas semelhanças e diferenças entre este Porto e as duas maiores equipas espanholas.

O Barça utiliza um estilo de jogo rendilhado, com passes curtos entre as suas linhas, nunca atacando directamente a baliza adversária. O "último passe" é feito para as costas da defesa contrária, normalmente aproveitando o embalamento de um dos seus avançados que corre em desmarcação para essa zona. Nesta equipa, o "isco" é claramente Messi, que quando pega na bola chama a si a defesa e consegue criar desequilíbrios suficientes para que surjam os espaços suficientes a essa desmarcação.
É um estilo de jogo dificílimo, a posse de bola vira quase uma obsessão, mas quando bem executado é completamente frustrante para o adversário. Outra característica é que, apesar da equipa ter linhas muito aproximadas entre defesa e meio-campo, a sua linha avançada alarga pelo campo todo. Tendo os extremos colocados literalmente à linha. Ora este tipo de posicionamento permite uma rápida reacção da equipa quando perde a bola, sufocando o transportador da mesma e cortando rapidamente as linhas de passe, conseguindo assim a recuperação da mesma e fazendo, depois, um "descanso com bola", ou seja, fazendo correr a bola e não o jogador.

O Real Madrid, neste momento, e especialmente em confronto com o Barça, utiliza um estilo de jogo completamente directo. Sem floreados, sem rendilhados, apenas com a Baliza em vista. Ao contrário do Barça, em que nunca sabemos por onde é que vai atacar, o Real com Ronaldo é previsível. Recuperação da defesa, 2 ou 3 toques a bola está num avançado, que corre até achar que tem a baliza ao seu alcance e dispara. É um estilo de jogo que priveligia a capacidade de explosão dos seus atletas para apanhar uma defesa momentâneamente descompensada. O problema é que a equipa do Real não tem as suas linhas unidas, ou quando as tem é num sistema de "defesa baixa", em que defende mais perto da sua grande área. Por isso, ao utilizar este tipo de passes longos, a probabilidade de sucesso do passe é incomparavelmente inferior ao tipo de passes curtos utilizados pelo Barcelona. Outro problema é que, frequentemente, os avançados encontram-se quase sozinhos e sem linhas de passe viáveis, por isso só podem partir para cima da defesa, ou então fazer passes atrasados e perder a oportunidade de apanhar a defesa descompensada.

A meu ver, o Porto utiliza um misto destes 2 estilos de jogo, jogo directo e jogo rendilhado, mas com algumas (importantes) diferenças.
Primeiro, privilegia a posse de bola, o meio campo funciona como um pêndulo que tenta abrir linhas de passe à defesa. 2 situações de jogo acontecem sucessivamente no Porto, ou o meio campo assume o transporte de jogo, ou a transposição é feita através de passes longos, quase sempre na diagonal.
Raramente o Porto tenta furar pelo centro do terreno, usa sempre as alas, ora tentando conquistar a linha de fundo ora tentando partir para o interior. A grande arma do porto neste sistema de jogo são os seus alas, que funcionam quase como 2º extremos. Se por um lado é necessária a atenção redobrada do Médio mais defensivo (daí a importância de Fernando), por outro a equipa ganha outra capacidade de pressão ainda no meio campo adversário, permitindo-lhe recuperar bolas bastante mais cedo.

A equipa do Porto é mais objectiva do que o Barcelona, no sentido de que quando faz a bola rolar muito menos tempo e alternando passes curtos e longos para a descoberta de um dos "4 extremos" que criam o desequilíbrio nos últimos 30 metros, enquanto o Barcelona vai rodando a bola insistentemente, até surgir uma desmarcação quase sempre fulgorante. A equipa do Porto, contudo, não é tão directa como o Real Madrid que utiliza essencialmente passes longos para a desmarcação dos seus rapidíssimos avançados.

Bem, esta é uma opinião de um leigo, por isso sujeita a vários erros e falhas de análise. Comentem por vossa própria conta e risco.
Cumps

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.