FC Porto-Benfica -- quem vai arriscar? | Relvado
Lead: 

Realiza-se esta sexta-feira o FC Porto-Benfica, o primeiro 'clássico' da época. Sob o signo das c

 

Por ser à sexta jornada, não colhe a teoria da desvalorização do ‘clássico’.

 

Não é só a perda de pontos e a questão quantitativa que lhe está associada. Nestes jogos, as marcas psicológicas podem ser terríveis. Os responsáveis dos dois clubes sabem isso. Noutros países, também é assim. Veja-se o caso de Real Madrid e Barcelona.

Mourinho cumpre um ‘campeonato à parte’ com o seu rival da Catalunha e tem um desgaste imenso em tudo o que diz respeito ao (suposto) poder do Barcelona ‘fora das quatro linhas’. Pode ganhar os jogos todos, mas se perde com o Barcelona é disso que se fala durante a época.

 

Em Portugal, FC Porto e Benfica, com todo o respeito pelo Sporting, constituem um campeonato à parte. E os jogos, quando acontecem entre eles, determinam muitas coisas. Não apenas no espaço mediático.

 

Percebe-se a intenção de Vítor Pereira e Jorge Jesus, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, em não quererem aduzir argumentos-extra ao jogo dentro das quatro linhas.

 

Duas conferências de imprensa (de lançamento do ‘clássico’) sob o mesmo denominador comum: cautela. O cuidado de não inflamar, não incendiar, porque uma palavra, uma expressão (dentro ou fora de contexto) podem ser suficientes para servir de tónico psicológico a qualquer uma das equipas.

 

O Benfica sabe, por outras experiências, que o FC Porto (re)age melhor quando o ambiente é de conflito. Por isso, do ponto de vista do seu interesse, é preciso deixar o ‘dragão’ sossegado, apenas preocupado com algumas da suas inquietações. A saber:

 

-- Quem está em melhores condições de fazer a cobertura à zona central da defesa (Fernando, Souza ou Guarín)?

 

-- Quem é a melhor solução para acompanhar Moutinho no meio-campo (Belluschi, Defour ou Guarín)?

 

-- Kléber vai fazer esquecer Falcao?

 

-- Quem pode compensar a ausência de James (Varela ou C. Rodríguez)?

 

O FC Porto poderia ter lançado a ‘casca de banana’ ao Benfica (Vítor Pereira falou primeiro do que Jorge Jesus...), mas preferiu não fazê-lo. Confia, seguramente, que são os jogadores que têm de encontrar respostas, dentro do campo, para apagar a má imagem deixada em Aveiro, frente ao Feirense.

 

Em mind games, 0-0. E em recursos? Parece-me que o Benfica vai ao Dragão bem mais forte comparativamente à época anterior. Com mais soluções e, portanto, com forma de gerir melhor a hora-e-meia. Sendo que Jorge Jesus parece mais vocacionado a fazer a gestão de trás para a frente do que da frente para trás, porque o Benfica sente-se melhor a procurar o resultado do que a defendê-lo (se houver necessidade disso).

 

Vítor Pereira sabe que foi achado nesta aventura de render André Villas-Boas numa situação de emergência. Sabe que pegou na equipa em condições muito específicas. Sem currículo e sem experiência suficiente. O FC Porto concedeu-lhe essa oportunidade, porque não quis ruído com a saída de AVB, que apanhou Pinto da Costa (quase) de surpresa. Mas Vítor Pereira sabe, também, que não lhe basta ter participado num projecto vencedor. Ele é presente e sabe que tem o seu futuro em jogo. Ou dá o passo seguinte ou verá esta experiência reduzida a uma oportunidade perdida.

 

Este ‘clássico’ envolve um perigo: os dois treinadores acharem que o empate é um bom resultado para ambos. Se for assim, o jogo corre o risco de ser muito táctico e enfadonho. E é isso que os verdadeiros apreciadores do futebol não querem que aconteça.

 

Nota -- A melhor equipa do FC Porto para este jogo: Helton; Fucile, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira; Fernando; Defour e Moutinho; Hulk, Kléber e Varela.

Do lado do Benfica: Artur; Maxi, Luisão, Garay e Emerson; Javi Garcia; Gaitán, Witsel e Matic; Nolito e Bruno César.

Vítor Pereira poderá optar por Sapunaru, Maicon, Belluschi (ou Guarín) e C. Rodríguez, em vez de Fucile, Otamendi, Defour e Varela. No caso de Jorge Jesus será muito mais difícil prescindir de Aimar e Cardozo. Mas que este jogo ‘pede’ Bruno César -- pela sua 'velocidade explosiva' -- disso não tenho a menor dúvida...


(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Taxonomia: 
Rui Santos

23/09/2011

Hoje acordei com amnesia , sem nenhum conhecimento futebolistico, liguei a TV de manha na TVI:
vi um comentador de futebol mt conceituado na nossa praça já com idade avançada penso q seja o Fernando Correia q analisando o jogo de hoje disse q o Benfica está claramente mais forte e o FCP mais forte e q o Benfica estava claramente mais forte q o Porto fundamentou esta analise referindo q o Porto mudou de treinador q perdeu Falcao e q empatou com o Feirense portanto estaria mais fraco e o Benfica mais forte pk tinha mais opções. depois liguei a sic noticiais e vejo outro comentador a dizer exactamente o mesmo, vou tomar o pequeno almoço e leio 3 jornais record, correio de manha e a bola e todos eles dizem o mesmo o Benfica está mais forte porque tem mais opções e o FCP está mais fraco pk mudou de treinador e perdeu falcao e pk veio de um empate, ligo novamente a tv e assisto calmamente aos directos de TVs sobre o jogo e vejo na sicnoticias e na tvi24 reportagens e directos junto á equipa do benfica com dezenas de adeptos onde são entrevistados e todos eles dizem q o benfica vai ganhar desde q o arbrito não invente depois vejo um directo junto do estadio do Dragão na cidade do Porto e qual espanto meu o reporter entrevista um adepto do Benfica, acredito q seria dificil entrevistar um portista junto ao dragão na cidade do Porto Depois já perto das 19h ligo a sicnoticias e vejo um comentador de nome costa martins q diz q o benfica está mais forte e o Porto mais fraco e vamos ver apresenta as mesmas razões q os anteriores benfica tem mais opções e o FCP perdeu o seu treinador e falcao e empatou com o feirense.
a esta hora ligo a tv e vejo um estadio cheio de 50 mil adeptos cheio de portistas e fico confuso afinal existem adeptos do FCP na cidade do Porto?!
agora fico para saber se o Porto pode ou não vencer o jogo, tendo em conta q está tão mais fraco q o Benfica...

Nota muito muito importante E ISTO ESPERO Q O SR. RUI SANTOS LEIA ISTO E REFLITA NESTE CLASSICO AO CONTRARIO DOS ANTERIORES NÃO HOUVE NENHUM INCIDENTE NENHUM DESTURBIO ETC TAMBEM NÃO HOUVE NENHUMA PROVOCAÇÃO DE PARTE A PARTE POR PARTE PORTANTO CONCLUOU Q NÃO SÃO AS PESSOAS OS ADEPTOS Q SÃO VIOLENTOS POR NATUREZA MAS SIM INSTRUMENTALIZADOS PARA O SER.

que raio de análise! O

que raio de análise! O Benfica jogar sem ponta de lança (quem é que prende a equipa lá atras?) e Aimar?! com o Matic a titular depois da exibição miserável que fez contra a académica? O Benfica nem contra o Barcelona jogaria assim, muito menos contra o Porto. Mas pronto, vindo do gajo que disse que o ricardo costa era opção para jogar a defesa direito na selecção, já não me espanta nada.

O Benfica fez um arranque de

O Benfica fez um arranque de temporada nitidamente melhor que a Porto teve e a meu ver está em melhores condições para ganhar este clássico. O Benfica apresenta mais opções esta época e o seu forte é a velocidade que consegue meter nas transições de jogo. Agora o Porto ainda sente a falta que o Falcão (que até faz mais falta que Hulk) na linha atacante que Varela e Kléber ( acredito que James irá fazer esquecer Falcão, mas é dar tempo ao tempo) não conseguem colmatar de forma tão eficiente. Conta com a sua muralha defensiva e com um meio campo bem capaz manter a guerra do controlo do jogo aceso por 90 minutos. Aqui o problema é que bola tem dois lados, o campo é ligeiramente inclinado, com duas metades iguais, são 11 mais 3 de opção para cada lado... ganha quem meter mais bolas dentro da baliza. Que ganhe o melhor, com preferência para o Benfica.

Melhores onzes

O Benfica hoje desce à terra

O Benfica hoje desce à terra bem como a generalidade dos seus adeptos. A igualdade pontual com o Campeão Nacional FC Porto, é enganadora, uma vez que em todos os jogos realizados pelos encarnados até à presente jornada, foram escandalosamente beneficiados. Todos esses erros de arbitragem, tiveram influência direta no resultado final.

boa Rui santos

''Do lado do Benfica: Artur; Maxi, Luisão, Garay e Emerson; Javi Garcia; Gaitán, Witsel e Matic; Nolito e Bruno César.''

realmente vese a que o rui santos percebo do futeboll, este onze é a 100% vai jogar esta noite, pois a muitissimas eqpas que jogam sem avancados, 3 medios defensivos e 3 extremos,

0-0

0-0

Diga lá isso devagarinho?!?!?!?!?!!?!??!?!?!?!?!?!?

Do lado do Benfica: Artur; Maxi, Luisão, Garay e Emerson; Javi Garcia; Gaitán, Witsel e Matic; Nolito e Bruno César.

Esta é só a piada do dia!!... Se eu tinha dúvidas que este não diz nada.. Agora confirmei!! A equipa deste rapaz!! SORRISO!!!

Já agora, mas o porto não estava a treinar no campeonato, para jogar na Liga dos Campeões?!?!?!?

Bastou uma semana, e ficou com outra opinião!!!

Estranho!!! A capa do

Estranho!!!

A capa do jornaleco hoje não foi com os Gato Fedorento a dizer que o Benfica ia ganhar por 15 a 0!!!

Ninguem

Porto 3 Benfica 1

Diz que a comitiva to SLB

chegou a Gaia sem distúrbios. Estou a estranhar..

Na minha opinião é um jogo de

Na minha opinião é um jogo de tripla, contudo penso que o Benfica está em vantagem porque tem um treinador que arma bem a equipa e o adversário tem um treinador que foi escolhido em cima do joelho porque o presidente com cadastro por praticas de corrupção tinha que apresentar alguém e calhou-lhe a ele porque estava mais à mão.

Vendeu uma grande avançado, Falcao, e comprou um pardalito, Kleber, que é jovem e tem muito para evoluir mas não me parece ter potencial para grandes voos.

Não me parece que Jesus prescinda de utilizar Cardozo e Aimar e caso queira reforçar o maio-campo penso que a equipa não andará muito longe da que jogou com o United com Ruben a povoar o meio campo de modo a impedir a subida de Alvaro "contrariado" Pereira.

Benfica

Para o Rui Santos o Cardoso não jogaria...jogaria com um meio campo com 3 médios.... esquisito...

Eu acho que o Porto ganha pelo menos por 1-0

O meu prognostico é de uma vitória para o Porto de 1-0 com um golo de Hulk.

Nada será como dantes...

Óbvio que Vitor Pereira nãp é o mesmo que André Vilas Boas. Vitor Pereira já demonstrou ser um treinador mais timido , menos arriscado que o seu ex-chefe, isso ficou demonstrado na liga dos campeões e na própria liga sagres......

Escusado será pois dizer, que este jogo com o Benfica afigura-se muito problemático para o FCP que joga em casa e só a vitória lhe interessa. Mas sinceramente acho que vai ser muito difícil o FCP ganhar este jogo com o Benfica, numa altura em que este seu opositor se encontra bastante entusiasmado após boas exibições recentes, ao contrário da equipa da Antas que nos parece uns bons furos abaixo daquilo a que nos habituou nos ultimos tempos.

Tendencioso

Enfim, mais do mesmo deste senhor, que recebe, bem acho eu, a julgar pelo Franck Muller que tem no pulso, não é o modelo mais giro, mas pronto, tem bom gosto, mas como dizia, este senhor é pago para desdenhar no Porto, e como tal é tendencioso, pois a pressão esta do lado do FCP e do seu treinador, mas foi o Benfica que no ano passado em confrontos com o Porto:
Perdeu 5-0 (são Cinco a Zero) no dragão,
Perdeu em casa e viu o FCP sagrar-se campeão no seu estádio,
E cumulo da humilhação foi afastado da taça de Portugal, que iriam ganhar na final, por 3-1, novamente em casa, isto tudo treinados pelo Jorge Jesus.
Posto isto, de que lado esta a pressão, quem tem o lugar em risco?
Eu sei que é muito pedir isenção, mas um pouco de honestidade era bonito de se ver.

PS- no ano passado passou o tempo todo a referir que o FCP foi beneficiado, mas este ano, o 5L3 mudou 8 (sim são oito) jogadores para este desafio. Se eram assim tão bons, porque estão agora no granada e no Brasil?

Excelente tema para uma crónica sua, fica a sugestão se me permite.

Eu aposto nos mergulhos para

Eu aposto nos mergulhos para a piscina dos jogadores do 5lb, bem como a tentativa de rematar para os braços do adversário dentro da área azul e branca.... Normalmente, é este o modelo de jogo treinado pelo Jorge da Porcalhota, até à exaustão nos terrenos da Euroárea...

Com o Rolando não há problema

Com o Rolando não há problema de isso acontecer, ele é maneta!!

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.