A favor da liberdade, contra os presidentes-ditadores | Relvado
Lead: 

Aqui fica o testemunho da minha solidariedade ao jornalista Valdemar Duarte. Sem medo de retaliaç

 

Propositadamente esperei uns dias para perceber o comportamento da comunicação social, a dita especializada, em relação às alegadas agressões de que terá sido vítima um jornalista da TVI, após ter realizado o seu trabalho de narrador no recente FC Porto-Sp. Braga.

 

Nada de novo. Os mesmos silêncios (de sempre), as mesmas omissões, a mesma falta de solidariedade.

 

As vítimas são abandonadas ao seu sofrimento - e pouco há mais a fazer enquanto na comunicação social os jornalistas forem os maiores inimigos dos jornalistas.

 

Muitos nunca sentirão na pele e na alma os efeitos do despotismo e da razão imposta à força porque nem sequer se dão ao trabalho de correr riscos: são cobardes e porque é mais cómodo colocam-se ao lado dos ‘agressores’ e daqueles que são os principais patrocinadores da violência, alegadamente em nome de ‘interesses superiores’, muito, mas mesmo muito discutíveis. Porque, em democracia, a liberdade de expressão é um dos seus valores supremos e não há nada que a possa substituir. E quando essa liberdade não é utilizada com responsabilidade há outros meios que podem ser utilizados. Se possível, com diálogo. Nunca à força. Nunca com violência. Nunca com censura ou com formas supostamente mais hábeis de censura.

 

Os ‘interesses comerciais’, que devem ser ponderados nas empresas jornalísticas, e defendidos com determinação e profissionalismo, nunca deveriam ser salvaguardados à custa de múltiplos sacrifícios de natureza editorial. Infelizmente, em muitos casos, não é isso que acontece. 

 

O processo de ‘domesticação à força’ deu alguns resultados. É aviltante para a democracia e para aqueles, cada vez menos, que nunca quiseram ser assessores -- nem de partidos nem de clubes de futebol. Não deixa de ser curioso: aqueles que uma vez foram jornalistas, são os primeiros -- quando se passam para o lado dos clubes de futebol como assessores -- a condicionar as perguntas, a limitar (bem mandados) o acesso aos recintos desportivos, a colocar em causa, em síntese, aquilo que afinal nunca souberam usar: a liberdade de expressão.

 

É muito difícil tentar usar a racionalidade numa actividade que desencadeia paixões e desperta as turbas para uma certa irracionalidade. Os dirigentes usam a identificação dos adeptos com os emblemas na alegada defesa do ‘território’. Sempre há invasão, na perspectiva deles, quando qualquer coisa não é tratada com simpatia ou indiferença.

 

A crise também não ajuda: a precariedade convida aos silêncios e à cumplicidade.

 

O meu abraço e a minha solidariedade ao Valdemar Duarte e a todos os jornalistas que, nas actuais condições, ainda conseguem honrar a profissão. Não preciso de saber o que disse o jornalista da TVI. Reprovarei, sempre, a violência. Reprovarei sempre os presidentes-ditadores. No FC Porto, no Benfica, no Sporting ou noutro clube qualquer. Em Portugal ou na Conchichina. Eles não percebem o mal que fazem à Democracia. Nem querem saber.

 

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

Contra a falta de isenção

Numa corrida de 4 pessoas, eu posso referir-me à pessoa que termina em 2º lugar dessa mesma forma, ou seja, o "2º classificado". Mas se não gostar muito dele, pode dizer que foi o antepenúltimo da corrida.
Menti?
Não. Apresentei os factos da fora que me convinha.

DEMOCRACIA E LIBERDADE DE IMPRENSA

A Liberdade de Imprensa é um factores que conduziu à existência de democracia nos EUA e posteriormente na Europa. A memória é curta...e perde-se a noção de pilares que ajudaram a construir e sustentar as sociedades democráticas modernas.
Qualquer clube devia pautar o seu comportamento por atitudes democráticas. Até para dar o exemplo de cidadania. Assiste-se ao empobrecimento do país também ao nível das mentalidades.
Leio aqui muitos comentários de colegas de bancada que vestem a camisola e apenas escrevem disparates de acordo com a sua' clubite'. Pede-se mais capacidade analítica, o pensar certos assuntos mais delicados como este que aqui é abordado, sem o emblema do clube em frente dos olhos!

a mesma que aplica no seu espaço tempo extra?

olha agora é que veio mesmo a jeito este artigo...pelo que já se soube pela imprensa o suposto jornalista, da suposta agressão, nada confirmado por ninguém pelo que se solidariza com nada em concreto e o jornalista é livre de escrever o que quiser sobre o assunto e pelos vistos tem menos a dizer que aqui o amigo rui santos e o seu amor pelo porto...já que tanto apregoa o contraditório, a argumentação em contra, que pelos vistos no seu critério justifica que o jornalista possa mandar bocas e insultar mas já não é digno de levar com respostas, o mesmo que faz com os espaços que pode controlar não é rui santos? então porque tem a coragem de banir por exemplo na página do tempo extra pessoas que como eu comentam de forma inteligente as suas barbaridades e no entanto deixa lá andar tudo o que é isultos e faltas de educação e respeito. que liberdade de expressão é que apregoa aqui rui santos? a mesma que aplica nos espaços de opinião onde nunca tem contraditório? onde se limita a cascar sem se dignar a ter lá que se defenda ou responsa, que quando no espaços que tem abertos para discussão, bane toda a gente que o consegue abafar e consegue introduzir outros argumentos e factos nas discussões? vamos lá tenha mas é coragem e assuma, ~que não tem capacidade intelectual para ter lá quem lhe faça frente e mesmo nestes espaços alguém mais coerente e consistente nas suas posições e argumentos o que fáz é bani-los...depois vem pedir e falar de solidariedade,,,assim se estragam conceitos e principios bonitos que associados por gente como você e desta forma só os deturpam e pervertem...porque bane pessoas dos seus espaço de opiniao rui santos?

concordo mas....

sr Rui Santos, antes de mais saudações portistas, concordo consigo em relação à falta de "liberdade" e "democracia" em certos dirigentes e/ou direcções nos vários clubes portugueses, mas os jornalistas em muitos dos casos também fogem aquilo que deve ser a sua conduta ética e deontológica de comunicação, em comentários tendenciosos, relatos pouco verdadeiros aos respectivos jogos, para não falar de nótícias onde em muitos dos casos são trazidas cá para fora sem qualquer tipo de veracidade. Um exemplo já viu o jornal "Record" se olhar lá para cima ve o benfica à frente do Porto, porque será??? Pois é apenas um pequeno exemplo de mau jornalismo, no entanto concordo com a liberdade democrática que deve ser preservada em Portugal. Deixem os jornalistas fazerem um bom trabalho de jornalismo e acima de tudo com isenção desportiva, coisa que às vezes fica esquecida. volto a condenar qualquer tipo de violência!!!! Saudações Portistas de Leiria

Generalidade dos comentários são péssimos!

A liberdade de imprensa, que entronca na mais ampla liberdade de expressão, é um valor das sociedades modernas e democráticas. Não pode nem deve sofrer limitações nem dos estados nem de pessoas seja sob que pretexto for! Por isso me solidarizo com o jornalista em causa, como com qualquer outro, hoje devido a um comportamento triste e condenável do meu clube como ontem de um qualquer dos rivais pois nenhum tem o monopólio de fazer as coisas bem feitas e nenhum está livre das tentações de querer limitar o direito de um jornalista, como de qualquer outro cidadão, a expressar as suas opiniões. Simplesmente não pode haver qualquer limite á liberdade de expressão!
Tristes e incompreensíveis são a generalidade dos comentários que aqui leio! A maioria simplesmente não consegue, nem num assunto destes, ultrapassar as peias do clubismo mais cego e disparatado e tenta encontrar justificações (os afectos ao FC Porto) ou arranja motivos para criticar mais (os adeptos dos rivais) esquecendo os abundantes pecados de que todos padecem neste campo. São todos uns tristes que não conseguem evoluir e perceber o que é a liberdade de expressão!
Há, porém, um grupo de users, mais elaborado, que tenta encontrar umas justificações para limitar a liberdade de os jornalistas dizerem o que pensam em nome de uma pseudo imparcialidade que os homens da imprensa deveriam ter! Alguns desses chegam ao ponto de aceitar a violência como forma de se impôr aos jornalistas essa canhestra e impossível "imparcialidade". O direito à liberdade de expressão não pode ser limitado em nome de uma utópica e até indesejável imparcialidade! Até porque uma opinião que a uns parece muito parcial é, para outros, absolutamente imparcial! Quem pode ser juíz para julgar essa imparcialidade? Ninguém tem esse direito como ninguém é suficientemente imparcial para o fazer! Os jornalistas, como todas as outras pessoas podem e devem ter clubes, partidos e tudo o mais que os torna tão parciais e tão influenciados como os restantes cidadãos! O que a liberdade de exprtessão garante, e com ela a liberdade de imprensa, é que todos possam exprimir aquilo que sentem e aquilo em que acreditam. Aos leitores / ouvintes fica a tarefa de construir a sua própria opinião com as diferentes que vão lendo/ouvindo! A imparcialidade é não só utópica como absolutamente indesejável em tudo e no futebol também!

Oh dragão 13,

bem observado e bem dito!!!Cumprs. e saudações desportivas e benfiquistas.

Yes man?

Sr. Rui Santos não vou entrar em muitos pormenores mas, penso que uma coisa nos une: Totalmente contra
os YES MAN /MEN em todas as latitudes.Cumps. e saudações desportivas e benfiquistas.

Provérbios

"Cão que ladra não morde"
Mas,para ter a certeza ,o melhor é partir-lhe os dentes.

Limpar a casa não é por onde passa a procissão sr Rui Santos

Francamente. não entendo ao ver esta capacidade de adaptação a uma ideologia falaciosa ou premeditadamente enganosa. tudo bem, a violência reprova-se e o resto? o exercício correcto do jornalismo deverá ser camuflado por incidentes maiores? o jornalismo à "Manuela Moura Guedes" (tendencioso) não vai também contra o estado de direito?Eu não tenho direito ao aceder a uma informação regulada pela verdadeira ética jornalista? Quantos jornalistas abusam do seu poder mediático para fazer uso de crítica e de uma parcialidade adultera. não posso consentir, obviamente, que dia-após-dia tenhamos que assistir a esta manipulação da informação, completamente atroz e engenhosa, enquanto o cidadão vulgar, leigo e inconsciente não entende que ao JORNALISMO se lhe exige também uma revolução em toda a sua estrutura. Estrutura essa que manobra as atitudes, ideologias e francamente desnorteiam a sociedade do seu principal objectivo.
O SR. RUI SANTOS, MUITO BEM, COLOCA-SE AO LADO DOS SEUS. TALVEZ OUTRA COISA NÃO SERIA DE ESPERAR E TAMBÉM POR ISSO O SEU CRÉDITO ESVAZIAR-SE AÍ MESMO DE PERTINÊNCIA. SEJAMOS SÉRIOS... E não aproveitemos isto para condenar instituições nem alimentar o clubismo / anti clubismo dos adeptos de futebol (sendo esta uma problemática muito mais profunda) senão para rever a sua própria politica odontológica, senhores jornalistas.

Não li mais a partir daqui:

Não li mais a partir daqui: "e da razão imposta à força" O que é uma razão imposta à força? Presume-me, desde há muito, que a razão é única via por que podemos pensar o mundo e os problemas dele e chegar à verdade. E razão só há uma. Logo, uma razão imposta é, presume-se, impor a verdade. E impor a verdade não creio que seja mau. Talvez devesse pensar antes de escrever.

Democracia

Bem as correntes mais ortodoxas da religião seja ela qual for dizem que não se deve usar o Nome de Deus levianamente porque é para essa gente um assunto sério, os romanticos e apaixonados dizem que a palavra Amor não deve ser usada levianamente porque é um assunto sério.
Para os democratas para aqueles que lutaram por direitos civis e civilizacionais dizem que a Palavra democracia ou tirania não deve ser usada levianamente pois para essa gente a democracia as ditaduras sejam elas de que ambito for são um assunto sério.
Portanto Usar a Palavra Ditadura e democracia para qualificar ou classificar o futebol como se tratasse de um assunto de Estado é no meu ponto de vista não respeitar o Peso dessas mesmas palavras.
Vamos ver uma coisa a democracia é um sistema politico que visa a representatividade das populações como forma de legitimar soberanamente um poder politico um regime do Estado, o Estado em teoria num regime democratico tem como objectivo generalista servir socialmente os cidadãos de uma nação um pais, tem obrigações de garantir aos cidadãos educação,saude,trabalho,liberdade de expressão,tolerancia,paz, segurança,ordem etc é para isso que um regime democratico existe em teoria e é assim que os regimes democraticos nos ultimos 35 anos em Portugal garantiram que Portugal se desenvolvesse democratizasse, deixa-se de ser um pais Tirano onde tinhamos taxas de analfabetismo 15% onde a mortalidade infantil tinha valores enormes, onde os direitos minimos não estavam assegurados á maioria da população a Palavra democracia ou melhor o conceito democracia transfigurou o pais para muito melhor, portanto usar um conceito um termo tão serio e aplicar ao futebol no meu entender é Gozar com a responsabilidade da Palavra democracia e tudo o que de bom ela trouxe ao nosso pais, mas se formos por ai não deixa de ser uma coincidencia interessante constactar que o FCPorto torna-se o clube dominante hegemonico vencedor vejamos no periodo democratico do pais, ou seja pode-se dizer que o FCPorto é um clube que se dá bem com a palavra democracia, ou a palavra modernidade ou empreendedorismo.
Relativo aplicação feita tabua rasa dos conceitos democraticos para o mundo de futebol, teremos de analisar que o futebol não é propriamente um Estado alias nem nada que se pareça o futebol é uma brincadeira uma brincadeira milionaria mas uma brincadeira é um jogo, o futebol não tem responsabilidades sociais não tem de garantir o bem estar de cidadãos socios ou adeptos... o futebol ou um clube de futebol é acima de tudo competição e o que interessa ou melhor o objectivo de um clube de futebol é vencer... os adeptos dos clubes querem vencer... querem ganhar ponto final não querem ser democratas ou dar exemplos de cidadania ou moralidade para isso existe o mundo real o mundo da politica da economia ou mesmo o mundo religioso.
Mas se quisermos ir por ai,relativo ao FCPorto podemos ir uma democracia, implica eleições e nas eleições os votantes do pais da região ou da autarquia elegem os seus lideres os seus responsaveis, portanto relativo ao FCPorto e ao seu Presidente, vamos ver uma coisa se existisse eleições em Portugal inteiro para eleger o presidente do FCPorto concerteza que se as eleições fossem feitas em todo o Portugal o Presidente do FCPorto seria estrondosamente derrotado, agora se as eleições para eleger o o presidente do FCPorto fosse feita pelos socios e adeptos do FCPorto o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa venceria concerteza com 99& dos votos e é ai que essa teoria de que o presidente do FCPorto é um ditador cai por terra, porque o presidente do FCPorto tem o apoio incondicional da grande maioria dos adeptos e socios do FCPorto e é isso que incomodou a campanha anti-pinto da costa feita pela comunicação social e pelo Lobbie Mediatico benfiquista é q axavam q iriam manchar a imagem do Pinto da costa de tal maneira que iria perder o apoio dos adeptos e socios... mas não isso não aconteceu e essas campanhas so ajudaram a reforçar ainda mais a força e unidade do fcPorto pk quem conhece a historia recente do FCPorto sabe que Pinto da Costa e o Mestre Pedroto fizeram o Porto de hoje o melhor clube portugues com base na unidade e luta em bloco face aos poderes benfiquistas portanto, essas campanhas anti-pinto da costa so ajudam a aumentar ainda mais o sentido de união e apoio do presidente do FCPOrto e esse poder essa unanimidade , não é possivel em mais lado nenhum nunca os presidentes do Benfica ou do scp terão tal aurea tal dimensão simbolica quase numa dimensão divina e espiritual como tem o Presidente do FCPorto mas não so toda a estrutura fechada do clube...marcado pelo rigor o metodo a disciplina o grito de revolta a sede de vitoria á Porto...!!!
relativo ao caso do jornalista em causa eu vou dizer aquilo que toda a gente diz sou contra a violencia claro q sou a violencia é má, mas a psicologia social já determinou que não existe so violencia fisica existem outras formas mais sofisticadas e ablidosas de violencia, eu acredito na lei, mas mais do que acreditar na lei acredito no bom senso , no respeito e acima de tudo na responsabilização... sabem porque é eu nunca fui agredido no Estadio da Luz?! porque eu nunca fui ao estadio da Luz, e sabem que se alguma vez fosse ao estadio da luz como visitante como convidado fosse em que ambito for, não iria para o estadio da Luz gozar ou molestar verbalmente o Benfica porquê?! porque não quero não gosto de violencia... portanto tenho uma postura responsavel, pela mesma razão que não vou a festa do avante cantar o hino da mocidade portuguesa ou não vou para uma igreja Judaica com uma biblia na mão ou seja a isto xama-se bom senso, sentido de responsabilidade.Ou seja, pelo que sei a classe jornalistica tem ido ao dragão de forma perputente e pelo que sei tem feito autenticas provocações aos simbolos do FCPorto e pegado nos pontos polemicos do FCPorto para o atacar na sua casa.... ou seja a comunicação social tem ido com um cascol vermelho para o dragão e isso não faz isso é faltar ao respeito ao FCPorto e por-se a jeito que estas coisas possam acontecer.... eu vi esse jogo na TVI como vi o anterior e vou-vos dizer eu como portista senti-.me magoado na minha dignidade mas fico e tenho ficado magoado ao longo destes ultimos principalmente 3,4 anos, eu acordo de manha vou ao café e q jornais encontro para dar uma vista de olhos Correio da manha e record ou que leio lá?! ataques ao FCPorto difamção parcialidade comentadores tendenciosos(SIM PORQUE OS HOLIGANS OS FANATICOS NÃO SÃO TODOS POBRES E JOVENS E VIOLENTOS, TB SÃO MTS DELES DE FATO E GRAVATA Q AXAM-SE NO DIREITO DE EXERCER O SEU FANATISMO NOS MEDIA) ligo a tv ou ligo a radio a mesma coisa vejo um jogo na TV do FCPorto e oiço relatos escandalosos.... enfim não é facil levar com isto tudo mexe com a dignidade das pessoas... pk a CS axa que não tem de respeitar o Porto ponto final esta é a verdade e sabe q as polemicas no Porto vendem pk o FCPorto já tem o rotulo do bicho papão...agora é asim eu tenho mais vida para lá no futebol agora na minha casa mando eu... se um convidado na minha casa vier me provocar descaradamente sistematicamente claro que passa uma,duas,tres,quarto vezes mas chega a uma altura que já não passa.... portanto se me pedem para condenar a suposta violencia a esse tal jornalista?! eu não posso condenar uma coisa que não conheço ou vi... e para mim o mais certo é q nada disso aconteceu e tudo um boato para manchar a imagem do Porto.... mas se aconteceu epah... temos pena... se eu for para o estadio da Luz atirar bocas anti-benfiquistas tb levo uns tabefes como se for para um bairro de ciganos falar mal de ciganos tb levo umas sapas portanto... á coisas q até um debil mental sabe e q se aprende desde de miudo portanto... esse tal jornalista como outros se insistem em cupir em cima do simbolo do Porto e faltar ao respeito ao FCP correm o risco de claramente este tipo de coisas poderem acontecer...
eu já escrevi aqui eu considero q o benfica e o lobbie vermelho mediatico tornou-se num clube que educa a sua estrutura e adeptos a uma postura provocatoria.... uma criança do benfica não tem de ir equipada á benfica a uma sessão de autografos de um clube rival isso não se faz... um dirigente do benfica não tem de ir a um restaurante na foz frequentada pela elite do FCPorto e pelos seus socios por-se numa figura triste a xamar corruptos ao FCPorto como um jornalista não tem de ir ao dragão faltar ao respeito e provocar o fcporto na sua propria casa... isto são coisas de b a b a.... á coisas q n se fazem!

e para isto não ser apenas comentários..

... do séquito de pinto da costa..

Aqui vai o meu comentário: mais do mesmo nesse clube,por isso por mais que ganhem nunca passam do que são.. apenas um clube do norte que faz unas gravações para o youtube e é amigo de uns gajos e os manda ao brasil.. e por falar em brasil.. vou ali até amarante ver o que se encontro o olegário.

Olha para o que se passa na tua casa!

Sempre o mesmo a dizer as imbecilidades do costume! Claro que é mau que aconteça isso no FC Porto e, como portista entristece-me e reprovo! Mas o Benfica não dá lições a ninguém nesse ponto! Os exemplos são conhecidos e bem conhecidos! Só os patetas se esquecem tão facilmente!"

comentário tendencioso

De facto é pena que os jornalistas em Portugal, em muitas circunstâncias, não consigam "despir a camisola" do seu clube e nos relatos e comentários e era tão fácil verem o exemplo do Sr Fernando Correia, sportinguista dos 7 costados, e que mantém um nivel de isenção nos seus relatos e comentários FANTÁSTICO.

Infelizmente o futebol passa (alem da sport tv) na TVI que tem um leque de comentadores do mais desprezivel que há, revelando muitas vezes um total desconhecimento de muitas matérias relacionadas com o desporto rei e dando-se ao luxo de emitir comentários no minimo insólitos.

Eu vejo o futebol da TVI sem som pois não há mesmo pachorra, mas parece que na Sport TV estão a começar a enveredar pelo mesmo caminho, exceptuando-se o insigne comentador Luis Freitas Lobo que procura manter sempre um nivel de excelência nos seus comentários.

Se este senhor da TVI levou na tabuleta, lamenta-se pois a agressão nada resolve, mas por vezes há males que veem por bem e se calhar na próxima ele vai adequar mais o seu comentário ao que se passa no terreno de jogo em vez de se pôr a divagar acerca de coisas inúteis e atentatórias do bom nome dos clubes.

Experimentem um dia ver um jogo do campeonato inglês e ouvirem os comentários e depois comparem com o que por cá ouvem.

nem em Portugal nem em lado nenhum!

Não conheço nenhum país opnde os jornalistas "dispam a camisola" ! E também, não conheço nenhum onde se ache que esses mesmos jornalistas têm de ser seres que não tomam partido! Pelo contrário, no futebol como na vida social, os jornalistas tomam partido como todas as pessoas!
Quanto á imparcialidade de Fernando Correia estamos conversados! Claro que também és do Sporting!
Quem tem direito a julgar se os jornalistas são imparciais ou não?

Enquanto os jornalistas nao

Enquanto os jornalistas nao tirarem as camisolas dos clubes isto vai sempre acontecer.

Mais do mesmo

Meu caro amigo a liberdade foi conquistada neste nosso país à já algum tempo, mas os seus programas televisivos, que costumava assistir, não são nenhuma verdade absoluta, não passam de monólogos. Muitas vezes também diz coisas que não lembram ao diabo.
TAMBÉM CHEGUEI, APÓS ALGUM TEMPO QUE ESTE SENHOR É A VOZ DO DONO.
Existe um grande número, até se pode dizer, uma maioria de jornalistas em Portugal que não merecem metade do que salário que ganham, pois os comentários são tão fracos e tendenciosos que chega a ser caricato - aqui coloco alguns comentários dos jogos de qualquer equipa.

PS - UMA QUESTÃO - ESTE SENHOR "JORNALISTA" NÃO FOI DIRETOR DO JORNAL DO BENFICA? curiosidade minha.

Começo por esclarecer que sempre conotei o jornalista Valdemar

Duarte com o clube do papa mafiosi o flatulento da Palermo two vulgo Bimbolândia, após este "quid-pro-quo", faz-me alguma confusão/"espécie", porque não aparece o próprio agredido a esclarecer o caso, ficou sem poder falar ou escrever, é que sempre escutei dos meus pais/avós, que quem cala consente...

Se o caso em apreço nem é coisa virgem vidé : http://youtu.be/-n4hC7RM8TM

Pensou o povo Português, que com a queda de um regime ditatorial em 25 de Abril de 1974, a democracia que daí adviria, não mais permitiria, amordaçamentos e lápis azuis, mas afinal é o que se tem visto e o futuro próximo não se mostra nada risonho para melhoras...

Ditaduras, ditadores nunca mais, escutou-se a plenos pulmões durante muitos anos, agora calam-se as vozes...

Voltarei a escrever sobre o assunto, quando o jornalista Valdemar Duarte se pronunciar. Se é que um dia se pronunciará? O vil metal, por vezes, fala mais alto que a integridade de alguns pseudo-homens/jornalistas!!!

Muito bem Sr. Rui Santos.

Os alarves dos andrades que por aqui se solidarizam com o agressor e com o Pinto da Costa são a mesma escória se que é feito o presidente azul e branco.
Não pode caber na cabeça de ninguém bem formado e racional que só por pensarem que o jornalista é aquilo tudo que dizem passam a ter o direito de o insultar e agredir.
Mas andrades são mesmo assim. Não são todos mas são muitos. E com pessoal assim nunca o futebol em Portugal conseguirá avançar e chegar a algum lado. E as " jaulas " vão proliferar.
De qualquer forma muito bem escrito.
A pessoal mal formado, insultuoso e agressor que acham que os outros não têm direito á sua opinião e a tentam calar só porque é contrária á deles só podemos fazer de conta que não existem e tentar que os lixeiros os levem para os aterros sanitários a que pertencem.
Como dizia Salazar " se não és por mim és contra mim " e é exactamente o que estes alarves dizem e fazem. Só é necessário que haja uma boa varridela desta escória que de humana não tem nada.
Atenção que devia acontecer o mesmo áqueles que dizem e fazem o mesmo sendo de outras cores e que são do mesmo género de estes.

Para quem tem má memória!

Não são só os portistas, e dispensava-se bem o insulto de andrades que te faz ser igualzinho aos que insultam jornalistas, que fazem destas coisas! É engraçado como a memória é pouco desenvolvida! O teu Boavista, como o Sporting ou o Benfica, têm longas histórias na matéria! Se calhar, nesse como noutros aspectos, são bastante parecidos todos!

FILA DE MODERAÇÃO?

ALGUÉM ME EXPLICA
A SÉRIO. QUE EU NÃO SEI !

Os teus

Andaram aos beijinhos a eles para serem campeões com o apoio do "SISTEMA" que os meus denunciaram ,Lembras-te?
SA

Kapo,

não passas disso.

EXISTEM CASTIGOS PARA JORNALISTAS K OFENDEM QUEM QUER QUE SEJA?

Não sei o que se passou com aquele troglodita - digo troglodita, porque é isso que ele é...- do Valdemar Duarte, alegadamente insultado e agredido, mas apelos à coragem, à informação livre e independente? O que esse doente faz é informação livre e independente? Perguntem aos adeptos do F.C.Porto, mas não só, que vêem as transmissões da TVI, narradas por esse escroque, se o que esse tipo faz é jornalismo livre e independente. Então esse anormal provoca, falta ao respeito, insulta o F.C.Porto e os portistas, sempre que narra o actual Campeão português e o clube tem de lhe estender um tapete vermelho, mesmo quando as provocações, faltas de respeito e insultos são na sua casa, o estádio do Dragão? O que faz o sindicato para acabar com a pouca vergonha que grassa nos sites dos jornais desportivos online, onde dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos, são constantemente insultados? O que fez o sindicato quando dois jornalistas de A Bola jantaram com corpos sociais do Benfica e colaboraram na elaboração de um vergonhoso comunicado lesa futebol? O que faz o sindicato contra o jornalismo rasca engajado, faccioso, tendencioso, que inventa, mente, tem dois pesos e duas medidas? O que faz o sindicato para acabar com o jornalismo que persegue, arrasa, trucida quem ainda não foi ouvido, muito menos julgado e condenado? Onde está a pedagogia contra a falta de ética jornalística que todos os dias nos entra pela casa dentro? E a direcção de informação da TVI porque reagiu se é cega, surda, muda e cúmplice das constantes poucas vergonhas perpetradas pelo Valdemar? Poupem-nos, quem não se sente não é filho de boa gente. Chega de brincarem com o F.C.Porto. A paciência tem limites, o copo há muito que já deitava por fora. Quem semeia ventos colhe tempestade.

ENTENDO QUE DEFENDAS A TUA CLASSE MAS LA POR SEREIS JORNALISTAS NAO PODEIS OFENDER QUEM VOS APETECE COMO FEZ ESSE PEQUENO VALDEMAR PORQUE SO MOSTROU A COR VERMELHA DO CAPOTE.pois pois vejo que achas te bem os comentarios mafiosos desse senhor em pleno estadio do dragao, eu ate tirei o som da tv porque esse senhor devia ouvir das boas

Porkos

Um bom exemplo da Justiça da Palermo portuguesa....o jornalista não fala como queremos...de modo que leva...os Mafiosos no seu melhor!

És mesmo palhaço!!

Ou não fosses adepto da agremiação corrupta para vir defender agressões! Se a comunicação social é má, então toca de lhes chegar a roupa ao pêlo!!! Bem visto, sim senhor... Tanto brincam com o fóculporco, que veja-se bem, a RTP (paga por todos nós) esteve presente num evento de grande importância: o aniversário dos super ladrões!!!!!!!!!!! Mais palavras para quê??! O vosso acessor de imprensa por acaso não era um jornalista da RTPn nem nada? Falava muito mal da agremiação, por isso é que foi para lá...

Cobardolas

Bimbo da Bosta não passa de um "Tigre de Papel" acolitado por meia dúzia de kapangas e protegido por Juizes, Policias e Autarcas corruptos e desejosos de protagonismo fácil. Em qualquer país decente este cobardolas já estaria detido há imenso tempo, mas nesta República de Bananas e mais propriamente na Sicilia Portuguesa não faltam "fratellis" desejosos de integrar tão ilustre "Famiglia". Aforma como actua, copiando o melhor de qualquer Bokassa provinciano, e´disso exemplo e paasa sempre por se esconder cobardemente atrás dos Kapanagas que ficam encarregues do tarablho sujo.
Noutro país qualquer, com imprensa livre, este seria há muito banido pelos jornalistas, mas como neste país pessoas com esse nome são poucos e a imprensa está entregue a meia dúzia de avençados com ligações a grandes grupos económicos com interesse no próprio negócio do Futebol, o que vemos é a classe jornalistica a meter o rabo entre as pernas e a continuar a pactuar com este cobardolas de meia tijela e a continuarem a bajulá-lo com as chamadas perguntas para golo.
Uma coisa estou certo....o destino de qualquer ditador é sempre triste...basta ver a história para saber o fim de qualquer ditador de pacotilha.

és um lérias

fala me do slb , akilo k se passou no ano passado contra o beira mar com o reporter da tvi...fala me do tunel da luz...tb deves ser como o orelhas fazes as merdas as escondidas

o nome de Noé Monteiro

diz te alguma coisa?

é esta a "liberdade editorial" que tu falas, ruizinho?

http://tinyurl.com/ble2yhe

estás só a proteger o teu tacho, rapaz.

Sempre em cima do

Sempre em cima do acontecimento

xiiiii é demais !!!! a serio

xiiiii é demais !!!! a serio que o record deu-se ao trabalho de tirar o emblema????? ISTO É RIDICULO!!!!

Finalmente, estava a ver que

Finalmente, estava a ver que o artigo de estupidez/azia diária nunca mais saía. Mas como não me quero limitar ao insulto ou juízo de valor, sem primeiro, apropriadamente, usar dos meus argumentos para invalidar ou colocar em causa a legitimidade, melhor assim será dizê-lo (já que não tenho nem o poder, nem o direito, nem a via inegável e factual que talvez me atribuísse de ambos para o fazer), do que se encontra aqui escrito. E assim coloco a seguinte questão: Sr. Rui Santos, assim como eu ou qualquer um que aqui venha a comentar, não possuo provas suficientes para confirmar a não-veracidade das suas declarações/acusações, terá também o senhor, por baixo do casaco, um arsenal dessas mesmas que as possa confirmar e á sua validade?

Muito boa tarde, então.

o valdemar é um pseudo jornalista

que, tal como tu, ruizinho, desconhece o sentido da palavra «imparcialidade».

o relato desse sabujo ao jogo do Porto contra o Braga, foi do mais asqueroso que já se viu. Ultra tendencioso, maldoso, mesquinho, cobarde.

o ruizinho tb pactua com os comentarios de veldemar

e pk???slb pois

Vocês

não gostaram foi que o Valdemar no jogo com o Feirense tivesse insistido no facto de que o Ramés agrediu o outro... O outro cromo do Queirós a dizer que não houve nada, isso já gostam não é?!

isso foi muito criticado por

isso foi muito criticado por portistas neste espaço. tiro ao lado... e ainda bem que falas nesse jogo, pois também esse relatador(não sei se era o mesmo) se fartou de fazer críticas demasiado fortes para o que se costuma ouvir. não se cansava de repetir como o jgo estava a ser mau qd o feirense até estava a jogar bem. mas o importante na tvi é promover a ideia de que os jogos do FCP são maus, bons sãos as disputas da 2a circular...

já agora aquele mediocre jornalista do beira-mar benfica também nunca mais disse nada? o tal que o JJ deixou a falar sozinho? toda a razão para o jesus nessa situação, mas não ouvi grandes críticas nessa altura nem ao jornaista nem ao que se passou a seguir.. foi só uma situação igual a esta mas com cluber diferentes...

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.