A 'cultura Sporting' volta a estar viva | Relvado
Lead: 

 

Com Godinho Lopes, o Sporting está a fazer um n

 

Nos últimos anos, mas com uma tradição assinalável neste âmbito, o Sporting criou a imagem de ‘clube formador’. Em razão do número de jogadores ‘formados’ em Alvalade -- d.A e a.A, isto é, ‘depois da Academia’ e ‘antes da Academia’ -- o Sporting poderia ter conseguido outro desempenho com esses atletas. Quer no plano desportivo, considerando as presenças e o rendimento na chamada ‘equipa principal’, quer no plano financeiro.

 

Com a sua imagem de ‘clube formador’ e com os futebolistas que têm a marca ‘made in Alvalade’, o Sporting perdeu muito tempo -- por causa da anarquia entretanto instalada em redor do Futebol do clube -- sem reivindicar nem potenciar esse estatuto.

 

Godinho Lopes e a sua equipa directiva trabalharam afincadamente para não desbaratar algo que nunca deveria ter sido desprezado: primeiro, chamando para Alvalade um conjunto de valores, ex-atletas, muito mal tratados nos últimos tempos; segundo, colocando as principais referências da sua 'cantera' a falar do Sporting. Com afecto.

 

Nos últimos dias, a propósito do dérbi da Luz, ouvimos Cristiano Ronaldo e Nani referirem-se ao Sporting de ‘leão ao peito’. Um momento importante. Destruir é fácil e rápido. Para se (re)construir é preciso muita determinação e perseverança. O futuro do Sporting também se constrói  com memória. Sobretudo quando essa memória não é uma quimera, mas algo de muito presente. Na recuperação da sua identidade (desenhar uma ‘cultura Sporting’), o clube de Alvalade cumpre agora o que outros, bem recentemente, não souberam acautelar, ao ponto de entregarem de bandeja a um dos seus rivais o produto ‘gourmet’ do seu pomar. Ainda houve quem dissesse que a venda de Moutinho ao FC Porto foi um ‘excelente negócio’. Foi, ao invés, a face mais visível da tal perda de identidade. Assinale-se a inflexão. O ‘godinhismo’, neste aspecto, está de parabéns.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Sporting-Sp. Braga (20/11/11): Festa do golo de Wolfswinkel
Taxonomia: 
Rui Santos

a cultura do sprt c on.... esta viva

cuidado com as simulações do capel e outros

ai esta a cultura do

ai esta a cultura do sporting, ontem viu-se

ao contrário de si

que pelos vistos se afunila cada vez mais no seu benfiquismo exacerbado onde só ataca o sporting e sempre o porto defendendo sempre quem mais tumultos provoca no futebol actualmente que é o benfica...quanto recebe do vieira? está na mesma avença que a carolina caro rui santos?

sporting

O sporting está muito melhor agora que tem "garras novas" , tem jogadores exelentesd como o Capel , Van Wolswinkel ,Matias , Carrilo ,Schaars , têm uma equipa forte . Só na defesa é que pode deixar dúvidas em ser uma exelente defesa...

ora ora...tambem conseguimos andar por todo o lado

pois acabo de vir do tempo extra no facebook onde postei uma resposta sobre o assunto dos festejos do vitor pereira e da forma como essa forma rebuscada de tentar arranjar algo de negativo na vitoria do porto em shacktar, como se viu isso sobre mourinho na marca ainda a semana passada...coloquei a questão e....surpresa das surpresas fui banido do tempo extra no facebook, limparam os meus comentários e impediram-me de comentar mais...essa é a sua visão de discussão desportiva inteligivel e alargada? é assim que alardoa o que diz serem as opiniões gerais? triste comportamento sr. rui santo que eu farei questão de plubicitar em todo o lado

A "cultura" SPORTING!!!!!

Espero que o sporting volte ao seu estatuto normal de lider e que para quem ja não se recorda eu volto a recordar que nos ultimos dez anos nós temos tantos campeonatos como o benfica mais alguma s taças de portugal e muitos mais 2ºs lugares no campeonato,não desfazendo os gostos da 2ª circular viva o SPORTING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A cultura Sporting nunca

A cultura Sporting nunca morreu!

Os adeptos sempre souberam o que significa ser SPORTING.

Eu não me guio por resultados, e se eles, para as mesmas decisões e apostas feitas, fossem piores, aposto que este artigo "a cultura Sporting volta a estar viva" seria substancialmente diferente.

Está a ser dado um pequeno passo em direcção ao sucesso, mas ainda só estamos no inicio, e temos de lembrar-nos que o caminho é árduo, que vamos ter revés. E nessas alturas dispensam-se artigos a por tudo em causa, dispensam-se alarmismos!

Rui Santos no seu melhor

De repente tudo mudou no Sporting, isrto depois de a 29 de Agosto ter escrito barbaridades como:

"Não é essa a convicção que se está a formar e pode dizer-se, desde já, que houve um clamoroso erro na construção do plantel, com responsabilidades que devem ser repartidas por todos: presidente, administração e treinadores - e aqueles que entram no processo de aprovação das dispensas e aquisições. Refiro-me à forma como (não) se olhou para as debilidades individuais e colectivas que se acham, particularmente, no sector defensivo."

"O Sporting tinha exibido nas últimas épocas grandes fragilidades na defesa. O Sporting não tem um extraordinário ‘central’ há muitos anos. Quem não percebe que uma equipa sem uma excelente dupla de ‘centrais’ não pode voar muito alto, deve dedicar-se a outra coisa que não construir planteis de futebol. Surpreende, por isso, que nem a SAD nem o treinador dos ‘leões’, Domingos Paciência, tenham observado e valorizado essa evidência."

"Os responsáveis do Sporting entenderam que a contratação de Onyewu iria ser suficiente para melhorar o desempenho da defesa. Onyewu entrou mal, neste momento não faz parte das contas de Domingos para a titularidade e a defesa é igual à do ano passado, sem tirar nem pôr. Os mesmos nomes e a mesma falta de eficácia. Rodríguez não estabelece grandes diferenças."

"Acresce que, depois de ter contratado Turan, o Sporting percebeu que tinha de arranjar uma melhor alternativa a Evaldo e contratou Insúa, por 5 anos.
Quer dizer: o Sporting nalguns casos contratou primeiro e viu depois. Deve ser ao contrário. E até, no plano clínico, utilizou essa perigosa estratégia."

"Não tenho dúvidas de que Rinaudo, Schaars e Jeffren, principalmente, são bons jogadores. Não tenho dúvidas também da categoria de Rui Patrício, Izmailov e André Santos. João Pereira tem de fazer mais, como já fez. Não tenho dúvidas de que estes jogadores, integrados num bom espírito de grupo, numa boa dinâmica de trabalho e sobretudo numa liderança indiscutível, iriam destacar-se. É pouco? É o que é! E ainda parece menos quando o Sporting está longe de resolver um problema ainda mais assustador: falta de liderança. Falta de liderança na área directiva e na área técnica. E, neste particular, não é pouca; é muita... com as consequência que daí podem advir."

"Perder 7 pontos em 3 jogos, com um calendário acessível, não é bom sinal. Mesmo com os erros de arbitragem... Quem não assegurou que a apresentação do Sporting frente ao Valência não fosse mais do que um 'jogo de exibição' (sem resultado combinado, como é óbvio!!!) também não percebe em que mundo é que anda... Muito amadorismo, portanto... E fraca assessoria..."

TANTA COISA MUDOU ENTRETANTO.....

Derby 1X2

Já o disse por aqui, que há uns anos que não via um Derby tão 1X2... não digo que o Sporting vai ganhar à Luz, porque o Benfica tem equipa para ganhar... mas acho que podemos lá ir ganhar sim...
No entanto, empatar fora, na Luz, Braga ou Dragão, parece-me bom resultado... vamos ver...

Para se poder tirar franco partido da Academia é necessário haver resultados desportivos... Com vitórias é mais facil integrar os miudos, dar tempo de jogo, experiencia e ir fazendo com que crescam "em casa", jogando cada vez mais... mas, para haver vitorias, ha que temperar a formacao com jogadores experientes e que venham para ser titulares, de caras... Equilibrio entre as 2 faces da moeda, precisa-se...

Em relacao ao plantel, penso que o Sporting não precisa comprar ninguem... O que existe chega... Nós andamos os ultimos anos a ver a luta do titulo ao longe e, hoje, estamos mais perto do que o ano passado e o que fazemos?! Apontamos as falhas... Polga esta a fazer a melhor epoca no Sporting (e o que eu ja disse para ele sair), Carrico tem estado muito bem em todos os jogos... Rodriguez tem tambem jogado bem, apesar das lesoes... Onyew tem sido imperial e bem precisavamos de alguem forte no jogo aereo... Agora, deixem o Domingos fazer o resto... Se nao for este ano, para o ano estaremos na luta ate ao fim...

SL
PS: Sabado, desejo que seja um Grande Jogo de Futebol

Acredite meu caro, não sei se o cara-de-..-.-......., presidente

G.L., tem algo a ver com o tal esforço que escreve, mas dificil era fazer pior!!!

Para quem teve um F.S.F. um Granda....., que de grande na presidência teve pouco, então quando se lembrou que se deveria acabar com o ecletismo no «MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL» (clube no Mundo que é o 2º ou 3º no que diz respeito a titulos nas diversas modalidades...), se constata o que por ali desandou, o homem gostava/gosta é de ténis e golfe...???!!!

Sucedeu-lhe o N... do J.E.B., este era melhorzito, mas pouco acrescentou..., tirando os saltos no palanque de braçinho no ar e mão estendida, vá lá que já passou à história.

Mudando de tema e falando agora de Cristiano Ronaldo e Nani e da "CULTURA LEONINA VOLTAR a ESTAR BEM VIVA!!!", estes não morderam a mão ao "dono" ( a quem os estimou sempre), porque sairam do Sporting a bem e só porque o vil metal falou mais alto e os cofres estavam necessitados (mais concretamente os bancos a bater à porta, para pagarem parte do que lhes deviam), nada comparado com a saida do tal fruto do pomar e junte-se-lhe a este, mais no "antanho", as saidas de um presunto transmontano já para não falar de um outro "Afutrelhado" e de um outro Fr(i)ut(g)o que até assinou dois contratos e antes ainda Júnior até pelos a(b)ermelhados assinara também...???!!!

P.S. - Este Sporting do presente, está bem e recomenda-se, tenha-se muito "tento" e muito discernimento que a seu tempo, vão ver, já se nota por este País fora (qual cantinho à beira-mar plantado) o rugido do LEÃO, já ecoa/ressoa e quando assim é..., TENHAM MEDO, MUITO MEDO ou não fosse o LEÃO além do MAIOR o REI desta SELVA!!!

Cuidado com as euforias...

,,,continuo a ver muita tremideira na defesa, mas por milagre as bolas não têm entrado. Contra o Braga por exemplo , lembro me logo assim de 3 ou 4 e algumas a jogar contra 10.
É um bloco que o Domingos não tem bem afinado e se apanha um adversário inspirado , pode enfiar 2 ou 3 de rajada de repente.
Onyewo esta a ser determinante ( vi-o ao vivo e ele é simplesmente pujante!)
Falta Rodriguez voltar a forma com que jogou no Braga para o Sporting ser realmente forte na defesa..ou falta um reforço de Inverno!
O meio campo continua a ser o ponto forte , mas Elias continua a preocupar me , não esta a jogar o que sabe.
Talvez surja num jogo grande, como o da Luz...ontem não gostei das várias situações que tivemos de contra -ataque em que os passes ( muito vezes por Elias ) simplesmente não saiam.

No ataque temos os alas , com Capel a ser decisivo , mas depois temos Matias que não é extremo nem direito nem esquerdo...e Domingos continua a pô-lo nessa posição!

O Ricky parece-me bom até agora contra os pequenos...nos jogos grandes pouco brilhou.
Bojinov não é opção nem me parece que vá se-lo tão cedo ...muito menos o puto Rubio.

Urgente contratar um PL que possa realmente ser opção a Ricky ...veja-se as opçoes do Braga, do Benfica...
Com isto quero dizer que o Sporting melhorou 300% relativamente a ultima epoca...já faz sonhar os adeptos, mas eu não estou muito eufórico, porque vejo os jogos todos e só eu sei o que sofri nos ultimos 2 contra Leiria e agora Braga...porque podia ter dado qualquer resultado..felizmente deu vitória.
Este Domingos parece ter estrelinha !

O Sporting para mim com mais 1 ou 2 reforços de peso ( 1 DC e um PL) pode-se tornar um caso serio , mas para mim ainda não é O CANDIDATO...

completamente de acordo !!! e

completamente de acordo !!! e tambem nao poder contar com jefren,rinaudo e ismailov as opçoes nao sao muitas mas com garra la vao ultrapassando as dificuldades normais de uma equipa nova e de varias nacionalidades ,para mim o Domingos está de parabens aconteça o que acontecer no futuro.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.