Coentrão segue 'guião' e expõe-se ao ridículo | Relvado
Lead: 

Real Madrid-Coentrão-Benfica: chantagem é que não!

Preto no branco: Fábio Coentrão está a fazer aquilo que lhe mandam!

É legítimo um jogador querer mudar... para melhor.

É legítimo um jogador querer ganhar... muito mais dinheiro.

É tudo legítimo, neste âmbito.

E seria legítimo Fábio Coentrão ‘falar como jogador do Real Madrid’ se não tivesse contrato com o Benfica.

Coentrão tem contrato com o Benfica e está a faltar ao respeito ao clube que o projectou (‘chapeau’ para Jorge Jesus!).

Leia também a opinião de Rui Santos sobre a relação Nuno Gomes/Benfica:

+ Nuno Gomes - o museu pode esperar

Coentrão está a esticar a corda num ‘guião’ escrito por José Mourinho e Jorge Mendes, defensores não apenas os seus interesses, mas também os do Real Madrid.

O Real não quer pagar a cláusula de rescisão. E utiliza a técnica do costume. Usa Coentrão para alcançar os seus objectivos: pagar menos. E, cego de esperança, ambição e realização, Coentrão não olha para trás. Diz tudo. E expõe-se ao ridículo quando afirma que 'é do Real Madrid desde pequenino'.

Nem sempre o Benfica tem lidado bem com estas situações. É sempre complicado o cenário de ficar com um jogador contrariado no plantel e concorrer para a respectiva desvalorização. Mas a lei da chantagem não pode ser mais forte. Não pode valer tudo!

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Saiba mais:

+ Coentrão: Benfica pondera queixa contra Real Madrid
+ Coentrão: "Sou do Real Madrid desde pequeno"
+ Benfica instaura processo disciplinar a Fábio Coentrão

Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

Coentrão

Este rapaz está a estragar o que demorou meses a construir...
É pena saires do Benfica desta maneira

Concordo

Está a ser mal aconselhado pelo famoso agente que quer juntar mais uns milhões à sua recheada conta

Lei do Negocio

Trabalho numa area comercial, e num negocio nem que seja a vender Pepinos ou Fruta á uma coisa que os intermediarios tem de perceber quem tem a maior capacidade negocial num processo negocial, existem dias alturas que se vende muito, outros que se vende pouco outros que se vende o que se quer outros em que não se vende nada ou melhor só se tem um Bem para vender, se só tivermos um Bem para vender e alguem me vier oferecer uma boa proposta por esse mesmo bem e me pedir um desconto de 10-15% eu terei de faze-lo sob pena de não fazer o negocio e ficar com um chamado Elefante branco que depois não conseguirei vender.
E é isto o erro do Benfica mais uma vez o Povo aplaude a esperteza saloia aplaude achando que o Benfica está a ter uma heroica tomada de posição ao nivel da sua grandiosa historia etc etc e todas essas coisas que o Benfica acha que é...mas não estão bem a ver os riscos deste processo porque neste negocio o lado mais fraco não é o Real não é o Mourinho nem tão pouco o Coentrão é o Benfica é o Benfica que corre os maiores riscos a todos os niveis.... o melhor que o SLB deveria fazer era não se armar em campeão8 porque nem o é... e ir pela lei do bom senso ou seja 25 Milhões mais um central internacional argentino??? é mau??? não me parece nada?? e mesmo que fosse os 25Milhões? qual a diferença objectiva de 25M e 30M??? é assim tão brutal? o Real o clube mais rico do Mundo não merecia um desconto?
O Benfica quis e quer agradar aos adeptos a direcção do Benfica ficou assustada com comentarios de adeptos que iriam deixar de ser socios irem ao Estadio etc? mas é o Povo que manda no Benfica? isso é conversa de adepto.... o Benfica não deixaria de encher o estadio da Luz por causa do Coentrão como não deixou por causa do Simão ou do David Luis.....enquanto o Benfica se gerir por os Jornais os adeptos etc só ira dar tiros nos pés...por mim na boa sou adepto do FCP mas a mim incomoda-me ver o universo benfiquista e os seus adorados comentadores acharem que o Benfica está a ter uma atitude há D.Afonso Henriques heroica guerreira e andarem-se a auto-elogiar mutuamente que estão a ter muita fibra...quando no fundo compraram um problema sem necessidade nenhuma, deixavam o F.Coentrão ir por os 25Milhões ou 22M mais um jogador os adeptos faziam algum barulho durante uns dias mas depois passava ...agora? estão com um problema em mãos se o Real não quiser pagar os 30 Milhões o Benfica está numa encroselhada pois se o vender por menos a reacção dos adeptos será muito pior e se não o vender o F.Coentrão em que condições ficará no Benfica? vai estragar uma carreira por causa de uma birra de um capricho de um gestores com a mania das grandezas?? o F.Coentrão merece bem melhor... como ele proprio afirmou hoje de manha, larguem o miudo já o perderam.....aceitem a realidade como ela é...

Enfim...

Isto parece a resposta de um treinador quando nao quer responder à questao que lhe é colocada: foge ao assunto falando de tudo menos do que realmente interessa.
O rui santos fala aqui do comportamento do coentrão e é isso que está em discussão. Ninguem poe em causa que seria um bom negocio receber 25M mais o garay (se é que essa proposta existiu); ninguem poe em causa que é melhor vender um jogador que esta com a cabeça noutro lugar do que ficar com um elefante branco como lhe chamou. A questão é que nenhum jogador pode fazer aquilo que o coentrão está a fazer! Ao dar uma entrevista em que basicamente diz que: ''eu quero ir embora, vou pro real madrid porque eu quero e porque é assim que tem de ser'' está a desrespeitar o clube que lhe deu tudo, o treinador que fez dele o jogador que é, os adeptos que o tinham como um simbolo! Uma coisa é liberdade de expressão, outra coisa é desrespeito pela entidade patronal ao fragilizar as negociações. E ainda acrescenta: ''o benfica devia estar-me agradecido''. Agradecido? Por tares a cuspir no prato onde comes-te? Agradecido sim, mas era se em vez de dar entrevistas encomendadas chegasse ao pé do presidente em privado e transmitisse o desejo de sair. Não fragilizava a posição do benfica, o negocio fazia-se por um valor abaixo da clausula e ficava tudo bem. Alias neste tipo de gestão basta olhar para o exemplo do falcão no porto e percebe-se logo a diferença.
Para terminar dizer que acho descabido o raciocinio e o comentario porque nao tem que ver com o topico de discussão lançado e porque basicamente imputa responsabilidades ao benfica por ter iniciado esta novela quando a novela foi iniciada pelo proprio jogador e pelas pessoas que o aconselharam

A educação tem que prevalecer...

Não podia estar mais em desacordo com este comentário! Sou, como é fácil de concluir, adepto do SCP mas estou farto destes comportamentos por parte de jogadores mal formados. Tambem o seu fcp tem sofrido com estes comportamentos e continuará a sofrer, a diferença é que o sucesso e o silêncio adiam o conhecimento desses factos do público em geral, mas há casos destes tambem no fcp. Não se trata de teimosia do slb mas de fazer valer um contrato que tem com o atleta e (penso eu) o tem cumprido integralmente,logo, não tem que negociar o jogador se esta não é a sua vontade. Esse joguinho sujo a que os atletas recorrem quando lhes corre bem a "boia" é de baixíssimo nível porque quando as coisas correm mal, ficam agarrados ao "tal" contrato e sujeitam-se, até, a treinar á parte do resto do plantel só para não abdicarem de salário escandalosamente elevado. Quanto á "pseudo" riqueza do real, meu caro, posso garantir-lhe que a dívida desse clube é maior do que a dos "três grandes" portugueses todos juntos! Já agora, sim 22 ou 25 milhões pelo coentrão seria bom dinheiro porque, para mim, se lhe tirarem a garra com que encara cada desafio, é um jogador banalíssimo. Sinceramente, parece-me um produto feito pela comunicação social ao estilo ricardo rocha ou nelson (lateral direito cabo-verdiano perdido na 2ª divisão espanhola) que tão frequentemente acontece no slb. Para mim, o valor dele ronda os 3 milhões, mas essa é, apenas, a minha opinião. Seja como for, e para concluir, o slb está a proceder correctamente e tem que fazer valer os seus direitos e colocar esse (e todos os outros) atleta no seu devido lugar.

Concordo mas...

Concordo com quase tudo o que disse mas realmente 3M é um exagero. Coentrão foi considerado o melhor lateral do mundial, foi unanime que foi o melhor lateral da liga a par de alvaro pereira portanto 3M é completamente descabido. Esse valor (ou talvez mais) custou o grimi.
Em relação ao resto estou de acordo, é uma atitude de quem ainda nao tem cabeça para lidar com tanta pressão, de quem há dois anos andava nas discotecas de espanha e que iria passar o resto da carreira a jogar em clubes do meio da tabela.
E ao contrario do que o senhor do comentario acima diz, o benfica limitou-se a instaurar o processo disciplinar para tentar recuperar a posição negocial que o senhor fabio fez questão de fragilizar.

Parafraseando alguém, Coentrão tornou-se

"uma maçã podre" à la Benfica

esse rapaz só mostra que está

esse rapaz só mostra que está ao nivel do clubezeco que representa.....tão fraquito pá....

Coentrão, o Benfica e o ridículo!

Na minha opinião, depois de tantas juras, de parte a parte, de amor eterno e fidelidade, estes arrufos de agora cobrem de ridículo as duas partes! Coentrão já esqueceu o amor ao Benfica e até passou a ser do Real Madrid desde pequenino e o clube da Luz já concluiu que o jogador é um mau símbolo e toca de lhe meter um processo disciplinar!
Para além das tentativas de fortalecimento de posição de parte a parte, compreensíveis e notórias, há aqui uns excessos de parte a parte que chamam o ridículo!
Certo é, contudo, que hoje em dia os jogadores esquecem, com demasiada facilidade, os contratos que assinaram de forma livre e bem conscientes do que estavam a fazer. Acenam-lhes com um punhado de notas e logo se esquecem de tudo! Coentráo não é excepção!

Mais um

Mais uma vez tenho de dizer que nao concordo, o processo disciplinar apenas visa reforçar a posição do benfica no negocio, posição essa que o coentrao fez questão de fragilizar. Com certeza que nao foi por terem chegado à conclusao de que é um mau simbolo. Senão tambem tinham de instaurar um processo ao saviola porque foi um simbolo do titulo e andou a arrastar-se a epoca toda.

Agora é assim?!

Olha olha!!! Então agora já é o jogador que tem a culpa? Mas quando foi o caso do maçã podre a culpa foi de todos (sobretudo desde que se atingisse e enxovalhasse o SCP) menos do rato de esgoto do atleta! Pois decida-se senhor Riu Santos,ou estes comportamentos são reprováveis, e passíveis de punição por parte das entidades que tutelam o desporto, ou então são legítimas para todos. As artimanhas podem ser diferentes, mas o propósito é o mesmíssimo. Esses meninos da bola são uma classe de profissionais mal formados cujo salário é um insulto a quem trabalha. Diz o Sr Rui Santos que é legítimo o jogador querer ir ganhar muito mais. Pois eu acho que é vergonhoso o jogador fazer esse tipo de pressão quando tem um salário com um clube que já lhe paga um salário escandaloso para o menino dar uns chutos na bola... Insisto que é preciso educar essa camabada de putos (na sua maioria) incultos e iletrados e dar-lhes a noção exacta do que representa as fortunas que ganham para aquilo que (NÃO) produzem...

Coentrão

Este é a mentalidade típica do futebolista português, salvo honrosas excepções.
Total ausência de valores. O que lhes interessa é apenas o bem material.
Quando se contrata alguém ou se educa alguém temos de, em primeiro lugar, transmitir valores.
O SLB não promove esses valores. Basta verificar quantos jovens jogadores formados no clube sobem à equipa principal.

Não concordo

Penso que nao é pelo benfica nao transmitir valores ao jovens que estes nao sobem à equipa principal. Existem varios motivos como a falta de oportunidades, a prioridade dada a jogadores por forma a valorizarem o investimento etc. Seguindo essa linha de raciocinio então a conclusao seria que o sporting transmite valores ao jovens já que muitos deles sobem para a equipa senior. E basta olhar para o caso do moutinho para ver que isso não é bem assim.
Trata-se de uma questão de mentalidade, de resistencia a pressoes e de acompanhamento

De acordo pelo menos do ponto

De acordo pelo menos do ponto de vista de que o Coentrão se expôs ao ridículo e que é muita falta de respeito falat em nome do Real quando se ainda é jogador do Benfica.

amor á camisola

é ridiculo o que se está a passar o coentrao até parecia um doente pelo benfica.
mas das duas uma ou o benfica não lhe paga o ordenado ,ou então o coentrao enlouqueceu.
vai para o desemprego o coitado.

Dão voltas e voltas a esse cerebelo e será que ninguém percebeu

que o cerne da questão é que o Fabito Coentradas é Sportinguista desde que nasceu, e o S.C.P.não o acolheu no seu seio. É mais um caso tipo o do Esmantorras Sportinguista, a quem T´órelhas não deixou sair do Alverca para Albalade.

COENTRÃO!!!

Boa noite e cumprimentos. Discordo das críticas do comentador sr. Manuel Albino Castro porque o sr. Rui Santosapenas é frontal mas, neste artigo, as suas afirmações são pertinentes. É claro que os srs. Mourinho, Mendes e Florentino apenas tentam tirar partido do Fábio e não é pelos seus lindos olhos que querem contratá-lo. O Fábio deve ter algum cuidado porque se para lá for, à mínima contrariedade também o põem em cima dos patins e adeus Coentrão. Aliás, até no SLB sabemos de muitos jogadores a quem fizeram a "VIDA NEGRA"...Parece-me que o sr. Mourinho com as suas exigências ainda manda o Patrão Florentino pedir esmola para uma esquina...Acho uma vergonha que os treinadores, mas todos, quando vão para um clube conseguirem fazer "GATO SAPATO" dos dirigentes quanto a contratações. Quero ver se na próxima época nem
a T. do Rei o Real ganhar, o que acontece ao sr. Florentino.Saudações desportivas e benfiquistas.F.Reis

Críticas

Caro F. Reis, o problema do Benfica em relação ao Coentrão é muito mais grave e estrutural, sendo pois este episódio, nada mais do que um sintoma que passarei a tentar explicar:
Antigamente para se ser considerado um símbolo de um clube (especialmente os grandes) era preciso anos e anos de dedicação, empenho e identificação com os valores do clube. Entretanto como o futebol assumiu cada vez mais a sua vertente económica e financeira, acelerada pela entrada em cena das SAD, tem sido cada vez mais difícil aos clubes projectar os seus activos vindos da formação ou a manutenção por um tempo mais ou menos longo das sua aquisições em termos de jogadores, de forma a que surgissem de forma natural e sustentada os ditos símbolos, carregadores da famosa "mística" do clube onde actuam. Jogar bem e no caso do Coentrão jogar muito bem e de tal forma que a diferença para o restante plantel salta à vista desarmada só faz dele um símbolo porque simplesmente não existem outros. Poderíamos falar do Luisão, mas a este falta alguma chama e em relação ao Nuno Gomes como joga muito pouco também não é opção. O Benfica na ânsia de ter os seus símbolos, acaba por entregar esse estatuto de uma forma algo ligeira, acabando por, como se costuma dizer, "se pôr a jeito".
Isto também é válido para os restantes grandes mas no Benfica, dada a sua grandeza, a sua aparente falta de organização e uma estrutura dirigente algo errática a coisa nota-se mais.

Cumprimentos desportivos

Mourinho

Concordo e posso acrescentar.mais uma coisa o Mourinho vai ter que se justificar a muiros Espanhois principalmente aos adeptos do Real o porque de contratar um jogador por 30 milhoes para um lugar que esta bem servido.
Portanto toda esta pressao para desvalorizacao faz todo o sentido para o Real e o Mourinho.

Não vejo nada de anormal

O Benfica para o segurar e vender mais caro deve ter prometido algo como o Pinto da Costa faz, do estilo:

"Se ficares, para o ano se alguém oferecer XXXXXX Euros, podes sair"

O mesmo me parece passar-se com o Cardozo.

Parece... ninguém é dono da verdade e suposições todos podemos fazê-las.

Short version

O Caxineiro está mesmo a cuspir no prato onde come, mas a culpa maior é de quem o pôs a comer na cabeceira da mesa Benfiquista.

Imparcialidade encarnada.... Take 2

Colocar praticamente todo o ónus desta questão, como o faz o Rui Santos, no próprio Coentrão e num pseudo papão chamado José Mourinho não é de todo correcto e na minha modesta opinião apenas visa branquear a responsabilidade do Benfica neste triste mas ao mesmo tempo revelador episódio.
O Rui Santos, se quisesse ser intelectualmente sério. diria como salta à vista de todos, que o verdadeiro problema desta novela, nem é a escolha que o Benfica faz dos seus símbolos, mas sim a triste constatação que o mesmo Benfica, graças à sua política desportiva (esbanjadora de um historial impar) não está em condições de gerar de forma sustentada esses mesmos símbolos que tanta falta fazem para a edificação de uma memória colectiva imprescindível para a busca do sucesso. Quanto muito teremos gigantes com pés de barro e que como tal ao mais leve abanão, tombam com grande estrondo.

lol

o ónus desta questão foi colocado e muito bem em quem escreveu o guião que o Coentrão interpretou... para perceber isso bastava ter lido "Fábio Coentrão está a fazer aquilo que lhe mandam!". quem não quer ver é cego...

Concordo

Sim realmente o Mourinho e o J.Mendes andam-se a portar mal com o Benfica já o haviam feito com o Tiago no defeso de 2004/05 e agora voltam a fazê-lo tenho admiração pelo Mourinho mas já chega, ainda mais a 1 clube do seu próprio país, tenham vergonha ainda por cima estão num clube riquíssimo 30 milhões de euros para o Real é bananas.Estarei totalmente de acordo com a direcção do Benfica se esta apresentar queixa na FIFA contra o Real Madrid.Quanto ao Fábio mais uma decepção já não bastava as declarações de D.Luíz inócuas agora isto é muita falta de respeito sobre o Benfica.

As declarações, que penso eu

As declarações, que penso eu te referes, são falsas, ou melhor,mal traduzidas pelos media ingleses, propositadamente...

Cumps

Não sabia

Não sabia sendo assim mea culpa, Cumps.

Le Préjugé vaincu.

Um "papiro" há muito lido e entendido por o Ronald (GANHA-ganha).

Cumpre-se uma vez mais o importante papel no ciclo natural do homem...

Saudações

Coentrao

eso le pasa por gilipoyas y mal educado y falta de respeto a su club el que le paga

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.