Cartão Roxo: Sporting vive da sua dimensão histórica | Relvado
Lead: 

Rui Santos responde a dois leitores do Relvado, a propósito da realidade do Sporting e da compara

Sub-título: 

Cartão roxo: os leitores perguntam

1. A dimensão real de Benfica e Sporting
Caro Rui Santos,
Aqui há alguns anos, o Sporting ficou em segundo lugar, ganhou um troféu nacional e chegou aos quartos-de-final da Taça UEFA, perdendo com o Glasgow Rangers. A opinião generalizada foi de que foi uma boa época.
A época passada, o Benfica ficou em segundo lugar, ganhou um troféu nacional e chegou às meias-finais da Liga Europa. Opinião geral (com a qual concordo): a época foi um desastre.
Quando o que é bom para um clube histórico é péssimo para outro, não será altura de assumir que o futebol nacional tem apenas dois grandes?
Miguel Domingues

 

A resposta de Rui Santos

Caro Miguel,
O Sporting nos últimos 30 anos ganhou apenas 3 campeonatos. Diz tudo sobre a perda de competitividade no futebol. Uma dura realidade: o Sporting vive da sua dimensão histórica.
Rui Santos 

 

2. Messi ou Cristiano Ronaldo? Hulk ou Falcao?
Na sua opinião, qual é o melhor jogador nestas duas duplas?
Miguel Nogueira

 

A resposta de Rui Santos

Caro Miguel,
Não gosto de fugir às perguntas, mas são comparações muito ingratas, porque se tratam de jogadores muito diferentes. Gostava de ver Messi e Cristiano Ronaldo na mesma equipa. Identifico-me muito com o futebol de Messi e com a sua forma de estar nesta indústria. Considero Cristiano Ronaldo um novo modelo de jogador: a arte entranhada no poder atlético.
Quanto a Hulk, estranho que não seja assíduo da Selecção brasileira; e creio que, neste momento, Falcao é (neste momento) o melhor ponta-de-lança a jogar na Europa.
Contudo, não se podem fazer escolhas isoladas sem olhar ao contexto.
Rui Santos

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Rui Santos. cartão roxo
Taxonomia: 
Rui Santos

Benfica-Sporing

Nao concordo nada com a análise do Rui Santos... O Sporting nao pode deixar de ser grande por não ter resultados à algum tempo. A realidade é q o Porto domina por completo durante esta época do Pinto da costa. Nos últimos 20 anos, desde 1990 o Benfica tem 4 ligas nacionais (camopeão) e o Sporting 2, enquanto o FC Porto tem 14... Em Portugal só à 1 grande nessa prespectiva. Alem disso desde 90 só o Porto tem titulos europeus (se nao tou em erro), são eles liga dos campeões e Liga europa 1 vez cada. A verdade é q estas duas épocas o Sporting está um pouco mais forte e o FC Porto e SL Benfica estão melhores mas o Sporting não é só uma das maiores potencias de academia (Figo e Ronaldo melhores do mundo, sem falar de todas as estrelas q vieram do Sporting) como também a nivel nacional continua ser um clube a ficar nos 3 primeiros lugares, tal como o Real de Madrid CF é sempre um esperado no 1º lugar apesar de nos últimos 20 anos ter menos (11 campeonatos de Barcelona- 6 campeonatos vencidos pelo Real de Madrid) 5 ligas e o barcelona ter mais 1 lioga dos campeões do que o Real de Madrid e o Real de Madrid à algum anos q nao passava dos 1/4 de final da liga dos campeões.... Sei q é uma comparação "arriscada" mas Portugal ainda pode dizer q tem três grandes porque o Sporting participa quase todos os anos em competições europeias e fica muitas vezes entre os 2 primeiros lugares o que quer dizer que o Sporting foi o segundo melhor da liga Portuguesa algumas vezes, logo, houve vezes em que os outros dois grandes estiveram atrás do Sporting...

muito bem respondido caro rui

muito bem respondido caro rui santos(ironia) falou na 1ª pergunta falou ha cerca do sporting,deu a sua opiniao e mas o benfica? nao falou,quantas vezes eu vejo as pessou a falar de coisas ja passadas por exemplo o eusebio?!

Algo interessante

Caro Rui Santos e a todos os facciosos benfiquistas aqui presentes,lamento muito que no vejam a dura realidade presente. Eu sou Sportinguista, mas sou realista, é uma realidade que vivemos de uma dimensão historica, mas o benfica não? Engraçado é que nos ultimos 20 Anos o Sporting tem tantas taças e titulos como o benfica,onde esta a Grandeza Actual do Benfica? para comprovarem o que eu digo basta irem confirmar os palmares dos dois e verem que estou correcto. A diferença é que o sporting nos ultimos 4 anos gastou por epoca qualquer coisa como 40 milhoes de euros e ganhou duas tacas de portugal e duas tacas candido de oliveira, o Benfica Gastou 180milhoes para ganhar um Campeonato e tres tacas da liga(uma delas roubada descaradamente ao sporting), alem disso o Sporting atingiu uma final europeia e o benfica a que final europeia foi nos ultimos 20anos? digamos que o Sr Rui Santos antes de escrever seja o que for deve ter a noção do que escreve que é para não cair no ridiculo. Ao sr. Miguel domingues se calhar devia perguntar a si proprio se não deviamos todos é reconhecer que o Porto é o maior Clube de Portugal e que é aquele que nos ultimos 20 anos tem levado o nome de Portugal ao brilho. Custa dizer isto, mas é a realidade. Secalhar senhor domingues só devia haver um grande....

Pergunto eu!!!! O Benfica

Pergunto eu!!!! O Benfica deixou de ser grande? quando andou uma carrada de anos com resultados escandalosos quando o seu lugar eram 4 lugar?Pareçe o que não é para uns é para os outros........é um manifesto de irracionalidade e de incompetência não terem capcidade de análise sem as clubites serem chamadas à baila........O Benfica só lutou pelo titulo só mesmo quando foi campeão na ultima vez porque de resto ainda tem feito bem pior que o próprio sporting,mas ninguem mete em causa a grandeza do Benfica!!!!!!Anedótico

Em relação ao FCP dou o mérito ao Sr. Pinto da Cota pela rede de corrupção que montou no futebol Português que foi o que faz a grandeza deste clube e o sustento........

epa eu nem pergunto de que clube voce e rui santos!!!!!

epa se o benfica tivesse 18 anos sem ganhar um titulo nem socios tinha ... operacoes coracao

Já tinha saudades!

Já tinha saudades... de ler as barbaridades que o Sr. Rui Santos debita para ganhar a vida. Mas não se sinta mal com isso, você não é o único nem o pior.

Ao Sr. Miguel Domingues teria ficado bem recordar, isto no espírito de esclarecimento que tanto é publicitado à sua crónica do "Cartão Roxo", que colocar comparações de forma descontextualizada pode levar a conclusões erradas. O Sr. Miguel Domingues recorda a época de 2007/2008 em que ficamos em 2º numa acesa disputa com o V. Guimarães (isto porque o "grande" que não vive à custa da sua dimensão histórica ficou em 4º) como positiva na perspectiva leonina, o que está errado. Foi, de facto, a pior época de todas em que ficamos em 2º (de 05/06 a 08/09) quer em número de pontos, quer na realização de mais valias desportivas.

Foi uma época má, mas concordo que teria sido uma época muito pior se na época anterior nos tivéssemos sagrado campeões nacionais e realizado encaixes financeiros como os que foram realizados com Di Maria, Ramires e David Luiz (este am Janeiro) e se a esse retorno correspondesse investimentos como os que foram feitos em Roberto, Kardec e Felipe Menezes, entre outros.

Por isso muito cuidado com comparações descontextualizadas!

Agora há duas pérolas que me merecem especial atenção:

- em primeiro lugar a afirmação de que o futebol nacional tem 2 grandes por parte do adepto benfiquista. Eu quero desde já concordar em absoluto com essa afirmação, para mim existe o grande SCP e o grande SCB. Se um adepto benfiquista quer na sua afirmação dizer que os "grandes" são o FCP e o SLB, e com isto implicar que o "SLB-é-quase-tão-grande-como-o-FCP" pelo número de títulos, pois então que disponha...

- em segundo lugar a verdade factual que o Sr. Rui Santos utilizou para validar uma afirmação de sobremaneira interessante. Nos ultimos 30 anos os SCP ganhou 3 campeonatos, mas nos últimos 16 ganhou tantos como o SLB (2) e, em média, ficou melhor classificado do que o referido Benfica. Isto não invalida que nos últimos 100 anos o SLB tenha mais títulos nacionais e europeus de futebol do que o SCP, mas é interessante verificar que nos últimos 10 anos tem menos finais europeias do que SCP ou o SCB.

Isto que eu escrevi não diz nada sobre a grandeza do SLB enquanto clube de futebol, diz sim senhor o quanto descabido é afirmar que "o Sporting vive da sua dimensão histórica".

O Sporting vive do facto de ser o maior clube desportivo em Portugal, e vive do facto de ter sócios e adeptos orgulhosos disso. Se o Sr. Rui Santos não sabia deste facto, fica agora a saber, e espero que o saiba utilizar em futuras considerações.

Bom comentário.

Bom comentário.

Oh Miguel Domingues!

Reflectiste muito a formular a pergunta, não?

Nessa época que te referes do SCP:
não éramos campeões em título;
não gastámos 8.5M de euros num guarda-redes supelente;
o nosso treinador não tinha "prometido", à priori, uma liga dos campeões;
não conhecemos o sabor da "manita";
não celebramos (com o adversário!) títulos dos rivais em casa;
não fizemos a figura de urso que o SLB fez na Champions e o Rangers, se bem me lembro, foi à final da Europa;
não temos o orçamento do SLB.

Ainda assim, concordo que haja uma diferença de dimensão entre os grandes de Lisboa. E é bem maior do que o teor desta questão...

azia

azia

Para um apologista da verdade desportiva

devia lembrar-se dos títulos que foram desviados do SCP nos últimos trinta anos!
E mais não digo!

Há que ser realista...tambem

Há que ser realista...tambem acho que muitos titulos têm sido roubados ao Benfica e no entanto entrego a total hegemonia do futebol portugues ao Porto sem qualquer duvida. Ainda assim nao vejo que so haja 2 grandes em Portugal. 4 penso que ainda não haverá, mas longe de mim deixar de ver o Sporting como um grande..

Como foi a final da taça da

Como foi a final da taça da liga contra o sporting quando o sr arbitro inventou o penalti para dar a taça ao benfica :)

O SCP vive porque é o MAIOR...

...basta ver que o jogo com a Juventus nos Estados Unidos já tem lotação esgotada, e o ano passado, do outro lado do Atlântico, a digressão americana foi um autêntico sucesso, provocando furor.

Quem mais, em Portugal?

O SPORTING SOMOS NÓS!!!

Bons olhos o vejam, senhor

(Devido a uns erros que continha o meu comentário, aqui fica a rectificação)

Bons olhos o vejam, senhor Rui Santos. Já cá faltavam as suas opiniões sempre cheias de acutilante sapiência.
A pergunta do usuário Miguel Domingues não lembra a ninguém. Então pergunta, como que a afirmar: “Quando o que é bom para um clube histórico é péssimo para outro, não será altura de assumir que o futebol nacional tem apenas dois grandes? É daquelas perguntas que visam tão-somente criar conflitos. Mais ainda tem memória muito curta, dado que o Benfica nos últimos anos também muito pouco ganhou.
Depois, diz o senhor Rui Santos : “Identifico-me muito com o futebol de Messi e com a sua forma de estar nesta indústria” . Presumo que se esteja a referir ao facto de Messi não andar nas revistas e não esbanjar dinheiro tal como Ronaldo. Ora, como aqui já referi há umas semanas, Sartre, em O Ser o Nada, deixou bem claro o que é ser-se autêntico, que é essa capacidade de o ser humano ter capacidade de escolha e por conseguinte poder escolher o que lhe apraz: a isso chamava de autêntico, Sartre. Inautêntico seria, por outro lado, aquele indivíduo que não querendo aceitar a agonia que era de saber-se livre e portanto com capacidade de escolha, assumia uma postura submissa em face da vida não aceitando a sua liberdade. Ora, creio ser isto que sucede com estes dois jogadores. Um assume-se como é aceitando a sua liberdade, Ronaldo, o outro, Messi, vive inautenticamente numa ideia de que tem de se comportar moralmente perante os fãs, não aceitando a sua liberdade de poder escolher. Dir-se-ia que essa é já uma escolha. Mas dizer-se tal é assumir uma ideia errada, porquanto Messi já demonstrou ser tão ou mais imoralista que Ronaldo: lembre-se as recentes borgas nos hotéis antes do estágio da selecção, de que a imprensa não ousou falar. Ou lembre-se a sua postura no aeroporto.
Por fim, senhor Rui Santos, na senda de os jornalistas relváticos, o senhor não quis fugir à regra e, tal como eles, cometeu um erro gravíssimo de português: “Não gosto de fugir às perguntas, mas são comparações muito ingratas, porque se tratam de jogadores muito diferentes . Em bom português senhor Rui Santos escreve-se: se trata . Se dúvidas houver, consulte-se Ciberduvidas, ou gramáticas como a da Doutora Maria Helena Mira Mateus, ou Celso Cunha e Lindley Cintra.
Saudações cordiais.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.