Cartão Roxo: JEB e os (tu)barões do Sporting | Relvado
Lead: 

Rui Santos responde a um leitor do Relvado, que quer saber a opinião do comentador sobre a gestã

Sub-título: 

Cartão roxo: o leitor pergunta

Acha que Bettencourt arruinou o Sporting?
O que achou da gestão de José Eduardo Bettencourt no Sporting? Arruinou o clube, com a saída de Liedson (1 milhão de euros), de Moutinho (12 milhões de euros mais Nuno André Coelho) e a entrada de Pongolle (6,5 milhões de euros)? Ou foi uma gestão construtiva?
Afonso Neves

 

A resposta de Rui Santos

Caro Afonso Neves,

A gestão de José Eduardo Bettencourt, no Sporting, foi o prolongamento do desastre anteriormente anunciado. O ex-presidente dos 'leões' mostrou vontade de aproximar o Clube dos sócios, tinha algumas boas ideias, mas foi manifestamente incapaz de lidar com a realidade do Clube e do seu Futebol.

Mais do que 'o presidente do Sporting', José Eduardo Bettencourt (JEB) foi o representante da banca no Sporting. Quem estava em condições de cumprir com as obrigações do serviço da dívida (bancário). Perdeu-se no emaranhado de lógicas e (tu)barões que capturaram o Sporting e fizeram dele refém de um conjunto vasto de interesses e sensibilidades.

Quem arruinou o Sporting foi o 'projecto Roquette' e, principalmente, as 'vozes de sereia' que lhe estavam associadas. JEB não podia impor a ruptura simplesmente porque era o portador do 'mandado da continuidade' (dissimulada). Isso ficou claro quando não deu passos concretos para a realização de uma auditoria externa (independente) às contas consolidadas do Grupo Sporting. Em síntese, cumpriu um serviço.
Rui Santos

 

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Rui Santos. cartão roxo
Taxonomia: 
Rui Santos

a «morte» do Sporting

a «morte» do Sporting aconteceu quando a Banca matou a nossa alma - qual FMI!!!...

Foi o projecto Roquette, sim.

Foi o projecto Roquette, sim. Mas senhor Rui Santos, era essa a sua opinião no início do projecto? Pois, parec-me que não, mas como hoje toda a gente diz que essa é a razão de o Sporting estar assim, o senhor, como não dá para mais, diz o mesmo.

Obvio!

hehehehehe!!! Tens toda a razão! É o que eu costumo dizer, bajulação e lambe-botismo a quem está na por cima e, por consequência, "chover no molhado" e dizer mal de quem está em baixo. Jornalismo português no seu melhor...

Sr Rui Santos

Até concordo com a sua resposta, mas o JEB fez o que era mais indicado.

Desculpe-me, mas pagar dividas é uma práctica que os portugueses andam desabituados, a fuga para a frente dá em Bancarrota, em todos os dominios.

Você gere um passivo colossal, que faz? Manda os produtos da casa embora porque como activos valem zero (contabilisticamente), compra n jogadores e aqui dá a saida ou fuga para a frente.

Pega nos jogadores e contabiliza como activo, sobrevaloriza os passes vendendo a um fundo percentagens que servem para os objectivos:

- Sobrevalorizou activos.
- Como faz parte do fundo valoriza a percentagem como activo.

Depois tem a 2ª fuga, renegoceia a divida porque o serviço da mesma torna-se incomportável, ganha folego e chuta a bola outra vez.

Ultima fuga (esta não pode falhar), atira-se à liga dos campeões e tenta vender jogadores valorizados para cobrir o deficit.

Até que.... falha uma competição de alto retorno, a fuga para a frente foi feita, mas falhou, agora há que se demitir.

E demitem-se sempre que falham, vem outro e tem que varrer, a seguir outro, e por ai fora.

Alguém vai ter que fechar a porta.

Cumprimentos.

Concordo consigo Sr. Rui Santos

Sou Portista, mas procuro ver as coisas como elas são. Desde há muito tempo que acho que se deve fazer uma auditoria no SCP. Não consigo perceber como está arruinado. Durante muito tempo o SCP teve + valias extremamente elevadas, foi campeão das vendas de jogadores muito antes do Porto e desde há uns anos que está na miséria! O que é que o SCP fez com o dinheiro das seguintes vendas? Simão Sabrosa, Hugo Viana, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo e Nani? Isto tem de ser explicado aos sócios, eu pelo menos nunca o percebi. O SCP é certo que durante alguns anos ganhou taças e foi ficando em 2º lugar, mas isso deve-se essencialmente ao trabalho do Paulo Bento que foi um resistente enquanto lá esteve!

O Sporting

nuncva foi campeão das vendas antes do FCP..... Do FCp começou com Futre, MAdjer,Rui Barros, depois Baía, Couto, Depois Conceição entre muitos outros

Curioso

Um dado curioso o SCP entra na sua maior queda desportiva e em grande instablidade directiva exactamente de há 2 anos(2 épocas) para cá, até lá até 2009 o SCP estava um clube relativamente estavel mesmo com orçamentos mais baixos conseguiu varios 2º lugares varias participações na champions, foi finalista da Uefa, venceu algumas taças de Portugal conseguiu vender jogadores potencia-los etc etc.
Ha 2 anos para cá que por acaso coincidiu com a emergencia do fenómeno Euforia Benfiquista com a conquista do campeonato passado na ultima jornada onde houve uma extrema radicalização da postura Benfiquista em varios aspectos e temáticas o SCP deixou de lutar pelo 2º lugar e teve das piores 2 epocas que ha memoria em Alvalade.
Dá que pensar não dá? é que a mim parece-me que quem beneficia mais com um SCP mais fraco não é por ventura o FCP como muitos tentam fazer querer...ao fim ao cabo o espaço das influencias do SCP jogam-se em Lisboa e Lisboa não é assim uma cidade tão grande que consiga ter 2 grandes clubes em alta como muitos tambem tentam fazer querer é raro os paises e cidades onde isso acontence.
e nunca me esqueço que o SCP em dezembro estava a 3 pontos do Benfica do 2º lugar e lembro-me perfeitamente o que se escreveu e nervosinho que se sentia em algumas esferas do futebol.

Assino por baixo!

Não poderia estar mais de acordo caro Nuno Bento! É exactamente como escreve. Os benfiquistas passam a vida a dizer que nos associamos ao fcp e outors insultos dessa naturesa. O que eles não querem admitir é que gostariam de ver o SCP a lutar, junto com o slb, para derrubar o fcp para poderem voltar a dominar os meandros do futebol, fora das quatro linhas, como o fezeram durante as décadas de 60 e 70. Para nós tanto nos faz que seja o slb ou o fcp a dominar a sujeira da bola, nós queremos é isenção e competição honesta. Mas isso é impossível porque, como referiu inteligentemente villas-boas, o spólejebôbenfique beneficiado, é cultural... Há toda uma conjuntura que visa colocar o clube do povo num lugar que, considerando apenas o mérito desportivo, nunca foi seu. Desde a década de 50 que várias forças ocultas tentam empurrar os demais clubes para o fundo para que só um ganhe. A única coisa que nos une ao fcp é a admiração pela forma como enfrentaram toda uma corja que, sistemáticamente, leva ao colo o éssióbê. Imgino o que deve ter custado, a essa matilha de cães rafeiros, a segunda metade da década de 90, quando os seus esforços apenas serviram para que os vermelhos não averbassem classificações a meio da tabela que era o que, na realidade, espelhava a (falta de) qualidade do seu plantel, mas que, como sempre de forma estranha, lá ficavam em 3º, 4º ou 6º...

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.