Cartão roxo: "Há jogadores no Benfica sem classe para jogar na Luz" | Relvado
Lead: 

Rui Santos, em resposta a um leitor do Relvado, diz que falta categoria a alguns jogadores do Ben

Sub-título: 

Cartão roxo: o leitor pergunta

Até onde vai este Benfica?

Boa tarde, Rui Santos!
As minhas perguntas são as seguintes:
1. Será que David Simão, Urreta, Miguel Rosa e outros não têm lugar no Benfica na próxima temporada?
2. Como é possível jogadores como Kardec, Jardel, César Peixoto, Luís Filipe, Felipe Menezes, Airton e outros terem feito parte do plantel nesta época? Não acha que são jogadores banais?
Ramon Dias  

 

A resposta de Rui Santos

Caro Ramon,

O Benfica tem de rever a sua política desportiva.

Apostar mais em jogadores portugueses parece-me óbvio. E é positivo que David Simão e Miguel Rosa estejam à disposição do treinador.

O caso de Urreta é um pouco misterioso. Vejo nele grandes qualidades. E veria em Jorge Jesus o treinador certo para o tornar num jogador (ainda) mais competitivo. Ninguém dava nada por Coentrão. Jesus fez dele um jogador de elite. No 'Mercado', passou a valer 25 vezes mais. Colhe-se a sensação de que Urreta poderia fazer um caminho idêntico. A menos que Jesus não tenha essa 'fezada'. Há casos assim. A falta de fé muda tudo.

Parece-me claro, igualmente, que o Benfica (com Jorge Jesus) conseguiu maximizar o rendimento de alguns jogadores (na época em que alcançou o título) e valorizar os seus 'passes'. Parece-me indiscutível, também, que a desvalorização de alguns desses 'activos' foi demasiadamente rápida. E não tenho dúvidas de que um conjunto de atletas (sem classe) que foram recentemente contratados pelo Benfica nunca deveriam ter entrado no Estádio da Luz. Os desníveis no plantel acentuaram-se. Na primeira época, os melhores impuseram-se e disfarçaram as assimetrias. Na segunda, quando foi necessária a segunda linha, ela falhou. Aliás, falharam todos.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Rui Santos. cartão roxo
Taxonomia: 
Rui Santos

Igual a todos os clubes de TOP

Queiram-me desculpar, mas mais uma vez, neste "forum" me parece que muitos dos que aqui andam têm palas nos olhos?

é óbvio que há jogadores que não merecem nem mereceram vestir a camisola do clube do nivel do Benfica, ou por falta de talento ou por falta de oportunidades ou mesmo por falta de adaptação.
é-me também óbvio que em todos os clubes de top isso acontece!
posso deixar alguns exemplos bem familiares:

souza - FCP
tomás costa - FCP
sapunaru - FCP
David Addy - FCP
Sereno - FCP
Walter - FCP
C. Rodriguez - FCP
A lista poderia continuar........

[+]

Bruno Pereirinha - SCP
Leandro Grimi - SCP
Nuno André Coelho - SCP
Maniche - SCP
Valdés - SCP
Zapater - SCP
Saleiro -SCP
A lista obviamente poderia continuar

Ora, isto acontece em todos os clubes da Europa e se fizerem questão, dou-vos os nomes deste o Real M, ao M. United, passando pelo Barcelona e acabando no Inter Milan.
Se é bom? óbvio que não, faz parte do futebol.
Se deveria haver mais critério' sem duvida, mas o futebol, em geral, é regulado e gerido, por pessoas com pouca formação, corruptos e que se chegam ao Futebol como forma de se promoverem!

É assim desde que nasci e já lá vão uns anitos!

Vale a pena por sempre os mesmo (neste caso o Benfica e até o Sporting) fora deste saco? Não e é injusto, porque nada disto tem a ver com vitórias ou titulos. SÃO TODOS IGUAIS!!!

A saída de Ricardinho....

..da CD,foi sem dúvida uma grande machadada na estrutura benfiquista. Não é pelos jogadores,que o nivel dos ultimos anos foi sempre mediocre,o que falhou foi mesmo a saída do ponta de lança Ricardinho.

Sem lugares na liga,este clube de lisboa tem sempre muitas dificuldades.Aliás basta ver em que lugares ficam,quando Cunhas e Ricardinhos,não estão em lugares de decisão.

Jogadores do Benfica...

Boa tarde.
Eu, já faz algum tempo, que cheguei a comentar um artigo referente ás contratações do Benfica para a nova temporada. Continuo a defender a mesma ideia...
- O Benfica continua com a mesma politica de contratar há resma jogadores, sem que seja aferida a qualidade dos mesmos. Continua a dança dos Argentinos e dos brasileiros, mais valia o Benfica mudar-se para um destes paises, seria mais barato. A contagem já vai em 15 jogadores novos, ou seja..uma equipa nova, será que se vai voltar ao tempo do Artur Jorge, quando desmantelou uma equipa Campeã!! Ao que pareçe, voltamos a cometer o mesmo erro, não aprendemos nada. Agora, compra-se uma equipa nova, com jogadores que não se conheçem, e nem por sombras estão entrusados. Não será apenas o estágio da pré-temporada, que se vai formar uma equipa á altura e exigencia do Campeonato e de outras competições oficiais. O Benfica, até poderá ter jogadores de qualidade, alguns tem mesmo qualidade, outros ainda tenho as minhas duvidas, mas o importante e pareçe que ainda ninguem soube ver isso, é que o Benfica não tem equipa. Pode ter jogadores, mas equipa, neste momento, não tem. E isso demora tempo a fazer. De facto Jorge Jesus tem muito trabalho pela frente, não só gerir um plantel que desde já é vasto, mas também formar e montar uma equipa, tarefa que quanto a mim, vai estar em curso no decorrer do campeonato. Não tenhamos ilusões, o Benfica irá partir em desvantagem em relação ao FC Porto, pois o Porto, tem a sua equipa montada e mecanizada, apenas poderá fazer alguns ajustes, a maioria dos jogadores da época passada, estão lá. O Benfica, é exactamente o oposto. Deste modo e segundo a minha ideia, os adeptos que não esperem milagres nas primeiras jornadas do campeonato, pois o Benfica vai novamente caminhar no deserto até ter novamente uma equipa competitiva. Quando se contrata uma nova equipa, existe sempre o reverso da medalha. Os jogadores terão que se conhecer, terão que se adaptar, terão que adquirir automatismos em conjunto, terão que perceber o que o treinador pretende, terão que se ambientar ao clube e aos seus adeptos...enfim, existe um rol grande de factores, que terá que se dar tempo, para que o Benfica volte a ter uma equipa, e não será apenas no estágio que tudo isso irá aparecer. E note-se que ainda vai haver certamente jogadores dispensados, pois não acredito que JJ vá trabalhar com 40 jogadores. Resumindo: Praticamente metade da nova temporada, é para formar uma equipa, só que nessa altura o campeonato poderá estar já praticamente perdido.
Obrigado

desapontante

sendo eu benfiquista é com grande despontamento que vejo a politica de transferencias do benfica, o slb esta cada vez mais preocupado em preparar a proximas 5 epocas do que a epoca actual. o benfica tem vindo a perder a ambiçao de ganhar titulos, preocupando-se em valorizar jogadores e vende-los para ganhar capital.
Em relaçao ao caso coentrao acho que o benfica o deviria deixa-lo ir, se ele ja nao sente vontade nem tem paixao em vestir a camisola encarnada deixai-o ir. o benfica tem de apostar em jogadores que desejem o benfica e que tenham vontade de dar tudo pelo benfica.

Eu continuo a relativizar o papel das segundas linhas

Parece que todos os jogadores do plantel do FCP são bons e na segunda linha do SLB todos são fracos. Sinceramente não penso assim, creio que falhou mais o timing das apostas da segunda linha que propriamente a sua falta de valor, ou seja, Jorge Jesus apostou invariavelmente nos mesmos jogadores e quando resolveu mudar, mudou tudo, tendo as segundas linhas revelado dificuldades fisicas naturais e óbvias dificuldades de entrosamento.
Não me parece que jogadores como Sidney, Airton, Jara, Nuno Gomes e Carlos Martins não tenham qualidade para jogar no SLB, o que não se pode é mudar onze jogadores de uma vez só. Weldon, por exemplo, é um caso paradigmático, sendo um suplente de luxo na época do título (digo de luxo porque resolveu muitos jogos), deixou de ser opção na época passada e quando jogou pouco rendeu, porque lhe faltava confiança e ritmo de jogo. Os plantéis não podem, nem nenhum alguma vez teve todos os jogadores com nível semelhante, há uns melhores, em principio os que jogam mais e outros piores que jogam menos.
Constituir um plantel deve em teoria preencher uma série de requisitos, por exemplo, ter 17/18 jogadores de nível semelhante e meia dúzia de jovens promissores, no fundo aquilo que o Barcelona preconiza, sendo que esses jovens promissores vão rodando no Barcelona B. Não faz sentido ter três guarda-redes de top, por exemplo, é mais vantajoso ter dois e um jovem que vá progredindo e aprendendo, financeiramente é mais vantajoso e desportivamente creio que é até melhor para a evolução treinar com Saviolas e Aimares que jogar numa II B com Zés do Tijolo.
Claro que quando não se ganha tem que se apontar o dedo a alguém e dado que é dificil apontar o dedo ao fraco rendimento de Saviola, Aimar, Javi Garcia, Luisão, etc, a corda quebra para o lado dos mais fracos que, este ano, foram as denominadas segundas linhas e, por outras razões, Roberto.

Sem duvida Rui... ate sem

Sem duvida Rui... ate sem arriscar mto faço uma analogia relativamente a alguns Painelistas... perdão, comentadores e alguns jornalistas, sem qualquer Profissionalismo e Classe para falar publicamente, por vezes em horário nobre, nos vários canais de televisão! É que os Jogadores, ou treinadores, são sempre alvo das mais variadas criticas e por vezes ate insultos, sem terem, na maioria das vezes, possibilidade de defesa!

E a culpa é de .......???

Hoje li com algum espanto esta citação do Luís Filipe Vieira no jornal Record :
"Época exigente para treinadores e jogadores"
Todos nós sabemos o que ele tem trabalhado no sentido de isso realmente aconteça. ( e a profissão ainda vai no adro). Eu até simpatizo com ele, mas quando é que será que ele se dá conta que entre as muitas qualidades que porventura terá, ser presidente de um clube de futebol não está de certeza nesse rol !!!!!

Era preciso era ver estas

Era preciso era ver estas compras por parte do Benfica. Comprar um, dois jogadores e ele falhar, é normal. Mas comprar em catadupas todos os anos e a maior parte deles ou serem emprestados ou nem sairem do banco, dá que pensar.

Sinceramente...

O Aírton é assim tão mau? E o que terá feito o Jardel para as pessoas o levarem a pensar que não é bom?

Airton no ínicio da época...

Airton no ínicio da época estava a fazer jogos fantásticos, daí a ter tirado o lugar ao Javi e ter jogado a supertaça a titular com o porto.

Os jogadores hoje em dia passam de bestial a besta muito facilmente...

Em todos os clubes existem

Em todos os clubes existem jogadores que não se equivalem tecnicamente a jogar num grande do futebol português mas eu pergunto o porquê de os clubes gastarem milhões nas suas contratações se não tem capacidades para jogar.

óbvio?

Quais são as estatísticas que suportam que apostar mais em jogadores portugueses dará melhores resultados? ou o óbvio é só para suportar um gosto?

O que é óbvio é que TODOS os clubes têm jogadores que não têm classe para jogar nos clubes que representam! Mais do que suportado pelo uso e utilidade dos jogadores que não renovam ou são dispensados.

Há um pormenor que gostei

Quando refere a qualidade no Benfica para jogar na Luz, ou seja coloca logo os emprestados a léguas. Será bom pensar assim, porque uma coisa é ser jogador do Benfica, outra é jogar no Benfica... a diferença é enorme.

E concordo quando diz que a 1ª linha falhou este ano, a 2ª nem existia, então o Filipe Menezes, Meu DEUS!!!!!!!!!!!
Isto faz-me lembrar alguém que chegou a Braga e disse que os jogadores estavam cheios de mialgias e cansaço muscular. E quem foi que disse? O substituto de alguém. Em que clube?

Há verdades que o tempo confirma, isso viu-se na equipa do Benfica esta época.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.