Cardozo deveria ter sido vendido | Relvado
Lead: 

Rui Santos responde a um leitor do Relvado, a propósito da gestão desportiva do Benfica.

Sub-título: 

Cartão roxo: o leitor pergunta

Bom dia, Sr. Rui Santos, não sabendo a sua preferência clubística, admiro a forma como analisa o nosso "futebol". A minha pergunta é relacionada com o meu Benfica.

Apesar de todas as coisas más que giram à volta do nosso campeonato (30 anos do mesmo), não acha que foi um péssimo sinal e até um erro de gestão vender jogadores como Di María, Ramires e David Luís? Será que um clube como o Benfica não tem capacidade para os segurar até obter retorno desportivo (que é o que mais interessa neste momento)? Obrigado pelo seu tempo, continue com o bom trabalho, apesar dos que teimam em não respeitá-lo.

Saudações desportivas.

Baloitras


A resposta de Rui Santos

Meu caro,

A indústria-futebol regula-se por três princípios essenciais:

Comprar jogadores (‘activos’) de boa qualidade e a bom preço; Rentabilizá-los desportivamente; Rentabilizá-los financeiramente. São três momentos distintos que correspondem a uma gestão muito criteriosa. Em mais ou menos tempo. O ideal, quando os jogadores se revelam importantes nos respectivos planteis (‘peso desportivo’), é mantê-los, sem nunca perder a oportunidade de negócio. As vendas são contudo incontornáveis, em nome de uma gestão financeira sustentável.

O mercado de transferências, no futebol, está a sofrer as mutações próprias da economia mundial. Não é possível dissociá-los.

Por outro lado é preciso olhar para a especificidade do mercado português. É muito difícil competir com outros mercados.

No caso do Benfica houve um investimento forte nas últimas épocas. O Benfica resistiu o que pôde. Valorizou muitos dos seus ‘activos’, conservou uns e vendeu outros. Esta gestão tem de ser cirúrgica.

Convenhamos que era muito difícil manter Di María e Ramires, por razões diferentes. Já o ‘timing’ da saída de David Luiz pareceu-me muito discutível. A meio da época, com muita coisa para ser decidida.

Por outro lado, creio que o Benfica fez muito mal em não vender Cardozo, quando a sua cotação estava em alta. E porque a saída de Cardozo seria sempre mais fácil de ver compensada. Agora vai ser complicado encontrar quem dê pelo paraguaio o valor que o Benfica já poderia ter encaixado.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Taxonomia: 
Rui Santos

a farsa

O Cardoso é um mau profissional só joga e mal quando lhe convem nunca deveria ter vindo para o Benfica o Benfica precisa e merece melhor

Cardozo e os restantes....

Bom dia a todos
Já tive oportunidade de manifestar a minha opinião num artigo anterior, em que se falava do Plantel do Benfica, mas aproveito novamente para dar a conhecer a minha opinião.
- Penso que a politica de contratações do Benfica, está completamente errada. Os olheiros, ao que pareçe, andam mais de olhos fechados do que abertos. O Benfica apenas olha para um lado, para o Brasil ou Argentina, até parece que aqueles paises, são uma fonte inesgotável de talentos. Conta-se pelos dedos os bons jogadores que o Benfica lá foi buscar por essas bandas, a cada "remessa" de jogadores, aproveitava-se 2 ou 3. Todas as épocas é a mesma musica, lá vai o Benfica de viagem ao Brasil, ou arredores, buscar mais umas carteiras de cromos, e depois apenas aproveita 2 ou 3, e com isto gasta-se milhões e milhões em porcaria. Vejam o que o Benfica nestes ultimos anos foi buscar ao Brasil e Argentina, e o que realmente aproveitou, e escudado será dizer, que os bons...já se foram embora.
Com tantos milhões gastos, não era preferivel o Benfica ir á europa, onde estão realmente os bons jogadores, e com esse dinheiro, ir buscar 2 ou 3 realmente bons e para lugares cirurgicos no plantel, do que andar a comprar cromos em jeito de remessa!!! A nova época, vai ser a mesma coisa, brasileiros é o que não falta para a nova temporada, e provas dadas! algum tem desses quem vem! e com isto lá vão mais uns milhões, como se o Benfica tivesse também uma fonte de dinheiro inesgotável. Por isso digo, a politica de contratações anda muito mal, e os olheiros andam a ganhar dinheiro sem fazerem nenhum.
A respeito do Cardozo, esse á muito que não devia de estar no Benfica, é um jogador que se anda a arrastar, e por vezes até parece que tem dificuldade em se manter de pé! Prefiro mil vezes o Nuno Gomes, ao Cardozo.
Esta é mais uma lacuna de tantas que o Benfica tem tido. Não há na Europa avançados de qualidade e de valor comprovado!!!?
É triste ver este Benfica, que só compra á sorte, gastando como se fosse muito rico, e depois não se vê nada de concreto no plantel.
Estou cansado dos disparates do Srº LFV, no aspecto de contratações.

vendido?

nunca o deviam era ter comprado,ganda cepo...

Caro Rui Santos

Se tivesse e pudesse, dáva-lhe os pontos todos com sinal +.

Concordo em absoluto.

Parabéns.

Benfica podia ter vendido no ano transacto.

Também penso que o Cardozo poderia ter sido libertado no final da época que passou. É um avançado que consegue decidir jogos mas penso que se perdeu um pouco e não teve o rendimento que se esperava, penso que muito por causa de ele ter mostrado vontade de sair do Benfica.

Penso que ao preço que na altura o Benfica conseguia vender, já não vai dar para vender. Mal calculado a meu ver, a verdade é que o Cardozo continua a ser um jogador muito importante no Benfica.

Prognósticos na Liga Portuguesa e Europeias:
mdapostas.pt

Mais um que acerta no

Mais um que acerta no totoloto depois de sair a chave!!

Era de homem era dizer no principio desta época que o Benfica tinha cometido um erro em não vender o Cardozo, agora no fim da época, até o meu sobrinho de 8 anos, já teve essa brilhante ideia!!

Bravo, Sr. Rui Santos, bravo!!

Bem

O benfica tem de vender jogadores para manter as contas da SAD em boa saúde não há nenhum clube português que consiga resistir a ofertas de 20 e 30 milhões por jogadores tanto que até os jogadores querem sair para um clube de inglaterra ou espanha
o Sr. Rui Santos tem razão, Cardozo não é craque nem perto disso é um bom goleador que chuta bem de pé esquerdo tem feeling de golo e marca bem livres mas é sempre um avançado limitado porque jogando sozinho na frente de ataque ou se não lhe aparecerem bolas quase nem se vê Cardozo no jogo época passada deveria ter também vendido Cardozo e colocado o Nuno Gomes e Jara à competição pela titularidade

Gran Torino

Aproveitando um post do Joga Bonito no blog onde escreve, porque acho que vale a pena relembrar. Faz hoje 62 anos que a equipa do Gran Torino desapareceu num acidente de aviação após ter vindo realizar um amigável a Lisboa para homenagear um grande capitão da nossa história.

"Faz precisamente hoje 62 anos (foi a 4 de Maio de 1949) que uma das mais avassaladoras equipas da história do futebol morreu. O termo morreu é talvez demasiado forte, mas também demasiado real. Mas vamos enquadrar a situação...

A 3 de Maio de 1949, realizou-se o jogo de despedida do Capitão do Sport Lisboa e Benfica, o Senhor Francisco Ferreira. Como convidado de honra do jogo, compareceu o, na altura, chamado Gran Torino, equipa que dominava o Calcio a seu bel prazer, comparência essa que mostrou o respeito que já havia à altura pelo Benfica. No regresso a Torino, o avião que transportava toda a equipa do Torino, jornalistas, staff diretivo e técnico bem como a tripulação embateu na Basílica de Superga tendo falecido todos os 31 tripulantes do voo. A pergunta que vos faço é: nos últimos 30 anos ( o tempo que tenho de vida) quantas homenagens do Benfica ao Torino F.C. já viram ? Eu, que me recorde, nunca vi nenhuma. O que lamento profudamente...

E não me parece muito difícil homenagear o Gran Torino. Não era preciso fazer torneios anuais contra eles, mas ocasionalmente caía bem, não era preciso o Benfica ir a Turim jogar contra eles, mas ocasionalmente caía bem, não era preciso nada de especial, mas isso se calhar sou eu....

Custava muito uma nota de pesar a cada 4 de Maio no Site Oficial do Benfica ? Ou outra ideia que já me tem ocorrido várias vezes e aproveitando o tema em voga dos equipamentos... Na sua génese e na sua história o equipamento do Benfica é de camisola vermelha e calções brancos. E o seu equipamento alternativo é branco, e não os atentados que se têm visto e se vão continuar a ver. Então se querem brincar aos equipamentos, que tal respeitar a história do Benfica, mantendo as cores do principal e do alternativo e fazerem um 3º equipamento ? E nesse 3º equipamento poderiam ir fazendo as homenagens que merecem e deviam ser feitas, como por exemplo ter um equipamento grená a homenagear o Gran Torino. Não seriam os primeiros a fazer-lo, homenagem essa que já foi reconhecida pelo Torino FC, clube que nunca mais foi o que era antes de Superga. Um destino que conheceram por, pura e simplesmente, terem vindo a Lisboa homenagear o nosso Capitão. Como troco, levaram com décadas de desprezo e ignorância Benfiquista.

Para pensar! É que mais vale tarde do que nunca..."

Junto-me à homenagem, recordando o episódio e com os votos de que esta equipa histórica do futebol mundial seja sempre recordada pelos benfiquistas, pois temos para com eles uma dívida de gratidão e o dever de nunca nos esquecermos de quem teve gesto tão nobre connosco.

E já agora, ao lamento sobre a falta de memória do Benfica para coisas verdadeiramente significativas como estas.

De Louvar

Realmente como é que um clube de tão grande dimensão pode esquecer esta tragédia... Gostaria sinceramente que os dirigentes do meu Benfica pusessem os olhos neste texto porque é devéras importante.
Estou com o Gran Torino For Ever dáva-te 5 ptos mas não tenho para te dar.

gran torino

a falta de memória do benfica agora é menor do que no passado, como toda a gente sabe Eusébio esteve muito mal de vida e na altura o SLB nada ajudou, só muito mais tarde. Lembro só que Eusébio actuou pelo SC Paredes para ganhar um automóvel em 2ª mão oferecido por um stand local. Jose Torres morreu esquecido, na opinião de muitos, etc etc. A ideia lançada acerca do gran torino é de louvar, falta é saber se da parte dos encarnados há vontade para a colocar em prática.

Nao vai acontecer,

porque duvido muito que o Benfica la chegue mas, giro giro, era o Cardozo fazer um hat-trick na final da Liga Europa e depois vir ca ler isto... (sonhos)
Cumps

Foi um exemplo de má Gestão Desportiva

Antes de começar, começa-me a irritar esse discurso que o Sr. Rui Santos tem, de que para além de querer ser o paladino da verdade é ou poderia ser um gestor desportivo de grande qualidade!
Primeiro a Industria do futebol não se rege pelos princípios que o Sr. menciona, comprar barato, fazer aumentar o valor dos jogadores e vender + caro. Isto não é nenhum principio da industria do futebol, isto quando muito é uma opção estratégica de muitos clubes, que buscam na venda dos seus craques formas de manter altos orçamentos e dessa forma manterem-se mais próximos a nível desportivo de clubes com maiores posses económicas. Mas por exemplo não é esse o objectivo estratégico de clubes como o Man Utd, o Real Madrid ou o Barcelona, esses não têm intenção de vender os craques, a menos que seja a pedido deles. Por exemplo o Man Utd e o Barcelona, normalmente até investem em jovens para os terem na equipe principal nunca os vender (o Ronaldo saiu porque quis), e o Real Madrid praticamente só compra jogadores feitos. Logo nunca chame princípios essenciais a objectivos estratégicos.
Depois respondendo ao leitor este Sr. jornalista é Benfiquista, não o assume assim como é normal entre os jornalistas não assumirem a sua cor futebolística, já agora eu sou portista.
Em relação às coisas más que giram à volta do futebol português, não sei se é isso que se refere, mas para mim são a clara incapacidade de termos em Portugal projectos desportivos que nos lancem além fronteiras, na verdade apenas o FC Porto tem conseguido conquistar a Europa e o Mundo do Futebol, tudo o resto tem sido um fiel espelho do país onde se vão procurar as desculpas mais esfarrapadas possíveis, onde nunca ninguém dá mérito a quem o tem e as desgraças são sempre culpa dos outros.
Em relação ao Cardozo, obviamente deveria ter sido vendido, aliás mais uma vez se comprova que o Benfica é mal gerido, passo a explicar, o Benfica em relação à equipa tipo que foi campeã nacional vendeu ou despachou 4 titulares, Quim, David Luís, Ramires e o Di Maria, talvez um pouco de mais não? Além disso cometeu um erro terrível, foi o de vender 2 jogadores do mesmo sector, meio-campo. Se verificarem com os melhores, o Porto pode até vender 3 jogadores, mas sempre de sectores diferentes, nunca do mesmo sector, com isto o Benfica destruiu completamente o seu meio-campo! E se considerarmos o Quim e o David Luís pertencentes ao mesmo sector então o erro duplica-se.
Para além disso o Benfica pensava que ia fazer uma grande Champions, e pensava que ia rentabilizar em muito os seus jogadores, outro erro, a glória de facto tolda e muito o pensamento do homem que tem de se manter ligado À terra, no entanto houve alguns sinais o ano passado que deveriam ter chamado à atenção, o Jorge Jesus é treinador de goleadas, não é treinador de grandes jogos, daqueles que se ganham por 1-0, e que se ganham em pequenos detalhes como diz o Mourinho, nos jogos grandes, geralmente sai a perder, apesar de se considerar um mestre da táctica, é geralmente no aspecto táctico que perde os jogos! Esses sinais foram os jogos fora com O Liverpool e com o Porto, onde foram batidos sem apelo nem agravo.
Por fim, num clube ou numa empresa tem de haver uma estrutura em pirâmide com um líder forte, e não uma estrutura em rectângulo com 3 quadrados em que cada um quer mandar mais do que o outro (JJ, LFC e RC)

Ter memória das nossas opiniões é o que nos distingue.

Lamento que o sr. Rui Santos não tenha(por falta de tempo seguramente) respondido à questão, que educadamente lhe coloquei acerca da sua postura em defesa da verdade desportiva(até porque a componente de actualidade inerente tinha a sua relevâcia). Referia-me à conivência dos media em geral e da sua em particular com a propaganda portista que de há 28 anos "láva mais branco", em jeito de resposta à sua carta aberta no Jornal Record, ao presidente Luis Filipe Vieira.

Cingindo-me ao assunto objecto do seu presente esclarecimento, apenas tenho a dizer duas coisas:
1ª- Não vejo onde o Benfica possa facilmente assegurar o concurso de um jogador com as caracteristicas de Cardozo, já maduro.

2ª- Espero que não se esqueça da sua "fezáda" no que diz respeito à dificuldade da venda do jogador Tacuara no futuro seja por numeros idênticos aos da melhor proposta, seja superiores.

Espero que não se esqueça deste prognóstico da mesma forma que está porventura esquecido do seu contributo, para fortalecer a oposição ao trabalho de Luis Filipe Vieira e sua(e de tantos outros) já antiga luta pela verdade desportiva. Através das suas análises com impacto mediatico por onde passou. Lamento dizer-lhe mas tenho dificuldade em perceber que tenha surpreendentemente mudado o discurso quando finalmente o presidente do SLB passou a gozar de crédito mais generalizado( depois das ultimas eleições onde o candidato derrotado Bruno Carvalho que mais ninguém viu).
Se algum dia puder esclarecer a subita mudança de abordagem à gestão do meu clube pelas mesmas pessoas, com os mesmo conceitos de gestão, não só eu mas muitos benfiquistas decerto mudariamos de opinião acerca da sua verdade desportiva, pois só não muda de opinião quem não tem abertura para a aprendizagem. No resto concordo com a sua abordagem ao fenómeno do mercado de jogadores, acho até muito relevante a sua "luta" por uma maior transparência das transferências, seja através de um mecanismo publico ou apenas supervisionado por agentes condicionados pelo sigilo mas que garantam a legalidade e veracidade das operações.

Saudações desportivas.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.