Benfica e Sporting não se envergonham? | Relvado
Lead: 

É nestes momentos que achamos que a FPF e a Liga não servem para nada. A 'caixa de segurança', em

Não me parece que o ambiente que se construiu esta semana em redor do Benfica-Sporting tenha sido o mais aconselhável e tudo o que se disse até hoje revela a irresponsabilidade que grassa no futebol português, a partir da cúpula do dirigismo desportivo.

Essa irresponsabilidade começa na hipocrisia dos dirigentes.

Há uma rivalidade histórica entre Benfica e Sporting e ela, nos momentos em que seria necessária maior racionalidade, acaba por se impor. Porque os dirigentes demitiram-se (há muito) das suas funções, porque não resistem à mutação que os transformam em adeptos - dos mais facciosos. Essa transformação, aliás, resulta do facto de já não se saber muito bem onde está o poder - se nas Direcções; se entre as claques. Basta compreender a relação estabelecida entre elas (Direcções/Claques) e verificar que alguns dirigentes emanam desses ‘grupos de pressão’ para se alcançar o essencial: já são poucos aqueles que se encontram em condições de apelar à responsabilidade e os que não derivam das claques ou não têm com elas uma relação de proximidade acabam por ser contaminados pela influência dessas figuras que se dividem entre o escritório e o alcatrão (em situações extremas).

Para quem tem paciência, basta ouvir o seu ‘talibanismo’ nos programas de debate.

Como já aconteceu noutros ciclos, a eleição de Godinho Lopes como presidente do Sporting apontava para um estreitamento de relações com o rival Benfica. Quando a rivalidade entre águia e leões nasceu e se acentuou entre os anos 40 e 70, não havia o ‘elemento Porto’ a condicionar, como agora, numa conjuntura totalmente diferente, essa rivalidade. Quando Pinto da Costa começou a sentir a fragilidade dos ‘clubes de Lisboa’, estes nunca entenderam o essencial: a força crescente do FC Porto começou na exibição e na exploração das fraquezas de Benfica e Sporting. Melhor dizendo: entender, entendem, mas quando surge qualquer situação de potencial conflito, fazem de conta que não entendem.

Este ambiente de maior crispação começou com a ‘estória’ dos bilhetes. Vejamos: a proposta do Sporting (de ter mais adeptos na Luz) poderia ser interessante, se o futebol português vivesse ou tivesse crescido sob o ambiente do fair-play. Como não é verdade, ela - a ‘estória’ dos bilhetes - serviu apenas para se criar uma polémica inútil. Porque se o Sporting e o Benfica estivessem mesmo interessados numa estratégia de aproximação institucional, sólida e ‘inamovível’, teriam construído uma solução bilateral e recíproca para os jogos da Luz e de Alvalade, e não alimentariam o charivari que entretanto se montou na imprensa e na comunicação social. Teriam dado um grande exemplo de desportivismo e de desanuviamento nas relações tensas que sempre protagonizaram - e a situação não teria atingido o ponto a que chegou...

Em cima deste despropósito dos bilhetes, o Benfica parece ter desprezado, voluntariamente, os efeitos que se poderiam adivinhar da vontade de tornar exequível o funcionamento da famigerada ‘caixa de segurança’ para o jogo com o Sporting, denominada  de ‘jaula’ ou ‘gaiola’ para tornar as coisas ainda mais difíceis...

Os dirigentes do Benfica podem utilizar os argumentos que quiserem para defenderem a utilidade da ‘medida’, designadamente o facto de se tratar do primeiro jogo de ‘alto risco’ que se realiza esta época na Luz, no âmbito das competições nacionais. E ainda por se tratar de um dispositivo que se utiliza noutros países e noutras ligas, com sucesso.

O Sporting está num processo de afirmação da sua identidade, representatividade e poder. O Sporting não quer deixar fugir, definitivamente, a sua influência no tecido futebolístico nacional. Estamos a falar, na verdade, de uma questão de poder. O Benfica também sabe isso. O Benfica sabe, provavelmente, que o Sporting poderia ser utilizado como a ‘cobaia’ de um sistema que tem os olhos no dealbar de Março, quando o FC Porto visita a Luz para o campeonato. O Sporting ou se calava e interrompia - como dizer? - o seu processo de afirmação (veja-se o que aconteceu com a mudança de atitude em relação à Arbitragem); ou o Sporting barafustava, como barafustou, para não perder o foco da sua ‘nova intervenção’.

Muito simples: o Benfica tem de decidir entre conceder alguma ‘folga’ ao Sporting e centrar o seu combate à hegemonia do FC Porto; ou ‘carregar’ sobre as duas facções e não ter capacidade para as dominar, simultaneamente.

As decantadas intenções de alguns dirigentes do Sporting em se juntarem aos adeptos na ‘caixa de segurança’ é mais um episódio demonstrativo da irresponsabilidade que grassa no futebol português. E é nestes momentos que falta uma voz, uma personalidade que se destaque pela diferença para colocar ordem e bom-senso nesta ‘casa’ de profundo desgoverno.. É nestes momentos que percebemos a falta de força da Liga e da FPF. Mais a mais quando o presidente da Liga, Fernando Gomes, está em campanha para a presidência da FPF. Claro que é uma questão de timing. Claro que a introdução das ‘caixas de segurança’ deveria ter sido comunicada no começo de época para não haver dúvidas sobre a sua implementação e utilidade. Mas, no futebol português, tem de ser tudo pela calada... Uma vergonha!

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Taxonomia: 
Rui Santos

E a comunicação social?

Caro Rui Santos,

Ao ler o seu artigo e a frase : "Essa irresponsabilidade começa na hipocrisia dos dirigentes." pergunto-lhe onde esta a responsabilidade da Comunicação social?

Em meu entender grande parte dos conflitos e problemas do futebol Português começam precisamente na comunicação social e nos fracos jornalistas e programas desportivos.

Em suma, quando temos na televisao portuguesa 5 programas de debate acerca da Jornada, não podemos esquecer da responsabilidade dos seus intervenientes (jornalistas e comentadores) que varias vezes incendeiam o futebol português...quando temos comentadores como músicos ou politicos fazerem analises aos "casos de arbitragem" o que poderemos esperar?

Quando temos 3 jornais desportivos, que precisam de polémicas para Sobreviver o que poderemos esperar? Como é possivel continuarmos com 3 jornais desportvos diários? Teremos assim tanto futebol e tanta informação que o justifique? (como sabe os jornais tem sempre o mesmo numero de paginas, todavia, nem todos os dias temos informação que o justifique..

Por fim gostaria de lembrar que a direcção do Sporting eleita não teve a maioria dos associados do seu lado, como todos nós sabemos apenas foi eleita pelo facto de uma grande maioria de socios do sporting ter direito a varios votos! Quero com isto dizer, que esta direcção necessita de mostrar forças como tal fica sempre bem criar um conflito com o seu maior rival.
Paulo Pereira Cristovão, vice presidente do Sporting e com o departamento do patrimonio, constantemente faz comentarios publicos...Não se esqueçam que este foi um ex candidato a presidencia do sporting...e neste momento procura fazer campanha (ser conhecido) para num futuro proximo voltar a candidatar-se. Não faz sentido que este senhor esteja na estrutura de Godinho Lopes, quando as suas ideias foram claramente chumbadas pelos adeptos aquando do acto da sua candidatura.

Alguem sabe como se chama o vice presidente do Porto ou do Benfica para o Património??

...

agora vamos assistir ao longo do campeonato as belas recepções de que o benfica vai ser alvo...depois vão usar todos estes ocmentadeiros e paineleiros á la rui santos, para se fazerem de vitimas coitadinhos e perseguidos....vamos analisar os ultimos anos do futebol em portugal e procurar a unica referência comum a todos os eventos criticáveis do futebol portuguÊs e temos sempre o 5l3 no meio sempre, seja no relvado, nos tuneis ou fora dos estádios o único factor comum a todos os casos é o 5l3...por isso ´da muito trabalho desviar a atenção e é preciso armar barulho constantemente sobre o nada dos outros para ninguém ter espaço para falar de tudo o que têm conspurcado o futebol em portugal, com a terrorista tv durante anos, com a politica de comunicação que consequentemente passou para a rua e os bandos ilegais que também apoiam mas dizem que não...e com o porta voz rui santos a contaminar todo o espaço de debate e discussão deste desporto em portugal...

Exmo Semhor Rui Santos

Apenas lhe deixo aqui o código deontologico do Jornalista aprovado em 4 de Maio de 1993 http://www.bocc.ubi.pt/pag/Codigo-Deontologico.pdf
E apenas deixo aqui uma questão ao Exmo Senhor Rui Santos mas afinal de contas o Sr é Jornalista ou Paineleiro ( comentador ) de tv e radio. ?

Se calhar sou eu...

Não pretendo ofender ninguem e talvez esteja a ser faccioso mas não estou a ver como pode considerar os dirigentes do Benfica co-responsaveis nesta situação. Então o Benfica deveria dar mais bilhetes ao Sporting? Porquê? O benfica deve dar o minimo permitido pelos regulamentos e o Sporting fazer exactamente o mesmo.Porque obviamente em sua casa devem dar prioridade aos seus adeptos.
Depois a situação da caixa de segurança. Então se existem clubes como o Milan ou o Barça que têm este sistema de segurança poque é que os adeptos do Sporting têm que se sentir ofendidos?Por mim o Sporting deveria montar o mesmo sistema de segurança em Alvalade.
A semana até estava a correr bem, nem se tinham pressionado o árbitro,Logo veio esta polémica da caixa de segurança.
Se o benfica não utiliza-se a caixa de segurança com o Sporting utilizaria com quem? Em todos os jogos entre estes 2 clubes não tem existido sempre problemas?
Como eu previra as relações entre os 2 clubes estariam a convergir até jogarem entre si.Chegando ao jogo o que perdesse iria queixar-se de algo, provavelmente da arbitragem, como não tiveram por onde pegar nesse capitulo vai de lembrar da caixa de segurança.

olha a arauto 5l3

caro rui santos e a sua demanda pelo 5l3...então o seu papel aqui é aconselhar o que o pbenfica tem que fazer? tem tão pouca credibilidade e isenção que já não consegue ter o discernimento na sua escrita do que é ser jornalista e comentadeiro...porque não termina com o que o sporting tem que fazer? porque não achincalha o vieira e a sua direccção pelo que fizeram com este clássicoalém do mau jogo que fizeram onde em casa passaram o tempo á defesa á equipita? porque lhe é impossivel de meter ai o nome do porto ou de pinto da costa no meio? e agora vai-me tambem proibir de comentar aqui no relvado como fez no tempo extra? outro aspecto é que se há alguém que precise de ser enjaulado são as claques ilegais do benfica pois são os maiores vandalos do futebol portugues na actualidade mas isso não interessa referir, apenas usar o espaço que lhe dão para laurear o benfica e atacar o porto seja como seja...

Pois ... os profissionais é que sabem

A PSP mostrou-se hoje favorável às redes para separar os adeptos de futebol de Sporting e Benfica, no “derby” de sábado, no Estádio da Luz. «Não temos nada a comentar sobre polémicas. A rede está prevista na Lei e teve parecer favorável da polícia. A Lei diz que deve haver separação entre adeptos. Por toda a Europa, em grandes clubes e grandes estádios, há aquilo», disse o subintendente Costa Ramos, em conferência de imprensa.

Demasiado polémica

Demasiada polémica à volta de um factor completamente exterior ao jogo e em que nada afecta a qualidade do jogo aos adeptos, podendo até melhorar pois aumenta a segurança.
É querer arranjar problemas onde não existem.

Miguel C.
http://linhasdojogo.blogspot.com/

Demasiada polémica? Só os

Demasiada polémica? Só os anjinhos (e os tolinhos) acreditam que a "gaiola" foi concebida, em nome da segurança dos adeptos. É uma forma clara de rebaixar os adeptos dos clubes adversários. Mais uma manobra baixa, como o apagar de luzes aquando os festejos dos Campeões Nacionais. Nada que não se espere, da gente "reles" que faz parte da direção, do grande clube que é o Benfica.

Dúvida

Ainda não percebi a razão pela qual continuam a financiar este senhor?
A cada artigo que escreve maior é a barbaridade. Ora é o ódio de estimação que tem pelo Paulo Bento, ora é os ataques ao Sporting, que no inicio da temporada estava relegado para fazer uma temporada pior que a anterior, segundo este iluminado.

falar de vergonha? nao ha espelhinhos la em casa?

acho que o cronista aqui tem que comprar um espelho para ver o ridiculo em que esta a cair. este jogo nem esta a ser nada polemico. o benfica nao deu os bilhetes que o sporting queria porque ja tinham compromissos, jornalismo serio nao fazia um caso disto. os dirigentes do sporting querem ir para as bancadas com os adeptos? onde e que caem os parentes na lama? o benfica vai inuagurar um novo sistema de seguranca? com jornalistas serios o que seria salientado era o beneficio para os adeptos sportinguistas que nao vao levar com cadeiras e para o sporting porque o sporting nao pode ser castigado por arremessar cadeiras para o arbitro!
mas nao com 3 jornais desportivos diarios em portugal , varios portais de desporto que precisam de ser alimentados e programas de paineleiros encartados que acontecem varias vezes por semana e preciso arranjar assunto mesmo onde ele nao existe.
um dos grande problemas do futebol em portugal e o jornalismozinho reles que por ca existe, investigacao e factos , nada , especulacoes e maldicencias - tudo! nem sei porque perco tempo com esta gente, o burro sou mesmo eu!

OH joão leão,

concordo com a generalidade do que afirma e até lhe dou 1 ponto mas, e há sempre um mas, não discordo do
que diz Rui Santos.Quanto a mim, o único problema será o timing pois a estrutura terá alguma eficiência contra
os energùmenos que existem de parte a parte.Tive o privilégio de ver alguns dérbies, mais na Luz do que em
Alvalade, nos tempos em que iam ao futebol pessoas de bem. Por exemplo, em 66(?) assisti no antigo 3º anel
juntamente com variadíssimos sportinguistas, a uma vitória do Sporting com 4 golos do Lourenço ao Melo e não me lembro de terem acontecido incidentes relevantes. Não seria muito melhor que não existissem razões
para que esta estrutura apareça? Já viu os tristes espectáculos a que temos assistido quando há estes jogos,
com as claques acompanhadas pelos agentes de autoridade e mesmo assim a fazerem tão tristes figuras?
Isto porquê? Porque as instituições não funcionam. E as noticias sobre castigos a Jaime Pacheco, Mourinho e
Vilas Boas por gestos e declarações que estavam habituados a fazerem por cá quase impunemente? Lá está,
as instituições não funcionam e o "portugesito" abusa. É mentira? Para mim que vou lá estar, oxalá seja um
grande jogo de futebol, sem casos nem problemas e que ganhe o melhor que, se for o Benfica ficarei muito mais contente...Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

Esta coisa de com claques

Esta coisa de com claques violentas e assassinas na própria casa, querer fazer passar a ideia de que os clubes adversários é que o são, tem o seu quê de fantástico... Até já árbitros foram agredidos pelos próprios adeptos na Luz...

Evidente....

Contra factos não existem argumentos. Assasinas, disse bem. Já morreram vários sportinguistas (as vítimas são sempre os mesmos, quem não se lembra dos esfaqueamentos e do célebre petardo no Jamor). Quantos são precisos morrer mais para decidir interditar os estádios desses energumeros?

Oh aloi,

com toda a franqueza, a conversa do Jamor outra vez? Não acha que foi um acidente? Os estúpidos, para não
lhe chamar outra coisa, que de ambos os lados levavam aquelas porcarias não poderiam ter provocado uma
morte de outra pessoa qualquer, sim, outra pessoa qualquer pois era hábito irem à Final da Taça pessoas quem nada tinham a ver com as equipas em campo! Repito o que tenho dito: O problema em Portugal é que
as instituições não funcionam. Já viu bem o comportamento das claques mesmo quando acompanhadas
pelos agentes de autoridade? Um vergonha! Não deviam acompanhar ninguém e os que não se portassem
com decência penalizados de for exemplar.Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

Pusessem antes estas

Pusessem antes estas "gaiolas" quando o Benfica joga fora, apoiado pelas suas claques ilegais, e evitava-se a morte de adeptos adversários, como já aconteceu.

Ou seja, fazem-se seguranças

Ou seja, fazem-se seguranças próprias mas apenas para o Benfica, que os outros são umas jóias de pessoas, nunca mataram ninguém (o Pidá devia ser dos Diabos Vermelhos, claro) nem invadiram relvados.

Benfica Sporting versus Porto Benfica

«Não me parece que o ambiente que se construiu esta semana em redor do Benfica-Sporting tenha sido o mais aconselhável». Pergunta-se: e o ambiente que se constroi em redor dos FCPorto-Benfica ... ... ?

hum?

Caro Rui, se os Estádio da Luz está a 2000 bilhetes de esgotar, ia-se dar mais bilhetes ao sporting? não percebo o seu raciocionio.
Admito que a Caixa de Segurança possa estar no timing errado, mas a questão é que a Caixa de Segurança, que como o nome indica, serve para garantir Segurança, faz falta num clube como o Benfica que está na Liga dos Campeões e parece estar de regresso aos jogos com os grandes europeus. Já viu que o Estádio de San Siro, Camp Nou e do Allianz Arena também apresentam uma CAIXA DE SEGURANÇA do mesmo estilo??

este Rui Santos só sabe criar

este Rui Santos só sabe criar e apimentar discussoes...como critico é zero!

"Muito simples: o Benfica tem

"Muito simples: o Benfica tem de decidir entre conceder alguma ‘folga’ ao Sporting e centrar o seu combate à hegemonia do FC Porto".

...porque é que ainda me surpreendo com este senhor?

Em relação aos bilhetes...

A direcção Benfica se fosse de encontro às pretensões do Sporting, sujeitava-se à crítica interna. Os sócios e adeptos do clube não podem ser prejudicados ou eventualmente privados de assistirem à bola na sua casa. Uma coisa é ir à bilheteira e não já não haver bilhetes. Outra é já não haver bilhetes porque se deram mais ao clube rival. E isto é válido para o Benfica como para qualquer clube, como o Sporting. Nem acho que deva haver celeuma neste assunto. Não estaria à espera que o Sporting fosse disponibilizar mais bilhetes para lá irmos ver a bola e correr o risco de ter seus associados sem bilhete. É absurdo!

Quanto à "jaula", admito que o timming possa não ser o melhor. Poderia de facto ter-se sido mais previdente e ter-se instalado a "jaula" no início da época e assim não se feria susceptibilidades. Não se fez, foi mal jogado. Dá logo azo a aproveitamento da situação. Mas duvido que houvesse intenção de achincalhar ou provocar o Sporting, até porque é estupido e o Benfica nada tem a ganhar daí. Aliás nenhum dos rivais de Lisboa tem algo a ganhar em guerrinhas estupidas.

Cumps.

Se a caixa de segurança é tão perfeita e adequada

que tal colocá-la no estádio todo? Se não afecta em nada, se não é desprestigiante, se não tem nada, mas nada, nada, de negativo, por que raio não se a mete em todo o estádio? E, já agora, em todos os estádios?

that's a gooooood boy!

amanhã, já sabem, casota!

só lhes falta electrificar a coisa... que ridículo...

E O GUARDA ABEL DE

E O GUARDA ABEL DE PLANTAO lool e so rir destes andrades da palermo tho village

fc porto chamado a conversa porque ?

senhor rui santos voces tem um culbite so pode . voce falar em todos seus commentarios no fc porto. O que o fc porto tem haver com o derby de amanha ? O que o fc porto tem haver com a caixa de segurança ? o que o porto tem haver com a rivalidade sporting e benfica ?..... meus comprimentos mas alves devia estar calado

Como é possível escrever

Como é possível escrever tanto e não dizer nada?

Mesmo...

Cumps.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.