Benfica-FC Porto com 'sinal'... Pinto da Costa | Relvado
Lead: 

O 'clássico' de domingo tem tudo para ser um grande jogo de

As ironias do futebol. Num campeonato macrocéfalo como é o nosso, cada vez mais bipolarizado, o comportamento desportivo daqueles que eram à partida dois principais candidatos ao título faz deste ‘clássico’ um jogo ainda mais especial.

Seria a subida ao topo máximo da expectativa se o Benfica ainda estivesse na corrida. Não está, mas isso não vai condicionar a atitude competitiva da equipa de Jorge Jesus.

Na óptica benfiquista, perder a Liga para o FC Porto já é, por si só, bastante doloroso e traumático. Consentir que o seu rival conquiste o título no Estádio da Luz é algo que os responsáveis e adeptos ‘encarnados’ vão tentar evitar a todo o custo. É, de facto, uma questão de orgulho, como já afirmou Fábio Coentrão.

A Liga Europa é ‘outra conversa’. Não entra nestas contas. Não há gestão possível que se possa fazer num quadro de rivalidade exacerbada.

Não tenhamos dúvidas: as duas equipas vão fazer tudo para ganhar.

Apesar de ser o FC Porto que entra no Estádio da Luz com algo de muito importante para conquistar, a pressão é -- como dizer? -- mais gerível. Essa menor pressão, se não for bem gerida, constituirá no entanto o factor que pode levar o FC Porto a falhar, este domingo, o seu (primeiro) objectivo.

Quer dizer: se o FC Porto ficar à espera que o Benfica tome a iniciativa (e o Benfica não tem alternativa, se quiser ganhar o jogo), mesmo sendo verdade que os portistas estão a revelar-se muito sólidos nas transições defensivas, estarão a concorrer para que o adversário se empolgue e galvanize. E esse é o grande perigo para o FC Porto: permitir o empolgamento do Benfica. Num Estádio cheio e num ambiente previsivelmente difícil, os dragões, neste quadro, isto é, assumindo uma atitude mais contemplativa, correrão um maior risco de poder sucumbir, e isso só não acontecerá perante a possibilidade de emergir um Benfica com problemas de eficácia. Isto é: empolgado mas inoperante.

Tudo vai depender da estratégia traçada por Villas-Boas: ou o técnico do FC Porto convence mentalmente os seus jogadores que o Estádio da Luz está mesmo reservado para a equipa ganhar o jogo e fazer a festa do título, obrigando-os a uma postura de conquista -- e temos espectáculo! -- ou o treinador portista entende que deve ficar numa posição de maior expectativa, e, nesse cenário, o encontro poderá ficar mais ‘travado’ e ‘empatado’.

Sinal importante: a anunciada presença de Pinto da Costa no 'banco' do FC Porto. Falta-lhe esse título: campeão na Luz. Falta-lhe esse título para (toda) a história...

Por todas as razões, até pelo que se tem passado fora das quatro linhas, esperemos que este não seja nem o ‘clássico do medo’ nem o ‘clássico dos perigos’.

Joga-se muita coisa no Estádio da Luz. Mas o que se joga no Estádio da Luz tem de ser sempre superior ao medo e ao perigo. Seja qual for a equipa que se sinta vencedora ao fim dos 90 minutos, o importante é que triunfe o futebol. E o futebol só triunfará se, num clima de latente irresponsabilidade, todos fizerem uma pausa. Esta mais recente troca de comunicados não me parece nada apaziguadora. Bastaria um pouco de bom-senso para se evitarem posições extremadas.

É legítimo que o Benfica queira ganhar o jogo.

É legítimo que o FC Porto queira vencer o encontro e festejar o título.

É, pois, essencial que todos saibam assumir as suas responsabilidades, num momento particularmente difícil para o País: os jogadores, os treinadores, os dirigentes, a equipa de arbitragem e os adeptos.

O futebol em Portugal tem de ser uma festa e isso passa por... saber ganhar e saber perder. Mesmo não perdendo de vista que o futebol português tem de percorrer um longo caminho para impor o regime da ‘verdade desportiva’, isto é, dar oportunidades iguais a todas as equipas, no plano da aplicação das regras que regulam a modalidade. Na Arbitragem, na Justiça Desportiva e no Fair-Play Financeiro.

No imediato, enquanto não for possível ir mais longe... joguem e calem-se!

Pinto da Costa e André Villas-Boas
Taxonomia: 
Rui Santos

Acabar sem derrotas?

Qual o país, onde o futebol se considera desenvolvido, em que o clube que ganha o campeonato, o faz sem derrotas? Manchester United tem derrotas, Hamburgo, Lille têm derrotas, etc. ... Não será estranho?

Tão estranho ??!!

Mais uma patetice provocadora de um benfiquista sem capacidade de perceber a realidade! Estranho porquê? Claro que é raro uma equipa ganhar sem derrotas! Tão raro que, em Portugal, apenas uma vez isso aconteceu e pelo ... Benfica! Mas raro é uma coisa e estranho outra! Claro que nos países citados os campeões não o vão ser sem derrotas, mas em quase todos eles já houve campeões sem derrotas numa outra temporada, não em todos ao mesmo tempo!
Enfim! Já não há paciência para este tipo de gente, sempre a tentar meter dúvidas em tudo mesmo quando já fizeram igual!

Não consigo entender o título!

Para o FC Porto, festejar o título na Luz tem piada mas não é verdadeiramente importante! O Porto sabe que será campeão, mais tarde ou mais cedo e o mais importante mesmo é conseguir sê-lo sem derrotas! Isso sim, será um feito que fará esta equipa entrar para a história.Para o Benfica, pelo seu lado, o mais importante, e apenas por questões de rivalidade, é não deixar que o Porto festeje a vitória na Liga no seu estádio.
Por isso, espero um jogo pouco brilhante das duas formações, mais interessadas em evitar a derrota que em tentar a todo o custo chegar à vitória! E, embora nenhum o possa admitir, um empate servirá os objectivos de ambos e não será de estranhar!
Não consigo entende,r pois, o titulo do artigo que me parece até um pouco provocatório! Para Pinto da Costa, que é agressivo e gosta de provocar, a vitória na Luz pode ser muito importante a título meramente pessoal, mas para o clube, e importa separar bem as águas, ganhar o campeonato sem derrotas é infinitamente mais interessante!
Creio que era bom, nesta altura, evitar mais provocações e mais motivos para que a violência cega e estúpida, possa ser despoletada! Basta reparar na resposta, tão disparatada quanto incoerente, do relva Rui Gomes (talvez falte o da Silva) a querer denunciar uma hipotética provocação de Pinto da Costa, mas a não ser capaz de mais do que ser ele a provocar! E tal como o original Rui Gomes (da Silva) não consegue entender que é só isso e mais nada o que está a fazer!

Campeão na luz...

..que coisa mais linda.

Grande presidente,um exemplo.

O p.c. 'provoca' em portugal

O p.c. 'provoca' em portugal porque a nossa in-justica esta no estado que esta, porque num pais normal ele estaria era na prisao a provocar o "Bubba'....

So provoca,

quem nao sabe perder.O que tem de mal um clube celebrar no campo do seu acerrimo rival?essa celebracao,nao sera mais do que o reconhecimento do quao valiosa foi a vitoria.E sim, o clube dos bufos,neste caso, deveria ser o primeiro a reconhecer a superioridade do grande FC PORTO

Provocações..

Caro Rui Santos a presença de Pinto da Costa no banco do FCP não tem nada a ver com a comemoração do titulo que pode acontecer na Luz mas única e exclusivamente a poder provocar de forma impune o SLB caso vença....Podem anotar o quer venho aqui desde já afirmar: caso o FCP ganhe Pinto da Costa vai, a exemplo do que já fez anteriormente, acenar provocatóriamente para a Bancad Presidencial da Luz e vir dizer posteriormente com o ar de Santinho que estava a acenar para uma pessoa amiga.
Este tipo de comportamentos só podem ser efectuados estando no banco de modo a que lhe seja dado a devida publicidade pelos media e que tenham a devida protecção da PSP para oas actos provocatórios. e é esse o motivo da sua ida para o banco.
Uma vez mafioso...mafioso para sempre...mesmo que queiram branquear as actividades com ofertas á igreja e visitas de bispos mais interessados em encobrir as actividades ilegais do que em fazer respeitar os valores apregoados pela igreja.

Até parece que é a primeira

Até parece que é a primeira vez que o Pinto da Costa senta-se no banco, ou que é o primeiro presidente a fazê-lo....agora que tal criarem uma nova lei que o proíba de se sentar lá? E se o Porto ganhar na Luz, o presidente, os jogadores, ou os adeptos estão proibidos de festejar? Desde quando?

Sinceramente..

..e já o disse aqui, estou-me a cagar de alto para o facto do porto ser campeão nacional na Luz.

Eu quero ser campeão. Ponto. Acabou a história.

Tanto me dá ser na Luz, como em Portimão ou no Dragão. Vai dar tudo ao mesmo. O que eu quero e desejo é ver o Porto sagrar-se CAMPEÃO NACIONAL DE FUTEBOL.

Percebo que para os jogadores e para alguns adeptos vencer na luz seja algo de especial, mas eu até estou + preocupado com o jogo de 5ª feira do que propriamente com a visita à luz. Na liga europa o objectivo é apenas um, rumar a Dublin e vencer a prova. No campeonato o objectivo está cumprido. Precisamos apenas de o formalizar e para tal temos diversas jornadas.

A ida à luz é apenas mais uma saída e vale pelo facto de ser o primeiro "championship point"! Para ganhar, obviamente!

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.