Benfica com muito para ganhar | Relvado
Lead: 

 

O Benfica já perdeu a Liga para o FC Porto. É u

 

O Benfica apresenta-se, neste momento, em baixa. Perdeu o campeonato, ‘entregou’ o troféu na Luz ao FC Porto, seu principal adversário, mas, a partir de agora, tem tudo para capitalizar.

Primeiro: eliminando (esta quarta-feira) os ‘dragões’ da final da Taça de Portugal, o que se apresenta como cenário mais provável face à vantagem de dois golos agregada no jogo da primeira mão.

Segundo: vencer a Taça da Liga, derrotando o Paços de Ferreira, em cuja partida parte com 80 por cento de favoritismo.

Terceiro: ganhar a Liga Europa, sendo necessário para isso vencer o Sp. Braga (em duas mãos) e, na final, o vencedor do FC Porto-Villarreal.

Quarto: ganhar a Taça de Portugal, a fechar a época, em clima de grande euforia, uma vez que esse jogo poderá realizar-se sob o estatuto de ‘vencedor da Liga Europa de 2010-2011’.

Sejamos claros: de todas as tarefas ainda a realizar pelo Benfica, a mais difícil encontra-se no espaço (competitivo) da Liga Europa, e desde logo nas meias-finais, perante um adversário muito complicado como é o Sp. Braga.

Os mais pessimistas ou aqueles que se acham nos antípodas dos interesses dos ‘encarnados’ pensarão: ‘o Benfica ainda tem muito para perder’. Creio, no entanto, a olhar para o calendário, que ‘o Benfica ainda tem muito para ganhar’.

Imagine-se apenas este ‘cenário macrofutebolístico’: Benfica na final da Taça de Portugal, depois de eliminar FC Porto; Benfica vencedor da Liga Europa, depois de bater Sp. Braga e FC Porto ou Villarreal.

Cereja no topo do bolo: vencer o FC Porto, em Dublin, e somar a conquista de três troféus em apenas dois meses. Uma certa depressão seria substituída por um clima de grande euforia.

É evidente que, para estragar as contas dos ‘encarnados’, está aí o FC Porto com a sua força, pujança e competência desportivas.

É o ‘efeito FMI’ -- Futebol Muito Interessante, neste final de temporada. Noutra dimensão, conforme está a acontecer em Espanha, com Barcelona a dominar e o Real Madrid a tentar contrariar esse domínio, nas provas que pretende conquistar... se os catalães estiverem pelos ajustes.

Barcelona e FC Porto na crista da onda. Real Madrid e Benfica... ainda a tentar... 'surfar'.

(Rui Santos escreve de acordo com a grafia do português pré-acordo ortográfico)

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

 

Rui Santos no Relvado 7 (fundo branco)
Taxonomia: 
Rui Santos

a taça

Entregar o trofeu antes da prova terminar só em Portugal o futebol é o espelho do país

É melhor entregar dois anos

É melhor entregar dois anos depois?

boas tardes

o jj tem razao ele em dois anos conquistou tantos titulos como o benfica em dez anos

Desfecho Benfiquista

Meu caro amigo Rui Santos, vou começar a comentar o seu ''sonho'' pelo fim, os benfiquistas sempre falaram de parecerem o Barcelona a jogar futebol, mas enquanto houver um Mourinho o Barcelona não será a melhor equipa do mundo, e aqui em Portugal passa-se o mesmo, enquanto o Porto não perder a fulia que transporta há 20 anos pelo seu mediático presidente, Pinto da Costa, mais nenhum clube conseguira ser mediático, o porto e campeão 3 anos depois e outro, torna a selo 2 ou 3 vezes (Porto) e depois e outro clube, enquanto assim for e muito complicado para um Benfica que se acha que e o melhor clube de Portugal e enganasse, depois de um investimento falhado como o deste ano, não se espera milagres para o ano, mas não esta tudo perdido para o Benfica, todas as épocas ganha uma prova, prova recente que surge com um só objectivo, não deixar o Benfica a seco. Depois temos as arbitragens, por muito que não goste de falar sobre este assunto, ainda ontem o Porto faz o 1º,2º,3º o Benfica fica sem resposta e o que que o arbitro faz?! Assinala grande penalidade por falta cometida por Sapunaru, a assinalar falta, deveria ser ao contrario, a favor do Porto, visto que o jogador do Benfica recebe a bola com o braço.
Para terminar penso que o Benfica ficara só pela Taça da Liga, e uma frustração mas o FC Porto esta época esta muito forte e implacável.

DUBLIN

FC PORTO VS SC BRAGA

Uma ja foi...

O Benfica tinha muito para ganhar Sr. Rui Santos mas uma dessas Taças ja foi. Espero que comente a brilhante vitoria do Fcporto e lhe atribua o devido valor. Porque no exercicio da sua profissão a imparcialidade deveria ser uma permissa sempre presente. Aguardamos então com expectativa o seu proximo comentario.

Saudações portistas

Isto parece um discurso próprio de um treinador do Benfica!

Azar, primeira tentativa falhada, com isto 2 itens já riscados, para além da Champions, Super Taça e Campeonato!

Vitória do FC Porto dedicada...

a si...

POder até nesse artigo "podia"

Mas isso era, se soubesse ganhar em campo,e não ser mais uma vez humilhado pelo Glorioso FCP !

Ainda bem que há o que ganhar

Senão isto perdia a piada toda.

Acredite que é só pelo facto do SLB estar na LE, que motiva os adeptos, jogadores, dirigentes e treinadores. Nada mais.

MAs Sr Rui Santos, a história é sempre a mesma, chega a ser repugnante, o SLB está numas meias finais da LE e pronto já ganharam a taça. Está nas meias da Taça de Portuga, pronto, lá está, já ganharam (como diz e bem pelos 0-2 da 1ª mão parece óbvio) , mas já ganharam se passarem o FCP, o outro finalista nem existe.

Quanto à Taça da Liga, esqueça, isso não presta.

Melhores cumprimentos,

Ass: Eno&Kompensan

Vê?

E eu nem fiquei mal.

Assino por baixo

Caro amigo, Rui Santos.
Concordo com o que diz, o Benfica ainda tem muito que festejar e celebrar. A conquista da Taça de Portugal aliado á conquista da Taça da Liga e por arrasto a Liga Europa, em muito fará esquecer o desaire da conquista do Campeonato para o FC Porto. Se o Benfica ganhar a Liga Europa, então será muito mais importante que ganhar o Campeonato. O Campeonato, ou se perde ou se ganha de ano para ano, a Liga Europa ou a Liga dos Campeões, não é todos os anos que se ganha, é de facto um feito histórico e de prestigio. O Benfica ganhado a Liga europa, será um antidoto mais que suficiente para salvar a temporada e começar a nova temporada revitalizados e com o orgulho da conquista da Taça europeia.

A época do Benfica

Apenas será positiva se conseguir conquistar a Liga Europa.

Conquistar a Taça de Portugal sempre foi como um "prémio de consolação" para qualquer grande que não consiga o campeonato. É uma prova com história e bastante acarinhada por todos, mas não tem a importância de um campeonato por si só.

A Taça da Liga é uma prova completamente secundária, é que só conta mesmo para a "estatística" e não me acredito que haja qualquer clube que dê assim tanta importância a esta Taça.

Apenas a Liga Europa tem um valor superior a um campeonato nacional, pela "pouca frequência" com que equipas portuguesas chegam tão longe em provas europeias.

O Porto, apesar de ter já uma época muto positiva, poderá ainda alcançar a Liga Europa e a Taça (embora seja muito dificil recuperar 2 golos na Luz).
Contudo, se perdermos a LE, principalmente para o Benfica, o sentimento é de que o dever foi cumprido MAS não ficaremos satisfeitos.

Cumps

+1

Bom comentário

Senhor Rui Santos, confesso

Senhor Rui Santos, confesso que há uns tempos, alguns anos, diga-se, ainda julguei que o senhor era de facto alguém imparcial. Mas, de há uns tempos a esta parte é de mais notório o seu benfiquismo. Se dúvidas houvesse no passado, em que uns o diziam sportinguista, hoje não há dúvidas algumas que o Benfica é o seu clube. Nada de mal em ser-se adepto de um clube. É de resto algo que, quem gosta de futebol, alguém acaba sempre por ter, uma certa simpatia, paixão, por este ou aquele clube. Os jornalistas não são diferentes. O problema é quando essa paixão se deixa transparecer nos artigos e quando, sobretudo, essa paixão começa a imiscuir-se no trabalho jornalístico inquinado a putativa parcialidade.
Apela por fim mais uma vez para que me não censurem o comentário, porquanto quem não deve não deve temer.

Principalmente... juízo!

Principalmente... juízo!

Sim o benfica ainda tem muito

Sim o benfica ainda tem muito a ganhar mas neste momento, o saldo ésta muita mais favoravel ao porto pois ja leva a supertaca e o campeonato. Eu creio que o benfica ficara com as duas tacas nacionais e o desempate benfica e porto sobre quem tera a epoca de ouro decidir-se-á em dublin. Se nenhuma destas duas equipas conquistar a liga europa, a epoca sera sempre mais positiva ao porto porque é campeao e isso é o que vale mais a nivel nacional.

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.