Estão os árbitros dispostos a perder algum do poder que têm?
O futebol, em vez de se abrir, fecha-se.
O futebol em vez de se modernizar, mantém os seus vícios antigos.
A arbitragem tem um problema: está fora dos novos tempos.
Os ‘novos tempos’, que são os de hoje, confrontam-se com a questão da regulação das instituições.
Estamos todos a pagar aquilo que, no passado, não foi feito neste domínio.
A arbitragem, no futebol, conservará o seu problema maior enquanto não se disponibilizar a beneficiar de mais e melhores meios de auxílio. Regulação, pois.
O futebol de hoje é o futebol que se vê nos Estádios mas é, principalmente, o futebol que se vê através das televisões.
O futebol só quer o dinheiro das televisões. Torce o nariz quando as televisões podem ter um papel crucial na regulação, isto é, no apoio que podem dar aos árbitros, na defesa da verdade desportiva.
É fácil despejar em cima dos árbitros todo o tipo de ódios, frustrações e irresponsabilidade(s). Mas os árbitros também têm um papel a representar: não podem querer ser, simultaneamente, ‘vedetas da bola’ e ‘guardiões protegidos’. E, acima de tudo, a sua credibilidade deve ser avaliada pela competência e coerência.
Premiados quando os desempenhos são bons. Castigados quando os desempenhos são maus. A questão é que o sistema de avaliação está inquinado.
Não estão acima da lei. Não estão acima da crítica. Neste futebol conservador e desregulado, serão sempre as maiores vítimas. Ou alinham com este ‘sistema’ ou fazem alguma coisa para que as regras se alterem. E este é o ponto: este ‘sistema’ proporciona muitas regalias. Através das Federações e Ligas, mas também e sobretudo através da UEFA. Alguém está disposto a defender a ‘verdade desportiva’, perdendo os privilégios?...
Os favorecimentos continuam. Enquanto os relatórios dos árbitros e dos observadores não forem públicos, assim como as notas atribuídas, continuamos a não entender a relação entre a avaliação e a promoção.
Ninguém entende as promoções dos árbitros a internacionais. E, neste plano, o prestígio de Vítor Pereira nos areópagos europeus não tem sido utilizado da melhor forma.
Acontece demasiadas vezes os árbitros internacionais terem maus desempenhos nas nossas competições e serem premiados com nomeações da UEFA. É óbvio que o sentido de justiça fica desde logo comprometido -- e Vítor Pereira tem contribuído muito para isso...
Os árbitros também seriam mais respeitados se eles próprios fizessem alguma coisa no sentido de fazer perceber que, nas sociedades modernas, não faz sentido o futebol conservar algumas das suas leis dos primórdios do século passado. Ou os árbitros, no fundo, também se sentem bem com o poder que lhes é concedido? É que, na realidade, os árbitros têm um poder único no futebol -- e provavelmente não o querem perder.
Esse ‘poder absoluto’ não faz sentido nos dias que correm.
Um erro importante de arbitragem pode ter concorrido para que o Benfica seja eliminado da ‘Champions’. Alguém se insurgiu contra isso, com a violência com que alguns dos mesmos intérpretes utilizam quando os erros são cometidos nas provas nacionais?
Agora só faltava mesmo, para alimentar um pouco mais a opacidade e a falta de transparência, manterem as nomeações ‘fechadas’. Algo mais para satisfazer o nomeador.
Desconfio que, feitas as contas, entre dirigentes, treinadores e árbitros, poucos estejam efectivamente interessados na... mudança de regime. Estarei enganado?
Não é só em Portgal
Enviado por ciclone a 04 de Abril de 2012, às 11:33.Vejamos a arbitragem do Milan-Barcelona em que um árbitro de forma absolutamente incompreensível escamoteia dois penaltys clarissimos feitos nas suas barbas contra o Barcelona.
Foi esse árbitro punido pela UEFA?
Que me conste não foi e é isso que mais cedo ou mais tarde vai acabar por adulterar o desperto rei chamado futebol.
A Doença
Enviado por M.PELUDO. a 31 de Março de 2012, às 20:30.Continua
arbitragem
Enviado por Feicao a 31 de Março de 2012, às 15:40.o benfica foi castigado? coitadinhos....
não vi nenhuma noticia destas sobre o sporting , que perdeu mais de 5 pontos por causa de arbitros
ui ui
Enviado por bramadao a 12 de Abril de 2012, às 01:46.Gd anedota. fica caladinho no teu canto pq tás te a queixar de barriga cheia cm se costuma dizer...
jogas com quem PATETA????????
Enviado por rmpfam a 03 de Abril de 2012, às 12:26.jogas com quem PATETA????????
Sr. Rui Santos
Enviado por JOMAGO70 a 31 de Março de 2012, às 13:29.Eu compreendo que queira ser "politicamente correcto" na sua analise.
Mas a verdade prende-se desde ja e completamente aos direitos televisivos. Desde que o Benfica anunciou o encerro das negociacoes com a "Oliveirinha Desportos" o Benfica passou de primeiro a cinco pontos de vantagem a terceiro, com o condao de nao ficar por aqui.
Este eh so um aviso dos "Oliveirinha Desportos" para o Benfica assinar contracto, uma forma de pressao e uma forma de demonstrar aonde o poder esta concentrado e em quem.
Na mesma face os "Oliveirinha Desporto" tambem sabem que se o Benfica sair do seu canal os lucros nao vao ser tao extraordinarios como tem sido ate agora e terao de baixar e muito as suas subscricoes para nao ver o seu monopolio desaparecer. O canal ficara enfraquecido mas nao ira ha falencia como por aqui se fala. Se por um lado perdem espectadores "Benfiquistas" com um baixar de precos "obrigatorio" podem muito bem adequirir outros espectadores que ate aqui nao possuiam o canal. Mas no final fara mossa e isso eu nao duvido.
As novas tecnologias poderia de facto repor a verdade no desporto, muito em especial aos clubes mais pequenos que lutam diariamente contra moinhos de vento e que por vezes veem os seus esforcos morrer na praia com uma falta, um fora de jogo ou um penalty mal marcado. Esses sim sao os verdadeiros vencedores se implementarem as medidas das quais o Rui sempre foi (e eu tambem concordo) um forte defensor.
Falar assim do benfica em
Enviado por Graka a 30 de Março de 2012, às 21:48.Falar assim do benfica em relação a arbitragem é a maior das parvoices porque ultimamente os jogadores nao marcam golos e fazem jogos da treta e desculpam se com a arbitragem, nao quero dizer que nao se deve marcar os penaltis mas e os clubes pequenos?? o feirense perdeu com o benfica devido ao arbiitragem, o gil vicente tambem e muitos outros em outros jogos. Agora nao venham com artigos a defender um clube assim e a faze lo passar de coitado onde ha jogadores que durante um jogo nao fazem um unico remate a baliza. Depois no final quando perderem o campeonato venham dizer que foram roubados. Lembro me de um ano em que o benfica disse que foi roubado durante o campeonato e que foi umas das razoes por nao serem campeões e que precisavam de fazer 11 remates a baliza para marcar um unico golo. Este clube sem comunicação social toda benfiquista a meter merdas nos jornais nao anda.
Transparencia
Enviado por xarneco a 30 de Março de 2012, às 18:38.O Sr. Rui Santos tem-se batido (forte e feio) para a aplicacao das novas tecnologias, estas porem nao sao convenientes, para quem quer controlar a arbitragem, falo de dirigentes, diretores desportivos e outros agentes que seria fastidioso aqui nomear e dai' que nem a FPF e estruturas hierarquicamente a nivel superior tenham interesse em tal designio. O J.J. do Benfica , sabe muito bem que a (faladura) a nivel de UEFA e' muito cara e dai'. manter-se de labios cerrados, contudo em Portugal, pode-se ainda falar, sancoes baratas etc.
O futebol portugues se quizer pode mudar, digo eu, mostrando transparencia, atraves de sorteio puro das arbitragens e nomeacoes secretas, onde os arbitros so' serao conhecidos quando se apresentarem no local do jogo, sem poderem ser contactados ate' ao final do mesmo.
Nao e' justo, que um clube que tudo faz para nao descer de divsao (leve) com arbitros de ma' qualidade e os clubes ditos grandes (levem) com o (top of the line) ainda que o preco de ambos seja igual e a respnsabilidade do resultado possa ser entre acabar ou ir continuando no negocio do desporto!
Se agora foi possivel manter o anonimato dos arbitros nomeados , porque nao o fizeram a mais tempo? Certamente que o mais comum dos espectadores nao estara' interessado em saber quem ira' apitar o jogo, nao e' para isso que paga bilhete, e' para assitir ao espectaculo onde participa a sua equipa favorita, ou nao sera' assim?
árbitros
Enviado por MFPires a 30 de Março de 2012, às 15:34.Realmente parece haver dois pesos e duas medidas no que diz respeito às arbitragens. Há uma maior tolerância perante os erros dos árbitros estrangeiros.
Tolerância? Oh
Enviado por Velha Águia a 31 de Março de 2012, às 09:25.meu caro, então o receio das consequências agora chama-se tolerância? Mas há quanto anos andamos a
ver os clubes portugueses meterem a viola no saco no que respeita às arbitragens das competições com
os clubes estrangeiros? É que as instituições da Fifa e da Uefa (não digo se bem ou se mal) funcionam,não
é como cá, tudo ao molho e fé em DEUS. Poderìamos estar aqui a partir pedra não sei quanto tempo e claro
que não chegávamos a lado nenhum, enquanto as tais isntituições não começassem a funcionar.Cumprs.
È isso mesmo. Tem razão
Enviado por Marogui a 30 de Março de 2012, às 15:08.Não percebi porque o JJ ficou calado.
È que até em Neptuno era penaltie. E da forma que foi e no local onde o arbitro estava colocado ele viu, não marcou porque não quiz.
Circo
Enviado por NickNick83 a 30 de Março de 2012, às 14:30."Benfica 'castigado' frente ao FC Porto e... Chelsea
O Benfica viu o terceiro golo do FC Porto anulado por incompetência do árbitro assistente."
Ponto 1: "anulado" -» validado
Ponto 2: o título. É assim que o clássico vai ser relembrado?! O SLB perde (possivelmente) outro título em casa por causa do assistente "incompetente". O "castigado" entre aspas ou não é ridículo. Volta-se a dar ênfase a este lance porquê?
Eu tenho o Rui Santos em consideração porque foi um dos poucos jornalistas a afirmar o golo ilegal de Petit ao SCP em 2005. Um lance ilegal que permite o renascimento do Benfica que hoje temos. Há quem o acuse de clubismo mas eu considero-o bem independente.
O futebol não é um conto infantil. Dito isto, custa-me o embelezamento com que se relatam os acontecimentos e isto é responsabilidade da comunicação social. Todos os resumos televisivos a seguir ao clássico focaram o 3º golo ilegal do FCP. Muito bem. Destacaram o óbvio, como tinha que ser. Agora os comentários durante o lance, antes do resumo e depois do resumo foram o circo do costume. Mais uma bela tentativa de contar a história como eles a queriam ver, ou de uma forma mais digerível.
O SLB volta a ser prejudicado nos quartos-de-final da Champions. Facto. Os árbitros de baliza merecíam uma cadeira, estão quase duas horas de pé para nada... Mas agora eu pergunto: as mãos de Cardozo no clássico são menos penálti do que o braço de Terry?
Dez/ oito minutos antes do golo mal validado a Maicon, ocorre aquela brincadeira na área do SLB. Penálti? 2º amarelo para Cardozo? O assistente é que foi incompetente, a seguir? Então e o Proença que viu aquilo de frente? Faltou tocar a bola com um terceiro braço? Proença coitado, que ainda assim, não se livra de ser crucificado por prejudicar o glorioso. Viva o circo!
Lembrem-se de 2005: quantos penáltis foram marcados a favor do SLB por mão na área (inocentes... Académica, Bessa)? Pois é. Ou não, se calhar não aconteceu. Voltando ao lance de Cardozo, mais importante do que a intenção do jogador (que é ridículo considerar-se sequer, pois intenção só há quando o jogador tem que fazer de guarda-redes em cima da linha de baliza...) é considerar-se a consequência da paragem da trajectória da bola com a mão/ braço/ braços. Não fosse a habilidade de Cardozo a bola seguia para o meio da área, onde estavam por perto um jogador do FCP e outro do SLB na marcação. Mão que prejudica/ favorece um ataque ou favorece/ prejudica uma defesa é mão, ponto final.
Esta linha de raciocínio justifica o golo anulado ao SLB com o Nacional, há anos. O Miguel Vítor impede a saída da bola da área do Nacional com o braço. Involuntário? Concordo. Com benefício para o atacante? Evidentemente. Falta inquestionável. Lembro que crucificou-se aqui um árbitro...
Por outro lado, também há pouco tempo, Rolando toca com ambos os braços numa bola no Dragão. Foi num jogo com o SCP e o central desequilibra-se na área, sózinho. Foi um lance inofensivo que não deu penálti e embora me custasse, percebi logo porquê. A única falta que houve, foi de jeito.
Tenho esta perspectiva e se calhar sou eu que não percebo muito de futebol.
Custa-me é sermos bombardeados com justificações de resultados e histórias mal contadas.
Fora-de-jogo de Maicon? Houve. Há anos houve um pior do David Luíz... Pois.
Cardozo faz penálti, que não foi marcado. Flávio Meireles, há anos em Guimarães, faz uma parecida (bem mais suave). Penálti e segundo amarelo por parar uma bola, que lhe ia à cara,com a mão e após um ressalto mesmo à frente. Bem mais suave! Critérios, ou falta deles...
E semanas depois do clássico, volta-se a falar do fora-de-jogo de Maicon. Esquece-se do penálti e provável expulsão de Cardozo. Esquece-se do fora de jogo mal marcado ao Hulk na taça da liga, o que é bem mais grave do que deixar passar um fora-de-jogo em claro (o benefício do atacante é norma, ou não?!). Foca-se o penálti de Terry (bola na mão, mas com prejuízo para o atacante...), onde se calhar faltou envolver o outro braço no lance, ou um terceiro braço...
Uma arbitragem pode adulterar resultados. As tecnologias deveríam ser implementadas imediatamente.
Porém, as histórias continuam a ser mal contadas.
Circo.
Eu ainda estou a espera do castigo a JJ
Enviado por Dragaodeparis a 30 de Março de 2012, às 12:59.Não é que Jorge Jesus no banco mude alguma no jogo do SLB... mas é uma questão de respeito para com os arbitros...
Um treinador nao pode dizer que um arbitro viu um fora de jogo e que não o assinalou porque não quiz?!!!! Sao acusações graves que merecem castigo...
Mas merecem castigo porquê?
Enviado por Marogui a 30 de Março de 2012, às 15:06.Naquele lance de bola parada o gajo viu de certeza. Naõ marcou foi porque não quiz. E ponto final.
Em democracia tem-se o direito de poder dizer aquilo que se pensa. O JJ pensa assim, disse-o, e ponto final.
Se o camelo não queria que se dissesse isso que não tivesse feito a porcaria.
Ele, no jogo com o Chelsea
Enviado por jvoreis a 31 de Março de 2012, às 00:41.Ele, no jogo com o Chelsea nem piou. Bola baixinha e tomates encolhidos entre as pernas... Cá em Portugal faz o que quer e não é castigado. Depois os corruptos são do Porto.
Benfica, para sempre o clube do sistema...
Mas curiosamente não foi
Enviado por LuisMonteiro10 a 30 de Março de 2012, às 14:12.Mas curiosamente não foi castigado. Fizeram de tudo para o assunto ser esquecido, e a verdade é que foi... É uma vergonha! Cada vez mais esses vermelhos são o clube do sistema
Oh sr. Rui Santos mas
Enviado por Velha Águia a 30 de Março de 2012, às 11:52.que raio de conversa a sua...Eu que até considerava algumas das sua afirmações pertinentes, começo
agoar a ter algumas dúvidas sobre alguns dos seus "ditos"...Há um grande problema no que respeita
ao futebol, como no país em geral...As instituições não funcionam e assim, não faz sentido a conversa
acima quando diz que o Benfica foi prejudicado contra o Chélsea e não "espingardou"! Mas não é o que
ao longo dos anos tem acontecido com todos os clubes que disputam as provas internacionais? Faça
o favor de rebobinar o filme e tire lá as devidas conlusões...Se as instituições cá funcionassem, o que
seria? Os clubes e seus agentes também meteriam a viola no saco mas, de facto é uma impunidade
tão pungente que dá nestes antagonismo bacôcos e por isso somos apelidados do tal país de brandos
costumes...Para já por aqui me fico e veja lá se retoma a sua maneira de estar com mais algum realismo.
Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.
Futebol
Enviado por Carlos Evora a 30 de Março de 2012, às 11:28.Meu caro Rui
O problema é que no futebol português já não existe gente séria para dirigir o que quer que seja, a nível Europeu ou Mundial, a pergunta que faço é a seguinte: Porque é a UEFA e a FIFA, não querem novas tecnologias de câmara e vídeo em vez daqueles dois monos ao pé da baliza com "kassetete" na mão? Sobre os árbitros portugueses continuam a estragar um desporto que eu gosto imemso - Futebol. Não há nestes últimos 30 anos um campeão merecido sem a ajuda de arbritagem e de Olivedespostos.
meus cumprimentos
Entao estas a querer dizer
Enviado por yukichan a 30 de Março de 2012, às 17:22.Entao estas a querer dizer que no ano passado o Porto nao foi um justo campeao? 21 pontos favorecidos? é isso que queres dizer?!
nos últimos 30 anos um campeão merecido?! oh Carlos,
Enviado por Calabota-mos!!! a 30 de Março de 2012, às 13:53.então não houve? 1982/83, 1983/84, 1986/87, 1988/89, 1990/91, 1993/94, 2004/05, 2009/10....vais ver que o rui concorda comigo. Vá, não seja tão cinzento. estou cá eu para lhe lembrar as glórias, a um e a outro.
Desses campeonatos que mostra
Enviado por Ricardo Guilherme a 30 de Março de 2012, às 15:45.Desses campeonatos que mostra só vi alguns e só vejo um merecido.O de 2009/2010.
ahahahaha
Enviado por Calabota-mos!!! a 30 de Março de 2012, às 16:26.eu estava a gozar. A única forma de ver uma opinião minha publicada no espaço em causa é por via da masturbação do ego benfiquista. Onde chega esta miséria de espaço e este ignóbil de comentadeiro...
Como sempre, muitas palavras
Enviado por TomSawyer a 30 de Março de 2012, às 10:13.Como sempre, muitas palavras e nada de substantivo.
Porquê estádios com maiúsculas????
disparates...
Enviado por MFPires a 30 de Março de 2012, às 15:32.A pessoa que se intitula Tom Sawyer deve viver no mundo da fantasia,no ideário infantil. Apresenta poucas palavras e muitas (falsas) certezas. O melhor é continuar no ideário infantil onde muito bem pertence...
Aproveite as palavras para contribuir com alguma ideia e não com dispatates..
disparates?!
Enviado por Calabota-mos!!! a 30 de Março de 2012, às 16:39.não diga essas coisas do rui...ele há amigo mais fiel do luís? não....