Quem será o treinador portista? | Relvado

Quem será o treinador portista?

Só um ou dois homens por esta altura terão a resposta. Faço aqui uma lista de possibilidades.
 
Pinto da Costa com Vítor Pereira
FERNANDO VELUDO/AFP/GettyImages

É uma pergunta a que só um ou dois homens por esta altura terão a resposta. Faço aqui uma lista pessoal de possibilidades atuais, e outras desperdiçadas, com prós e contras:

1.º Leonardo Jardim - Este era o meu treinador. Ao vê-lo assinar pelo Sporting tive o mesmo sentimento de quando Jesus assinou pelo Benfica, a visão de um grande erro sem nada poder fazer para o evitar. Leonardo Jardim é um ganhador que supera as expetativas para todo o lado que vai, é o único treinador desta nova vaga que já provou que pode ganhar títulos, como o fez brilhantemente na Grécia. Nisto os resultados falam por si, e basta ver o antes e o depois do Beira-Mar e do Sp. Braga, para dizer sem grande grau de incerteza que o Sporting ganhou o defeso dos treinadores deste ano sem gastar muito. Faço já aqui o prognóstico de que o Sporting conseguirá sem qualquer dúvida ficar em 3.º para o ano, e quem sabe o que mais poderá fazer. Nos contras teria só a maneira estranha como saiu dos clubes por onde passou.

2.º Vítor Pereira - Só não é primeiro da lista (o que na prática é na atualidade) porque Jardim é especial, na minha opinião. Nos prós é um treinador com provas dadas, um treinador que ganhou dois campeonatos, não a um Benfica dos anos anteriores a Jesus, mas a um Benfica muito competente. Provou que é um treinador capaz de impor o seu estilo próprio, impor a sua maneira de ver o jogo aos jogadores, e provou ser em última análise um osso duro de roer, pois revelou uma força psicológica acima de tudo o que lhe atiraram e não foi pouco. Nos contras, uma coisa preocupante, que é o seu dogmatismo tático, que nos atirou para fora da Champions este ano. Por vezes devemos ter um plano B e jogar menos em posse; outro defeito é a falta de carisma. Contudo, tal não é muito relevante uma vez que conseguiu passar a mensagem correta para o grupo e é para isso que o carisma serve principalmente. Se ele o consegue fazer sem ele, por mim tudo bem.

3.º Rui Vitória - Já anda nestas lides há algum tempo, é um treinador formador, ou seja, uma qualidade fantástica para qualquer clube português que vive das vendas, e provou ser um treinador que cumpre os objetivos em qualquer situação. Tem um bom discurso e lê muito bem os jogos, também me parece bastante equilibrado na altura de tomar as decisões. Nos contras, não vejo muitos. A sair Vítor Pereira, penso que é a melhor opção, só lhe faltará mesmo treinar um grande e isso resolve-se... treinando um grande.

4.º Paulo Fonseca e Marco Silva - Ponho-os lado a lado, porque são os estreantes na 1.ª Liga e, como tal, as maiores incertezas do grupo, mas não os descarto e prefiro-os a qualquer treinador estrangeiro que teria de se adaptar à nossa realidade. Não coloco Paulo Fonseca à frente de Marco Silva porque tiveram pontos de partida diferentes. O Paços é uma equipa de 1.ª Liga há muitos anos e o Estoril foi agora. Talvez coloque Paulo Fonseca um pouco mais acima, simplesmente porque gosto de um futebol menos ofensivo e mais inteligente. Em conclusão, o que espero, dada a realidade, é que Vítor Pereira substitua Vítor Pereira, mas não diria que não a mais Vitória no FC Porto.

FC Porto:

Comentários [59]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

CMVM é que é

Sempre a pedir explicações ao Benfica sempre que a comunicação social se põe com especulações. Mas o PdC vem armar-se em esperto a dizer que já tem treinador e que o mesmo será apresentado no dia 12 e da CMVM não se ouve nem um pio...

Quanto ao artigo, o VP esquece (basta ver a entrevista que deu ao DN e o ouvir o seu empresário), o que demonstra que o velhote sabe da poda e não vai na cantiga dos adeptos que se deixam iludir com resultados alcançados mais por demérito do Benfica que por mérito do VP. Além disso, a progressão\valorização dos jogadores foi nula e se não fosse a chegada do capitão Lucho, nem o 1º campeonato tinha cheirado.

O Rui Vitória é o único que tem experiência de Grande Clube, e já fez bons trabalhos em mais que um clube.

O Marco e o Paulo fizeram boas omeletes com ovos de garnizé, mas até que ponto não foi uma época num milhão??

É o Domingos!!! Se não for para lá este ano, e se for para lá outro Português, bem pode tirar o papelinho da carteira e redesenhar os seus objetivos de carreira. Além disso pode aproveitar para tirar a faca das costas...pois já anda há mais de 5 meses na torre das antas a preparar a próxima época.

Não concordo,

um treinador que faz 78 ponts, ou seja, que perdeu apenas 12 pontos no campeonato, que não teve qualquer derrota, não pode ser assim tão mau. Quanto à margem de progressão, bem cito apenas, Mangala, Danilo, Alex Sandro, o próprio Kelvin não pelo golo, mas pela maneira como já procura tabelas em vez da finta constante, e o próprio Defour que neste momento faz qualquer posição... Portanto, este não pode ser um campeão por demérito mas por mérito, por demérito será um daqueles campeões quando o Benfica estava a atravessar uma má altura que o Porto ganhou, ou aquele campeonato que Trappa ganhou, pelos pontos perdidos.

Em relação, ao treinador Domingos seria uma boa opção para o Porto e não para outros clubes, porque as suas características humanas fracas, não se´riam assim tão más numa boa estrutura, mas seriam por certo valorizadas a sua grande competência tática...

Preferia Rui Vitória a Paulo Fonseca, mas também não digo que não a um treinador que sem passar pela honra, chega à 1ª Liga e depois de um ano em que o Paços andou ali perto da linha de água, ele chega ao 3º lugar perdendo apenas 4 jogos contra o Porto e o Benfica e ninguém mais lhe ganhou no campeonato, ou seja, foi ao Marítimo, ao Sporting, ao Nacional, ao Braga... e não perdeu... eu sei que é a 1ª época mas é muita coisa para se considerar apenas sorte... mesmo assim, preferia Rui Vitória.

Respeito opiniões, mas

Respeito opiniões, mas Inside, apesar da maior experiencia de Rui Vitória o que viste de extraordinário no Futebol do Guimaraes? Isso para além das dificuldades financeiras que teve durante a época? Ai sim revelou ser um bom gestor de recursos humanos!

Eu para treinar o Porto não vejo exibições, vejo resultados

e a regularidade dos mesmos... Rui Vitória desde que eu o vi a eliminar o Porto com o Fátima, que não lhe dará competência por esse facto mas fica na retina, conseguiu em todos os clubes por onde passou cumprir e ultrapassar os objectivos... este ano, andou quase sempre nos lugares europeus com jogadores a sairem-lhe porta fora, com montes de jogadores da equipa B e conseguir uma Taça de Portugal, e fazer o campeonato que fez nestas condições, para mim é de valorizar de forma idêntica àquilo que Paulo Fonseca fez, que apesar de ter um parco orçamento, teve uma equipa estável a receber a tempo e horas, com bons jogadores...

Outra das coisas que me fez gostar mais de Rui Vitória é o facto de ele dentro das possibilidades do clube utilizar as novas tecnologias para melhorar as performances dos jogadores, e Fonseca numa entrevista ter-se revelado um pouco avesso a essas tecnologias...

Mas, lá está, são opiniões...

E já viste atentamente a

E já viste atentamente a carreira do Paulo Fonseca, sem em crescendo, e com excelentes classificações:

Nacional de Juniores, III Nacional, II B, II Liga, e finalmente o Paços!

No Paços foi resultadista, e aloiu boas exibições, gostavas mais de ver o Futebol do Paços ou do Guimarães!

Repito, entre os nomes que surgiram vacilei entre Marco Silva e este Paulo Fonseca, porém, o Jorge Mendes (é o empresário de PF) tb influenciou com certeza esta entrada de Fonseca no Porto!

Sim, PF é um treinador um pouco à imagem de VP

a nível tático, claro com diferenças, também gosta de posicionar a equipa de uma forma inteligente, e controladora, gosta de um extremo falso, e tem ali no meio campo a sua principal força, também gosto...

Não tem a obsessão pela posse

Não tem a obsessão pela posse de bola segura de VP!

O Paços jogava com mta circulação e apostava nas transições rápidas, sobretudo a usar a velocidade de Hurtado, e esse Paços era suportado pelo Leão-Luiz Carlos-Vitor-Josué esse quadrado que por vezes se estendia para um 4-3-3 com o Josué a fazer de falso ala, era essa a cada das máquinas do Paços!

Sim, por isso disse que com diferenças

mas, é um treinador que gosta de ter as posições bem definidas e não gosta de arriscar, prefere controlar o jogo sem a obsessão de VP, aliás, isso é que torna VP único para o bem e para o mal :), mas Paulo Fonseca é um treinador pragmático e eficaz... pelo menos parece... em relação a Rui Vitória, nada acontece por acaso, e desde que o vi pela primeira vez, não me lembro de um ano menos bom deste treinador... e este ano com aquela equipa, fazer o que fez... não sei não...

pois não tem

aliás, tal como o Rui Vitória, a aposta foi no contra-ataque rápido como disseste.

O Marco Silva é que abordou os jogos de forma diferente. Do pouco que vi, o Estoril saía mais a jogar com a bola controlada (mais condizente com o tipo de jogo dos "grandes"), mas se calhar pôde optar por isso porque tinha melhores jogadores.

»resultados alcançados mais

»resultados alcançados mais por demérito do Benfica que por mérito do VP. »

Bom, explicitamente afirmas que o VP é um péssimo Treinador, mas implicitamente também referes que o Jesus é um péssimo Treinador (demérito do Benfica-incompetencia de Jesus), o que não deixa de ser caricato, afinal estamos a falar dos 10 Treinadores mais bem pagos do Mundo!

Os adeptos "enganados" revelam uma ansiedade inusitada para com o novo Treinador do Porto! lol

No minimo estranho! lol

menino, comigo

escusas de fazer campanha. Podes falar de futebol à vontade. Se não quiseres não venhas chatear.

Assinavas por baixo a continuidade do VP no fcp?

Não estou minimamente interessado em quem vai ser o próximo treinador do FCP, mas vim responder ao Inside com quem gosto de trocar ideias. Mas vou ficar surpreendido se um treinador (sem ser o VP) que passa os dias na torre da antas, não venha a ser o treinador do fcp na próxima época.

»Assinavas por baixo a

»Assinavas por baixo a continuidade do VP no fcp? »

Claro que assinava, e sublinhava, nunca me leram criticas acintosas a VP, 2 épocas, e em estreia Bi Campeão Nacional, e entre na lista dos Colunaveis como Villas Boas e Jimmy Hagan (Benfica 72/73), Campeões Nacionais invictos!

Em 60 jogos na Liga perdeu 1 jogo em Barcelos com a dupla Paixão&Godinho, o que poderia pedir mais?

Já tu assinas por baixo a renovação de Jesus, em 4 anos ganhou 1 Campeonato e 3 T Liga, respeito, meras opiniões!

na minha opinião, Domingos perde mais do que o que ganha

ao ser tão subserviente... é que já ninguém o vê como um homem forte, e isso não ajuda nada...

Para mim será Vitor Pereira e

Para mim será Vitor Pereira e só não o será, se o ainda técnico portista for para o Everton, ou seja, julgo que a sua continuidade está dependente da saída para o clube inglês. O Porto não será a 2.ª escolha, julgo apenas que esse acordo entre VP e a direcção azul está feito nesse sentido.
Caso VP não continue, aí a minha aposta recai em Marco Silva. O tão propalado Paulo Fonseca, adepto incondicional do Barreirense, segundo o próprio, não desperta aquela empatia com a massa adepta, um pouco ao jeito de VP.

Domingos Paciência!

Bom, quando todos os Desportivos insistem em Mano Menezes, o Treinador do Porto será : Domingos Paciência, e brevemente terão a prova do que acabei de escrever!

Para mim, como já disse neste

Para mim, como já disse neste espaço mais que uma vez, o treinador ideal no caso de sair o VP (e como o Mourinho já assinou pela Chelsea :P ) é o Domingos.

Inside Information???

...Ou apenas palpite???

Mais pró Inside que escreveu

Mais pró Inside que escreveu este artigo! lol

Há melhor, mas entre o Mano e o Domingos, prefiro o Domingos!

O Domingos está descartado, e

O Domingos está descartado, e uma facção Porto tentou impor Domingos, mas não teve força!

É Português, e jovem o novo Treinador do Porto!

Não será estrangeiro!

Ou Paulo Fonseca ou Marco Silva, ambas apostas arrojadas...

Sim esqueci-me desse e depois fiz um comentário

para corrigir o erro... o que digo de Domingos é que é um treinador sem força para se impor, mas muito inteligente, ou seja, seria também uma excelente opção, porque quanto teve estrutura forte por trás dele, o homem brilhou a grande altura, ou seja, muito má escolha para Sporting e mesmo Benfica, excelente escolha para Porto ou Braga...

E como disse, qualquer um destes nomes, mas estrangeirada não!!! Aliás, é perder o campeonato antes mesmo de o ter jogado.

Ainda tenho esperanças...

...Que fique o Vítor Pereira...Se muitos se queixavam que V.P, não tinha discurso, não fazia passar a MSG, era fraco nas C.Imprensa, então a mudança acrescenta Zero...

Mas vá lá, a concretizar-se esta mudança de Treinador, ate é uma das que não desgosto muito...Mas acho um erro, trocar V.Pereira por Domingos...Mesmo sabendo, que normalmente o ciclo de vida de um treinador no Porto é de 2 anos...Mas acho que o V.Pereira merecia mais um ano de Dragão ao peito...

Mas ok, desde que não fosse o Jay Jay, então a troca de treinador, nunca é muito arriscada...
O Domingos, também é competente e a partir do momento que integre o comando técnico do Porto, então passa a ser o meu treinador...

Tetra é o caminho...

PAH!

Por mim desde que não seja o P.Emanuel............ LOL

Desses ai que referes só L.Jardim tem provas dadas, os outros são outsiders......... Infelizmente já está no Sporting por isso é carta fora do baralho.

Venha quem vier, terá MUITO trabalho pela frente, ficar sem James/Moutinho (para já) vai dar muito trabalho e dores de cabeça ao novo treinador..............

O Moutinho sim, James não

o Porto nunca viu o verdadeiro James na sua posição nem o iria ver, porque o futebol para o 10s mudou, como tal, não poderemos sentir assim tanta falta daquilo que nunca realmente tivemos, até porque Josué é um jogador que tem alguns pontos de contacto com James apesar de não ter o brilhantismo do colombiano, contudo, é mais rápido e naquela posição talvez até a faça melhor que James. Moutinho é um grande perda sem qualquer dúvida...

Dessinteressante ...

... artigo para encher chouriço.

Classificação do artigo: Fraco!

PAH!

"Dessinteressante"

Venham mais 3 caixotes de RENNIE que o incauto vai-se atirar da ponte por ter dado mais um erro...........

Classificação gramatical do comentário: INSUFICIENTE

E

o teu "pah" também não é um erro?

Lolll...

...Ó pirralho, vou-te dar um "concelho", aprende a escrever desinteressante...Que fartote...

FAZ-ME uma confusão do KARALHO..., porque é que o papa mafiosi o

flatulento-mor, a "cousa" que por cá ainda desanda a pilhas!!! Nãon faz relativamente aos treinadores o que faz nas promessas de jogadores que aparecem todas as épocas (contrata-os nãon para jogar na I Liga), mas tãon só para nãon reforçarem os plantéis dos outros, só de um BIGARISTA/CORRUPTO, só nãon bê quem nãon quer, dos contratados até agora para a época 2013/2014 quem alguma vez ficará no plantel??? O Licá o Josué o Ricardo e o Tiago..., LOL só MERDA e sempre binda dos BIMBOS!!!

P.S. - Além de BERCAUTEREN, contrata também o Rui Bitóriazinha que até é Índio/Lampioneco o Marquinhos da Silba e a restante bimbalhagem que por aí prolifera, Jorge o Costinha o Espirito Santinho ou quiçá o enterra do Domingos (de)saPACIENTADO, estaba a esquecer-me do Pedrinho da Emanuelle, e o que até nasceu na terra dos pardalitos do choupal, e porque nãon o ministro sem pasta do COSTINHA de fracas costas..., LOL, só MERDA.

Cheira-me que ainda bai ser o bocalista dos Franky(e) goes to

Hollywood "VERCAUTEREN"!!! LOL, só MERDA!!!

P.S. - Foi-se a hipótese do JASUSI poder assinar pelos BIMBOS/APALERMADOS, ainda bai para lá um MERDAS qualquer de um ZUCA, um afianço que não bai o SCOLARI!!! TRETALOLADA.

Quem será o Treinador do

Quem será o Treinador do Porto?

O Adjunto irá ser o Carlos Brito, ex Treinador do Rio Ave!

Quem será o Treinador principal? lol