O que falta ao meio campo portista?O meio campo portista parece ser o sector que ainda encerra maior incerteza. |
|
28 de Setembro de 2015, às 11:49 |

O meio campo portista, apesar das excelentes opções, até em excesso, que o treinador tem no plantel, parece ser o sector que ainda encerra maior incerteza. Na defesa, parece evidente que Casillas, Maxi, Layun, Maicon e Marcano são os titulares, sem a mais pequena dúvida. No ataque, Aboubakar é indiscutível neste momento, Brahimi, apesar de algumas exibições menos conseguidas, também é, e Corona parece aquele jogador que entrará nesse lote mais cedo ou mais tarde.
Sobra o meio campo, onde Lopetegui parece estar apostado em trocar aquilo que existia no ano anterior, com a presença dum duplo pivô claro, e por lá já passaram Ruben Neves com Danilo, Ruben Neves com Imbula, Danilo com Imbula, Herrera e Danilo, etc... e apesar do Porto conseguir resultados, apesar do Porto conseguir algumas razoáveis (para o potencial da equipa) exibições, parece que falta ali qualquer coisa.
É que jogando Danilo com Imbula ou Herrera, 2/3 do meio campo jogam com ideias contrárias ao treinador, se joga Ruben Neves nesse meio campo, com Danilo não resulta, porque ambos são 6s, apesar de diferentes, e acabam por calcar terrenos idênticos, com Imbula e Neves, são notórias as dificuldades de Neves se assumir defensivamente, porque perde invariavelmente no corpo a corpo com os adversários.
No meio de todas estas experimentações, existe um nome que vai passando despercebido, e que tem futebol e experiência para ter pelo menos algumas oportunidades: Sérgio Oliveira.
É que se Neves não resulta com Danilo, porque ambos gostam de ocupar as mesmas zonas, Sérgio Oliveira está habituado a ser 8 num sistema de duplo pivô, ainda por cima, se o treinador não tem medo de apostar em Neves, sendo ele um jogador que ainda lhe falta muita agressividade e até intensidade, então, o possível medo da falta de intensidade de Sérgio Oliveira não entra na equação. É que ele, apesar de não fazer da intensidade um trunfo, é bem mais intenso hoje, bem mais físico hoje, que Ruben Neves. Em termos de jogo, é o único do plantel que varia o flanco de jogo com maior qualidade que Ruben Neves, é um jogador com maior técnica no um para um, apesar de também não ser rápido, tem progressão com bola... por isso, um meio campo Danilo/Sérgio Oliveria/André André poderia não ser mal pensado, pelo menos, experimentado.
Outra das adaptações possíveis, e visto que Imbula custou o que custou e está a sentir dificuldades de adaptação à posição 8 nas ideias de Lopetegui, poderia ser Imbula jogar como 6, é que sempre que baixa tem demonstrado que no corpo a corpo ninguém lhe ganha a bola, faz lembrar um bocadinho William Carvalho, mas com maior velocidade...
Portanto, o meu duplo pivô preferido seria Imbula/Sérgio Oliveira/André André... e o vosso?
Ps. Não sou fã do duplo pivô, mas faço este exercício com base na nova ideia de Lopetegui.
-
Os próximos jogos mais interessantes do FC Porto
Quando se fala do Futebol Clube do Porto fala-se de um...
-
Maxi Pereira: “Ainda teria lugar no FC Porto”
Maxi Pereira, ex-lateral direito do FC Porto (e Benfica),...
-
FC Porto: vitória sobre Moreirense será histórica para Pinto da Costa
Caso o FC Porto vença hoje na deslocação ao Moreirense, em...
-
FC Porto está a uma vitória de igualar recorde de pontos na Champions
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, desvalorizou o “...
-
FC Porto: Deco só quis animar Soares
Deco veio a público explicar o tom do seu comentário,...
-
FC Porto: Danilo agradeceu aplausos dos adeptos
Danilo era o regresso mais esperado no FC Porto e tal...
-
Herrera: “Estamos confiantes e com muita vontade de chegar à final”
Esta quarta-feira é dia de clássico entre Sporting e FC...
-
FC Porto recebe Deportivo Coruña
O FC Porto terá o Deportivo Coruña como adversário, a 30 de...
Eu ia mais Longe
Enviado por luix87 a 09 de Outubro de 2015, às 12:51.Sinceramente
Dizeres que a dupla de centrais é titular, só pode ser porque são os 2 melhores neste momento mas em comparação com duplas que o FCPorto teve ao longo dos anos são mesmo muito fraquinhos (nenhum deles tem qualidade de Ricardo Carvalho, Jorge Costa Bruno Alves Otamendi Rolando(tenho pena que este não jogue era titular de caras))
Para mim sinceramente cada vez mais vejo o Danilo a adaptar-se facilmente a central e tenho a certeza que adaptando era titular neste FCPorto onde claramente Marcano está a mais
No meio campo Sérgio Oliveira sinceramente terá de esperar no banco mas para mim já podia ter entrado bastantes jogos e aposta de futuro
Evandro está sinceramente a mais neste FCPorto nem sei como foi inscrito na Liga dos campeões
Herrera cada vez mais mostra que foi uma contratação falhada muito mau tácticamente nunca está onde é preciso nem faz as recuperações que o Andre Andre faz apenas utiliza a sua enorme resistencia dentro de campo e aparece de tras para a frente na area mas falta-lhe muita qualidade de passe e visão de jogo a meu ver risca-se
Neste momento temos Ruben Neves que tem de ser titular a 6 e irá ser dos melhores de sempre falta-lhe um pouco de capacidade de choque mas ele é novo e vai ganhar quando lhe puserem no ginásio a treinar à séria
Imbula tem muito talento com bola e tácticamente é tambem bom, demora sempre um bocado a acertar com os espaços que deve tapar no inicio dos jogos mas depois de acertar vai lá, agora falta-lhe ter capacidade ofensiva se tem capacidade técnica com treino vai saber aparecer nas zonas de finalização
André André goza um pouco do trabalho dos de trás e fica mais liberto para tarefas ofensivas,falta-lhe controlo de bola e mais visão de jogoe qualidade passe mas demonstra já muita inteligência dentro de campo sabendo sempre o que deve fazer (entra na area vem recuperar fica no meio abre na ala isto é muita inteligencia)
é um meio Campo de futuro onde claramente tem de arranjar um Oliver Torres nem que seja para entrar quando o resultado está desfavoravel em relação ao Quintero sinceramente é um caso perdido pois trabalha muito pouco não basta ter qualidade e depois não tem velocidade de extremo nem sabe defender como médio mais vale mandar para 1 equipa que tenha mesmo 1 Numero 10
Eu acho que a nossa dupla de centrais é a melhor do campeonato,
Enviado por Inside a 09 de Outubro de 2015, às 18:39.Maicon é um jogador com uma excelente leitura do jogo, tem grande facilidade em impor-se nas primeiras bolas, de vez em quando, comete um ou outro erro, parece que o cérebro pára... mas é um excelente central, Marcano casa bem com ele, é esquerdino, é mais rápido, mas também comete um ou outro erro. Sinceramente, acho que, não sendo dos melhores que já tivemos, se olharmos, para experiência, compatibilidade, físico, a nossa dupla de centrais é a melhor do campeonato, porque só a do Benfica rivaliza, mas lá, existe um jogador que revela muitos problemas de pernas, Luisão, está mesmo muito lento, sabe tudo sobre futebol, ainda vai dando para o gasto, mas em comparação, faz a dupla pender para o nosso lado.
Sobre adaptar Danilo, não sei, ele não tem grande leitura de jogo pelo ar, nota-se que está muito inquieto a procurar o jogador e a bola, e muitas vezes, deixa o jogador dominar... mas ok, são opiniões.
Sobre Quintero, sempre foi a minha opinião, desde que ele chegou.
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Enviado por ArquePulhaXXX a 09 de Outubro de 2015, às 21:59.a piada do ano:
"Eu acho que a nossa dupla de centrais é a melhor do campeonato,
Enviado por Inside a 09 de Outubro de 2015, às 18:39.
[0 pts.]
Maicon é um jogador com uma excelente leitura do jogo, tem grande facilidade em impor-se nas primeiras bolas"
um dos maiores cepos do campeonato, não joga nadinha NAAAAAAADA, uma autentico cagalhão, nem paulada sabe dar, mas que tenta, tenta e muito... se ainda não percebeste tens dois macacos pernetas e sem rins no eixo da defesa: o macaicon e o macacano
grande babuíno cegueta.... onde o clube corrupto e caloteiro das antas é mesmo uma grande nulidade é no eixo da defesa e no treinador: são ZEEEEEEEEERO (0)
OHOHOHOH
Ok, então é mesmo limitação tua.
Enviado por Inside a 11 de Outubro de 2015, às 18:41.Não há problema, todos nós temos direito à vida. cpts.
Mas tu só sabes escrever nessa forma histérica?
Enviado por Inside a 11 de Outubro de 2015, às 18:11.Não consegues argumentar, sem esse histerismo todo, não sei, como uma pessoa normal?
bimbo, eu repito e com a mesma histeria: LOOOL
Enviado por ArquePulhaXXX a 11 de Outubro de 2015, às 18:20.LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Enviado por ArquePulhaXXX a 09 de Outubro de 2015, às 21:59.
[0 pts.]
a piada do ano:
"Eu acho que a nossa dupla de centrais é a melhor do campeonato,
Enviado por Inside a 09 de Outubro de 2015, às 18:39.
[0 pts.]
Maicon é um jogador com uma excelente leitura do jogo, tem grande facilidade em impor-se nas primeiras bolas"
um dos maiores cepos do campeonato, não joga nadinha NAAAAAAADA, uma autentico cagalhão, nem paulada sabe dar, mas que tenta, tenta e muito... se ainda não percebeste tens dois macacos pernetas e sem rins no eixo da defesa: o macaicon e o macacano
grande babuíno cegueta.... onde o clube corrupto e caloteiro das antas é mesmo uma grande nulidade é no eixo da defesa e no treinador: são ZEEEEEEEEERO (0)
OHOHOHOH
Para mim a melhor dupla de centrais é de longe a do Benfica,
Enviado por Dados Viciados a 12 de Outubro de 2015, às 09:10.Luisão é eterno e Jardel disfarça alguma falta de classe com um profissionalismo e uma abnegação exemplares, ele que há uns 3 anos, quando se sabia que Luisão ia estar castigado durante meses, não se importou de fazer uns 4 ou 5 jogos na equipa B para ter ritmo quando fosse altura de o substituir.
Além disto ambos complementam-se muito bem, um tem posicionamento e o outro é veloz a apagar fogos.
Maicon é bom e Marcano pode jogar melhor do que joga, a dupla cumpre e é bem melhor do que Naldo/Paulo Oliveira, mas não são nada de especial. Cumprem apenas isso.
Grandes duplas de centrais:
Ricardo Gomes/ Aldair;
Luisão/ Garay;
André Cruz/ Phil Babb;
Pepe/ Bruno Alves;
E a melhor de todas... Ricardo Carvalho (o melhor central em Portugal nos meus anos de vida) e Jorge Costa.
O tempo passa para toda a gente, e Luisão também não é
Enviado por Inside a 12 de Outubro de 2015, às 17:46.nenhum Aloísio.
Concordo contigo
Enviado por luix87 a 12 de Outubro de 2015, às 13:32.mas com 1 resalva
a Primeiro Pepe e Bruno Alves eram sim senhor grandes centrais mas não se entendiam lá muito bem até porque muitos dos golos sofridos eram maus entendimentos entre os 2
Agora sem ser a nivel portugues mas saido do futebol portugues
Pepe e ricardo Carvalho eram uma dupla excepcional o Real Madrid desse ano com os 2 a titular fizeram a diferença toda para eles serem campeões de Espanha e a meu ver derrotar a melhor equipa a jogar futebol de sempre Barcelona de Guardiola
Agora Jorge Costa e Ricardo Carvalho para mim foram os pilares do FCPorto campeão europeu aquele trabalho defensivo e a segurança que davam para os companheiros á frente eram brilhantes
Discordo, penso que essa dupla funcionava muitíssimo bem,
Enviado por Dados Viciados a 12 de Outubro de 2015, às 15:53.ainda para mais com o Paulo Assunção à frente. Claro que esses campeonatos que o Porto conquistou nesses anos foram todos "fáceis", em todos os 4 Benfica e Sporting tinha equipas de merda e era natural que com 15 pontos de avanço os jogadores relaxassem e não metessem tanto o pé para se dedicarem à Europa, e por conseguinte sofriam mais golos.
Tudo somado penso que para um jogador do patamar do Ricardo Carvalho só existe um paralelismo português: Humberto Coelho. Não o vi jogar, era muito novo, mas fio-me nos mais velhos.
sim concordo
Enviado por Dragaodeparis a 06 de Outubro de 2015, às 10:18.Por mim, nao ha preocupação nenhuma com este meio-campo. Sao boas dores de cabeça. A falta de um maior médio criativo não se fera sentir se Corona continuar a evoluir e com Brahimi à 100%.
"Até pode dar Neves como 6 nos jogos em que o Porto domina mais, e como 8 em jogos mais complicados."
Sim, mas o poder fisico de Danilo e a sua "inteligência posicional" traz boas possibilidades de recuperação de bola, sobretudo nos contra ataques do adversário, pelo chão ou pelo ar...
A questão com Danilo, é um pouco a mesma que com
Enviado por Inside a 06 de Outubro de 2015, às 18:33.Fernando, são jogadores talhados para jogarem como único pivô, e não num duplo pivô... é certo que no Marítimo ele adaptava-se, mas no Porto, os espaços para explodir são menores, e ele não é grande coisa a passar a bola. Por isso, é que gosto mais dele em jogos mais exigentes do que em jogos contra os pequenos, porque aí, notam-se muito as suas carências. Em relação ao seu posicionamento, acho que ainda precisa de evoluir um pouco, por exemplo, frente ao Moreirense, o primeiro golo, foi culpa de quase toda a defesa, Maicon porque teve que sair, mas ali, ou cortava a bola ou o jogador, não pode deixar passar a bola por um lado e o jogador pelo outro, o resto da defesa porque não soube compensar num movimento tão simples, mas o grande erro, foi de Danilo, que deixou aquele espaço todo, durante algum tempo, entre si, e os defesas centrais, mais, deixou que aquele jogador aparecesse na sua zona sozinho. Mas isso, todos os jogadores têm que evoluir, e ele, já é um excelente jogador.
Não sei se vias o Dragon Ball, mas o que faltava aqui, era uma fusão entre Danilo e Ruben Neves, o físico e intensidade dum, com a qualidade a organizar do outro. :)
Cpts.
Danilo e mais 2...
Enviado por Dragaodeparis a 05 de Outubro de 2015, às 22:20.O FCP contratou tem muitos jogadores parecidos no meio-campo, com as mesmas características e com os mesmos defeitos : falta de qualidade para o ultimo passe e para o golo...
6) Danilo, Imbula e Neves sao excelentes 6. é demasiado talento para uma so posição...
8) ok, o Imbula e Neves também têm qualidade para jogar a 8, mas para essa posição ja temos Herrera e André, que têm mais capacidade para o golo
10) ??? Metemos um 6 ou um 8. Porque não ha nenhum Deco, Diego, Anderson, ou até Lucho...
Parece que o Porto, ja não quer um médio ofensivo e criativo. Até quando tinham o James, estragavam-o nas alas...
Vamos jogando com o André... que vai parecendo um Moutinho... e que pode muito bem trazer alegrias ao Porto, se Corona continuar a evoluir como tem feito. Ha ali algum talento. Brahimi é craque e não pode resolver todos os jogos.
Para concluir, Danilo é o melhor a N°6, jogo aéreo, qualidade física, recuperação. Até tem mostrado muito qualidade nos jogos onde o adversário é mais forte do que a média.
Depois, Imbula e R.Neves, são dois jogadores completamente diferentes, e pelo investimento feito no francês, pela idade do português, Imbula devera ser mais titular...
André/Herera estão a tentar ser o Moutinho de ha 3-4 anos...
Nao vi Sergio Oliveira vezes que chegue, frente a um clube forte, para ter uma opiniao. Se calhar tera que ser emprestado em janeiro.
E ir buscar um ou dois defesas com qualidade a cima da média... porque esta defesa, em jogadas rápidas ou ataques aéreos, esta MUITO fraquinha...
A questão é jogarmos este ano com duplo pivô,
Enviado por Inside a 06 de Outubro de 2015, às 02:23.o que torna o trabalho do nosso Moutinho mais complicado, porque nem o Moutinho como 10 é grande coisa, nos jogos grandes sim, mas nos outros nem por isso... eu gostava bastante do meio campo de AVB com Fernando, Moutinho e Guarin... e com, Danilo, André André e Imbula tínhamos isso, com André André mais recuado a pegar jogo, e Imbula com mais chegada à área contrária, sendo um box to box, como Guarin fazia, ou seja, Moutinho organizava, criava espaço, e Guarin aproveitava o espaço mais à frente, jogando em progressão com bola.
Mas este ano, Lopetegui parece não estar para aí virado.
É que não me parece ser necessário esse tal médio criativo que falas, especialmente com o triângulo invertido, nesse sistema, o desequilibrio vem das alas, aguentado pelo equilibrio do meio campo.
No duplo pivô, tenho maiores dificuldades em ver Danilo a jogar, até porque, Neves também faz a posição 8, mas não tem pulmão para juntar linhas, e calca muito os terrenos do 6... estou convencido que ele fará a sua carreira como 6, tipo Xabi Alonso, não muito rápido, mas tem que ganhar maior intensidade no combate, ele tem só 18 anitos ainda vai a tempo. Nos jogos grandes, com mais espaço, em que o Porto terá que defender com mais, mas terá mais espaço para colocar a bola, aí, ele pode dar como 8.
vamos ver que vai dar...
Até pode dar Neves como 6 nos jogos em que o Porto domina mais, e como 8 em jogos mais complicados.